- Qual a distância entre os tomates que podem ser plantados?
- Na estufa
- Em campo aberto
- Como a variedade de tomate influencia a seleção do padrão de plantio
- Indeterminado
- Determinante
- Baixo crescimento, padrão
- Calculando a densidade de plantio de tomate
- Por que é perigoso engrossar canteiros de jardim?
- Padrão de plantio para uma horta
- Em fileiras
- Paralelo
- Ordem de xadrez
- Método do ninho quadrado
- Plantando tomates em uma estufa
- A maneira clássica
- Aterrissagem combinada
- Selecionamos o método de acordo com os diferentes tamanhos das instalações da estufa
- 3 x 4
- 3 x 6
- 3 x 8
Os tomates precisam ser plantados de forma que cada planta receba boa iluminação e permita a livre circulação de ar. O rendimento da colheita depende do padrão de semeadura. Com o espaçamento ideal, eles germinam mais rápido e melhor, e as mudas se transformam em mudas saudáveis. Plantas fortes prosperam, mas para garantir que os frutos se desenvolvam e amadureçam no jardim ou na estufa, os jardineiros precisam saber a que distância plantar os tomates. A colocação dos tomates em seu local permanente afeta o rendimento tanto quanto o padrão de semeadura.
Qual a distância entre os tomates que podem ser plantados?
Para prevenir doenças nas plantas, evite que os arbustos se toquem e esteja atento às características de cada variedade. Híbridos altos requerem mais espaço do que tomates miniatura.
Na estufa
Os tomates indeterminados em terreno fechado são plantados de modo que a distância entre as plantas seja de pelo menos 65 cm, e a distância entre os canteiros seja de até 80 cm.
Se você estiver deixando 2 ou 3 hastes em tomates de baixo crescimento, deixe um espaço de cerca de meio metro entre cada planta. Ao cultivar uma única haste, a distância entre as fileiras deve ser de 40 a 50 cm, e entre as plantas, cerca de 30 cm.
Mudas de vasos são colocadas verticalmente em buracos, tomates crescidos são colocados em ângulo em um buraco mais fundo.

Em campo aberto
Os tomates são plantados no jardim ou no campo no final de maio, quando a temperatura noturna é de pelo menos 12 °C. Ao plantar em fileiras, os caminhos devem ter cerca de meio metro a 80 cm de largura. Ao plantar em paralelo, deixe 25 a 70 cm entre as plantas, dependendo do crescimento dos tomates.
As mudas podem ser colocadas em um padrão xadrez, o que permite acesso a todos os arbustos.
Como a variedade de tomate influencia a seleção do padrão de plantio
Os produtores estão desenvolvendo tomates baixos e altos. O espaçamento entre plantas com ponto de crescimento ilimitado não pode ser o mesmo do plantio de tomates comuns ou anões.

Indeterminado
Variedades de tomate com raízes fortes podem atingir até 3 metros de altura durante a estação de crescimento. Híbridos indeterminados não devem ser plantados muito próximos uns dos outros; devem ser plantadas apenas duas plantas por metro quadrado. Os arbustos devem ser amarrados a suportes, os brotos laterais removidos e os caules pinçados.
Determinante
Tomates de até 1,5 metro de altura desenvolveram raízes, mas só crescem até certo ponto. Variedades que não requerem modelagem são plantadas três ou quatro vezes por metro quadrado.
Baixo crescimento, padrão
Estes tomates compactos atingem menos de 0,5 m de altura. Possuem caules fortes e grossos e ramos densamente foliados que não precisam ser amarrados a suportes ou pinçados. Podem ser cultivados até 7 tomates comuns por metro quadrado.

Calculando a densidade de plantio de tomate
Variedades indeterminadas são convenientes para cultivo em estufa porque economizam espaço. Um único caule é deixado em cada arbusto, produzindo de 8 a 10 cachos. Os frutos frutificam durante toda a estação de crescimento. O espaçamento entre mudas deve ser de 50 a 75 cm e, entre fileiras, de até um metro.
Tomates padrão Cultivadas para produzir frutos precoces, arbustos compactos são plantados a cada 0,3 m.
Por que é perigoso engrossar canteiros de jardim?
A produtividade das variedades anãs e indeterminadas de tomate depende em grande parte do espaçamento entre as plantas. Se as mudas forem plantadas próximas umas das outras:
- Os tomates não estão recebendo luz suficiente.
- Plantas mais fortes retiram microelementos e umidade de arbustos mais fracos.
- Fungos e bactérias se tornam ativos, causando diversas doenças.
Quando os canteiros ficam muito densos, o desenvolvimento do tomateiro desacelera. Menos ovários são formados e os frutos demoram mais para amadurecer.

Padrão de plantio para uma horta
Em campo aberto, as covas para tomates comuns são cavadas a uma profundidade de 20 cm, e para híbridos indeterminados, a uma profundidade de 0,3 metro. O padrão de plantio ideal no jardim é escolhido com base na variedade da cultura.
Em fileiras
No jardim, é mais conveniente plantar tomates em duas faixas, cada uma com duas plantas de largura. Este método reduz o risco de infecções fúngicas e facilita a modelagem e a pulverização. O espaçamento entre fileiras para tomates indeterminados é de 70 cm, com distância entre plantas de 50 cm. Para variedades padrão, as distâncias correspondentes são de 50 cm e 30 cm, e para variedades médias, de 60 cm e 45 cm.
Paralelo
As fazendas utilizam o método de ninho em fita porque ele facilita o cuidado e a colheita do tomate. São criadas duas fileiras paralelas, deixando um caminho de um metro de largura.
A distância entre plantas indeterminadas deve ser de pelo menos 60 cm, enquanto um intervalo de 0,4 m entre tomates comuns é suficiente. Atrás do caminho largo, duas fileiras são formadas novamente.

Ordem de xadrez
Para arbustos compactos e tomates de tamanho médio, deixe dois ou três talos em vez de apenas um. A profundidade do buraco cavado depende da variedade e do número de brotos formados. Em um padrão xadrez:
- Tomates altos são plantados com 70 cm de distância.
- Tomates de tamanho médio com 3 hastes são plantados a uma distância de 0,5 m.
- Entre arbustos com 1 broto, deixe um espaço de 30 centímetros.
Primeiro, crie duas fileiras de até 50 cm de largura, mas comece plantando em uma fileira e vá gradualmente para a outra. Marque as fileiras antes de plantar os tomates.
Método do ninho quadrado
Em áreas utilizadas pelos agricultores para fins produtivos, utiliza-se um padrão de plantio no qual três plantas de tomate são colocadas por cova. As covas são cavadas em quadrados, com 60 cm de distância entre si, ao longo de linhas paralelas marcadas a cada 0,8 m. Assim que os tomates se estabelecem, a planta de tomate mais fraca é retirada e a mais forte é fixada a um suporte.

Plantando tomates em uma estufa
Em climas temperados, onde os verões são curtos e frios e as geadas da primavera persistem, os vegetais são cultivados em estufas de policarbonato em vez de canteiros abertos. Ao plantar nessas estruturas, práticas agrícolas adequadas, rotação de culturas e renovação do solo são essenciais; caso contrário, os tomates ficam suscetíveis a doenças e, se sobreviverem, não produzirão uma colheita decente.
A maneira clássica
Variedades padrão precoces e híbridos altos de caule único são mais fáceis de plantar em fileiras, mantendo uma certa distância entre elas e os arbustos. O método clássico não é adequado para todos os tomates, e o seguinte se aplica:
- As plantas ocupam muito espaço.
- Cuidar de tomates é difícil.
- É inconveniente colher as frutas.
Se os arbustos forem formados por vários caules, é melhor usar um padrão de plantio diferente — escalonado ou aninhado. Nesse caso, é importante escolher a distância ideal entre os buracos, levando em consideração a variedade do tomateiro.

Aterrissagem combinada
Especialistas recomendam planejar o posicionamento das hortaliças com antecedência. Um layout combinado é considerado a solução ideal para o cultivo de tomates em estufa. Isso permite o plantio tanto de variedades padrão de baixo crescimento quanto de híbridos indeterminados com pelo menos 2 metros de altura. As primeiras são colocadas nas bordas, as últimas no centro.
Para arbustos compactos, o método clássico de plantio em fileiras é adequado. Os frutos em tomates de crescimento baixo amadurecem mais cedo do que em variedades de crescimento tardio.
Selecionamos o método de acordo com os diferentes tamanhos das instalações da estufa
Em regiões onde os tomates não prosperam em jardins abertos, muitos jardineiros constroem suas próprias estufas ou compram estufas de policarbonato prontas. Para maximizar o número de tomates, eles são plantados em duas ou três fileiras.
3 x 4
Nem todo mundo sabe como espaçar fileiras e plantas de tomate. Em uma estufa de apenas 4 metros de comprimento, não é uma boa ideia plantar tomates espalhados. Um layout de três fileiras com duas plantas por cova produz bom crescimento e rendimento:
- 130–132 tomates anões ou padrão;
- 24 tomates médios;
- 20 híbridos indeterminados.
Em uma estufa deste tamanho, não devem ser plantadas variedades com caules maiores que 2,5 m. A largura do canteiro deve estar entre 1 metro e 120 cm.
3 x 6
Mesmo em um espaço amplo, as plantas devem ser plantadas de acordo com um plano. Em uma estufa de 6 metros de comprimento, dois canteiros de 100 cm de largura são dispostos próximos às paredes. As plantas são escalonadas em fileiras de 30.
Ao plantar em três fileiras, deixe 0,4 m de distância entre elas, sendo que as fileiras externas ficam ao longo das paredes. Os canteiros ficam 30 cm acima do nível do solo.
Variedades precoces e anãs (180 unidades) são colocadas em um padrão quadriculado a cada 40 centímetros, híbridos indeterminados - a cada 75.

3 x 8
Em uma estufa de médio porte, os tomates são plantados em 3 fileiras, o que permite:
- usar o espaço racionalmente;
- cuidar de cada arbusto sem problemas;
- criar condições ideais para o desenvolvimento dos tomates.
Para o canteiro do meio, um padrão de plantio em fileiras é adequado, enquanto para os canteiros externos, um método de plantio em ninho de fita é usado.
Para garantir que os tomates cresçam bem em uma estufa, a temperatura do ar não deve exceder 24°C, e a umidade e a ventilação devem ser monitoradas.











