- Princípios básicos para a criação de canteiros em estufa
- Nós nos orientamos de que lado está a luz
- Disposição das plantas por altura
- Levamos em consideração as características de design da estufa
- Largura e altura adequadas
- Camas para solo protegido
- Como calcular o número necessário de arbustos
- Anão e de baixo crescimento
- De tamanho médio
- Alto
- Espalhando
- Como plantar tomates corretamente em uma estufa de 3x6 m
- Densidade de semeadura
- Regras para moldar arbustos de tomate
- Padrões de plantio e tecnologia
- Fileira dupla
- Xadrez
Mudas são brotos jovens de tomate que eventualmente se desenvolvem em plantas maduras. Para garantir que esse processo ocorra sem problemas e produza os resultados desejados, os jardineiros prestam atenção ao espaço disponível na estufa. A organização criteriosa do espaço do abrigo facilita os cuidados e aumenta a produtividade. Para isso, os jardineiros costumam usar um padrão de plantio de 3x6 para tomates em estufas.
Princípios básicos para a criação de canteiros em estufa
Até mesmo um jardineiro iniciante pode montar uma estufa. Depois de aprender o básico, você poderá cultivar sem esforço não apenas tomates, mas também outras culturas.
Nós nos orientamos de que lado está a luz
A orientação mais adequada para a estufa é leste-oeste. Isso garante o nível de luz necessário para os tomateiros. A estufa deve ser instalada em uma área ensolarada, porém aberta.
Apesar disso, a estufa pode ter sombra parcial ou total em certos lados. Nesse caso, as variedades que requerem mais luz são colocadas no lado ensolarado.
O espaço limitado não desencoraja o plantio de tomates com características diferentes. Por isso, os jardineiros combinam variedades tolerantes à sombra com outras que gostam de sol.
Disposição das plantas por altura
Recomenda-se plantar plantas altas mais próximas das paredes da estufa. Tomates menores devem ser colocados mais próximos do corredor. Essa combinação é ideal para condições de estufa.

Levamos em consideração as características de design da estufa
Anteriormente, vidro ou película eram usados para construir estufas. Mas a tecnologia está em constante evolução, assim como o setor agrícola. O policarbonato substituiu o vidro e a película. O material é fácil de instalar, mais durável que a película e acessível, o que não acontece com o vidro.
Ao cultivar tomates em uma estufa de policarbonato, preste atenção à altura. Algumas variedades tendem a crescer descontroladamente. Para garantir espaço suficiente para as plantas, as estufas devem ter pelo menos 2 metros de altura. Caso contrário, os canteiros de tomate ficarão lotados no início do crescimento, o que afetará negativamente a frutificação.

Largura e altura adequadas
Poucas pessoas sabem, mas a largura dos canteiros e os espaços entre eles são cruciais e podem impactar significativamente a produtividade. Se os espaços forem muito estreitos, dificultará o cuidado das plantações. Pouca luz atingirá as plantas, o que prejudicará a ventilação.
Camas para solo protegido
Tijolo, ardósia e tábuas de madeira eram usados anteriormente para criar meios-fios. Cada um desses materiais tem suas desvantagens:
- a árvore rapidamente se torna inutilizável;
- A ardósia é um material que não pode se orgulhar de ser ecologicamente correto;
- Colocar tijolos exige muito tempo e esforço.
Bordas galvanizadas foram recentemente introduzidas no mercado. Suas características são incomparáveis. O material é durável e resistente. É resistente à umidade e ao aumento de temperatura em estufas. São fáceis de montar e desmontar e resistentes a fungos.

Como calcular o número necessário de arbustos
Depois de garantir um microclima confortável no abrigo, considere o número de plantas a serem plantadas nos canteiros. As pessoas sempre se perguntam quantas plantas são necessárias em uma estufa. Tudo depende do tipo e da variedade das culturas.
Anão e de baixo crescimento
Tomates de crescimento curto geralmente são plantados com 1 ou 2 plantas por cova. A distância entre as covas não deve exceder 40 cm. Nesse caso, o número de plantas pode chegar a 150-200. Restam apenas mudas fortes.

De tamanho médio
As variedades híbridas de tomate são geralmente plantadas em canteiros de estufa, em duas fileiras. O espaçamento entre as plantas é de 45 a 50 cm. Não mais do que 40 plantas são plantadas em uma fileira.
Alto
Recomenda-se plantar este tipo de planta em um padrão escalonado. Duas linhas são criadas no canteiro preparado. O número máximo de plantas é de 30 a 33.
Espalhando
Algumas variedades de tomate tendem a ocupar muito espaço com suas grandes videiras. Essas variedades são chamadas de espalhadas. Elas são plantadas em uma única fileira de 10 a 13 plantas.

Como plantar tomates corretamente em uma estufa de 3x6 m
O espaçamento entre as mudas de tomate depende de muitos fatores. Antes do plantio, a primeira consideração é a densidade de semeadura.
Densidade de semeadura
Este parâmetro também é comumente chamado de densidade. Normalmente, tomates de baixo crescimento são conduzidos em hastes múltiplas. O padrão de plantio é escalonado em duas fileiras. Deixe um espaço de 50 a 65 cm entre as fileiras. A distância entre as plantas deve ser de pelo menos 40 cm.
Os grupos determinado e padrão são formados em um único caule. São plantados com muito mais densidade. O espaçamento entre as plantações é de 45 a 50 cm. Deve haver 35 a 40 cm de espaço livre ao redor de cada arbusto.

Variedades indeterminadas são plantadas com menor densidade. O espaçamento entre fileiras é de aproximadamente 45 cm, com 65-70 cm restantes entre os arbustos. O caminho entre fileiras tem 1 m de comprimento.
Regras para moldar arbustos de tomate
O tipo de tomate desempenha um papel importante nessa questão. Tomates indeterminados são cultivados como variedades de caule único. Não há necessidade de brotos laterais adicionais, pois o arbusto fica poderoso.
Quanto às variedades determinadas, além de formarem um único caule, dois ramos também são aceitáveis. Embora seu crescimento seja limitado, elas requerem suporte ao longo de todo o comprimento do ramo. Elas exigem pinçamento regular. O crescimento de brotos nas axilas laterais impacta negativamente a aparência da planta e reduz a produtividade.

Se você deixar determinadas variedades de tomate crescerem sem controle, em vez de plantações bem cuidadas, você acabará com uma verdadeira "selva". Nessas condições, a planta dedica toda a sua energia para manter a folhagem saudável. Os nutrientes são direcionados para os caules e folhas, de modo que a produção de frutos é praticamente inexistente. Mesmo que ocorra, é muito pequena.
Padrões de plantio e tecnologia
Se você levar a sério a questão de criar condições ideais para o cultivo de tomates em estufa, certamente obterá uma boa colheita. Os nutrientes do solo auxiliam no desenvolvimento normal dos tomates, o que, por sua vez, afeta os frutos. Poucas pessoas percebem que o plantio adequado em estufa afeta o rendimento das colheitas.

Jardineiros costumam usar duas opções de plantio: fileiras duplas e escalonadas. A escolha depende das variedades plantadas. Há também uma terceira opção — um arranjo combinado —, mas raramente é usada.
Fileira dupla
Este é um padrão de plantio tradicional para culturas como o tomate. É usado exclusivamente para tomates de maturação precoce. O espaçamento entre plantas é de 50 cm. O espaçamento entre fileiras é de 70 a 75 cm.
Xadrez
É chamado de plantio em fita, e os arbustos são dispostos em um padrão xadrez. Quem escolhe plantar tomates usando esse padrão tem muita sorte. A distância entre os arbustos é pequena — apenas 45-50 cm. Dispor os arbustos nesse padrão garante facilidade de cuidado e colheita.
Regar e fertilizar não são os únicos procedimentos que garantem o crescimento e o desenvolvimento saudáveis do tomateiro. A organização espacial adequada é a base e determina os cuidados subsequentes. O tamanho ideal da estufa é de 3 x 6 m. Isso permite o plantio escalonado e em fileiras duplas. Uma combinação desses métodos também é utilizada, se desejado.











