Razões pelas quais as mudas de tomate morrem (caem) e o que fazer

Quando os tomates não estão se sentindo bem, as plantas murcham, as folhas ficam amarelas e, se não forem tratadas, os brotos secam. Os tomates prosperam no calor, mas em calor extremo, não absorvem nutrientes. As mudas de tomate precisam de boa iluminação, mas também podem ser queimadas pela luz solar direta. Os tomates respondem bem à fertilização, mas se houver muitos micronutrientes, eles começam a amarelar, precisam de irrigação e, se a água estagnar, as raízes apodrecem. A ação apropriada depende do motivo pelo qual as mudas de tomate estão morrendo.

Os principais erros que levam a resultados desastrosos

Mudas e plantas jovens de tomate secam quando práticas e cuidados agrícolas adequados são negligenciados. As plantas ficam vulneráveis ​​a pragas e incapazes de combater doenças.

Semeadura muito densa

As mudas esticam e os caules param de se desenvolver quando os tomates carecem de espaço, ventilação, luz e nutrientes. Isso acontece se as sementes forem semeadas com muita densidade. Após o desbaste, os tomates começam a se desenvolver, as plantas excedentes são transplantadas para outro recipiente e rapidamente criam raízes.

Solo inadequado

Jardineiros iniciantes se preocupam com o que fazer se suas mudas caírem. Mudas não crescem bem em solo pesado. O solo, aglomerado, não permite a passagem de ar. Para melhorar a estrutura do solo, adicione vermiculita e reduza a acidez com cinzas. Se possível, é melhor transplantar os tomateiros em crescimento para um substrato mais solto.

Irrigação incorreta de mudas

Antes da germinação, é melhor umedecer regularmente o solo ao redor das mudas com um borrifador. Quando o solo seca, as folhas murcham. Regue o solo seco e os tomates reviverão.

mudas de tomate murchas

Excesso de umidade em mudas de tomate

As mudas não devem ser regadas com frequência ou em excesso. Nem a escassez nem o grande volume de água trazem benefícios às plantas.

Em caso de irrigação excessiva:

  1. A umidade fica estagnada.
  2. As raízes estão apodrecendo.
  3. As mudas estão morrendo por causa da perna preta.

Para evitar o excesso de água, primeiro encha os recipientes de mudas de tomate com argila expandida ou cascalho fino. Em seguida, preencha os recipientes de mudas com um substrato rico em nutrientes.

mudas de tomate estão caindo

Déficit de irrigação

O solo ao redor das mudas deve ser regado assim que a camada superior secar. Se o solo estiver desidratado, as mudas murcharão e cairão, mas se recuperarão rapidamente após a irrigação. A água deve ser adicionada gradualmente, em vez de injetar grandes quantidades de uma só vez.

Erros ao escolher

No transplante, as raízes devem ser removidas do recipiente com terra. Para facilitar, o solo deve ser bem umedecido previamente. Os caules dos tomates brotarão no segundo ou terceiro dia após o transplante.

Para garantir que as mudas criem raízes e não murchem:

  1. O procedimento começa quando aparecem 2 folhas.
  2. Eles fazem um buraco espaçoso.
  3. Eles não beliscam a raiz inteira, mas apenas um terço dela.

Os tomateiros não prosperam se o caule ou a parte subterrânea da planta forem danificados. O uso de ferramentas não esterilizadas durante o transplante pode introduzir esporos miceliais nos cortes, causando doenças graves.

mudas de tomate

Furos de drenagem entupidos onde as mudas são plantadas

Antes de semear as sementes de tomate, adicione uma camada de argila expandida e pedrinhas aos recipientes para absorver a umidade. Só então o recipiente deve ser preenchido com o substrato. Se os furos de drenagem estiverem faltando ou entupidos, a água ficará estagnada durante regas intensas, o que pode levar ao apodrecimento das raízes e à morte das mudas.

A influência de fatores externos nas mudas

Os tomates prosperam quando recebem condições ideais. As plantas jovens reagem negativamente não apenas ao solo pesado e à deficiência de nutrientes, mas também ao frio e ao calor.

Violação do regime de temperatura

As mudas prosperam entre 18 e 20 °C. Se a temperatura subir para 35 °C, as folhas murcham e os brotos murcham. Quando a temperatura cai para 15 °C, os caules do tomateiro ficam roxos por falta de fósforo. A 5 °C, as mudas não se recuperam mais.

mudas de tomate em copos plásticos

Falta ou excesso de luz

As folhas tenras dos tomateiros jovens precisam ser protegidas da luz solar direta, pois a folhagem exuberante pode amarelar e secar devido às queimaduras solares. Se as mudas estiverem alongadas, é necessário instalar uma lâmpada fluorescente adicional; os tomates prosperam em longas horas de luz do dia e simplesmente parecem escuros.

Rascunhos

Mudas colocadas no parapeito da janela às vezes murcham. Mesmo que o apartamento esteja quente, as plantas parecem congeladas. Se estiver frio lá fora, evite abrir a janela ou ajustar o modo de ventilação. Tomateiros jovens não toleram bem correntes de ar.

Pragas dos canteiros de tomate

Mudas suculentas atraem pragas. Insetos microscópicos verdes ou brancos destroem brotos e sugam a seiva das folhas. A presença de pulgões em tomates é indicada pelo aparecimento de uma camada adocicada.

Para controlar a praga, limpe os arbustos com água e sabão e pulverize com inseticidas como Fitoverm, Intavir ou Aktara. Repita o tratamento após uma semana.

A discreta mosca-branca deposita centenas de ovos na parte inferior das folhas. As larvas perfuram pequenos orifícios com a probóscide para extrair seiva. Para matar essas pragas, use produtos como Actellic e Intavir, e fita adesiva pode ser usada em casa.

Ao transplantar tomateiros para o jardim, o perigo também os aguarda. O grilo-toupeira come as raízes e devora os caules. Os tomates, roídos pela praga, murcham e morrem.

O besouro deposita larvas grandes que causam danos significativos não apenas às mudas, mas também aos arbustos frutíferos e às árvores jovens. Essas pragas são difíceis de erradicar, mesmo com produtos químicos. Antes de plantar uma horta, é preciso tomar medidas preventivas.

inta vir

Doenças de mudas de tomate

Tomateiros jovens e maduros sofrem com infecções fúngicas, virais e bacterianas. Microrganismos patogênicos tornam-se ativos devido a práticas agrícolas inadequadas e cuidados inadequados.

Perna Preta

A luz insuficiente e o excesso de umidade podem fazer com que os caules do tomateiro escureçam e afinem repentinamente. O fungo penetra na raiz da muda e espalha a infecção para outras plantas. Para proteger suas mudas da canela-preta:

  1. O solo é desinfetado com uma solução de permanganato de potássio ou formalina.
  2. Pare de regar por um tempo.
  3. Arbustos doentes são cobertos com cinzas e carvão.

Desinfetar o solo, as sementes de tomate e os recipientes antes do plantio ajuda a prevenir o crescimento de fungos. As mudas devem ser umedecidas apenas com água morna.

perna preta de mudas de tomate

Fusarium

Uma doença causada pelo fungo Fusarium, que danifica os tecidos e destrói os vasos sanguíneos dos tomates. Os sinais de infecção aparecem primeiro nas folhas inferiores das mudas, onde elas ficam amareladas e os pecíolos se deformam. O Fusarium então causa o murchamento dos brotos superiores. Quando as raízes morrem, os tomates secam e caem. Para prevenir a doença:

  1. A rotação de culturas é observada.
  2. As sementes são tratadas com o medicamento "Fundazol".
  3. O substrato é desinfetado com sulfato de cobre.
  4. A farinha de dolomita é adicionada ao solo.

Alta umidade e baixas temperaturas favorecem o desenvolvimento do fusarium. A infecção é transmitida por ferramentas não tratadas.

perna preta de mudas de tomate

Podridão

Se as medidas preventivas forem ignoradas e as práticas e cuidados agrícolas adequados não forem seguidos, depressões marrons se formarão na base do caule da planta, as folhas cairão e as mudas de tomate morrerão. A podridão radicular afeta os tomateiros, não apenas os caules. As plantas afetadas devem ser removidas e o substrato desinfetado com sulfato de cobre.

Mancha marrom

Em baixas temperaturas e alta umidade, as mudas tomates são afetados pela cladosporiosePrimeiro, manchas marrons ásperas aparecem na parte inferior das lâminas foliares. Os esporos do fungo causador da doença são direcionados para plantas saudáveis, e os tomates doentes secam. Se nenhuma ação for tomada, todas as mudas, sejam cultivadas em ambientes internos, no parapeito de uma janela ou em uma estufa, morrerão.

Para evitar manchas marrons, os recipientes são desinfetados com sulfato de cobre antes da semeadura, e os pés de tomate são pulverizados com a preparação química "Zaslon".

medicamento de barreira

Mosaico

O vírus que causa esta doença perigosa é transmitido por sementes não tratadas. Para reduzir o risco de infecção, sementes de tomate são embebidas em permanganato de potássio. Quando infectadas com mosaico, as folhas ficam descoloridas e cobertas de manchas esbranquiçadas. As mudas ficam amareladas e morrem.

Os arbustos doentes são arrancados e queimados, e os tomates que ainda não foram infectados são borrifados com leite ao qual foi adicionada uma colher de chá de ureia.

Aspermia

Os pulgões não apenas sugam o suco das folhas do tomateiro, como também transmitem patógenos para plantas saudáveis. A alta umidade e a irrigação inadequada na estufa podem desencadear o vírus da Aspermia. Na forma aguda da doença:

  • as folhas estão se enrolando;
  • as veias ficam azuis;
  • as mudas estão atrasadas no desenvolvimento.

Para combater o problema, os tomateiros são pulverizados com Komandor, Aktara, Acrobat e o agente biológico Agat. A aspermia afeta tomates cultivados apenas em ambientes internos.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata