O tomate Maryushka, cujas características e descrição são fornecidas abaixo, está incluído no Registro Estadual de Plantas da Rússia Central. Este tomate é usado em saladas e pode ser conservado inteiro para o inverno. Como sua casca é resistente a rachaduras, pode ser transportado por longas distâncias.
Brevemente sobre a variedade descrita
As características e descrição do tomate Maryushka são as seguintes:
- A primeira colheita é garantida entre 105 e 112 dias após a semeadura no solo.
- A planta possui um número médio de ramos e folhas. O arbusto atinge uma altura de 0,25 a 0,3 m. As folhas são de tamanho médio e verde-escuras.
- O tomate Maryushka tem uma inflorescência complexa, com os primeiros ovários se desenvolvendo acima da 6ª ou 7ª folha, e todos os ovários subsequentes aparecendo a cada 1 ou 2 folhas.
- O pedúnculo não possui articulações. O fruto em si é oval e alongado. Sua superfície é lisa e sem nervuras.
- Os frutos verdes apresentam tons claros de verde, enquanto os maduros são vermelhos. Um fruto pode pesar até 50–60 g. Dentro do tomate, há de 2 a 3 vagens de sementes.

Avaliações de produtores indicam que, quando plantada comercialmente, a produtividade média desta variedade de tomate na região do Volga atinge aproximadamente 270–280 centavos por hectare em campo aberto. Se as plantas forem cultivadas em estufa, os jardineiros relatam um aumento de 2 a 2,5 vezes na produtividade.
Os agricultores observam que a variedade Maryushka amadurece praticamente na mesma época do ano, facilitando a colheita. Este tomate difere de outras variedades por poder frutificar durante a época mais quente do ano. Como os frutos não racham após a colheita, os varejistas compram prontamente os tomates Maryushka dos agricultores.

Cultivando com suas próprias mãos
Para cultivar este tomate, você precisa comprar sementes em lojas especializadas ou em fazendas de sementes. Primeiro, as sementes são tratadas com permanganato de potássio ou substâncias similares. Isso é necessário para aumentar a germinação das sementes e protegê-las de diversas doenças. Em seguida, elas são germinadas em bandejas cheias de terra.
Cada semente é plantada a 12-15 mm de profundidade, após ser regada com água morna e adubada com turfa ou esterco. A germinação leva cerca de uma semana. Assim que as mudas atingem 5 cm de altura, as bandejas são movidas para fontes de luz especiais. Após o surgimento de 1-2 folhas, as mudas são repicadas. O endurecimento das mudas é feito usando o método padrão.

Recomenda-se plantar as mudas em campo aberto nos últimos dez dias de abril. Prepare o solo com antecedência, adicionando fertilizante nitrogenado e soltando a camada superficial do solo. Plante as mudas em covas de até 10 cm de profundidade. Recomenda-se não mais do que quatro hastes por metro quadrado. Treine o arbusto em 2 a 3 hastes.
Regue as plantas semanalmente com água morna. Pratique diversas práticas agrícolas regularmente, como capinar e afofar o solo. Isso evitará que doenças fúngicas ou virais infectem os tomates.

A fertilização dos arbustos é feita com fertilizantes complexos, sendo recomendado adicionar fertilizantes de fósforo e potássio ao solo imediatamente após o aparecimento dos ovários.
Se isso não for feito, o rendimento dos arbustos cairá de 10 a 20%.
Não há necessidade de amarrar os arbustos, pois eles não são muito altos e seus galhos são fortes o suficiente para suportar o peso dos frutos. Se, apesar dessas medidas, os arbustos ficarem doentes, a doença pode ser controlada com tratamentos adequados.

Ao plantar tomates, existe o risco de encontrar diversas pragas de jardim. Para neutralizá-las, você precisará comprar pesticidas químicos ou experimentar remédios populares para ajudar a eliminá-las.










