Como plantar e cultivar corretamente mudas de tomate em vasos de turfa?

Muitos jardineiros estão interessados ​​em como cultivar mudas de tomate corretamente em vasos de turfa. Os vasos de turfa, um tipo de recipiente relativamente novo, já ganharam popularidade entre os jardineiros. Esses recipientes práticos facilitam o cultivo de mudas de tomate, mesmo para os jardineiros mais novatos e inexperientes.

Como plantar sementes de tomate em vasos de turfa?

Como plantar sementes de tomate em vasos de turfa? Antes do plantio, as sementes precisam ser preparadas de uma maneira específica. A exceção são as sementes de tomate peletizadas, que são tratadas com uma substância especial pelo fabricante e, portanto, não requerem preparação.

Mudas em vasos

A preparação das sementes para a semeadura inclui as seguintes etapas:

  • tratamento contra patógenos infecciosos e fúngicos;
  • tratamento com substâncias que estimulam o crescimento das plantas;
  • imersão em fertilizante complexo.

Para prevenir infecções e fungos, as sementes geralmente são embebidas em desinfetantes; uma solução de manganês pode ser usada para esse fim. Coloque as sementes em um pequeno saco de pano e deixe-as em um recipiente com a solução preparada por algumas horas. Em seguida, enxágue-as bem com água.

Se sementes velhas de tomate estiverem sendo preparadas para o plantio, recomenda-se tratá-las com estimulantes de crescimento. Estes são fitormônios que promovem uma germinação mais rápida das sementes e aceleram o crescimento das mudas.

A deficiência de potássio e manganês afeta negativamente o crescimento e o desenvolvimento das plantas, por isso esses minerais são incluídos em fertilizantes complexos. Se as sementes forem coletadas de um arbusto com deficiência desses minerais, elas terão uma baixa taxa de germinação, frequentemente parando em um determinado estágio de desenvolvimento. Para evitar isso, as sementes são embebidas em uma solução de fertilizante complexo antes da semeadura. Geralmente, recomenda-se a imersão por 24 horas. Para evitar o desenvolvimento de mofo nas sementes, elas devem ser bem secas antes do plantio.

Como cultivar tomates em vasos de turfa?

Cultivar mudas em vasos de turfa tem muitas vantagens: a casca de turfa não fica encharcada, praticamente não sofre danos e o transplante reduz os danos ao sistema radicular das mudas. Os vasos são feitos de 70% de turfa e 30% de polpa de madeira.

A estrutura solta das paredes dos vasos de turfa permite o livre acesso de ar ao sistema radicular da planta. Ao escolher os vasos, preste atenção às paredes: recomenda-se escolher aqueles com espessura máxima de 15 mm; elas se decompõem completamente em um mês.

Para cultivar mudas de tomate em vasos de turfa, é necessário preparar uma mistura de solo especial, que deve incluir vermiculita, areia e serragem nas proporções necessárias. O solo de grama é misturado com composto na proporção de 1:1.

Comprimidos de turfa

Antes de plantar as mudas, o solo deve ser desinfetado aquecendo-o completamente no forno ou despejando água fervente com uma solução de permanganato de potássio sobre ele.

O ciclo de crescimento de mudas de tomate em vasos de turfa leva 2 meses; o momento exato da semeadura depende da variedade de tomate.

Semeie 1 a 2 sementes em vasos de turfa a uma profundidade máxima de 15 mm, cobrindo-os com terra. Após o plantio, borrife as sementes com água de um borrifador. A uma temperatura de 22 a 25 °C, as sementes de tomate germinarão em cerca de 6 dias; se a temperatura subir para 30 °C, elas germinarão mais rapidamente, em poucos dias. Após a germinação das sementes, recomenda-se reduzir a temperatura para 20 °C durante o dia e 16 °C à noite. Isso é necessário para o desenvolvimento normal das mudas. Fatores que podem afetar negativamente a saúde e o desenvolvimento das mudas incluem luz solar insuficiente, correntes de ar e temperaturas ambientes excessivamente altas.

Se as mudas crescidas se esticaram para cima e seus caules ficaram mais finos, isso significa que as plantas não receberam luz suficiente ou foram plantadas muito densamente e precisam ser desbastadas.

Cultivar mudas de tomate em vasos de turfa pode apresentar alguns desafios, incluindo o risco de crescimento de fungos devido ao frio excessivo do sistema radicular. As laterais dos vasos podem se tornar um obstáculo para as raízes, o que pode retardar o desenvolvimento das mudas. A turfa também pode acidificar o solo, levando ao atrofiamento do crescimento das mudas devido à deficiência de potássio.

Cuidando de mudas de tomate em vasos de turfa

Após o surgimento de algumas folhas, as mudas de tomate podem ser repicadas. Para estimular o crescimento de pequenas raízes, recomenda-se pinçar a raiz principal em um terço. A temperatura ambiente deve ser elevada em alguns graus. Assim que as mudas estiverem bem estabelecidas, recomenda-se retornar à temperatura anterior. Durante os primeiros dias, recomenda-se proteger as mudas da luz solar direta e de correntes de ar.

Comprimidos de turfa

Durante este período, podem surgir os seguintes problemas:

  • as folhas inferiores ficam amarelas, o que pode indicar deficiência de nutrientes ou luz, bem como o aparecimento de perna preta;
  • O apodrecimento do caule e o mofo podem ser resultado de excesso de água ou de uma doença infecciosa.

Alguns jardineiros recomendam envolver os vasos de turfa em filme plástico. Isso evita que o solo seque e os sais da água se cristalizem. Os vasos de turfa são colocados em uma bandeja, ligeiramente espaçados. Se estiverem muito próximos, podem impedir a circulação de ar dos brotos.

Após o surgimento do segundo par de folhas, as mudas são cultivadas entre 18 e 20 °C durante o dia e entre 8 e 10 °C à noite. Esse regime é mantido por três semanas, após as quais as temperaturas noturnas podem ser aumentadas para 15 °C.

Mudas em vasos

Alguns dias antes da data planejada para o transplante, recomenda-se deixar as mudas ao ar livre durante a noite. Essas mudas são chamadas de mudas endurecidas e podem ser plantadas de 7 a 10 dias antes do normal. Uma semana após o plantio no solo, recomenda-se alimentar as mudas em vasos de turfa com fertilizantes minerais líquidos.

Recomenda-se rega frequente e suave para mudas de tomate cultivadas em vasos de turfa, pois esta retém umidade. Mofo e fungos podem ser prevenidos com regas de fundo.

O plantio de tomates em vasos de turfa no solo é feito com os recipientes fixados. Antes do plantio das mudas, recomenda-se regar os vasos e tratá-los com uma solução de calda bordalesa.

Após o transplante para o solo, não deixe o solo secar, pois isso fará com que os copos endureçam. Recomenda-se regar os tomates apenas nas raízes, evitando que a umidade atinja as mudas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Valentina

    Eu também cultivo mudas e, se seguir todas as condições listadas, as mudas ficam fortes e saudáveis, mas também as alimento BioGrow, então o resultado é melhor, já foi testado.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata