Descrição da variedade de pera Cathedral, características de plantio e cuidados

As pereiras são essenciais em qualquer jardim. São fáceis de cultivar e as variedades modernas podem suportar temperaturas abaixo de -30 °C.O e sobreviver por longos períodos sem água. A variedade de pera Cathedral é uma dessas variedades. Seus frutos são deliciosos e contêm vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, ferro, magnésio, cobre e zinco, além de ácidos e açúcares de frutas. Também são ricos em fibras alimentares e pectina. Vamos analisar as características da variedade Cathedral, como plantá-la corretamente, tratá-la e manter sua produtividade.

Seleção da variedade de pera Catedral e regiões de cultivo

No final de 1989, cientistas e criadores da Universidade Agrária Estatal de Moscou "Academia Agrícola Estatal de Moscou em homenagem a K. A. Timiryazev" S. P. Potapov e S. T. Chizhov enviaram amostras de peras obtidas do cruzamento de mudas 32-67 (Forest Beauty x Tema) e 72-43 (Forest Beauty x Duchess Bedro) para testes estaduais.

As mudas passaram com sucesso nos testes de resistência ao inverno e à seca, demonstraram rendimentos consistentemente altos e, em 2001, a variedade foi inserida no registro estadual com o nome Cathedral.

Inicialmente, era recomendado para cultivo na região Central (regiões de Moscou, Vladimir, Bryansk, Kaluga, Ryazan, Smolensk e Tula), mas agora está se movendo ativamente para a Sibéria Ocidental e a região do Volga.

A variedade é nova e em menos de 20 anos de existência é difícil avaliá-la completamente em diferentes regiões do país.

um galho com peras

Principais vantagens e desvantagens

As vantagens da variedade de pera Cathedral incluem:

  • força de crescimento contida - a poda requer menos tempo e esforço, e menos consumo de preparações na pulverização;
  • entrada precoce na frutificação – os primeiros frutos podem ser obtidos no terceiro ou quarto ano de idade da árvore, ou no segundo ou terceiro ano após o plantio;
  • a variedade não tem altos requisitos de fertilidade do solo ou umidade e tolera facilmente invernos rigorosos;
  • alto rendimento – segundo os criadores da variedade, cada árvore pode produzir em média 60-100 kg de peras anualmente;
  • o período de maturação mais conveniente é a segunda metade do verão;
  • Frutas muito saborosas, com acidez e doçura equilibradas, as células de caroço na polpa são muito pequenas, imperceptíveis, a polpa como um todo é macia e suculenta - esta pêra é adequada para alimentos dietéticos e infantis;
  • Uma ampla gama de opções de processamento para peras Cathedral – adequadas para conserva e compotas de peras inteiras, geleias, sucos, sobremesas e secagem em um desidratador elétrico.

As desvantagens do formato Catedral incluem:

  • tamanho de fruta não muito grande – 100-110 g;
  • curta vida útil das frutas – não mais que 15 dias;

Esta variedade tem muito mais vantagens do que desvantagens.

O padrão de frutificação da pera Catedral é que quanto maior a produção de peras, menor o peso médio de cada fruto individual.

Descrição e características da variedade

Ao selecionar uma variedade para sua dacha ou horta, é recomendável estudar cuidadosamente a descrição de cada variedade de fruta e baga para garantir que você faça a escolha certa para atender às necessidades de todos os membros da família.

peras maduras

Tamanho da árvore e crescimento anual

Na idade adulta, as pereiras Kafedralnaya permanecem com altura média, não ultrapassando 3-4 m. O crescimento anual dos brotos desta variedade é moderado, não ultrapassando 30-40 cm. As pereiras Kafedralnaya atingem seu tamanho máximo aos 7-10 anos de idade.

A copa cresce em forma de cone regular, com o ápice no topo, e um núcleo central bem definido. Isso torna a poda e a modelagem das árvores muito convenientes durante os primeiros anos de vida.

Uma característica importante da variedade de pera Kafedranaya é sua copa organizada, sem brotos voltados para dentro. Isso pode ser explicado pela distribuição equilibrada dos fatores de crescimento dentro da planta. Brotos frutíferos, ou anéis, desenvolvem-se gradualmente nos ramos do terceiro ano e dos anos subsequentes. Ocasionalmente, em anos favoráveis, podem surgir frutos nos brotos do ano anterior.

A cultivar de pera Cathedral é ideal para enxertia de outras variedades. Seu padrão de ramificação permite 3 a 4 ramos em direções diferentes, cada um enxertado com uma variedade diferente.

Ramificação do sistema radicular

As pereiras Catedral têm dois tipos de raízes:

  • profundo;
  • superficial.

Em geral, os padrões de crescimento e ramificação das raízes dependem do porta-enxerto utilizado. Pode ser marmelo ou pera silvestre cultivados a partir de sementes. As raízes profundas são grandes, crescem rapidamente e sua principal função é ancorar a árvore, ou fornecer estabilidade, fixando-a no solo. Com o passar dos anos, essas raízes de ancoragem tornam-se cobertas por raízes sugadoras.

frutas de pera

As raízes superficiais são projetadas para absorver água e nutrientes. Elas estão localizadas a uma profundidade de 5 a 12 cm, ramificam-se amplamente e se estendem em um raio de 2 a 4 metros em todas as direções a partir do tronco. Ao cavar o solo do jardim no outono, tenha cuidado. Se a pá encontrar raízes, evite-as para não danificá-las com a lâmina afiada e prejudicar o crescimento da árvore.

As raízes superficiais da pereira podem produzir brotos. Isso deve ser controlado regularmente, cortando-os 1 a 2 cm abaixo do solo.

Expectativa de vida

As pereiras, e esta variedade em particular, são extremamente longevas. A variedade Cathedral pode produzir por 40 a 50 anos e, no geral, as árvores podem viver até 200 anos. Isso se deve à madeira extremamente densa da árvore e à presença de células de pedra em sua estrutura.

Frutificação

Os primeiros frutos aparecem em pereiras Cathedral de três a quatro anos. As peras podem ser cultivadas em grupos ou individualmente. Durante os primeiros anos de frutificação, recomenda-se não sobrecarregar as árvores.

A regra geral é não deixar mais do que 1 a 2 frutos por broto e remover os ovários restantes manualmente. Este procedimento pode ser omitido nos anos subsequentes.

frutas maduras

Os frutos da pera Kafedralnaya têm formato perfeito, sem funil na extremidade larga, pesando de 100 a 110 gramas cada. São verdes ao amadurecer, tornando-se gradualmente amarelos. Quando expostos ao sol, os frutos adquirem uma delicada tonalidade vermelho-alaranjada. As manchas na casca são quase invisíveis. A superfície da pera é lisa, às vezes ligeiramente irregular. O pedúnculo é grosso e curvo.

Floração e polinizadores

A pereira Catedral floresce no primeiro e segundo decênios de maio. Esta cultivar é parcialmente autofértil. No entanto, para uma produção consistentemente alta, é melhor ter várias outras variedades polinizadoras no terreno ou a 400 metros de árvores vizinhas:

  • Lada;
  • Chizhovskaya;
  • Mulher samaritana;
  • Águia dourada avermelhada;
  • Verão de Oriol;
  • Mármore;
  • Proeminente;
  • Orvalho de agosto.

A presença de apiários perto de casas de veraneio é muito favorável à polinização.

flores de pera

Tempo de maturação

A pera Catedral é uma variedade de verão. Na região Central, a maturação ocorre de meados ao final de agosto. Nas regiões do Volga e da Terra Negra, a maturação foi observada nos primeiros dez dias de agosto. Na Sibéria Ocidental, os frutos estão prontos do final de agosto ao início de setembro.

Produtividade e sabor

Cem metros quadrados de pomar de peras rendem de 180 a 240 kg de frutas. As árvores são produtivas.

A fruta tem sabor excelente e polpa macia. Recebeu uma nota de degustação de 4,6 de 5.

Aplicação de peras

Esta variedade é adequada para todos os tipos de processamento. Compotas e sobremesas feitas com peras Kafedralnaya são especialmente deliciosas. Fatias são adicionadas a pudins e saladas de frutas com recheios cremosos. Usando as configurações corretas em um desidratador elétrico, obtém-se frutas secas com alta qualidade comercial.

Resistência à seca e ao frio

As plantas podem suportar geadas de -30 OEm invernos sem neve, as árvores jovens podem apresentar congelamento das raízes e rachaduras causadas pela geada nos troncos. Elas toleram bem o período de verão em qualquer região de cultivo devido ao seu sistema radicular bem desenvolvido.

duas peras

A rega permite obter frutos maiores e garante a formação de brotos de frutas maduros para a próxima estação.

Imunidade a doenças e pragas

A cultivar Cathedral apresenta alta imunidade à sarna da macieira e da pereira, à ferrugem e a todos os tipos de oídio. As plantas jovens podem ser atacadas por pulgões pretos, e os bichos-da-seda raramente comem as folhas.

A variedade é geralmente despretensiosa.

Peculiaridades do plantio de peras

Para garantir a máxima produtividade das árvores a longo prazo, é importante seguir uma série de diretrizes de plantio e cuidados. Vamos analisá-las.

Prazos

Em regiões com outono quente e longo, o plantio é permitido a partir da segunda década de setembro até o final da primeira década de outubro.

Quando plantadas no outono, as árvores devem criar raízes antes do início das geadas persistentes.

As plantas que sobreviveram mantêm a casca brilhante, enquanto as que morreram têm casca opaca, enrugada e seca.

Em regiões onde é difícil atender a essa condição, é preferível plantar na primavera - da segunda quinzena de abril até aproximadamente o final de maio.

mudas de pera

Seleção do local e preparação do solo

A pereira Catedral deve ser plantada em local ensolarado e protegido do vento. Solo argiloso é o preferido, embora solo argiloso seja aceitável.

As covas de plantio são preparadas no outono. Elas são cavadas a uma profundidade de pelo menos 0,8 m e deixadas descobertas durante o inverno para evitar o congelamento de microrganismos nocivos.

Na primavera, as bordas do buraco são niveladas, solo fértil ou húmus é adicionado ao fundo em uma camada de 30 cm, esterco podre e 50-60 g de fertilizante Azofoska são adicionados, e todos os ingredientes são bem misturados.

Distância entre árvores

As árvores não devem fazer sombra umas às outras no jardim. Peras, macieiras e cerejeiras devem ser plantadas a uma distância de 4 a 5 metros. As pereiras catedral podem ser plantadas perto de uma cerca, a uma distância de 2 a 2,5 metros.

Diagrama e regras de plantio de árvores

Ao comprar uma muda de raiz nua, mantenha as raízes sempre úmidas. Imediatamente antes do plantio, cortes de raízes e pontas de brotos devem ser renovados. O plantio deve ser feito em um padrão de 4x4 ou 5x5 m.

regras de pouso

Coloque a muda no centro do buraco e cubra-a gradualmente com solo fértil. Assim que as raízes estiverem completamente cobertas, compacte suavemente o solo e regue com 10 a 15 litros de água. Após a umidade ser absorvida, preencha o buraco com solo fértil ou cubra com turfa ou ramos de abeto.

Como cuidar de frutas

Cuidar de uma pereira não é difícil.

Rega

Em um verão seco, a pêra é dada:

  • em maio após a floração – 1 rega;
  • em junho – 2 regas;
  • em julho – 3 ou 4 regas;
  • nos primeiros dez dias de agosto – 1 rega;
  • recarga de umidade no final de setembro.

A rega deve ser abundante e umedecer de forma confiável uma camada de pelo menos 50 cm. 80-120 litros de água são despejados sob uma árvore madura.

Cronograma de aplicação de fertilizantes

Todos os anos você precisa adicionar matéria orgânica à pereira - pode ser esterco bem curtido ou húmus.

No início da primavera, aplique um fertilizante de zinco Reasil durante a primeira rega. Na primeira quinzena de junho, aplique ureia ou nitrato de amônio na proporção de 40 g para cada 10 litros de água. No final de julho, adicione 30-40 g de cloreto de potássio e superfosfato nos buracos antes de regar.

Capinando o círculo do tronco

Após cada rega, capine e solte levemente o solo ao redor dos troncos das árvores. Se você mantiver os buracos cobertos com palha, esta etapa é desnecessária.

Capinando o círculo do tronco

Poda e modelagem de copa

Durante o primeiro ano, a árvore Catedral não é podada. A partir do segundo ano, a primeira camada da copa é formada. Três galhos são deixados em um ângulo de 120 graus.O um para o outro.

No ano seguinte, a segunda fileira é formada de forma semelhante à primeira, mas os galhos da segunda fileira são posicionados nos espaços entre os galhos da primeira. Durante o período produtivo, são utilizadas técnicas de poda e desbaste.

Cal

Os troncos das árvores ficam vulneráveis ​​a rachaduras em fevereiro e março. Durante esse período, é aconselhável caiá-los com uma cal especial à base de cal apagada.

É melhor comprar a solução em uma loja especializada. Os fabricantes podem adicionar substâncias que combatem pragas que hibernam sob a casca.

caiação de madeira

Doenças e pragas: tratamentos preventivos

Durante o verão, são realizados dois tratamentos preventivos: na abertura dos brotos, usar Fufanon para controle de pragas e, após a floração, usar Skor para controle de ferrugem e sarna.

Preparando-se para o período de inverno

Para o inverno, os troncos das árvores jovens são cobertos com galhos de abeto. As copas são cobertas com uma ou duas camadas de material não tecido. Árvores maduras não precisam de cobertura.

Métodos de reprodução

Em canteiros, o método mais fácil é enxertar atrás da casca ou em uma fenda. Se desejar, você pode enxertar uma muda jovem de marmeleiro com um broto da pereira-catedral.

Avaliações de jardineiros

Angelina Viktorovna, região de Tula.

"Tenho uma pereira Kafedralnaya crescendo no meu jardim há nove anos. A árvore é esguia, com folhas limpas e sem manchas. Começou a dar frutos no terceiro ano — colhemos duas dúzias de peras. Agora colho de cinco a seis baldes por ano. Estou muito satisfeito com a variedade."

Stepan Petrovich, Samara.

Trouxemos a pera Catedral de um viveiro de Moscou. Ela se desenvolveu bem. Atualmente, estamos colhendo 50 kg de peras suculentas por árvore. Nós as comemos principalmente e as damos para vizinhos e amigos, e todos adoram!

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata