Descrição das 23 melhores variedades de peras para a zona média, regras de plantio e cuidados

Peras para climas temperados têm características específicas. As variedades cultivadas devem ser resistentes não apenas a doenças, mas também aos caprichos do clima, geadas e degelos. Antes de escolher uma planta específica para o seu jardim, é recomendável familiarizar-se cuidadosamente com suas características. Jardineiros experientes já sabem quais peras são adequadas para o cultivo em climas temperados e colhem colheitas abundantes de frutas deliciosas e saudáveis ​​todos os anos.

Critérios para seleção de peras para a Rússia central

Nem todos são adequados para o cultivo no clima difícil da zona média tipos de perasExistem certos critérios que as variedades selecionadas devem atender:

  1. Resistência à geada. Para esta região, dá-se preferência a plantas com alta resistência à geada que sobrevivem bem ao inverno em terreno aberto, sem cobertura adicional.
  2. Sabor e aroma. Para o plantio em jardins, selecione variedades com polpa suculenta e doce, além de aroma agradável.
  3. Autopolinização. Dentre as muitas variedades e cultivares disponíveis, é melhor escolher aquelas que não exigem plantas polinizadoras próximas e produzem excelentes rendimentos sem polinização manual.
  4. A frutificação começa. Jardineiros experientes recomendam selecionar pereiras que produzam sua primeira colheita 3 a 4 anos após o plantio.
  5. Tempos de amadurecimento dos frutos. A maioria dos jardineiros em climas temperados prefere peras de baixo crescimento com períodos de amadurecimento precoce. No entanto, especialistas experientes dizem que é melhor ter várias plantas com diferentes tempos de amadurecimento no jardim.

As variedades mais populares de árvores frutíferas

Os produtores trabalham constantemente para aprimorar as variedades existentes e desenvolver novas variedades adequadas para o cultivo em climas temperados. Os jardineiros, por sua vez, as testam ano após ano. Algumas peras já se tornaram populares e são muito apreciadas.

Variedades de verão

Para obter uma colheita antecipada de frutas suculentas, macias e doces, recomenda-se cultivar variedades de verão.

Catedral

A pera Catedral se destaca não apenas por sua alta produtividade, mas também por sua excelente resistência à geada. A árvore começa a dar frutos três anos após o plantio e é praticamente imune a patógenos. Requer controle preventivo de pragas. As desvantagens incluem o tamanho pequeno dos frutos e sua inadequação para transporte e armazenamento a longo prazo. A cultura é adequada para todos os tipos de processamento. A Cathedral é cultivada por agricultores em escala industrial.

Pera Catedral

nortista

Esta variedade é adequada para cultivo não apenas em climas temperados, mas também em climas mais rigorosos. A árvore atinge uma altura de 4 a 6 metros, com uma copa densa. Os frutos são grandes, pesando até 250 g. Possuem excelente sabor e são altamente resistentes a doenças.

Duquesa

Talvez a variedade de pera mais popular do mundo, esta variedade se caracteriza por sua natureza pouco exigente, resistência à geada e produtividade consistentemente alta. Seus frutos recebem as mais altas pontuações de degustação.

Eles são adequados para transporte e armazenamento de longo prazo e são usados ​​para todos os tipos de processamento.

As peras também são famosas pelo seu aroma, o que as diferencia de outras variedades.

Vitória

A Victoria ganhou grande popularidade devido à sua resistência à geada e alta imunidade a pragas e doenças. Uma árvore adulta atinge 10 metros de altura e produz até 150 kg de frutos de alta qualidade a cada estação.

Pêra Vitória

orvalho de agosto

A pereira atinge uma altura máxima de 5 m. Começa a dar frutos três anos após o plantio. Os frutos pesam aproximadamente 90 g. São suculentos, têm excelente sabor e são adequados para armazenamento.

Variedades de inverno e tardias

Os frutos dessas variedades amadurecem no final do outono na zona central e são usados ​​principalmente para armazenamento no inverno.

Saratovka

A árvore desta variedade não ultrapassa os 3 metros de altura. As peras maduras são alaranjadas. A polpa é suculenta e moderadamente doce. O fruto é altamente resistente ao apodrecimento e adequado para armazenamento a longo prazo.

Passe-Krasan

Uma pera de inverno de origem francesa. A árvore é baixa e tem uma copa densa. O fruto é colhido em outubro e está pronto para consumo em janeiro. Em local fresco, a colheita dura até fevereiro. As peras são adequadas não apenas para consumo fresco, mas também para processamento. A casca é fina, mas firme, ligeiramente áspera e apresenta manchas ferrugíneas ou pontos cinzentos característicos.

Passe-Krasan

Patriótico

A copa extensa da árvore atinge 10 metros de altura. Os frutos são atraentes, tornando-a adequada para cultivo mesmo em países vizinhos. A colheita ocorre no início de outubro.

Bielorrusso

A pera é compacta, atingindo uma altura máxima de no máximo 4 metros. Criadores bielorrussos desenvolveram esta variedade especificamente para cultivo em climas rigorosos. Os frutos crescem carnudos e muito suculentos. O sabor tem uma acidez característica.

Bere Ardanpon

Pera de maturação tardia com alto rendimento. Distingue-se pela sua elevada resistência à geada. A planta é muito resistente à geada e, graças ao seu período de floração tardio, é menos suscetível às geadas recorrentes da primavera.

Wonderworker

A Chudesnitsa é uma das variedades mais populares devido à sua resistência à geada e excelente resistência a doenças. A árvore floresce já em março e a colheita amadurece em outubro. As peras pesam entre 180 e 220 g.

Milagre da Pêra

Peras de outono

As variedades de outono permitem que você aproveite a colheita no final do verão ou no outono. Os frutos são adequados para armazenamento e processamento de curto prazo.

Mármore

Esta variedade se distingue pela altura da árvore, que pode ultrapassar 10 metros. A copa é larga, espalhada e densa. Os frutos têm casca densa, com manchas laranja-vivo bem visíveis na superfície. A polpa é granulosa, porém macia e muito suculenta.

Moscovita

A pereira Moskvichka atinge 9 metros de altura. Sua copa é ampla e bastante ampla. A frutificação começa dois anos após o plantio. Mesmo quando madura, a fruta mantém uma cor esverdeada. O sabor é agradável, ligeiramente ácido.

Em memória de Yakovlev

Esta pera é a favorita entre os verdadeiros apreciadores de variedades de frutos grandes. Os frutos pesam cerca de 250 g. Quando maduros, são verdes com um leve tom amarelado. Como a polpa dessa variedade é dura, a colheita é frequentemente usada para produção de geleia.

Em memória de Yakovlev

Moscou Bere

A pera Bere Moskovskaya foi cultivada artificialmente e zoneada especificamente para climas temperados. Seus frutos são versáteis e deliciosos, não apenas frescos, mas também para conservas. Alguns jardineiros produzem um vinho delicioso e aromático com o excedente da colheita. A árvore é altamente resistente a doenças e pragas.

Variedades de jardim

Uma característica especial dessas variedades é que elas quase nunca são cultivadas por agricultores, mas moradores de verão e proprietários de terrenos privados se apegaram a algumas delas.

Ternura

Esta variedade é popular não apenas por sua alta produtividade, mas também por seu excelente sabor e aroma intenso. As árvores podem suportar temperaturas de inverno de até -40°C. Cuidados e rega adequados são necessários para garantir uma produção abundante de frutos. A colheita não é adequada para armazenamento a longo prazo.

Efimova elegantemente vestida

Os frutos desta variedade assemelham-se a ornamentos artificiais, sem um único defeito. Ao mesmo tempo, a pera é fácil de cuidar, produzindo colheitas abundantes de frutas orgânicas todos os anos.

Efimova elegantemente vestida

Os frutos mantêm sua qualidade por muito tempo e são praticamente imunes aos efeitos negativos de insetos e doenças. O sabor é agradável e doce. A árvore começa a dar frutos sete anos após o plantio.

Vênus

Uma vantagem significativa desta variedade é a sua resistência ao inverno. A pereira começa a dar frutos cinco anos após o plantio. A produtividade é alta. Os frutos são colhidos em setembro. Pesam cerca de 120 g e são de cor amarelo-esverdeada. A polpa é firme, mas não dura, e moderadamente suculenta.

Proeminente ou irregular

Esta variedade é amplamente utilizada não apenas para cultivo em hortas, mas também em escala industrial. A árvore é alta e produz frutos por volta de agosto. Eles amadurecem de forma irregular. As peras são alongadas e têm um sabor que lembra sobremesa. Um sabor característico de moscatel é característico.

Anão e de baixo crescimento

Pereiras anãs e de baixo crescimento podem ser plantadas entre variedades mais altas. Essas árvores são muito fáceis de colher. Apesar do seu pequeno tamanho, essas peras são capazes de fornecer frutos suficientes para uma família média.

Peras anãs

As melhores variedades anãs para a zona média são reconhecidas como:

  • Carmem;
  • Decoração;
  • G-5;
  • Tome Hardy;
  • Grande Campeão.

Os frutos da variedade Carmen se distinguem não apenas pela cor vermelha e tamanho impressionante (seu peso chega a 300 g), mas também pelo excelente sabor doce e aroma incrível.

A decora é apreciada pelos jardineiros por seu aroma, que muitos comparam ao de uma rosa. Os frutos têm um sabor doce e azedo equilibrado e pesam até 250 g. A colheita ocorre no final de agosto.

A pera com o nome incomum G-5 permite cultivar frutos amarelos com cerca de 250 g em seu próprio terreno. Uma característica distintiva desta variedade é sua alta resistência à geada e imunidade a doenças.

Bere Gardi é uma excelente variedade de frutos verdes. As peras também pesam até 250 g. A colheita ocorre em setembro. A árvore é altamente resistente à sarna.

Bere Hardy

A Grand Champion é uma digna representante das variedades de fim de inverno. No final de setembro, ela recompensa os jardineiros com uma colheita de frutos amarelos, doces e azedos, que se conservam bem até janeiro.

Peras altas

Variedades altas de pera podem atingir alturas superiores a 6 metros. Isso exige que os jardineiros considerem cuidadosamente seus cuidados e métodos de colheita com antecedência, pois apresentam desafios adicionais e exigem o uso de ferramentas especializadas. Para essas plantas, é necessário formar a coroa de maneira oportuna e correta para facilitar seu trabalho posteriormente.

Entre as peras altas para a zona intermediária, os jardineiros descobriram que as seguintes são as mais populares:

  • Gimry;
  • Annushka;
  • Em forma de maçã;
  • Shuranovka;
  • Larinskaya;
  • Beleza de Oriol.

Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas todas compartilham a mesma característica: são bastante difíceis de cuidar, especialmente para iniciantes. Antes de plantar uma pereira alta em seu jardim, você não deve apenas garantir que possui as ferramentas e suprimentos necessários para sua manutenção, mas também planejar o local e selecionar um local de plantio adequado. Suas outras plantas não devem sofrer com a falta de luz ou nutrientes no futuro.

Pera autofértil

Autofértil

As peras autoférteis são adequadas não apenas para a região central do país, mas também para outras regiões. Sua característica única é que essas árvores não só não precisam de polinizadores próximos, como também podem atuar como polinizadores. As variedades mais populares são:

  • Maturação precoce de Michurinsk;
  • Rogneda;
  • O favorito de Clapp.

Esta variedade de maturação precoce de Michurinsk é perfeita para os jardineiros que planejam colher frutas amarelas suculentas já em meados do verão. As peras pesam até 120 g.

A variedade Rogneda começa a dar frutos em agosto. Os frutos são colhidos verdes e armazenados. Os jardineiros consideram a forte resistência desta pera a doenças bacterianas uma vantagem.

A pera favorita de Clapp produz frutos de tamanho médio, com casca firme e um tom rosa intenso. Sua característica marcante é a polpa suculenta e macia, que parece derreter na boca. As peras têm um sabor equilibrado, entre doce e azedo.

O favorito de Clapp

Variedades de sobremesas

As variedades de pera de sobremesa não só apresentam uma aparência atraente, mas também um sabor excelente, que certamente agradará crianças e adultos. As mais adequadas para o cultivo em climas temperados incluem:

  • Sobremesa Rossoshanskaya;
  • orvalho de agosto;
  • Veles;
  • Duquesa de Verão;
  • Moscovita;
  • Só Maria.

Dessertnaya Rossoshanskaya é uma variedade de outono. É uma planta fácil de cuidar e que amadurece cedo. Produz colheitas abundantes de frutos suculentos, aromáticos e deliciosos.

Anão Pêra August Dew Esta é uma variedade de verão. A árvore é altamente resistente à geada. Os frutos não são propensos a cair durante o amadurecimento. O sabor é excelente.

A colheita de Velesa é utilizada principalmente para consumo in natura. A árvore é de médio porte, com copa extensa. É altamente resistente à geada. Os frutos são simétricos e lisos. Quando maduros, adquirem uma tonalidade amarelo-esverdeada ou até mesmo levemente alaranjada. O sabor é harmonioso, doce e azedo.

A Duchess Summer é uma variedade de verão com alta produtividade. Os frutos são muito aromáticos e deliciosos. São usados ​​tanto para conservas quanto para secagem. Entre as desvantagens, as árvores exigem rega regular. Elas também são autoestéreis e requerem variedades polinizadoras próximas.

Duquesa de Verão

Pêra Moskvichka Tolera facilmente não só a seca, mas também o frio do inverno. A polpa cremosa derrete na boca. Quando maduros, os frutos são amarelo-esverdeados, frequentemente bastante enferrujados.

A Simply Maria apresenta alta resistência a doenças e produz abundantes frutos verde-amarelados com um belo tom rosado. A árvore é de porte médio e possui copa larga.

Especificidades do trabalho de plantio

Em climas temperados, é melhor plantar mudas de pera na primavera para que as plantas tenham tempo de crescer fortes e estabelecer boas raízes antes da chegada do frio. Para esta região, é melhor escolher variedades de verão-outono, que podem ser colhidas antes da geada. Cultivar variedades de final de estação nessas condições é possível, mas bastante arriscado.

As peras são consideradas culturas que gostam de luz, por isso devem ser plantadas em uma área bem iluminada. A árvore pode tolerar excesso de umidade perto das raízes, mas não suporta neblinas úmidas prolongadas. É melhor reservar um local para mudas nas fileiras externas de jardins mistos em um terreno de casa de veraneio, protegido de correntes de ar.

Ao escolher o solo, dê preferência a solos férteis e bem drenados. Uma pequena camada de argila é aceitável. Se o solo for pobre, aplique um fertilizante mineral e orgânico complexo antes de plantar a muda de pera.

Composto e húmus são componentes essenciais. Se o solo for muito ácido, adicione cinzas de madeira ou farinha de dolomita antes do plantio.

plantando uma pereira

É melhor preparar a cova para o plantio de peras de primavera no outono. Para isso, cave um buraco de 70 x 70 cm e coloque uma camada de 10 cm de argila no fundo, seguida de composto ou húmus. Cubra o buraco preparado até a primavera.

Para o plantio, compre mudas de pera com 1 a 2 anos de idade. Preste muita atenção à qualidade da enxertia, bem como ao estado geral da planta.

Não deve ser seco em excesso. Danos mecânicos aos galhos e à casca são inaceitáveis. Na véspera do plantio no jardim, o sistema radicular da pereira jovem é embebido em um estimulador de enraizamento.

Como cuidar de mudas e árvores maduras

A área ao redor do tronco de uma pereira jovem ou adulta deve ser mantida limpa o tempo todo, e as ervas daninhas devem ser removidas regularmente. Em climas temperados, mesmo as variedades resistentes ao inverno precisam de proteção. As árvores jovens também devem ser protegidas de lebres e roedores.

Para isso, o tronco é envolto em qualquer material não tecido (como estopa), pré-tratado com um repelente especial para roedores. Às vezes, são utilizados óleo diesel, pó ou alcatrão de bétula. Palha misturada com plantas repelentes de ratos é usada como isolamento:

  • absinto;
  • tanásia;
  • sabugueiro;
  • hortelã;
  • raiz preta.

Pera comum

Durante o primeiro ano após o plantio, as pereiras são regadas uma vez a cada 7 dias. Adicione de 1 a 2 baldes de água a cada planta. Em seguida, aumente a quantidade de água e reduza a frequência para 1 a 2 vezes por mês. Árvores maduras são melhor irrigadas com aspersores. Em seguida, solte o solo e aplique cobertura morta. Isso promove o fluxo de oxigênio para as raízes.

As peras não gostam de excesso de nitrogênio no solo, por isso fertilizantes nitrogenados são aplicados apenas durante os primeiros quatro anos de vida da muda, quando as folhas começam a brotar. Dependendo da fertilidade do solo, fertilizantes orgânicos são necessários a cada três a cinco anos. Os fertilizantes minerais, por outro lado, são aplicados anualmente.

É aconselhável não espalhar os preparados no círculo do tronco da árvore, mas enterrá-los em pequenas valas.

Alguns jardineiros plantam adubo verde sob suas pereiras como fertilizante verde, o que também é eficaz.

Os tratamentos preventivos contra patógenos e pragas começam no início da primavera. Essas medidas continuam até a época da colheita. Durante a poda sanitária, os resíduos são destruídos. Após a queda das folhas, a pereira é pulverizada com calda bordalesa ou uma solução de sulfato de cobre ou ferro. No início da primavera, antes da brotação, esses tratamentos são repetidos. Aos primeiros sinais de pragas ou doenças, são utilizados inseticidas ou fungicidas especializados.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata