Descrição e características completas da variedade de pera Yakovlev Memory, plantio e cuidados

Variedades de pera resistentes ao inverno são populares entre jardineiros amadores e viveiristas. Até o momento, os produtores desenvolveram mais de 900 variedades. O objetivo não era apenas melhorar o sabor, mas também aumentar a resiliência da fruta a diversas condições climáticas. Muitos profissionais trabalharam neste tópico, incluindo Pavel Yakovlev, que deu nome a uma das variedades de pera. A variedade de pera Yakovlev é apreciada por jardineiros e moradores de verão por sua facilidade de cuidado, alta resistência a doenças, longa vida útil e excelente sabor.

História do melhoramento e descrição botânica da pera

A domesticação da pera começou com árvores selvagens que cresciam nas florestas europeias. Entre as peras russas, a pera Ussuri é considerada um exemplo. As primeiras variedades cultivadas foram desenvolvidas a partir da pera Ussuri pelo criador Pavel Yakovlev.

O filho do pesquisador, Sergei Yakovlev, logo se juntou ao trabalho de melhoramento genético. Ele e seu pai determinaram que a pera mencionada poderia produzir variedades com boa resistência a diversas doenças. O objetivo de seus experimentos era alcançar:

  • estabilidade;
  • resistência ao inverno;
  • produtividade;
  • mantendo a qualidade;
  • aparência atraente;
  • sabor excelente.

Sergei Pavlovich decidiu nomear a variedade em memória de seu pai, pois ambos trabalharam arduamente nela e alcançaram um sucesso significativo. Ao combinar variedades como Tema e Olivier de Serra, ele conseguiu desenvolver uma variedade que atendia a todos os critérios acima.

A árvore é pequena, cresce rapidamente e tem uma copa arredondada. Os galhos da pereira estão dispostos a 90 graus em relação ao tronco.OC. Os brotos são muito vigorosos, com boa formação de brotos. Anéis simples e compostos começam a frutificar rapidamente. Os brotos de espessura média são marrom-claros e geniculados com pequenos espinhos.

um galho com peras

Os botões da pereira são curvos, tradicionais e lisos, com uma grande almofada subbrotada. As folhas são de tamanho médio, ovoides e têm a ponta torcida e ligeiramente curvada. As flores são brancas, com inflorescências agrupadas e pétalas separadas.

Os frutos são irregulares, de tamanho médio e têm formato largo, em forma de pera. A casca é lisa e levemente brilhante. Os frutos frescos são amarelo-claros, levemente bronzeados. Quando prontos para consumo, a cor torna-se amarelo-dourado, o rubor torna-se alaranjado e surgem pequenas manchas subcutâneas. A polpa é suculenta e amarelo-clara.

A pereira começa a dar frutos 3 a 4 anos após o plantio. Uma planta adulta pode render até 26 kg de frutos. Porta-enxertos de sementes permitem plantios densos. Esta é uma solução ideal para jardins e terrenos menores.

Área de cultivo de peras

Graças ao trabalho dos pesquisadores, a pera foi adicionada ao Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento da Federação Russa em 1985. A variedade começou a ser distribuída nas regiões Central, Volga-Vyatka e Médio Volga, bem como no Distrito Central da Terra Negra.

Pera Yakovlev

O cultivo desta variedade de pera requer porta-enxertos resistentes à geada. No sul do país, as árvores germinam e frutificam bem em seu próprio sistema radicular. Elas também não são afetadas por baixas temperaturas e condições climáticas adversas.

Hoje, a pera memorial Yakovlev pode ser encontrada nas regiões de Moscou, Oriol, Tambov e Voronezh. Árvores cultivadas também foram introduzidas na Ucrânia e na Bielorrússia.

Variedades e características comparativas de variedades de pera

Pavel Yakovlev deu continuidade aos experimentos de cultivo de árvores silvestres iniciados por Ivan Michurin. Seu objetivo era criar variedades adequadas para as regiões do Norte e dos Urais, bem como para a Sibéria. Utilizando a pera Ussuri como espécie parental, ele conseguiu cultivar as seguintes cultivares:

  • em memória de Yakovlev;
  • Outono Yakovleva;
  • O favorito de Yakovlev.

peras maduras

Uma descrição completa de cada tipo será fornecida na tabela.

