- Segredos para conservar tomates-cereja em seu próprio suco
- Selecionando e preparando o ingrediente principal
- Receitas para preparar tomates cereja em seu próprio suco para o inverno
- Com esterilização e vinagre
- Sem esterilização
- Com especiarias
- Com pasta de tomate
- Regras de armazenamento e prazo de validade
Ao conservar este vegetal em seu próprio suco, não há necessidade de comprar extrato de tomate para fazer borscht. Também é um ótimo complemento para massas, espaguete, acompanhamentos de grãos, rolinhos de repolho, batatas cozidas e fritas e outros pratos. Se você conservá-lo Tomates cereja no próprio suco para o inverno de acordo com várias receitas, a família vai lamber os dedos!
Tomates-cereja também são adequados para pizza; são semelhantes aos tomates frescos. Os tomates são versáteis e podem ser usados em uma variedade de pratos, incluindo conservas de inverno.
Segredos para conservar tomates-cereja em seu próprio suco
Seguindo algumas dicas simples de culinária, você pode criar um delicioso aperitivo de inverno:
- Procedimento de esterilização. Algumas receitas pedem esterilização. Na verdade, isso é ainda mais fácil do que despejar água fervente sobre os potes, depois escorra-os e, em seguida, despeje salmoura ou suco sobre eles novamente. Esse processo é prático porque a marinada é preparada com suco de tomate, os tomates são despejados sobre os potes uma vez, esterilizados em banho-maria e, em seguida, selados.
- Adicionando uma variedade de ingredientes e levando em conta os sabores dos temperos, você pode criar um prato novo. Não tenha medo de experimentar; o tomate é um vegetal versátil que combina perfeitamente com muitos alimentos e temperos.

Selecionando e preparando o ingrediente principal
Escolhendo e preparando os tomates corretamente, você pode obter um lanche saboroso e de alta qualidade para o inverno:
- Os frutos devem ser de tamanho uniforme, firmes, sem danos e sem manchas. Frutos rachados ou muito maduros devem ser usados para a produção de suco.
- Lave os vegetais e retire os talos.
- Para fazer o suco, lave os vegetais, corte-os em pedaços e passe-os por um espremedor. Se não tiver um, use uma peneira fina. Despeje um pouco de água sobre os tomates picados, leve para ferver, deixe esfriar e coe-os.

Receitas para preparar tomates cereja em seu próprio suco para o inverno
Existem muitas receitas para conservar tomates. A versão clássica inclui um conjunto padrão de ingredientes: tomates, açúcar granulado, sal e vinagre (algumas receitas omitem o vinagre). Mas cada receita básica pode ser variada.
Recomenda-se adicionar pimenta-do-reino, pimenta jalapeño picante ou pimentão menos picante, raiz-forte, manjericão (fresco ou seco), coentro, louro, cravo e mostarda francesa.
Com esterilização e vinagre
Preparando tomates em suco de tomate Usar esterilização e vinagre como conservante confiável é o método mais confiável, e o produto tem mais chances de durar até a próxima temporada de tomate. No entanto, vale considerar que há uma série de restrições ao consumo deste prato: pessoas com doenças estomacais, insuficiência renal, gestantes, lactantes e crianças pequenas.
A quantidade de sal e açúcar granulado é indicada por litro de suco.
Componentes necessários:
- tomates cereja - 1,2 kg;
- sal - 20 g;
- açúcar - 45 g;
- vinagre - 75 ml por recipiente de 3 litros (25 ml por litro).

Instruções de preparo:
- Lave os tomates, retire os talos e separe-os. Coloque tomates de tamanhos iguais em recipientes limpos. Separe os tomates muito maduros ou danificados para fazer o suco.
- Prepare o suco, adicione açúcar e sal nas proporções indicadas e deixe ferver. Adicione pimenta-do-reino, pimentão ou pimenta-do-reino, se desejar. Recomendamos adicionar 10 a 15 ml de azeite de oliva ou óleo de girassol; isso dará ao suco um sabor agradável e rico.
- Despeje o vinagre no recipiente com os tomates cereja.
- Despeje o molho fervente sobre os recipientes com tomates, cubra com uma tampa e coloque em banho-maria para esterilizar por 10 minutos após a água ferver.
- Retire, feche bem, vire de cabeça para baixo e cubra.
Dica de esterilização: Não coloque o recipiente de vidro em água fria ou fervente, pois ele pode rachar. Coloque-o em água morna. É melhor colocar um pedaço de flanela no fundo da panela onde o frasco está colocado.
Sem esterilização
Uma receita sem esterilização significa que você não precisa esterilizar os tomates, mas os recipientes devem ser esterilizados. Você pode usar um forno, micro-ondas ou chaleira comum para isso. As tampas também devem ser esterilizadas.
Sal e açúcar são indicados com base no consumo por litro de suco. Ingredientes necessários:
- tomates - 1,4 kg;
- sal - 25 g;
- açúcar granulado - 55 g.

Instruções de preparo:
- Lave e separe os vegetais. Encha recipientes esterilizados com tomates firmes, reservando o restante para o molho. Despeje o líquido fervente nos recipientes, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.
- Corte os tomates em pedaços e esprema-os usando um espremedor ou uma peneira fina. Adicione o açúcar e o sal, observando as proporções especificadas. Deixe o suco ferver.
- Escorra o líquido dos tomates-cereja e despeje o molho fervente.
- Feche bem, vire de cabeça para baixo e cubra com um cobertor.
Com especiarias
Você pode usar raiz-forte, cravo, coentro ou coentro fresco, mostarda francesa, manjericão (fresco ou seco) e alho como temperos. As proporções dos ingredientes são calculadas para um litro de suco. As quantidades e variedades de temperos listadas são aproximadas e podem ser ajustadas de acordo com o gosto da sua família.
Componentes necessários:
- tomates cereja - 1,6 kg;
- açúcar granulado - 55 g;
- alho - alguns dentes;
- folha de louro;
- pimenta-do-reino preta e pimenta-da-jamaica - 3-4 ervilhas cada;
- coentro - 5 g;
- pimenta e pimentão - opcional;
- endro - alguns raminhos;
- sal - 25 g.

Instruções de preparo:
- Lave e separe os tomates. Coloque os firmes e atraentes em recipientes esterilizados, despeje água fervente sobre eles e tampe. Deixe aquecer por 15 minutos.
- Esprema os tomates restantes usando um espremedor ou peneira. Adicione a quantidade especificada de açúcar, o alho amassado, os temperos restantes, a pimenta e o endro. Deixe ferver.
- Escorra o líquido dos tomates, despeje o molho fervente, feche bem, vire de cabeça para baixo e cubra com algo quente.
Com pasta de tomate
Um preparo em molho feito com extrato de tomate é uma verdadeira dádiva para quem não tem tempo para fazer suco.
Componentes necessários:
- tomates cereja - 1,6 kg;
- açúcar - 55 g;
- pasta de tomate - 540 g;
- água - 1,6 l;
- brotos de cravo - 2 unid.;
- pimenta da Jamaica e pimenta-do-reino preta - 4-6 unidades;
- sal - 25 g.

Esquema de ações:
- Lave os vegetais, coloque-os em um recipiente esterilizado, despeje o líquido fervente sobre eles, cubra com tampas e deixe aquecer por 15 minutos.
- Dissolva a pasta na quantidade especificada de líquido, aqueça, adicione sal, açúcar granulado, pimenta e cravo. Ferva por cerca de 5 minutos.
- Escorra o líquido dos recipientes e despeje o molho fervente.
- Feche bem, vire de cabeça para baixo e cubra até esfriar completamente.

Regras de armazenamento e prazo de validade
É importante não apenas preparar os ingredientes corretamente, mas também armazená-los adequadamente para que o conteúdo dos potes não estrague, caso contrário, seus esforços serão em vão:
- Os tomates cereja do inverno, preparados com vinagre e esterilizados de acordo com a tecnologia, serão armazenados até a próxima temporada em um local escuro e em temperatura ambiente.
- Preparado sem vinagre e sem esterilização, é melhor armazenar em local fresco e escuro. A validade ideal é de 5 a 6 meses.
Graças à sua aparência miniatura, os tomates são perfeitos como aperitivo pronto para consumo ou adicionados a outras saladas. De qualquer forma, serão os favoritos em uma mesa festiva ou em um jantar casual em família.












