O tomate híbrido holandês Ivanhoe é merecidamente popular entre os jardineiros russos. Esta variedade possui inúmeras características positivas, apreciadas tanto por agricultores quanto por consumidores. Este tomate é recomendado para cultivo em estufas de plástico e de vidro ou policarbonato. Vale a pena conhecer as características da variedade Ivanhoe, suas vantagens e desvantagens.
Principais características do tomate
Os tomates Ivanhoe F1 são híbridos de primeira geração, de maturação precoce e alto rendimento. Esta variedade cresce alta e extensa, atingindo até 180 cm em condições de estufa. Os caules da planta são fortes e flexíveis, com raízes largas e profundas. A folhagem medianamente densa oferece boa proteção para os frutos da precipitação e da luz solar direta. As folhas são pequenas, densas e verde-escuras.

Os tomates amadurecem em grandes cachos de 5 a 7 tomates. Um único arbusto da variedade Ivanhoe pode produzir até 6 cachos por vez.
A cor do fruto muda de verde-claro para vermelho-escuro à medida que amadurece. O tomate médio pesa 150-160 g. Os tomates são redondos e ligeiramente alongados. A cor é uniforme, sem manchas verdes na base do caule. A casca é firme e brilhante, suportando impactos leves e quedas de curta distância. A polpa é suculenta, doce e moderadamente firme. O sabor é distintamente semelhante ao do tomate, doce e ligeiramente ácido.
A variedade Ivanhoe produz uma produção bastante alta. Sob condições climáticas favoráveis e com os devidos cuidados, rende de 10 a 12 kg por metro quadrado. Os tomates colhidos são adequados para transporte e armazenamento a longo prazo. Essa característica é frequentemente levada em consideração por proprietários de fazendas e jardineiros que cultivam Ivanhoe para venda.

As frutas são versáteis em termos culinários. Avaliações de consumidores indicam que os tomates são consumidos frescos, resultando em deliciosos sucos, ketchups, lecho e saladas. Os tomates também são enlatados em potes de vidro e marinados em barris de plástico e madeira.
Vantagens e desvantagens da variedade
A descrição dada pelo fabricante corresponde totalmente às características reais do tomate.
Suas vantagens incluem as seguintes qualidades:
- amadurecimento precoce e quase simultâneo dos frutos;
- altos rendimentos durante toda a temporada de jardinagem;
- excelente sabor, versatilidade culinária;
- despretensão às condições climáticas, tolerância à luz solar direta;
- resistência a pragas, doenças fúngicas e infecciosas;
- facilidade de cultivo e cuidado.
Quanto às desvantagens, elas podem ser consideradas um desafio maior: durante o período de crescimento das mudas, é necessário manter um regime específico de temperatura e água. As plantas precisam de suporte, pois o peso dos frutos pode fazer com que elas se curvem e caiam no chão.

Características do cultivo
As sementes não requerem nenhum pré-tratamento, pois este já vem feito na fábrica. No entanto, o endurecimento é essencial, pois a viabilidade e a produtividade das plantas dependem disso. Antes da semeadura, o solo fértil deve ser preparado. Você pode comprar pastilhas prontas ou fazer sua própria mistura. Ela é feita de húmus, esterco velho e turfa. As sementes são plantadas a 5-8 mm de profundidade e levemente cobertas com terra. A rega é feita com um pulverizador para evitar que as sementes sejam levadas pela água.

As mudas levam de 55 a 60 dias para se desenvolverem completamente. Elas podem ser plantadas em estufa após a formação de várias folhas primárias e uma inflorescência. Antes do transplante, as mudas devem ser levadas para o exterior. Isso é feito primeiro durante o dia e, em seguida, endurecidas à noite.
O solo para as mudas é preparado de maneira especial: os buracos são preenchidos com areia desinfetada, cinzas, carvão e uma mistura de húmus. O solo ao redor dos buracos é tratado contra pragas.
As mudas são plantadas a uma distância de 40-50 cm entre arbustos e 80-100 cm entre canteiros. Ferramentas de estaqueamento devem ser fornecidas imediatamente para evitar danos às plantas maduras. A frutificação começa de 98 a 105 dias após as sementes serem colocadas no solo.

Cuidar de tomates é simples e exige pouco esforço. Veja como:
- capina;
- coleta manual de pragas de frutos e folhas;
- desbaste periódico da folhagem para melhorar a ventilação e a iluminação;
- rega regular com água morna e estável, de preferência à noite;
- aplicar fertilizantes pelo menos duas vezes por mês, alternando seus tipos;
- Pulverizar plantas com inseticidas contra pássaros e insetos.
Seguir essas regras e manter a umidade ideal na estufa permitirá que você obtenha tomates frescos já no início do verão.










