- Prós e contras do cultivo hidropônico
- Selecionamos as melhores variedades
- O que você precisa para crescer
- Como fazer um sistema você mesmo
- Irrigação para sistemas hidropônicos
- Irrigação localizada
- Esquema de inundação periódica
- Sistema de irrigação para hidroponia passiva
- Substrato para cultivo hidropônico de tomates
- Hidrogel
- Cascalho
- Serragem
- Argila expandida
- Lã mineral
- Recheio de coco
- Musgo e turfa
- Solução nutritiva
- Como plantar sementes e cultivar mudas
- Cuidados adequados com mudas
- Frequência de rega e fertilização dos arbustos
- Estacando tomates e polinizando-os
- Colheita
- Comentários de jardineiros sobre este método de cultivo
A hidroponia é uma tecnologia moderna que permite aos jardineiros cultivar plantas sem o plantio tradicional em solo. No cultivo hidropônico de tomates, as raízes são nutridas em um ambiente criado artificialmente. Existem diversas opções de plantio com essa tecnologia, cada uma com suas próprias nuances.
Prós e contras do cultivo hidropônico
Essa tecnologia ganhou popularidade entre jardineiros experientes devido às suas inúmeras vantagens, incluindo:
- consumo otimizado de água e fertilizantes;
- crescimento e desenvolvimento mais ativos dos arbustos em comparação com o método clássico;
- controle de crescimento conveniente;
- redução de custos de mão de obra devido à manutenção simplificada;
- absorção total dos nutrientes, uma vez que não são dispersos no solo;
- aumentando o rendimento e a qualidade dos vegetais.
A principal desvantagem é o custo inicial relativamente alto dos equipamentos e materiais necessários. Além disso, é necessária uma pesquisa preliminar sobre a tecnologia, o que pode ser desafiador para jardineiros iniciantes.
Selecionamos as melhores variedades
Com uma grande variedade de variedades de tomate, é importante escolher a certa. Qualquer hortaliça pode ser cultivada hidroponicamente, mas os melhores resultados são obtidos com o plantio de variedades de estufa com períodos de maturação precoce. Entre elas, estão:
- Gavrosh. Uma variedade resistente à requeima que não requer pinçamento ou estaqueamento. Os tomates têm sabor adocicado e pesam aproximadamente 50 g. O amadurecimento leva de 45 a 60 dias.
- Druzhok F1. Uma variedade híbrida de alto rendimento. Uma única planta pode render de 3,5 a 4 kg de tomates. Esses tomates raramente são atacados por pragas e produzem uma colheita em 66 a 70 dias.
- Alasca. Esta variedade de tomate amadurece em 2 a 2,5 meses. É cultivada sem necessidade de guiamento. Cada arbusto produz aproximadamente 3 kg de frutos.
- Bon Apeti. Uma variedade racemosa que requer suporte devido aos seus frutos grandes (80-100 g). A produção chega a 5 kg por arbusto.

O que você precisa para crescer
Para montar um sistema hidropônico em casa, você precisa preparar recipientes de dois tamanhos: grandes externos e menores internos. Os potes internos contêm um medidor de nível de água.
Para cultivar tomates, você também precisará de um substrato e um indicador de condutividade elétrica, já que a concentração de nutrientes em uma solução é determinada por sua capacidade de conduzir eletricidade.
Como fazer um sistema você mesmo
Um sistema de cultivo hidropônico de tomate pode ser comprado em lojas especializadas, mas é muito mais fácil construir um em casa. Os componentes são baratos e você pode substituí-los conforme o uso.

Depois de selecionar recipientes adequados com 15 a 20 cm de altura, faça furos de drenagem neles. Vasos comprados em lojas geralmente têm esses furos, mas se usar outros recipientes, será necessário fazer a drenagem manualmente. O excesso de umidade escorrerá pelos furos.
Para acomodar todos os recipientes de mudas, você precisará fazer uma plataforma. Um recipiente de até 70 cm de altura pode servir como suporte. Em frente a cada recipiente colocado dentro, faça furos alguns centímetros menores em diâmetro que o fundo. Essas fendas são necessárias para drenar o excesso de solução nutritiva.
Irrigação para sistemas hidropônicos
A irrigação regular promove o desenvolvimento das raízes do tomateiro. A hidroponia utiliza uma solução nutritiva especial no sistema de irrigação, que rega as plantas automaticamente. Embora a rega manual seja aceitável em casa, a automação simplifica os cuidados e garante que a irrigação seja administrada em horários específicos.

Para economizar custos no cultivo de tomates, recomenda-se coletar a solução de irrigação em um reservatório separado, conectado ao sistema hidropônico. É impossível determinar a quantidade necessária de solução nutritiva em diferentes estágios de desenvolvimento do tomate, então o excesso de água sempre se acumula e pode ser reutilizado.
O sistema de irrigação é automatizado por meio de uma bomba ou bomba d'água. Este equipamento armazena o excesso de solução e o devolve ao sistema de irrigação. Para regar as plantas em um horário preciso, você precisará instalar um temporizador.
Irrigação localizada
Na irrigação localizada, cada planta é colocada em uma bandeja separada, separada do reservatório de nutrientes. As plantas são regadas individualmente por meio de um cano conectado a uma bomba. A bomba é controlada por um temporizador integrado. Se precisar aumentar ou diminuir a frequência de rega, use os reguladores de irrigação conectados ao cano.

A irrigação localizada é uma opção versátil que pode ser adaptada a diferentes variedades de tomate. Isso é possível por meio do uso de gotejadores com intensidades variadas.
Esquema de inundação periódica
Para usar o sistema de inundação, dois recipientes são conectados na parte inferior com uma mangueira de plástico. O recipiente maior serve como viveiro, enquanto o menor atua como reservatório de água. Para inundar o viveiro com solução nutritiva, basta colocá-lo em um suporte. Após algum tempo, o reservatório é abaixado e o líquido gradualmente drena de volta para o recipiente menor.
A vantagem do sistema de inundação intermitente é seu design simples e baixo custo de operação. A desvantagem óbvia é a necessidade de intervenção pessoal constante devido à falta de bomba e temporizador integrados.

Sistema de irrigação para hidroponia passiva
A hidroponia passiva opera sem bomba, contando com a ação capilar de um pavio. As plantas são colocadas em um recipiente com substrato inerte, e uma solução nutritiva é colocada sob o vaso. Um pavio, feito de algodão ou tecido sintético, é inserido através de furos no fundo dos vasos. A ação capilar leva a solução nutritiva até as raízes das plantas.
Substrato para cultivo hidropônico de tomates
Tomates hidropônicos podem ser cultivados usando uma variedade de substratos. Esses materiais têm características diferentes, por isso, ao escolher, é importante se familiarizar com as descrições detalhadas e as vantagens de cada opção.

Hidrogel
O hidrogel, produzido em forma granular, consiste em bolas de polímero de cores variadas. Devido à sua aparência decorativa, os jardineiros costumam usar o hidrogel para decoração. Grânulos pequenos são usados para germinar sementes, enquanto os maiores são adicionados ao solo para o plantio de tomates e outros vegetais.
Antes do uso, o hidrogel é embebido em água para absorver a umidade e expandir. Fertilizante pode ser adicionado à água para maximizar os benefícios do material polimérico. Os grânulos em si não contêm nutrientes, portanto, fertilizantes solúveis em água promoverão o crescimento e o desenvolvimento ativo das mudas.

Cascalho
Cascalho solto consiste em fragmentos de rocha dura e quebrada. Normalmente, é usado como substrato quando não há outro disponível. Em hidroponia, é necessário cascalho de quartzo ou sílica, que não contém carbonato de cálcio. Este material é recomendado apenas para sistemas com inundações periódicas.
Serragem
A serragem raramente é usada em sua forma pura, mas sim adicionada a misturas. O composto de serragem é adequado para hidroponia, pois forma um substrato poroso e de baixa densidade. Este material não possui capacidade de retenção de água suficiente, por isso requer rega frequente.

Argila expandida
A argila expandida, criada artificialmente a partir da argila, tem uma finalidade versátil. O material é adequado para hidroponia com inundações periódicas, irrigação localizada e cultivo passivo de tomate. A argila expandida pode ser reutilizada diversas vezes após a desinfecção.
Lã mineral
Na hidroponia, a lã mineral é usada em todas as etapas — da germinação das sementes à colheita. O material é estéril, impedindo o crescimento de microrganismos prejudiciais aos tomates. A lã mineral é composta por fibras elásticas que permitem que as plantas se desenvolvam livremente e recebam oxigênio e nutrientes suficientes da solução nutritiva.

Recheio de coco
O substrato de coco é feito a partir de resíduos da casca do coco. Este material orgânico seco é adequado para o cultivo de plantas em hidroponia com irrigação localizada. As vantagens da cama de coco incluem:
- qualidades antibacterianas;
- alta permeabilidade ao oxigênio;
- a capacidade de reter grandes quantidades de umidade.
Musgo e turfa
O musgo é uma planta viva que cresce em pântanos e depois se decompõe em turfa. Em seu estado seco e comprimido, o material é adicionado a diversas misturas. O substrato é especialmente valioso se o pH tende a aumentar.

Solução nutritiva
Soluções hidropônicas podem ser compradas ou preparadas em casa, adicionando diversos componentes à água. Existem vários tipos de soluções, e a escolha depende da variedade de tomate cultivada. Para verificar se a solução contém nutrientes suficientes, meça sua condutividade elétrica.
Como plantar sementes e cultivar mudas
Antes do plantio, as sementes são desinfetadas em uma solução de permanganato de potássio, selecionando-se apenas sementes saudáveis. As sementes são semeadas no substrato selecionado e são utilizados estimulantes de crescimento para promover a germinação ativa.

Cuidados adequados com mudas
O cultivo de mudas usando tecnologia hidropônica requer cuidados simples. Para o desenvolvimento das mudas, são necessárias regas regulares, uso de fertilizantes e polinização dos tomates.
Frequência de rega e fertilização dos arbustos
Para mudas jovens e frágeis, regue-as com uma pipeta. Após transferir as plantas para o sistema hidropônico, recomenda-se a irrigação localizada. É melhor umedecer os tomates com água em temperatura ambiente. Fertilizantes solúveis podem ser adicionados à solução de irrigação para direcionar os nutrientes para as raízes.

Estacando tomates e polinizando-os
Tomates precisam de suporte para cultivar variedades altas ou de frutos grandes. Corda ou arame resistente podem ser usados para sustentar as plantas. Polinize os tomates cultivando plantas próximas, que transportam pólen para as flores. A polinização também pode ser feita manualmente, com uma escova macia.
Colheita
À medida que os frutos amadurecem, eles são cuidadosamente colhidos ou cortados com tesouras de poda. O período de frutificação para diferentes variedades de tomate varia de algumas semanas a vários meses, portanto, isso deve ser levado em consideração ao escolher a variedade certa. Se alguns frutos permanecerem verdes por muito tempo, eles podem ser deixados para amadurecer artificialmente, e o sistema hidropônico pode ser usado para plantar novas plantas.

Comentários de jardineiros sobre este método de cultivo
Vasily Nikolaevich: "No início, pensei que cultivar tomates hidroponicamente seria difícil, mas logo descobri e não tive problemas para cultivar uma safra grande. Pretendo experimentar diferentes meios de cultivo."
Nina Alexandrovna: "Cultivo tomates hidroponicamente há muito tempo e sempre fico satisfeita com a produtividade. Mesmo com o mínimo de cuidado, os frutos crescem grandes e têm uma polpa rica e saborosa. Argila expandida e hidrogel costumam ser usados como substrato."