Características Em memória de Yakovlev Outono Yakovleva O favorito de Yakovlev
1. Quem se registrou Instituto Russo de Pesquisa de Genética e Melhoramento de Plantas Frutíferas
2. Quando registrado 1985 1974 1965
3. Em quais regiões ela é cultivada? Na região Central, Central da Terra Negra, Volga-Vyatka, Médio Volga Na Terra Negra Central, Baixo Volga Na região central, na Terra Negra Central, no Médio Volga
4. Descrição botânica da árvore A árvore é rasteira e cresce rapidamente. A copa é compacta, redonda e densa. Os brotos se formam rapidamente. Tanto os ramos simples quanto os compostos, em forma de anel, são adequados para frutificação. A árvore é alta e cresce rapidamente. A copa é ampla, piramidal e esparsa. A frutificação requer rizomas e galhos frutíferos. A árvore é alta, com copa vigorosa, largamente piramidal e esparsa. Árvores em formato de anel e lança são adequadas para frutificação.
5. Nível de rendimento Alto Alto, polinizado por variedades como Avgustovskaya e Lada Parcial, polinizada pela Duquesa
6. Taxa de frutificação 3-4 anos após o plantio Em 5 anos Depois de 5-6 anos
7. Resistência à geada Alto Média Alto
8. Resistência à seca Espécies que gostam de umidade Tolera bem o calor Não tolera bem a seca
9. Resistência a doenças Alto Baixo Baixo
10. Descrição das frutas Os frutos são largos, em formato de pera e ligeiramente nervurados. Pesam até 130 g. A casca é amarelo-clara, levemente bronzeada. A superfície é lisa, com manchas subcutâneas ocasionais. A polpa é suculenta e ligeiramente ácida. O aroma é distinto. O formato é redondo, em forma de diamante, com nervuras. O tamanho é médio, pesando até 155 g. A cor é verde com um leve tom bronzeado. Quando pronta para consumo, a cor muda para verde-amarelado, o rubor torna-se amarelo e grandes manchas marrons aparecem sob a casca. A polpa é firme e suculenta. O sabor é agridoce, com um gosto residual de noz-moscada. O aroma é suave. O formato é redondo, em forma de losango, com formato de pera. O tamanho é médio, pesando até 195 g. A cor é amarelo-esverdeada, com um leve rubor. A casca é firme. A polpa é grossa e de grãos grossos. A suculência é média, o sabor é doce. O aroma é suave.
11. Período de frutificação Início do outono No outono No outono
12. Finalidades de uso Universal Universal Universal
13. Capacidade de transporte Alto Alto Baixo
14. Tamanho da produção de uma árvore Até 27 kg Até 42 kg Até 21 kg

Quando esperar a frutificação de uma pereira

A pera Memorial Yakovlev é uma variedade de produção precoce, com a primeira colheita ocorrendo após 3 a 4 anos. Os frutos surgem no início do outono e amadurecem no início de setembro. Em condições favoráveis, a colheita pode começar já em agosto. Em regiões mais frias, a colheita pode durar até outubro.

Embora a pereira seja pequena, ela pode produzir até 27 kg nos primeiros anos. Apesar do clima e da geada, ela dá frutos todos os anos. A colheita de peras só aumenta. A variedade não necessita de polinizador, pois o nível de rendimento é bastante alto.

Avaliação de degustação de frutos de pera

As peras têm uma polpa suculenta, agridoce e semi-oleosa. O aroma é agradável e distinto. Sua composição bioquímica contém uma riqueza de substâncias benéficas:

  • açúcar 12,5%;
  • acidez 0,30%;
  • ácido ascórbico 10 mg/100 g;
  • catequinas – 31,2 mg/100 g.

Devido ao alto teor de açúcar, a fruta é um produto versátil, adequado para consumo in natura, para fazer geleias, conservas, compotas, sucos e marmeladas.

Armazenamento e transporte de safras de peras

Os frutos da pera ficam firmemente presos aos galhos, facilitando a colheita e o transporte. Em relação à vida útil, os pesquisadores chegaram às seguintes conclusões. Em uma sala com temperatura de -1OC ou -2OCom umidade não superior a 95%, as frutas podem ser armazenadas por até 76 dias.

frutas de pera

Regras para plantar pereiras em um terreno

O início da primavera é considerado a época padrão para o plantio de peras. Nessa época, a planta ainda não começou a crescer e a seiva se acumular, mas o solo já está aquecendo. É importante aproveitar o momento certo para plantar peras, que dura 14 dias no início da primavera. Uma vez plantadas, as mudas de pera criarão raízes, começarão a crescer, fortalecer-se e estarão prontas para o inverno.

Preparando o local e a muda de pera

O local da pereira deve ser bem iluminado, aquecido pelo sol e protegido do vento. Árvores grandes ou altas devem ser mantidas longe do local de plantio. É melhor plantar a pereira em uma colina. Não é recomendado colocar as mudas em áreas baixas devido ao acúmulo de ar frio e correntes de ar.

É uma boa ideia fertilizar o solo com antecedência. Uma mistura contendo húmus, cal e minerais essenciais (superfosfato, cloreto de potássio) é eficaz. Se o solo for muito ácido, deve-se aplicar calagem.

Ao escolher uma muda de pera, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:

  1. É melhor comprar material de plantio no outono, quando a variedade de produtos é muito maior. Em viveiros de frutas, as peras são desenterradas em massa do início a meados do outono, e o estoque não vendido é armazenado até a primavera. Isso pode resultar em mudas de pera de baixa qualidade.
  2. Um sistema radicular bem desenvolvido e uma casca lisa, sem sinais de apodrecimento ou danos, indicam uma muda de qualidade. É melhor escolher pereiras com um ou dois anos de idade. Árvores maduras têm menos probabilidade de se estabelecer e crescem e frutificam lentamente.
  3. Se você comprar uma pereira no outono, plante-a no solo antes do início de março — isso ajudará a preservá-la melhor. Para isso, cave um buraco oblongo com no máximo 30 cm de profundidade. Primeiro, adicione areia e, em seguida, coloque as raízes, com o topo da árvore na borda do buraco.
  4. O sistema radicular é fertilizado com uma mistura de esterco bovino e argila. Em seguida, os rizomas devem ser cobertos com dois baldes de areia e 10 litros de água. Quando a geada se instala, o buraco é preenchido com terra.

plantando uma pereira

Um porão ou adega também é adequado para armazenar pereiras. A temperatura ambiente não deve ser inferior a 0OC ou superior +5OCOM.

Mantenha distância

Ao plantar as variedades de pera mencionadas em grupos, lembre-se de que são árvores altas, atingindo até 15 m de altura. As árvores devem ser espaçadas em 5 m, com pelo menos 6,5 m entre fileiras. Se as peras forem rasteiras, espaçe-as de 3 a 3,5 m entre si e de 4 a 4,5 m entre fileiras.

Tempo e algoritmo das operações de plantio

A primavera é a época ideal para o plantio de mudas de pera. Às vezes, o plantio pode ocorrer no outono, em meados de outubro. O processo é o seguinte:

  • Primeiro, um buraco é cavado com 100-120 cm de profundidade e 100 cm de largura.
  • Em seguida, a pereira precisa ser plantada rapidamente. Um local de cultivo permanente é importante para as peras.
  • A primeira coisa que você precisa fazer é preparar um “banho” de água e argila para o sistema radicular.
  • Após mergulhar as raízes na solução, coloque-as no buraco. Um pequeno monte é formado no fundo do buraco, no qual a planta é colocada, endireitando cuidadosamente o rizoma.
  • O próximo passo é encher a planta com terra. O colo é posicionado 5 a 6 cm acima do nível do solo.
  • O solo na área ao redor do tronco é compactado, regado com um balde de água e levemente socado.

liga de peraDepois de algum tempo, o solo deve ser coberto com cobertura orgânica - isso evitará o crescimento de ervas daninhas e o ressecamento do solo.

