- Calculamos o momento de semear as sementes
- Vamos verificar as datas do calendário lunar
- Erros cometidos na escolha da data de desembarque
- Variedades de tomate adaptadas para a região de Moscou
- mel rosa
- Shchelkovsky cedo
- Enchimento branco
- De Barão
- Gina
- O momento de semear tomates para mudas depende da variedade.
- Tecnologia agrícola e cultivo de tomates
- Preparando sementes para semeadura
- Preparamos solo e recipientes para cultivo de mudas
- Tecnologia de semeadura
- Cuidando de mudas
- Removendo brotos e folhas de plantas
- Rega
- Cobertura superior
- Afrouxamento e amontoamento
- Estacas para plantas de tomate
- Colheita de tomate na região de Moscou
Plantando diferentes variedades Tomates em campo aberto na região de Moscou Os tomates são semeados entre meados e o final de maio. Dois meses antes do transplante das mudas para a horta, as sementes são semeadas para transplante. Se os tomates forem semeados diretamente no solo no verão, não terão tempo de amadurecer. Afinal, a maioria das plantas começa a dar frutos 90 a 100 dias após o surgimento dos primeiros brotos.
Calculamos o momento de semear as sementes
A região de Moscou tem um clima continental moderado. As geadas noturnas diminuem em meados de maio. Os verões são quentes, com temperaturas médias em torno de 17 graus Celsius. Junho tem chuvas frequentes e julho, ondas de calor. As geadas de outono chegam em outubro.
Essas condições climáticas são adequadas para o cultivo de variedades de tomate precoces, intermediárias e tardias. No entanto, as mudas precisam ser cultivadas primeiro. Jardineiros costumam perguntar: quando plantar mudas de hortaliças?
As sementes dos tomates tardios são semeadas no final de fevereiro, os tomates de meia estação em meados de março e os tomates precoces no final de março.
Leva cerca de dois meses entre a semeadura e o transplante das mudas para o canteiro. Quando as plantas atingem 33 centímetros, são transferidas para o jardim.
Vamos verificar as datas do calendário lunar
É melhor semear de acordo com o calendário lunar. É melhor semear tomates durante a lua crescente. É quando a seiva começa a fluir para cima. Não é recomendado semear tomates durante a lua minguante. Toda a energia irá para as raízes, e as pontas ficarão fracas, resultando em uma planta fraca e com baixa produtividade. Também é melhor não semear durante a lua nova ou cheia.

Erros cometidos na escolha da data de desembarque
Alguns jardineiros calculam mal o momento da semeadura. Por exemplo, plantam tomates precoces já no início de março. Quando são transplantadas, as mudas já estão muito altas, dificultando sua adaptação ao novo local. Caules longos devem ser imediatamente amarrados a um suporte ou cobertos com terra em duas etapas.
É importante lembrar que cada variedade tem seu próprio tempo específico de plantio.
Informações sobre as datas de semeadura e as práticas agrícolas necessárias geralmente são fornecidas nos sacos de papel que contêm as sementes. É melhor comprar sementes de fabricantes confiáveis.

Variedades de tomate adaptadas para a região de Moscou
Os tomates são plantas que adoram calor; apreciam bastante luz solar, solo moderadamente úmido e não toleram solo ácido. O clima da região de Moscou não é totalmente adequado para essas culturas. No entanto, os produtores desenvolveram variedades especiais que produzem excelentes rendimentos nesta região.
mel rosa
Os tomates amadurecem 105 dias após o plantio. Os caules atingem 60 centímetros de comprimento. Os tomates maduros têm uma cor rosada. São grandes, pesando cerca de 500 gramas, com polpa suculenta, rosada e doce. Os frutos são redondos e de formato irregular. Este vegetal é cultivado para saladas ou para processamento em molhos.

Shchelkovsky cedo
Uma cultura de maturação precoce. A planta tem caule baixo e frutos pequenos. Esta é uma variedade padrão que não requer brotos laterais. Os tomates maduros são avermelhados, redondos e têm uma ponta pontiaguda na parte inferior. Cada tomate pesa cerca de 60 gramas.
Enchimento branco
Uma variedade precoce. Começa a dar frutos em 100 dias. A planta tem um caule curto (cerca de 50 centímetros) e produz tomates de tamanho médio, avermelhados e redondos. Cada tomate pesa cerca de 100 gramas. Uma única planta pode render 3 quilos de frutos.

De Barão
Uma planta indeterminada com um caule forte e longo. Existem diversas variedades desta cultivar, cada uma com uma cor de fruto diferente. Os tomates vêm em vermelho, rosa e amarelo. Os tomates têm formato oval, pesando 80 gramas cada. A planta pode render de 4 a 5 quilos.
Gina
Uma variedade de tomate determinada. Os tomates amadurecem em 110 dias. O caule cresce até 60 centímetros de comprimento. Os tomates maduros são grandes, avermelhados e redondos. Cada um pesa cerca de 250 gramas. Os tomates são cultivados para saladas de verão e para conservas.

O momento de semear tomates para mudas depende da variedade.
Na região de Moscou, podem ser cultivadas variedades determinadas, semideterminadas e indeterminadas. As sementes das plantas altas são semeadas primeiro. A semeadura ocorre no final de fevereiro. Na segunda quinzena de maio, as mudas podem ser transplantadas para o canteiro.
Os tomates de meia estação são semeados para mudas em meados de março. As variedades anãs e precoces são semeadas no solo no final de março. As mudas maduras são transplantadas para o canteiro mais perto do verão, quando o clima fica consistentemente quente.

Tecnologia agrícola e cultivo de tomates
Hortaliças adoram luz solar. É melhor escolher um local para os tomates longe de prédios altos e outras plantas. Evite cultivar tomates em solo encharcado ou ácido, pois essas condições podem matar as plantas.
Preparando sementes para semeadura
Antes do plantio, as sementes devem ser verificadas. Primeiro, coloque-as em um copo com água salgada por 20 minutos, descartando as que flutuarem na superfície. Em seguida, seque as sementes e deixe-as de molho em uma solução rosada de permanganato de potássio por 30 minutos.
Sementes varietais tingidas e prontas para uso não precisam ser desinfetadas. Basta deixá-las de molho em água por uma hora e depois semeá-las na mistura de solo.

Preparamos solo e recipientes para cultivo de mudas
Antes de semear as sementes, prepare recipientes para as futuras mudas e a mistura de solo em que elas crescerão até o transplante para o canteiro. Recipientes de plástico devem ser enxaguados com água e desinfetados com uma solução rosa de permanganato de potássio. Caixas de madeira podem ser levemente queimadas com um maçarico.
As mudas também podem ser cultivadas em vasos de turfa ou em copos plásticos comprados em lojas.
O solo para as mudas é preparado no outono. Use partes iguais de terra de jardim, grama, folhas de funcho, turfa e areia. Adicione esterco ou composto orgânico à mistura. Durante o inverno, é aconselhável congelar completamente o solo ao ar livre para eliminar pragas e microrganismos que causam doenças nas plantas.
Duas semanas antes do plantio dos tomates, a mistura de solo é despejada nas caixas. O solo é regado com uma solução de ureia, superfosfato e sulfato de potássio (30 gramas por dez litros de água) e farinha de dolomita ou cinza de madeira é adicionada ao solo.

Tecnologia de semeadura
É melhor semear as sementes das mudas em caixas com pelo menos 10 centímetros de altura. As sementes devem ser semeadas a uma profundidade máxima de 1 centímetro. Faça caminhos rasos no solo, regue-os e, em seguida, semeie os tomates, com espaçamento de 3 centímetros entre eles. Regue as caixas com as futuras mudas, cubra-as com filme plástico e coloque-as em um ambiente com temperatura ambiente de 22 graus Celsius.
Cuidando de mudas
Os primeiros brotos aparecem uma semana após a semeadura. Durante esse período, os tomates precisam de muita luz. É melhor fornecer luz 24 horas por dia durante as primeiras 24 horas. Depois disso, garanta pelo menos 16 horas de luz natural.

Quando as mudas crescem e desenvolvem duas folhas, elas são repicadas, ou seja, movidas individualmente de um recipiente para outro. É melhor regar os tomates regularmente. O solo não deve estar muito úmido. No entanto, tome cuidado para não deixar o solo dos recipientes secar.
A temperatura ambiente deve ser reduzida gradualmente. Durante o dia, é aconselhável ventilar constantemente o ambiente onde as mudas estão localizadas. A temperatura do ar é reduzida de 22 graus Celsius para 18 graus Celsius e, em seguida, para 15 graus Celsius.
Na segunda quinzena de maio, quando o clima esquenta, as geadas noturnas desaparecem e o solo atinge 10 graus Celsius, as mudas podem ser plantadas no jardim. Antes do plantio, as mudas devem ser endurecidas. As plantas são colocadas ao ar livre por várias horas, aumentando o tempo gasto ao ar livre a cada dia.

As mudas de tomate são transplantadas para o jardim no início da manhã ou à noite, de preferência em um dia nublado. O solo é preparado com antecedência. O solo é cavado e fertilizado com esterco bem curtido, cinzas de madeira, fertilizantes de nitrogênio, potássio e fósforo. Os tomates são plantados em frente uns dos outros ou em um padrão escalonado, com 40 a 60 centímetros de distância.
Removendo brotos e folhas de plantas
Todas as variedades de tomate (exceto as variedades padrão) exigem a remoção dos brotos laterais à medida que crescem. Os brotos laterais que aparecem nas axilas das folhas devem ser removidos regularmente. Os brotos laterais são removidos em tomateiros altos. Variedades baixas podem ser deixadas sem supervisão.

Este procedimento é realizado para evitar que a seiva da planta alimente brotos indesejados. Os brotos laterais são removidos antes de atingirem 5 centímetros, caso contrário, a planta sofrerá estresse severo. Os brotos laterais são removidos no início da manhã, e os brotos jovens são simplesmente quebrados. Assim que os tomates florescerem, remova as folhas inferiores do caule.
Rega
Se o tempo estiver seco, é melhor regar os vegetais diariamente. O segredo é evitar que o solo seque. No entanto, o solo não deve estar muito úmido. O excesso de umidade pode causar o apodrecimento das raízes das plantas. Regue as plantas à noite. Os tomates devem ser regados generosamente durante o período de frutificação e quando os vegetais começarem a amadurecer. Se o tempo estiver frio e úmido, evite regar.

Cobertura superior
Além da rega, os tomates são fertilizados três vezes por estação. A primeira aplicação é feita duas semanas após o transplante das mudas para o jardim. Para cada dez litros de água, use 40 gramas de fertilizante de fósforo, 15 gramas de fertilizante de potássio e 25 gramas de fertilizante de nitrogênio. Um litro da solução é despejado sob cada cultura.
A segunda fertilização é feita duas semanas depois (durante o período de floração). Dissolva 30 gramas de sulfato de potássio e 0,5 litro de composto bem decomposto em dez litros de água. Adicione 3 gramas de sulfato de cobre ou permanganato de potássio à fertilização líquida.
A terceira fertilização ocorre quando os frutos amadurecem. A cultura é alimentada com uma solução de ácido bórico (2 gramas para cada dois litros) e, uma semana depois, com uma solução de superfosfato e sulfato de potássio (30 gramas cada para cada dez litros de água).

Afrouxamento e amontoamento
É aconselhável soltar regularmente o solo ao redor dos tomateiros para melhorar as trocas gasosas e desfazer a crosta. O solo deve ser solto após regas ou chuvas. Durante a floração e o amadurecimento, os tomates devem ser amontoados.
Esta atividade fortalece o sistema radicular das hortaliças e aumenta o fluxo de nutrientes do solo.
O solo ao redor das plantas pode ser coberto com grama seca ou serragem. Isso ajuda a reter a umidade e protege os tomates do superaquecimento em climas quentes. Não é recomendado usar casca de abeto como cobertura morta, pois as coníferas tornam o solo ácido.
Estacas para plantas de tomate
Variedades de vegetais de baixo crescimento não precisam de estacas, mas plantas mais altas devem ser amarradas a um suporte. Estacas de madeira e treliças são usadas para estacas. Não apenas os caules, mas também os cachos de frutos grandes são presos ao suporte para evitar que se quebrem com o peso dos vegetais.

Colheita de tomate na região de Moscou
Os tomates precoces podem ser colhidos já em julho. Os tomates de meia estação amadurecem em agosto. Os tomates tardios começam a amadurecer em setembro. Os tomates devem estar totalmente maduros ou dourados. Evite colher tomates verdes; os frutos devem ficar levemente vermelhos na videira.
Os tomates são colhidos cuidadosamente da planta, de preferência com os talos, pois isso os ajudará a durar mais. Os tomates podres são descartados durante a colheita. Se, devido às más condições climáticas, os tomates forem colhidos marrons ou ligeiramente avermelhados, eles são enviados para amadurecer.
Os tomates colhidos podem ser totalmente amadurecidos dentro de casa. Para isso, coloque tomates semi-maduros em caixas, coloque tomates vermelhos entre elas e deixe-os em um ambiente aquecido por uma semana, antes de levá-los para um local fresco. A uma temperatura de 5 graus Celsius, os tomates podem ser armazenados por cerca de um mês.











