- A importância do solo para mudas
- Requisitos do solo
- Componentes necessários
- Componentes inválidos
- Composições prontas
- Como preparar a mistura de solo você mesmo?
- Que tipo de solo é melhor para mudas de tomate?
- Vantagens e desvantagens de terrenos para venda
- Prós e contras das composições caseiras
- Feedback dos nossos leitores
Uma composição equilibrada do solo para mudas de diferentes variedades de tomate contribui para o crescimento de mudas saudáveis. Durante esse período, as plantas não precisam ser muito fertilizadas, pois não devem ficar muito compridas. No entanto, se o solo for pobre em nutrientes, as mudas ficarão fracas e, uma vez transplantadas para o jardim, produzirão uma colheita limitada.
A importância do solo para mudas
Antes de plantar tomates, recomenda-se preparar o solo. Sua composição determina a nutrição e, consequentemente, o desenvolvimento das plantas. Quanto menos nutrientes e minerais houver no solo, pior será o crescimento do tomateiro. Sem nutrição, as mudas crescem curtas, finas e verde-claras. Essas mudas não produzirão uma alta produtividade. Atenção especial deve ser dada à acidez do solo. Sabe-se que os tomates não gostam de solos ácidos. Eles crescem apenas em solo neutro com pH 6,5.
Requisitos do solo
Dependendo das necessidades da cultura vegetal, a mistura do solo pode ser composta por diversos componentes. O solo onde as sementes de tomate são semeadas deve atender aos seguintes critérios: fértil, leve, solto, não ácido e rico na quantidade ideal de matéria orgânica e suplementos minerais.
A mistura de solo não deve conter patógenos ou esporos de fungos. É aconselhável limpar o solo de pragas, peneirar bem e remover impurezas grandes e pedras. O solo para mudas deve consistir em uma base (vários tipos de solo), um agente de soltura (areia ou perlita) e fertilizante.
Componentes necessários
Para obter uma mistura de solo para mudas, você precisa levar os seguintes componentes:
- Turfa. Ela torna o solo mais solto e absorve e retém bem a água. Você pode comprar turfa pronta ou coletá-la em turfeiras.
- Farinha de cal ou dolomita. Desoxidantes que reduzem a acidez do solo.
- Mofo de folhas. Deixa o solo leve. Use folhas podres de árvores decíduas (bordo, tília e árvores frutíferas).
- Solo de grama. Contém muitos nutrientes e torna a mistura do solo porosa. O solo deve ser retirado de um gramado ou pasto. Corte em pequenas camadas, cada uma com 10 centímetros de espessura.

- Solo de jardim. O solo é retirado de canteiros onde as solanáceas não foram cultivadas naquele ano.
- Areia. Areia limpa de rio, livre de impurezas de argila, é usada como agente de fermentação.
- Perlita. Adicionada em vez de areia para soltar o solo. Você também pode usar musgo esfagno triturado ou fibra de coco. Esses aditivos estimulam o desenvolvimento das raízes.
- Serragem. Adicionada como agente de fermentação, em vez de areia.
- Composto. Estrume bem decomposto ou composto é usado para enriquecer o solo com aditivos orgânicos essenciais.
- Fertilizantes minerais. Esses aditivos têm um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento subsequente das mudas, fortalecendo os caules, deixando as folhas verdes e melhorando o sistema radicular.
![]()
Componentes inválidos
Não é recomendado adicionar esterco recém-decomposto à mistura de solo para mudas. Este fertilizante orgânico produz muito calor, o que queima a planta jovem. Além disso, o esterco não decomposto pode abrigar microrganismos ou pragas que danificarão as raízes e os caules dos tomates.
Não é recomendado usar solo com argila adicionada para substratos, pois isso torna o solo muito pesado e compacto. Plantas jovens terão dificuldade para penetrar nesse tipo de solo.
Evite plantar tomates em solo próximo a rodovias movimentadas. Esse solo contém metais pesados e produtos químicos. Evite plantar sob carvalhos, castanheiras ou salgueiros. Tomates não gostam de taninos.

Composições prontas
Se você não quiser ou não puder preparar o solo para as mudas sozinho, pode usar uma mistura de solo comprada em loja. Normalmente, o substrato é à base de turfa. Floriculturas vendem solo para tomate de uso geral e especial.
Você mesmo terá que adicionar componentes minerais à mistura multiuso. Uma mistura comercial especial para vasos contém todos os nutrientes necessários para a cultura.
Antes de comprar terra para vasos, leia as especificações impressas no saco plástico. Uma boa mistura deve conter vários componentes, incluindo composto e suplementos minerais.
Como preparar a mistura de solo você mesmo?
É recomendável que você mesmo prepare o solo para as mudas, pois os fabricantes de substratos prontos para vasos nem sempre fornecem resultados equilibrados e de alta qualidade.
Que tipo de solo os tomates gostam?
- luz;
- solto;
- com microflora viva;
- com adição ideal de matéria orgânica e microelementos minerais;
- com acidez neutra.
Antes de preparar a mistura para vasos, é uma boa ideia reunir todos os ingredientes e desinfetá-los. O método mais conveniente é o congelamento. Os ingredientes são preparados no outono e deixados do lado de fora para congelar durante o inverno em baixas temperaturas.

Se você não conseguiu preparar os ingredientes com antecedência, pode simplesmente despejar água fervente com uma solução fraca de permanganato de potássio sobre eles. Se desejar, o solo pode ser calcinado ou cozido no vapor em altas temperaturas.
Como preparar uma mistura para mudas:
- Método 1. Pegue 3 kg de terra de jardim, 1 kg de solo para folhas e 1 kg de solo para grama, 1,5 kg de areia e a mesma quantidade de composto. Isso renderá aproximadamente um balde e meio de terra para vasos. Dissolva 10 gramas de ureia e 25 gramas de superfosfato e sulfato de potássio em 10 litros de água. Regue o solo com a solução preparada.
- Misture terra de jardim com partes iguais de turfa, húmus, serragem e composto (3 kg cada). Isso renderá um balde e meio de terra para vasos. Adicione 200 gramas de cinzas de madeira e 20 gramas de superfosfato.

Que tipo de solo é melhor para mudas de tomate?
É melhor usar terra comum de jardim e complementá-la com aditivos você mesmo. Idealmente, a terra preta é considerada a melhor para o cultivo de mudas de vegetais. Se você não quiser ou não puder obter terra do seu jardim, pode ir ao mercado e escolher uma mistura para vasos pronta.
O principal é que o solo para mudas não seja composto por um único componente, não seja ácido, mas seja fertilizado com matéria orgânica e aditivos minerais.
Vantagens e desvantagens de terrenos para venda
A mistura de solo pronta tem uma série de vantagens:
- a mistura é composta por vários componentes;
- a composição química e a acidez são controladas;
- os substratos são estéreis, não contêm pragas e esporos de fungos;
- As misturas de solo são fáceis de usar, economizam tempo e simplificam o processo de semeadura.
Desvantagens da mistura de solo pronta:
- Alguns fabricantes inescrupulosos produzem substratos de baixa qualidade;
- Nem todas as misturas contêm nutrientes suficientes para os tomates.

Prós e contras das composições caseiras
Uma mistura caseira tem as seguintes vantagens:
- economia de custos;
- seleção cuidadosa de todos os componentes;
- aplicação dos melhores fertilizantes para uma determinada variedade.
Desvantagens de preparar sua própria mistura de solo:
- preparar a mistura leva muito tempo;
- O solo deve ser desinfetado e separado manualmente.
Feedback dos nossos leitores
Olga Semyonovna:
"Eu mesmo preparo o solo. Coleto terra do canteiro da minha dacha, adiciono areia e esterco de galinha podre. Aprendi em um artigo que você pode adicionar turfa ou folhas de bolor. Vou tentar."











