Ao ler os rótulos das embalagens de sementes, os jardineiros muitas vezes se perguntam como os tomates superdeterminados diferem de outras variedades, o que isso significa e como cultivá-los. Com a experiência, chega-se à compreensão comum à maioria dos jardineiros amadores: tomates determinados são variedades de crescimento curto, enquanto tomates indeterminados são variedades de crescimento alto. Mas a diferença vai além disso.
Quais tomates são considerados determinantes?
Este grande grupo de variedades inclui plantas especialmente cultivadas com crescimento limitado. Esses arbustos são realmente rasteiros e compactos, raramente ultrapassando 70 cm de altura. Entre as variedades determinadas, existem as variedades superdeterminadas, que possuem essas qualidades em um grau ainda maior: esses arbustos podem atingir uma altura de 30 a 40 cm.
Mas a compactação do arbusto não é a única coisa que distingue essas plantas dos tomates altos (indeterminados). A principal diferença não está no tamanho do arbusto, mas na época da colheita. Em todas as variedades de tomate determinadas e superdeterminadas, o primeiro cacho de flores se forma acima da 5ª ou 6ª folha verdadeira. Isso ocorre de 50 a 60 dias após a germinação.
Nessa idade, as mudas geralmente são transplantadas para o local definitivo — campo aberto ou estufa. Os tomates enraízam-se de 7 a 10 dias após o transplante e logo começam a florescer. Os tomates superdeterminados amadurecem entre 80 e 95 dias após a germinação. São comumente chamados de maturação ultraprecoce.

As variedades de tomate determinadas desenvolvem-se um pouco mais lentamente e produzem a primeira colheita em 100–110 dias. É por isso que são chamadas de maturação precoce.
Outra característica dos tomates determinados é o número limitado de cachos de frutos que produzem. Dependendo da variedade, cada haste produz de 3 a 5 cachos de frutos, após os quais o crescimento cessa. Variedades superdeterminadas também apresentam brotos laterais (rebentos) que apresentam a mesma característica.
Arbustos de baixo crescimento nem exigem muita atenção do jardineiro: não precisam de modelagem ou pinçamento. No entanto, variedades puramente determinadas precisam de modelagem.
Como são formados os tomates anões?
Se você quebrar todos os brotos laterais de um arbusto, a colheita será generosa, mas acabará rapidamente.

Para prolongar o período de frutificação e aumentar a produtividade, utiliza-se um método de formação de arbustos desenvolvido especificamente para determinadas variedades:
- deixe um enteado acima da folha mais baixa;
- espere até que 2 a 4 pincéis se formem nele e retire a parte superior;
- o próximo enteado é deixado acima do primeiro pincel de flores do caule principal e é tratado da mesma forma que o anterior;
- Em alguns casos (ao cultivar em uma estufa), você pode deixar brotos acima do terceiro arbusto de flores de maneira semelhante.
Este método permite que você colha os brotos laterais depois que o caule principal parou de crescer. Algumas variedades (Gruntovoy Gribovsky, Siberian Early e outras) são capazes de formar brotos laterais que crescem novamente a partir da base do caule principal depois que ele morre. Esses tomates podem produzir uma segunda colheita 2 a 3 semanas após a colheita principal.

Quais variedades determinadas podem ser cultivadas na Rússia?
Muitas variedades de tomate para campo aberto crescem muito bem nos curtos verões da Rússia central. Graças à sua frutificação precoce, amadurecem antes da temporada de doenças fúngicas (requeima ou macrosporiose). Geralmente, são variedades nacionais, mas recentemente também surgiram no mercado tomates importados.
As variedades compactas modernas são caracterizadas por frutos relativamente grandes: alguns tomates pesam até 100-150 gramas, às vezes até mais. Os tomates para conserva têm ovários de tamanho e peso uniformes, pesando entre 50 e 70 gramas, tornando-os ideais para conservas. Os tomates de varanda incluem arbustos com sistemas radiculares pequenos que podem ser cultivados em recipientes. Todas essas variedades são adequadas para estufas ou estufas.

As seguintes variedades de tomate podem ser cultivadas com sucesso em estufas e campos abertos na Rússia:
- A superdeterminada Benito F1 se distingue por seu período de frutificação muito precoce: começa a produzir sua primeira safra aos 70 dias. Os frutos pesam até 140 g e têm formato alongado, com polpa densa e doce.
- Don Juan é um tomate determinado de maturação precoce. Apresenta uma coloração variegada incomum (vermelho com listras amareladas). Seu formato de ameixa com ponta pontiaguda o torna ideal para conservas. Os frutos são de tamanho médio (até 80 g), com casca e polpa firmes.
- A variedade Sanka é popular entre os jardineiros há muitos anos. Ela tem maturação ultraprecoce e é superdeterminada. Os arbustos são muito compactos, com até 35 cm de altura, e são adequados para estufas e varandas. A maturação é uniforme, com frutos de tamanho médio (até 100 g).
- Variedades de tomate para estufas Ameixa de açúcar e framboesa Estes tomates são classificados como tomates-cereja ou de coquetel. Pesam apenas 25 gramas, mas seus cachos ramificam-se extensivamente, formando cachos verdadeiros. Quando cultivados em um único caule, estes tomates toleram bem o plantio próximo.
- A variedade Superstar é uma variedade de frutos grandes (até 250 g), mas também é recomendada para cultivo em ambientes internos. Neste caso, a primeira colheita pode ser obtida já no final de junho.
- Entre as variedades de tomate de varanda e de interior, existem variedades determinadas e superdeterminadas. Estas são plantas que raramente atingem 50 cm de altura. Toleram bem uma pequena quantidade de solo e requerem pouca rega. Os frutos pesam apenas 20-25 g, mas são muito abundantes e são usados tanto para alimentação como para fins ornamentais. As variedades de varanda incluem Garden Pearl, Pinocchio, Minibell, Room Surprise e outras.
O número de tomates superdeterminados e determinados é enorme, e novos são constantemente desenvolvidos. Os produtores se concentram não apenas em arbustos compactos e plantas com frutos grandes, mas também no sabor e no apelo ornamental. Muitas variedades apresentam cores amarelas, alaranjadas, escuras ou variegadas.










