O tomate F1 Zhavoronok é uma variedade de maturação precoce, fácil de cultivar ao ar livre ou em estufas sem aquecimento. Leva cerca de 80 a 85 dias para produzir um arbusto compacto e viçoso, capaz de colher uma boa safra. A principal vantagem desta variedade é a sua excelente frutificação, que não é afetada por condições climáticas adversas. Este tomate também apresenta alta resistência a doenças.
Características das lareiras
Os frutos maduros têm formato oval e superfície densa e brilhante. São carnudos, de excelente sabor e com poucas câmaras de sementes. Esses tomates vermelhos brilhantes atingem um peso médio de 100 a 120 g.

Os frutos amadurecem quase simultaneamente, o que os torna muito práticos para a colheita. As características da variedade indicam que os tomates são resistentes a rachaduras e mantêm sua qualidade durante o transporte.
O tomate Zhavoronok é ideal para saladas, sucos e conservas. Também pode ser usado para fazer pasta de tomate, lecho e outras conservas.

Descrição do tomate
A descrição da variedade é a seguinte:
- Os arbustos da variedade híbrida Zhavoronok F1 atingem 80-90 cm de altura e requerem treinamento e suporte seguro. A rega regular é essencial para uma boa colheita.
- O rendimento em campo aberto é de 6 a 8 kg por 1 m² e em condições de estufa - 12 a 14 kg.
- O rendimento máximo só pode ser obtido a partir de mudas produtivas e pré-cultivadas, obtidas a partir de sementes licenciadas desta variedade.
- O tomate cresce bem em solo leve e altamente fértil.
- Para o plantio de mudas, recomenda-se usar canteiros onde anteriormente cresciam cebolas, repolhos, cenouras, pepinos e outras plantas com sistema radicular raso.

Características do cultivo
Semeie as sementes 50 a 60 dias antes de transplantar as mudas para o exterior. A época ideal para o plantio é no final de março ou início de abril. Para garantir mudas fortes, espalhe as sementes sobre um pano úmido. Quando os primeiros brotos aparecerem, transplante-os para o solo preparado a uma profundidade de 1 a 2 cm.

Assim que as duas primeiras folhas aparecerem, as mudas precisam ser repicadas. Transplantar as mudas para um recipiente maior permitirá que os arbustos se fortaleçam e desenvolvam um sistema radicular forte, essencial para futuros plantios ao ar livre.
No início da primavera, certifique-se de fertilizar a área destinada ao plantio de tomateiros. Fertilizantes minerais complexos podem ser usados para esse fim. Ao transplantar as mudas para o local permanente, certifique-se de que não haja mais de cinco plantas por metro quadrado; caso contrário, à medida que crescem, elas interferirão umas nas outras, protegendo-se do sol e causando a quebra da planta.

Os cuidados adicionais com os tomates consistirão em rega regular, alimentação oportuna da planta com fertilizantes complexos, pinçamento dos brotos laterais, amarração dos arbustos, bem como controle de pragas e doenças.
Jardineiros e jardineiros amadores deixam avaliações positivas sobre o tomate Zhavoronok, pois é fácil de cultivar e requer poucos cuidados. Os frutos maduros são fáceis de transportar e podem ser armazenados por um longo tempo.
A única desvantagem dos tomates é a necessidade de amarrar os arbustos, o que é completamente compensado pelo sabor raro dos frutos suculentos e doces.









