- Descrição e características do tomate Coração de Boi
- Vantagens e desvantagens
- Variedades da variedade
- Como plantar um tomate em campo aberto?
- Quando plantar tomates?
- Preparando sementes para plantio
- Plantando sementes para mudas
- As complexidades da colheita de mudas de tomate
- Cultivando em estufa
- Crescendo em campo aberto
- Características do cuidado com as plantas
- Rega, fertilização, polinização
- Cobertura morta, amarração
- Beliscando os brotos laterais, modelando o arbusto e racionando o rendimento
- Doenças e pragas
- Ventilação da estufa
- Colheita, amadurecimento e uso da cultura
- Preparando sementes para o plantio na próxima temporada
- Comentários de jardineiros que plantaram
O tomate Coração de Boi é um vegetal doce e carnudo, com formato que lembra um pouco um coração. É menos aguado do que outras variedades de tomate. Quando cultivado corretamente, alguns frutos podem pesar até 0,5 kg. Esta variedade não é cultivada por grandes empresas agrícolas e raramente está disponível no mercado. No entanto, é uma das favoritas entre os jardineiros. Todos os jardineiros deveriam aprender a cultivar esta magnífica variedade.
Descrição e características do tomate Coração de Boi
O tomate Coração de Boi, embora carnudo, é suculento e doce, produzindo frutos maiores do que outras variedades de tomate. É cultivado para saladas e conservas. Esses tomates são resistentes a doenças, conservam-se bem e mantêm o sabor mesmo após o processamento.
Os tomates crescem em arbustos altos e frondosos, atingindo 1,5 metro de altura. Os tomates desta variedade amadurecem apenas 132 dias após o surgimento dos primeiros brotos. Frutos de formatos e tamanhos variados podem crescer em um único caule. As inflorescências mais baixas geralmente produzem até três frutos grandes. Tomates menores, de formato oval, crescem no topo do arbusto. O caule deve ser amarrado à medida que se desenvolve. Esta variedade produz até 6 a 8 cachos e depois para de crescer. É uma variedade determinada.
Os tomates em si são vermelho-framboesa. No entanto, os produtores desenvolveram diversas variedades dessa cultivar. Algumas produzem tomates rosa, amarelo, vermelho-escuro e marrom. As folhas são verdes e de tamanho médio. A casca é grossa e resistente a rachaduras. Um único cacho pode conter até cinco tomates.
Esta variedade ganhou popularidade entre os jardineiros devido ao seu alto rendimento. É muito maior quando cultivada em estufa. Uma única planta grande pode render até 12 quilos de tomates maduros. Se cultivada ao ar livre, pode não ter tempo de amadurecer. Esta é uma variedade de maturação tardia. Em um canteiro, seu rendimento é de até 5 a 8 quilos.

Vantagens e desvantagens
Vantagens:
- excelente rendimento;
- amarração simultânea de escovas;
- o pincel de flores é frequentemente colocado para baixo;
- As mudas plantadas têm tempo de amadurecer em campo aberto.
Imperfeições:
- precisa de boa fertilização;
- interrompe a formação de novos ovários precocemente;
- o crescimento é limitado a um aglomerado de flores no topo do arbusto;
- forma muitos brotos laterais que precisam ser removidos;
- o arbusto precisa ser amarrado;
- um caule carregado de ovários pode frequentemente ficar doente.

Variedades da variedade
Existem diversas variedades de tomates coração de boi. Todas têm formato semelhante. No entanto, diferem na cor da fruta madura e no sabor.
Descrição das variedades:
- Rosa.
Os frutos são grandes, de cor rosa-avermelhada. Amadurecem tarde e têm longa vida útil. São resistentes a doenças. Um arbusto rende de 5 a 12 quilos. São cultivados para saladas e suco de tomate.
- Vermelho.
Os frutos são grandes, carnudos e de cor vermelha. A polpa interna é bem firme. Frutos de pesos variados amadurecem em um único arbusto. O rendimento é médio.

- Laranja.
Caracterizam-se por um baixo rendimento. É melhor plantá-las em estufa. Os frutos são grandes, alaranjados e em formato de cone. O sabor é agridoce.
- Dourado.
Tomates amarelos com sabor adocicado. Os frutos são grandes. A produção é baixa (até 8 quilos).
- Preto.
Os frutos maduros têm uma cor marrom-bordô. São grandes, têm polpa macia e poucas sementes. Adoram a luz solar. Um único arbusto pode produzir até 12 quilos.
- F gigante
Tomates de frutos grandes. Cada um pesa de 0,2 a 0,5 kg ou mais. São de cor vermelha. A polpa é macia e doce.

Como plantar um tomate em campo aberto?
Os tomates são normalmente propagados por meio de mudas. Este método permite uma colheita antecipada, mesmo em campo aberto. Os tomates são cultivados em canteiros ou estufas. A escolha do local de plantio depende do clima da região específica.
Dado o longo período de amadurecimento dos tomates, é melhor plantá-los em canteiros em climas quentes. Em regiões com climas rigorosos e verões curtos, os tomates são plantados apenas em estufas.
Quando plantar tomates?
Os tomates são plantados na horta como mudas. Nesse ponto, as mudas já têm de 1,5 a 2 meses de idade. As sementes são semeadas pela primeira vez em pequenas bandejas em fevereiro ou início de março. Para 60 mudas, você precisará de duas caixas de 30 x 40 cm. A profundidade do recipiente é de cerca de 15 cm. As mudas são transplantadas para o canteiro no final de maio.

Preparando sementes para plantio
Antes do plantio, desinfete as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio. As sementes também podem ser tratadas com Fitosporina. Deixe as sementes de molho em água por pelo menos 12 horas antes da semeadura.
Plantando sementes para mudas
As sementes das mudas devem ser semeadas em pequenas caixas de madeira ou plástico. O solo deve ser bem drenado e composto de terra, húmus, areia e fertilizante. Você pode comprar substrato de turfa pronto no mercado.
Semeie as sementes a 2 centímetros de profundidade. Primeiro, umedeça o solo com água morna. Cubra o solo com filme plástico. Remova o filme quando as mudas emergirem. Regue o solo regularmente e evite que seque. Alimente as mudas com uma solução de matéria orgânica e cinzas. Se as mudas estiverem crescendo em uma estufa, evite regar o solo em excesso. Caso contrário, a planta pode adoecer.

Pequenas bandejas com sementes são mantidas no parapeito de uma janela ou em uma estufa. O ambiente deve ser bem aquecido. Ao plantar as mudas cedo, forneça iluminação suplementar durante as horas escuras.
As complexidades da colheita de mudas de tomate
Quando as mudas têm duas folhas verdadeiras, elas são repicadas. A planta é removida do solo e replantada em um recipiente maior. Isso retarda um pouco o crescimento da folhagem, mas permite que o sistema radicular se desenvolva adequadamente.
Cultivando em estufa
As mudas são plantadas em estufa aquecida em abril. Não deve haver mais de quatro plantas por metro quadrado. Após o plantio, os tomates são regados e amarrados. Cada arbusto deve ter um ou dois caules. O segundo caule é formado a partir do primeiro broto. As folhas e brotos restantes são removidos.

Cada planta deve produzir oito cachos de frutos. Uma boa colheita é alcançada com rega e fertilização regulares. Tomates cultivados em estufa requerem polinização adicional.
Crescendo em campo aberto
Antes do plantio no jardim, as mudas são endurecidas. Primeiro, são pulverizadas com uma solução de zircão, que aumenta sua imunidade. Em seguida, as mudas são aclimatadas às novas condições por duas semanas. As plantas são plantadas no jardim no final de maio, com 3 a 4 hastes por metro quadrado.
O solo em si é preparado para o plantio no outono. Ele é revolvido e fertilizado com húmus. Os canteiros de tomate são usados depois das cenouras, repolhos, cebolas e pepinos. Na primavera, pouco antes do plantio, o solo é revolvido e nivelado. Fertilizantes orgânicos e minerais são adicionados ao solo.

Tomates adoram sol pleno. Escolha um local ensolarado para eles. As mudas são plantadas profundamente no solo, mas as folhas não são cobertas com terra. Regue os tomates imediatamente depois.
Características do cuidado com as plantas
Cuidados com o tomate (passo a passo):
- rega;
- cobertura;
- formação de arbustos e pinçamento de brotos laterais;
- amarrando caules longos;
- afrouxar o solo e colocar cobertura morta;
- polinização;
- controle de pragas.

Rega, fertilização, polinização
Recomenda-se regar regularmente os tomates. Regue duas ou três vezes por semana. Pode-se usar irrigação por gotejamento. A água deve ser macia e morna. Água da torneira não é recomendada. É melhor regar os tomates após o sol pleno ou à noite. O solo deve estar úmido a uma profundidade de 30 centímetros.
Os tomates precisam ser fertilizados na época certa. A cada duas semanas. Evite fertilizar em excesso. Os tomates geralmente são fertilizados várias vezes. A primeira vez é quando as mudas estão crescendo. Depois, antes da floração e novamente quando os frutos se formam.
Os fertilizantes são aplicados cuidadosamente nas raízes. Não se aplica fertilizantes enquanto os tomates estão amadurecendo, pois isso pode levar ao crescimento excessivo da folhagem. Inicialmente, as mudas são fertilizadas com suplementos de fósforo e nitrogênio e, em seguida, com potássio durante a formação dos frutos.

A produtividade do tomate depende de uma boa polinização. A qualidade do pólen se deteriora em temperaturas abaixo de 10 °C (50 °F) ou acima de 35 °C (95 °F). O superaquecimento ocorre frequentemente em estufas, portanto, a ventilação regular é essencial. Se os frutos forem cultivados em estufa, eles precisam de polinização adicional. Isso é feito agitando suavemente as plantas.
Também é recomendável colocar plantas melíferas (colza, mostarda, manjericão) que são apreciadas pelas abelhas perto das estufas – dessa forma os insetos conseguirão entrar na estufa.
Cobertura morta, amarração
O solo ao redor dos arbustos é regularmente solto, capinado e os próprios arbustos são cobertos com terra. Você pode proteger os tomates com uma fina camada de cobertura morta, feita de palha ou casca de árvore seca.
Os arbustos devem ser amarrados, pois a planta tem caules altos. Os tomates precisam de suporte. Este é feito com estacas de madeira de até 1,8 metro de altura. Várias estacas podem ser colocadas perto de uma única planta. O arbusto é amarrado à estaca com uma corda.

Beliscando os brotos laterais, modelando o arbusto e racionando o rendimento
O arbusto deve ter um ou dois caules. O segundo caule é formado por um broto lateral. As folhas e brotos inferiores devem ser removidos regularmente, exceto o último folíolo. O excesso de brotos retira nutrientes e retarda o crescimento da planta. Por causa deles, os frutos amadurecem mais tarde.
Para uma boa colheita, basta que permaneçam 8 cachos de frutos no arbusto.
Recomenda-se deixar apenas dois tomates no primeiro cacho. É melhor remover os demais, pois podem enfraquecer a planta jovem. Os cachos restantes devem ter cinco frutos cada.

Doenças e pragas
Esta variedade de tomate é resistente a doenças. Às vezes, pode ser afetada por pragas. Os tomates podem ser infectados com requeima tardia se regados em excesso. Manchas amarronzadas aparecem nas folhas, caules e frutos. Os tomates não gostam de solo muito úmido e frio. As plantas afetadas por fungos são removidas do canteiro. As plantas restantes são tratadas com fungicidas como Ridomil Gold ou Bravo. Alternativamente, você pode usar remédios populares como infusão de alho, soluções à base de cinzas de madeira, sulfato de cobre, sabão em pó e sal de cozinha.
Ventilação da estufa
Ar estagnado e excesso de umidade podem causar doenças. Para evitar isso, a estufa deve ser ventilada regularmente. Ar excessivamente quente pode reduzir a qualidade do pólen. A estufa deve ser aquecida, porém fria.

Colheita, amadurecimento e uso da cultura
A colheita do tomate começa com o amadurecimento dos frutos. Eles geralmente são colhidos do início de agosto a meados de setembro. Os frutos que não amadurecem antes da geada também são retirados da horta. Amadurecem gradualmente em uma caixa. Os tomates grandes e doces são usados em saladas. Também são usados para fazer suco de tomate, pasta, molho, ketchup e adjika.
Preparando sementes para o plantio na próxima temporada
As sementes para plantio podem ser compradas prontas ou secas por conta própria. Apenas frutos maduros são usados para a colheita. Eles são cortados ao meio. A polpa que contém as sementes é retirada, as sementes são separadas e lavadas com água limpa. As sementes são secas em papel. As sementes secas são armazenadas em um recipiente de vidro com tampa.
Comentários de jardineiros que plantaram
Jardineiros associam esta variedade ao verão e ao sol. São deliciosas para comer, colhidas diretamente do arbusto. Produzem uma boa colheita. O excesso de folhas e caules deve ser removido regularmente do arbusto, caso contrário, a colheita será baixa. Jardineiros recomendam evitar plantar mudas muito próximas umas das outras. Cada planta deve ter suporte.











