A repicagem refere-se ao transplante de mudas de tomate para recipientes individuais. Esse processo é trabalhoso e demorado, especialmente porque o procedimento precisa ser repetido até três vezes antes do início da temporada de jardinagem. Por esse motivo, os jardineiros começaram recentemente a recorrer ao cultivo de mudas de tomate sem repicagem. Essa abordagem, quando seguida corretamente, encurta o período de amadurecimento.
Peculiaridades do cultivo de mudas de tomate sem colheita
Tomates de qualquer variedade podem ser plantados sem necessidade de pré-picada. No entanto, tomates de maturação precoce são considerados os melhores para esse método de cultivo. Essas variedades amadurecem de 10 a 14 dias antes.
O preparo das plantas para transplante sem repicagem é feito de acordo com o procedimento padrão. As sementes são primeiro desinfetadas em uma solução fraca de permanganato de potássio e, em seguida, colocadas em um pano umedecido ou semeadas diretamente no solo preparado.
A principal diferença entre os métodos em consideração é que, ao plantar sem colher, os tomates são imediatamente semeados em recipientes separados de tamanho razoavelmente grande (0,5-1 litro).
Uma característica importante desse método é que a cultura pode ser cultivada durante toda a primavera. Isso significa que as sementes podem ser semeadas até meados de maio.
O uso da colheita garante melhor germinação do sistema radicular, graças ao qual a planta recebe mais nutrientes.
Vantagens e desvantagens do método
Cultivar mudas de tomate sem colher tem as seguintes vantagens em relação aos métodos tradicionais:
- os custos de tempo são reduzidos;
- o caule principal é bem desenvolvido;
- aumenta a taxa de sobrevivência das plantas em condições desfavoráveis.

Segundo jardineiros, se os tomates forem semeados sem transplante, o caule principal atinge 1,5 metro de comprimento. Isso torna a planta menos exigente em termos de frequência de rega. Além disso, durante o transplante, até 50% das raízes são arrancadas. Isso reduz o número de brotos que se estabelecerão em um novo local.
Cultivar tomates por meio de colheita ajuda a remover ervas daninhas das plantas fracas antes de plantá-las ao ar livre ou em estufa. Isso aumenta a produtividade geral do tomate na horta.
Como plantar mudas de tomate sem colher?
Existem várias maneiras de plantar mudas sem pré-picar. A escolha do método depende da preferência pessoal do jardineiro. No entanto, cada uma das opções requer preparação prévia do solo para as mudas.

A mistura de solo ideal para o cultivo de tomates é aquela feita com partes iguais de húmus (turfa de terras baixas) e areia. Esta última pode ser substituída por cinzas ou cal. Fertilizantes fosfatados são usados como fertilizante. Recomenda-se peneirar a mistura de solo antes do plantio.
Para aumentar a taxa de germinação dos tomates, é necessário manter o solo no frio por um dia e depois tratá-lo com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Recomenda-se semear as sementes após a germinação. Para isso, deixe as mudas de molho em um pano umedecido por 2 a 3 dias. Quando os brotos surgirem, coloque-os em recipientes preparados com terra. Antes do plantio, trate as plantas com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Em copos separados
Este método é considerado o melhor para plantar tomates sem transplante. A única desvantagem é que as sementes exigem uma área bastante grande para o crescimento dos copos.

Para plantar tomates em pequenos recipientes, você precisa fazer o seguinte:
- Pegue um copo ou outro recipiente adequado com capacidade para 0,5 litro e faça um furo no fundo para escorrer o excesso de líquido.
- Encha um terço do copo com a mistura de solo umedecida.
- Plante três sementes no solo a uma profundidade de 10 milímetros.
Assim que os brotos aparecerem, você precisa deixar os mais fortes e aparar a planta com uma tesoura de manicure.
Nas caixas
O plantio em caixas segue um procedimento semelhante. Os recipientes são preenchidos primeiro com um terço da mistura de solo umedecido. Em seguida, as sementes germinadas são plantadas no solo em intervalos de 50 milímetros. Recomenda-se espaçar as mudas uniformemente.

Assim que os primeiros brotos aparecerem, cada planta deve ser separada das vizinhas com papelão. Isso evitará o enrolamento das raízes e aumentará a taxa de sobrevivência do tomateiro ao ar livre. À medida que as mudas crescem, adicione mais terra ao vaso.
No filme
Semear em filme plástico é menos popular do que outros métodos de cultivo de tomates. Este método requer cortar o plástico em várias seções de 15x25 cm. Coloque 3 colheres de sopa de mistura de solo umedecida sobre o plástico. Em seguida, enrole o plástico formando um envelope e coloque-o em uma bandeja. Plante 3 sementes de tomate em cada um desses "recipientes" improvisados. À medida que os tomates crescem, remova as mudas fracas imediatamente.

Cuidando de mudas
Para cultivar tomates sem colher e que produzam uma colheita boa e abundante, você precisará fazer o seguinte antes de plantar as plantas no solo:
- Após o surgimento dos primeiros brotos, coloque os recipientes com tomates em um local fresco e descarte as mudas fracas.
- Uma vez por semana (ou com mais frequência), adicione mais terra nos recipientes com mudas, lembrando-se de adicionar terra conforme os tomates crescem.
- Evite regar o solo em excesso. As mudas devem ser regadas com pouca frequência, mas abundantemente, deixando o solo secar completamente a cada rega.
- Antes de plantar no solo, aplique fertilizante pelo menos duas vezes.
De 5 a 7 dias antes do plantio, recomenda-se levar os recipientes com as mudas para fora por um dia. Isso ajudará as plantas a se fortalecerem e se estabelecerem melhor no novo local. A temperatura ambiente deve estar acima de 8 °C (46 °F).

Erros comuns e dicas práticas
Jardineiros inexperientes frequentemente cometem os seguintes erros ao cultivar mudas de tomate sem colher:
- Eles usam sementes de baixa qualidade. Para evitar esses erros, recomenda-se comprar material de plantio de marcas confiáveis.
- Não prepare o solo. Antes de plantar as sementes, recomenda-se desinfetar o solo contra pragas com uma solução de permanganato de potássio.
- Uso de recipientes inadequados. Os recipientes para mudas devem ter furos no fundo para permitir a drenagem do excesso de umidade. Criar uma camada de drenagem é igualmente importante.
- Não cumprimento dos prazos de plantio. A embalagem de sementes indica a época recomendada para a semeadura. O não cumprimento desses prazos resulta em tomates fracos e atrofiados.
- As sementes estão plantadas muito fundo.
- Não desbaste as mudas. Recomenda-se podá-las periodicamente. Isso garantirá que a planta tenha espaço suficiente para crescer.
- Regue imediatamente após a semeadura. As sementes são colocadas em solo úmido. Regar imediatamente após a semeadura promove o apodrecimento das plantas.
Se você encontrar brotos podres ou folhas com manchas anormais, remova-as imediatamente. Jardineiros não recomendam negligenciar o processo de endurecimento. Isso pode levar à morte dos tomates, mesmo com uma leve queda de temperatura.











