- Quais são as características de uma pera colunar?
- Descrição botânica
- Habitat
- Os melhores polinizadores para as culturas
- Características da frutificação
- Vantagens e desvantagens
- Variedades populares
- Doyen du Komis
- Pêra anã Dalikor
- G-322
- Ternura
- Sonho de Outono
- Safira
- nortista
- Ternura
- Decoração
- Pavlovskaya
- Plantando e crescendo
- O tempo depende da região de pouso
- Seleção e preparação do local
- Iluminação
- Composição do solo
- O tamanho do buraco de plantio e o padrão de plantio das mudas
- Características do sistema radicular e tecnologia de plantio
- Como cuidar de variedades colunares
- Regularidade da rega
- O que e como alimentar
- Características da poda e modelagem da copa
- Controle de pragas e doenças
- Nós cobrimos a árvore da geada
- Possíveis dificuldades
As variedades de pera colunar estão ganhando popularidade devido ao seu tamanho compacto. São frequentemente utilizadas em paisagismo. Produzem uma alta produtividade em relação ao seu tamanho. Os produtores desenvolveram diversas variedades, tornando-as adequadas para o cultivo em diferentes climas.
Quais são as características de uma pera colunar?
As peras anãs têm características próprias em relação ao crescimento, frutificação e amadurecimento. Elas precisam de polinizadores, clima adequado e um local de cultivo adequado.
Descrição botânica
Atualmente, não existem cultivares de pera verdadeiramente colunares. Árvores anãs são frequentemente consideradas como tal. Quando bem conduzidas, assemelham-se a uma coluna. Os frutos amadurecem nos anéis, não no tronco, como é típico das árvores colunares de jardim.
As peras colunares têm folhas grandes, lanceoladas e verdes. Os frutos produzidos são grandes, dependendo da variedade. Em média, essas variedades produzem de 3 a 8 kg de frutos por árvore. As plantas atingem uma altura máxima de 2,5 m. A frutificação começa no segundo ano após o plantio.
Habitat
Atualmente, foram desenvolvidas variedades de pera colunar que podem suportar geadas severas e secas prolongadas. Elas são divididas em variedades com diferentes tempos de maturação:
- precoce até 70 dias;
- meia temporada 110 dias;
- atrasado 120 dias ou mais.

A diversidade de variedades permite que essas peras sejam cultivadas em todas as regiões: norte, sul e centro da Rússia. Variedades precoces e de maturação curta são adequadas para o norte, enquanto peras de maturação tardia são plantadas no sul.
Os melhores polinizadores para as culturas
Os polinizadores são essenciais para que as variedades colunares produzam frutos. Qualquer frutífera cujo período de floração coincida com o das peras é adequada para esse propósito:
- outras variedades de pera;
- macieiras;
- cerejas;
- ameixas;
- cerejas;
- pêssego;
- nectarina.

Características da frutificação
A árvore começa a dar frutos no ano seguinte ao plantio. Uma planta produz, em média, de 3 a 8 kg de frutos nos primeiros anos. Gradualmente, o número de frutos por árvore aumenta. Muitas variedades são consideradas de alto rendimento. As pereiras dão frutos por mais de 10 anos.
Vantagens e desvantagens
As variedades anãs apresentam muitas vantagens. Todo jardineiro observa as seguintes qualidades positivas:
- tamanho pequeno;
- a capacidade de cultivar várias árvores em uma pequena área;
- resistência ao inverno;
- alto rendimento;
- uso em paisagismo;
- fácil cuidado.
As desvantagens incluem poda e modelagem de copa constantes, desbaste de copa e eliminação de espessamento.

Variedades populares
O tipo de pera colunar tem suas próprias variedades populares, que são mais frequentemente encontradas em hortas de jardineiros.
Doyen du Komis
É necessário um polinizador, e o excesso de frutos deve ser removido. Em meados de julho, a árvore deixa cair alguns frutos por conta própria. Esta pera se caracteriza pelo amadurecimento precoce e excelente sabor. O fruto é coberto por uma casca fina e amarela.
Pêra anã Dalikor
A árvore atinge até 2 metros de altura. Possui copa colunar, com brotos superiores achatados. O fruto é grande, pesando até 350 gramas, e amadurece durante toda a estação. A produção aumenta a cada ano. É altamente resistente a doenças e pragas.

G-322
Esta variedade ainda está em desenvolvimento, por isso não possui um nome comum. Amadurece precocemente e é resistente à geada. Os frutos são grandes, pesando até 400 g. Possuem sabor adocicado, casca firme e polpa granulada. São de cor amarela. A colheita ocorre em setembro.
Ternura
Uma variedade de outono. Os frutos são de tamanho médio, pesando aproximadamente 160 g. São revestidos por uma casca fina e densa, verde com um tom amarelado. A polpa é firme, granulada e bege. A árvore produz uma produção moderada. Crescem até uma altura de no máximo 1,5 m, permitindo o plantio de várias plantas em um canteiro.
Sonho de Outono
Uma variedade resistente ao inverno, adequada para cultivo na Sibéria e na Rússia central. O rendimento é médio. Os frutos são grandes, com aproximadamente 200 g. A casca é amarelo-clara. A polpa é firme e suculenta. A colheita ocorre no outono.

Safira
A árvore começa a florescer no outono. Atinge 2 metros de altura. Produz frutos grandes, amarelo-esverdeados. A polpa é suculenta, densa e granulada. A árvore é resistente à sarna e a outros fungos. Tolera mal geadas. É adequada para cultivo em climas temperados e meridionais.
nortista
Uma pera resistente ao inverno, adequada para regiões do norte. Tolera temperaturas abaixo de -38°C. O fruto amadurece em 90 dias. Os frutos de tamanho médio têm um sabor doce agradável. A árvore é baixa e compacta.
Ternura
O fruto amadurece no outono. É adequado para cultivo no sul e em climas temperados. Os frutos de tamanho médio, de até 170 g, são revestidos por uma casca fina e densa de cor amarela. De sabor ligeiramente ácido, são adequados para consumo in natura e processamento.

Decoração
Uma pera fácil de cultivar, com forte imunidade a doenças fúngicas. Autofértil, não requer polinizador para polinização cruzada. Produz alta produtividade, produzindo frutos grandes e de casca fina. A polpa é suculenta, granulada e doce.
Pavlovskaya
Variedade de maturação tardia, atinge cerca de 1,5 m de altura. Possui ramificação compacta. A frutificação começa no segundo ano após o plantio. É amplamente utilizada em paisagismo devido à sua aparência atraente.
Plantando e crescendo
Para garantir que uma muda crie raízes e produza um alto rendimento, é importante seguir as diretrizes de plantio: escolher o momento certo para a região de cultivo e preparar o buraco de plantio e a muda.

O tempo depende da região de pouso
Para climas temperados, a época ideal de plantio é entre meados de abril e início de maio. Na região de Moscou, esse período marca o derretimento da neve e o degelo do solo. Durante a estação, a árvore fica mais forte e pronta para o inverno. Na região de Moscou, o plantio é realizado no outono.
Para este tipo de plantio, recomenda-se escolher variedades resistentes ao inverno. Nos Urais, as peras colunares são plantadas ao ar livre no início de maio.
Nessa época, a temperatura do ar deve estar em torno de 5°C. A preferência é dada às variedades adequadas para as regiões do norte. O plantio de outono não é praticado nesta parte do país.
Para o plantio no sul, são utilizadas as plantações de primavera e outono. Em ambos os casos, as mudas criam raízes bem e se recuperam bem após o inverno.

Seleção e preparação do local
Para cultivar peras com sucesso, selecione um local que atenda a todas as necessidades da cultura. É importante considerar a iluminação e a composição do solo na escolha. Prepare o local de plantio com antecedência.
Iluminação
As pereiras preferem áreas bem iluminadas e sem correntes de ar. Elas são plantadas perto de outras culturas de jardim com períodos de floração semelhantes. Dessa forma, ambas atuarão como polinizadoras uma da outra, aumentando a produtividade.
Importante! Mesmo para variedades autoférteis, a presença de um polinizador aumenta a produtividade.
Composição do solo
Para garantir o desenvolvimento das pereiras, escolha solos argilosos, arenosos ou arenosos. O pH do solo deve ser neutro. Se for muito ácido ou alcalino, a planta atrofiará seu crescimento. A fertilidade do solo também é monitorada. Fertilizantes orgânicos e minerais são aplicados no plantio, seguidos de fertilização regular.

O tamanho do buraco de plantio e o padrão de plantio das mudas
Após a seleção do local, cava-se uma cova para plantio. O trabalho segue um algoritmo específico:
- Eles cavam um buraco com cerca de 1 m de profundidade e 70 cm de diâmetro.
- O solo escavado é misturado com húmus, superfosfato, sal de potássio e fertilizante de nitrogênio.
- Metade da mistura é despejada de volta no buraco.
As mudas são plantadas de acordo com o diagrama. Deixe pelo menos 1 metro de espaço entre as árvores. Para variedades mais compactas, 50 cm são suficientes.
Características do sistema radicular e tecnologia de plantio
As peras colunares possuem um sistema radicular único, localizado próximo à superfície do solo. Isso deve ser levado em consideração no plantio. As seguintes instruções se aplicam:
- 20 litros de água são despejados no buraco de plantio.
- Dê tempo para que seja absorvido.
- Eles fincam uma estaca de madeira de 1,5 m de altura.
- Coloque a muda no buraco.
- Alise as raízes.
- Preencha com terra em camadas, compactando cada uma delas.
- Regue com 40-60 litros de água.
- A área ao redor do tronco é elevada.
- Eles amarram uma árvore jovem a uma estaca de madeira.
Importante! Ao plantar, evite expor a superfície das raízes, pois isso fará com que alguns brotos sequem e atrapalhe o desenvolvimento da pereira.
Como cuidar de variedades colunares
Para garantir o sucesso do cultivo, monitore a rega, fertilize, modele a copa e faça podas sanitárias, cubra a pera para o inverno e combata doenças e insetos nocivos.
Regularidade da rega
Um dos aspectos mais importantes do cuidado é a rega. Peras gostam de bastante rega. Evite regar em excesso. O excesso de água pode causar apodrecimento das raízes. Várias regas obrigatórias são recomendadas ao longo da temporada:
- antes que os botões comecem a abrir;
- durante o período de floração;
- durante a formação do fruto;
- após a colheita;
- rega para o inverno.

São utilizados entre 40 e 60 litros de água por árvore. O líquido é despejado em um jato fino ao redor do tronco para evitar que as raízes sejam levadas pela água.
O que e como alimentar
Nos dois primeiros anos após o plantio, as pereiras não precisam de adubação adicional. Elas recebem nutrição suficiente dos fertilizantes aplicados no plantio. Nos anos seguintes, são adubadas com fertilizantes orgânicos e minerais. É melhor fazer isso na primavera, antes que a seiva comece a fluir. Os fertilizantes adequados para pereiras incluem:
- composto;
- húmus;
- esterco podre;
- esterco de galinha;
- cinzas de madeira;
- ureia;
- sulfato de cobre;
- complexos minerais contendo nitrogênio, potássio e fósforo.
Importante! Não fertilize árvores com compostos que contenham cloro. Este elemento retarda o desenvolvimento das pereiras.
Características da poda e modelagem da copa
As peras colunares precisam ser podadas corretamente. Esta é uma das desvantagens desta variedade. A poda é realizada anualmente. Se a poda for feita incorretamente, a árvore assumirá um formato irregular. Para isso, siga estes passos:
- No primeiro ano, os brotos esqueléticos e centrais são formados.
- Não deixe que seu comprimento ultrapasse 60 cm.
- Nos anos seguintes, o procedimento é repetido.
- A poda é feita sem deixar tocos.
- Ramos formados incorretamente são removidos.
- Elas dão à coroa a aparência de uma coluna.

Controle de pragas e doenças
Durante o verão e a primavera, sinais de doenças e pequenos insetos podem ser observados na árvore. As doenças mais comuns são:
- Câncer de árvore. Grandes crescimentos pretos se formam na árvore. Todas as áreas danificadas são podadas, tratadas com uma solução de permanganato de potássio e seladas com piche de jardim.
- Sarna. Pequenos crescimentos marrons são encontrados nos galhos. Para tratar esta doença, todos os galhos são cortados e queimados.
- Oídio. Uma camada branca se forma na folhagem, espalhando-se rapidamente para todas as folhas. O controle é feito por pulverização com fungicidas.
- Ferrugem. Manchas alaranjadas com centros vermelhos aparecem nas folhas. Os brotos secam e caem gradualmente. O tratamento é feito com pulverização de enxofre ou calda bordalesa.
Entre as pragas da pereira você pode notar:
- pulgões;
- cabeça de cobre;
- carrapato vermelho;
- enrolador de folhas;
- pedúnculo.

Para matar insetos, a árvore é tratada com um inseticida de amplo espectro. Este procedimento é realizado de 2 a 3 vezes por estação.
Importante! Pare de usar produtos químicos 20 dias antes da colheita.
Nós cobrimos a árvore da geada
Para ajudar sua pereira a sobreviver ao inverno, é recomendável seguir algumas etapas:
- Cobertura do círculo do tronco da árvore com palha, serragem e musgo.
- Pintando o porta-malas com cal.
- Cobrir a copa de uma árvore jovem com material respirável.
Possíveis dificuldades
Ao plantar e cultivar peras colunares, jardineiros inexperientes cometem vários erros:
- O excesso de água fará com que a árvore morra e apodreça as raízes.
- A poda incorreta interrompe o formato colunar da copa.
- Solo ácido retarda o crescimento das plantas.
- Adicionar cloro ao fertilizante retarda o crescimento das árvores.
- Frutas que diminuem de tamanho exigem a pinça dos ovários na primavera.












Safira
A árvore começa a florescer no outono
Isso acontece?
Boa tarde
Obrigado, consertei!
Gostaria de comprar variedades anãs de pera.
Boa tarde
Desculpe, mas não vendemos sementes.