As sutilezas do cuidado com a colheita

Com os devidos cuidados, a pera Yakovlev Memorial pode garantir produtividade a longo prazo e uma colheita abundante e de alta qualidade. As variedades frutíferas Yakovlev formam suas próprias copas, mas a poda pode prevenir infestações de insetos e doenças. Uma poda sanitária, formativa e rejuvenescedora evitará que a copa da pera fique sobrecarregada de frutos. Irrigação e fertilização adequadas são essenciais.

Irrigação

A pereira prospera com umidade, por isso, durante os verões secos, precisa de bastante rega. Em regiões áridas, a planta deve ser irrigada regularmente. Cada muda requer pelo menos 25 a 30 litros de água.

Fertilização

Durante o primeiro ano após o plantio, as pereiras não precisam de fertilização adicional. No segundo ano, as árvores são fertilizadas com soluções de potássio, fósforo e nitrogênio. A fertilização deve ser feita anualmente. A primeira aplicação de fertilizante ocorre no início da primavera, antes do início da floração ativa. Isso deve ser acompanhado de irrigação abundante, exigindo de 40 a 50 litros de água.

árvore com frutas

A segunda fertilização é aplicada durante a floração e a terceira quando os frutos se formam. A floração pode ser melhorada com suplementos minerais. Durante o verão, a planta precisa de adubação orgânica e, no outono, pode ser alimentada com misturas de potássio e fósforo.

É possível evitar doenças e pragas. No final de março ou início de abril, recomenda-se pulverizar a árvore com um produto químico como Nitrafen ou Karbofos. Pulverizar com um produto biológico como Dendrobacilina ou Entobacterina também será eficaz.

Poda sanitária e formativa de peras

Os galhos velhos da pereira devem ser podados, alguns podem ser encurtados - isso limitará o crescimento da árvore em altura. Variedades de pera Yakovlevskie Elas adoram bastante sol e requerem poda de desbaste na primavera. O formato adequado da copa distribui uniformemente a carga de frutos pelos galhos. Isso também facilita o acesso aos frutos e a irrigação protetora. Uma copa desbastada melhora a entrada de luz solar e o fluxo de ar.

A primeira poda da pereira deve ser feita no primeiro ano após o plantio. As podas subsequentes são feitas duas vezes por ano. Isso estimulará o crescimento dos galhos e aumentará a produção de frutos. A poda "específica para cada idade" rejuvenesce a árvore, encurtando a folhagem superior em 1 a 1,5 vez.

árvore no jardim

Todos os galhos são cortados, deixando apenas os galhos grossos e esqueléticos na base; não deve haver mais de cinco deles. Um formato comum de folhagem em pereiras é o de guarda-chuva. Para moldar a árvore nesse formato, você precisará de ferramentas afiadas. A área cortada é tratada com piche de jardim.

Cuidando do círculo do tronco da árvore

Para proteger a pereira do congelamento, a área ao redor do tronco da árvore é envolvida em um material quente, como espuma de borracha ou estopa. Uma rede protetora é colocada sobre o isolamento para evitar que lebres, ratos ou toupeiras roam os rizomas da pereira.

No inverno, você pode cobrir a pereira com neve e inundar o tronco com água. A camada de gelo impedirá que a planta congele.

Pragas da pera: controle e proteção

Pragas em pereiras podem ser prevenidas com a pulverização preventiva de fungicidas. No início de março ou meados de novembro, pulverize as árvores com uma calda de 3% de Bordeaux ou Borgonha.

Pulgões em uma pereira

As peras são mais frequentemente afetadas pelas seguintes pragas:

  1. Besouro-das-flores. Durante o inverno, ele se enterra no solo ao redor do tronco e das folhas caídas. Se sobreviver ao inverno, o besouro emerge do solo na primavera e sobe na folhagem. Alimenta-se da polpa das flores, devorando os brotos de dentro. Durante a floração, consome folhas, flores e brotos jovens. Essa praga pode ser removida manualmente. Em baixas temperaturas, os besouros ficam rígidos e podem ser facilmente removidos sacudindo os galhos. Uma esteira deve ser colocada sob a pereira previamente.
  2. A traça-da-maçã. Para hibernar, forma um casulo no solo. Com a chegada da primavera, a lagarta emerge, sobe nas folhas e começa a pôr ovos. Após a eclosão, as larvas penetram na pera, reduzindo seu sabor e sua vida útil. O controle da praga pode ser feito coletando e destruindo folhas caídas, soltando ou cavando o solo, aplicando fertilizantes e pulverizando inseticidas como Decis Profi.
  3. Pulgões. Quando aparecem, infectam folhas, galhos, o solo ao redor do tronco, brotos jovens, brotos, ovários e flores da pereira. Os pulgões podem ser controlados por meio de fertilização oportuna. Na primavera, a árvore é fertilizada com nitrogênio e matéria orgânica. Após o derretimento completo da neve, o nitrogênio é adicionado ao solo. Soluções orgânicas são aplicadas após a floração da pereira. Durante o verão, a árvore requer micronutrientes e fertilizantes nitrogenados. Com o início do outono, a pereira é fertilizada com matéria orgânica, potássio, fósforo e cinzas. Tratamentos químicos são realizados com produtos como Karbofos, Bankol, Actellik, Biotlin e Aktara.

O uso de fungicidas e inseticidas é aconselhável somente na presença de doenças e parasitas na pera.

Doença da pera: tratamento e prevenção

A pera Yakovlev Memory é resistente a sarna e doenças fúngicas, enquanto as variedades Osennyaya e Lyubimitsa têm resistência média.

doenças da pera

As patologias mais comuns nas peras são:

  1. Sarna. Caracterizada por manchas marrom-oliva na face inferior das folhas. Essas manchas se espalham para os frutos, causando apodrecimento. Como os fungos causadores da sarna são tolerantes à geada, a sarna deve ser tratada em meados do outono. Raspe e queime as folhas caídas, cave a área e borrife a muda e o solo ao redor com uma mistura de ureia.
  2. Fuligem. Em julho e agosto, após o aparecimento dos pulgões, as pereiras são atacadas pela fuligem. Ela se alimenta das secreções doces dos pulgões. Folhas e frutos ficam cobertos por uma camada branco-acinzentada, que eventualmente evolui para uma aparência enegrecida, semelhante à fuligem. Primeiro, remova os pulgões e, em seguida, mate o fungo com fungicidas.
  3. A moniliose afeta não apenas peras, mas também outras árvores frutíferas. A infecção ocorre durante a floração ativa, devido às abelhas que transportam fungos e pólen. A moniliose se espalha pelas flores, caules dos frutos, pistilos, brotos e folhas. Como resultado, a planta sofre de moniliose, que se manifesta pelo murchamento e escurecimento dos frutos. O primeiro passo é podar os brotos doentes juntamente com as partes saudáveis ​​(não mais do que 25 cm). O tratamento posterior é feito com fungicidas.

A pereira deve ser tratada com uma solução recém-preparada. A dosagem deve ser rigorosamente respeitada, caso contrário, a muda pode ser danificada ou queimada. Equipamentos de proteção individual, como óculos de proteção, luvas, respirador e roupas de proteção, são essenciais.

Avaliações de jardineiros sobre a variedade

Elena, 38 anos, Krasnodar

Temos uma pereira Memorial Yakovlev crescendo em nosso quintal. Eu a adoro pela delícia de seus frutos, mesmo sofrendo com sarna e geada.

Nikolay, 60 anos, Zhitomir

Adoro a memória de Yakovlev pelas suas excelentes qualidades. Como a fruta fresca e também faço compotas e geleias. É ideal para cozinhar.

Lyudmila, 58 anos, Níjni Novgorod

Tendo plantado esta variedade no meu quintal uma vez, nunca me arrependi. A produção é alta; por vários anos consecutivos, colhi de 2 a 3 baldes de peras. Tive minha primeira colheita no terceiro ano de plantio. Tento alimentá-las e podá-las regularmente enquanto tudo cresce bem.

Alexandre, 65 anos, Ivanovo

Tenho uma pereira como esta crescendo na minha dacha; ela está dando frutos há oito anos. A fruta é doce, suculenta e tem um aroma de mel. Se não for regada regularmente, cubro a área ao redor da árvore com cobertura morta de serragem e a rego. Isso retém a umidade e previne ervas daninhas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata