Características e cultivo das melhores variedades de tomates em formato de pera

Tomates em formato de pera são variedades com base estreita (no caule) e ponta mais larga. Isso confere ao fruto uma aparência de pera. Alguns tomates têm nomes que refletem sua aparência. Tomates com frutos incomuns incluem tomates-cereja e tomates-carne gigantes. Algumas variedades existem há muitos anos, mas também existem variedades exóticas.

O que há de bom nos tomates em formato de pera?

A principal vantagem dessas frutas é sua aparência incomum. Existem muitas variedades com frutos simples que lembram frutas doces: Lampochka, Matryoshka e Pera. Entre as variedades em formato de pera, também existem frutas com formatos exóticos.

tomates amarelos

A série de tomates Truffle é conhecida há muito tempo: eles possuem as características típicas de peras, mas também apresentam nervuras pronunciadas, lembrando um cogumelo subterrâneo. Existem também novas variedades relativamente raras (como a Tlacolula) que são ainda mais singulares na aparência.

A natureza decorativa da fruta a torna ideal para decoração de mesas e jardins. De formato e cor incomuns, esses tomates são plantados perto de treliças para que os cachos maduros deliciem os olhos do jardineiro. Marinadas com tomates em formato de pera impressionam tanto quando armazenadas quanto quando servidas.

Formas de tomate

Além do formato e da cor incomuns, os tomates em formato de pera apresentam maior teor de açúcar na polpa. Quase todas as variedades têm um sabor agradavelmente doce, às vezes com um leve toque ácido. O aroma desses tomates é mais intenso, e algumas variedades exóticas apresentam até notas frutadas.

Mas as vantagens das variedades com frutos incomuns não se limitam à sua função decorativa:

  • O formato e a polpa densa permitem que os tomates sejam armazenados por muito tempo sem perder a aparência e o sabor;
  • Elas amadurecem bem se colhidas verdes;
  • A maioria das variedades modernas são produtivas, precoces e amadurecem uniformemente;
  • Seu bom sabor permite que seja utilizado para processamento em sucos e molhos.

Características e cultivo das melhores variedades de tomates em formato de pera

As desvantagens incluem sua estatura alta e a necessidade de estaqueamento e modelagem, além de caules finos que podem quebrar com o peso dos cachos, mesmo em uma treliça. As mudas dessas variedades costumam parecer alongadas e fracas.

Quais variedades escolher?

Ao escolher, preste atenção às características da variedade listadas em sua descrição. Algumas variedades exóticas só podem ser cultivadas em estufas. No entanto, existem variedades que produzem frutos excelentes em campo aberto em toda a Rússia.

Pereira de Moscou)

A antiga e conhecida variedade Grushovka (Moscow Grushovka) pode ser cultivada com sucesso nos Urais e no sul da Sibéria, apesar das condições climáticas adversas. O tomate é relativamente resistente à requeima e às oscilações de temperatura, produzindo frutos de forma confiável durante toda a temporada. Alguns tomates precisam ser colhidos no estágio leitoso de maturação, mas amadurecem rapidamente em caixas, praticamente sem perda de sabor.

A principal desvantagem é a casca fina, que pode rachar devido ao excesso de umidade. Variedades semelhantes incluem a moderna Karotinka, a Baskak e a Big Ray.

A série de tomates sob o nome genérico de Pera inclui variedades de formato e peso semelhantes (aproximadamente 80 g). Essas variedades têm cores de casca que variam entre amarelo, laranja e vermelho. Há também uma variedade com frutos rosa-perolados (Pera Rosa) e roxos (Pera Preta).

Pêra Esmeralda

As novidades da série incluem as peras Emerald e Blue. Todas as variedades apresentam caules indeterminados, crescimento alto (até 2 m) e frutificação precoce em cachos. Esses tomates são adequados tanto para conservas quanto para consumo fresco. A variedade Emerald Pear tem sabor e aroma frutados.

Várias outras variedades se assemelham aos tomates multicoloridos da série Pera. As mais comuns e produtivas são Lampochka (rosa e amarelo), Lâmpada de Aladim (laranja) e Matryoshka (vermelho vivo). Os frutos dessas variedades atingem de 70 a 90 g de peso, mas os arbustos não são muito altos (1 a 1,5 m).

Anões e gigantes

Tomates em formato de pera podem ser classificados como tomates-cereja. Esses tomates em miniatura pesam apenas 15-20 g. O pequeno tamanho dos frutos é compensado pelo número de frutos em cada cacho: até 30 ou mais. O arbusto dessa variedade de tomate se assemelha a uma videira com cachos vermelhos ou amarelos.

Tomates cereja

A abundância de variedades de tomate-cereja dificulta a escolha. É melhor escolher aquelas que atendem às suas necessidades. Considere a adequação para cultivo em ambientes externos ou internos, na varanda ou no peitoril da janela. As variedades de tomate-cereja variam de compactas a altas.

Mais popular na Rússia Tomates Honey DropOs frutos têm formato de lágrima, com uma base fina. A casca é cor de limão (a Honey Drop é amarela). Lembra um pouco a Red Date. A variedade alemã, há muito conhecida na Rússia, distingue-se pelo seu crescimento alto e frutificação em cachos. Tomate cereja IldiSeus frutos são ovais, de cor amarelo-âmbar. A antiga variedade francesa "Lírio-do-vale" (escarlate, com ponta pontiaguda) é popular em toda a Rússia.

Gota de mel

Entre os híbridos modernos, destacam-se as variedades em formato de pera Barberry, Ira (vermelha), Lisa (laranja), Yellow Submarine e Kira (amarela). Entre as novas variedades, destaca-se o Bashful Blush: tomates bicolores com listras amarelas e laranja. Essas variedades apresentam sabores e aromas frutados.

Tomates gigantes são aqueles que podem pesar mais de 300-400 gramas. São especialmente bons para consumo fresco, com polpa delicada e casca fina. Também vêm em variedades vermelhas e amarelas, e alguns com cores incomuns começaram a aparecer recentemente.

Entre estas últimas, destaca-se a variedade mexicana Tlacolula: seu fruto em formato de pera é coberto por numerosas nervuras. O fruto maduro é vermelho vivo, com manchas douradas nos ombros, o que lhe confere um apelo decorativo. O sabor é doce, ácido e frutado. O peso do fruto atinge 300-350 g. Em jardins russos, é recomendado para cultivo em estufas.

Tomate Tlacolula

Tomates Coração de Boi ou Coração de Búfalo (Espanha) pode atingir até 600 g. Para atingir esse objetivo, não devem ser deixados mais do que 3 a 4 ovários no cacho. O peso médio dos tomates cultivados em condições tradicionais não excede 350 g. Na Rússia, eles crescem bem apenas em estufas.

As variedades nacionais Puzata Khata, Sto Pudov e tomates bovinos semelhantes (em formato de pêra) são híbridos modernos resistentes a muitas doenças e destinados a terrenos abertos.

A maioria começa a dar frutos 100 a 110 dias após a semeadura e é considerada precoce, mas nos verões curtos e frescos dos Urais e da Sibéria, a maioria dos tomates permanece verde. Eles podem ser colhidos no estágio leitoso de maturação e amadurecem em caixas na despensa. Esses tomates perderão seu sabor rico e não serão muito atraentes, mas são bastante adequados para processamento em sucos e molhos.

Casa barriguda

Uma característica comum dos tomates gigantes é a textura carnuda. Possuem poucas e pequenas câmaras de sementes. Todo o espaço dentro da baga é ocupado pelo conteúdo suculento. Esses tomates não são muito densos, mas se conservam bem. Os tomates para carne são ideais para fatiar e fazer hambúrgueres.

Variedades de tamanho médio da série Truffle (vermelha, amarela, preta), Liguria, Arawak, Garmoshka, Thalma e outras têm uma estrutura de polpa semelhante. Geralmente, são tomates de tamanho médio (100-200 g). Tomates menores (até 150 g) podem ser usados ​​para conservas de frutas inteiras, enquanto frutas maiores são adequadas para saladas. Essas variedades também incluem variedades de cores incomuns: Contraste de Flandres (bicolor, amarelo-folhado) e Wine Jug (roxo). Eles podem adicionar ainda mais cor a um prato de vegetais.

Como cultivar tomates em formato de pera?

Cultivar tomates em formato de pera não é diferente de cultivar tomates comuns. A época de semeadura pode ser determinada com base nas características dos tomates selecionados. Tomates de maturação precoce devem ser semeados 50 a 60 dias antes do transplante. Variedades de maturação tardia devem ser semeadas 70 a 90 dias antes do plantio.

Características e cultivo das melhores variedades de tomates em formato de pera

Concentre-se em moldar e amarrar os arbustos. Para garantir um melhor amadurecimento dos frutos, remova os brotos laterais e as folhas abaixo deles de 1 a 2 cachos. Hastes adicionais podem ser cultivadas a partir dos 1 a 2 brotos laterais localizados mais acima, que servirão de base para o amadurecimento dos frutos.

Os caules precisam ser amarrados a um suporte e, no caso de tomates com frutos em cachos, os próprios cachos geralmente são suspensos para que seu peso não danifique o caule.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata