Descrição e tecnologia de cultivo da variedade de pera Memória de Zhegalov

A variedade de pera Pamyat Zhegalova é comum na Rússia central. Ela frutifica precocemente, é resistente ao frio, à seca e a doenças e é fácil de cuidar. A árvore é conhecida por sua longa vida útil. O fruto tem boa comercialização, amadurece no final do outono e tem longa vida útil. Os criadores da variedade a batizaram em homenagem ao renomado geneticista S. I. Zhegalov, renomado por suas pesquisas em melhoramento genético.

Seleção da pêra "Memória de Zhegalov"

Os criadores de "Memória de Zhegalov" são S. T. Chizhov e S. P. Potapov, melhoristas da Academia Agrícola de Moscou em homenagem a K. A. Timiryazev. As variedades "Lesnaya Krasavitsa" e "Olga" foram utilizadas como variedades-mãe. O desenvolvimento da variedade foi concluído no final do século XX. Em 2001, foi incluída no Registro Estadual.

Regiões em crescimento

A variedade é zoneada para a Região Central da Federação Russa. Os melhores rendimentos da "Pamiat Zhegalov" são obtidos em Moscou, Vladimir, Ivanovo, Ryazan, Smolensk, Kaluga, Tula, Bryansk e regiões vizinhas.

Prós e contras das culturas frutíferas

As vantagens da pêra de memória Zhegalov incluem:

  • resistência à geada;
  • resistência à seca;
  • produção precoce de frutos;
  • alta expectativa de vida;
  • rendimento consistentemente alto em todas as estações;
  • imunidade a doenças e pragas;
  • versatilidade e boa qualidade comercial das frutas.

A seguir estão algumas das desvantagens da variedade:

  • autoinfertilidade;
  • pólen pesado, que é transportado apenas por insetos polinizadores e, portanto, variedades polinizadoras devem ser plantadas perto da Memória de Zhegalov.

Em memória de Zhegalov

Características e características varietais

A pera Pamyat Zhegalova possui uma série de características distintivas que a distinguem de outras variedades.

Dimensões e altura da árvore

A árvore é de médio porte, espalhada, atingindo uma altura de 4-5 m.

Expectativa de vida

A vida útil da pera Memória de Zhegalov é alta - até 70-80 anos, e com bons cuidados - até 100 anos.

Frutificação

O peso médio do fruto é de 120-140 g, em casos raros – até 200 g. A casca é lisa, de cor verde ou dourada, com um leve tom vermelho opaco.

Ciclicidade

A frutificação da variedade Pamyati Zhegalov é estável e ocorre anualmente.

Fecundidade em Memória de Zhegalov

Floração e polinizadores

A variedade é autoestéril. A floração ocorre de abril a maio. Polinizadores ideais são: Bergamota Peras Moskovsky e Lyubimitsa Yakovleva.

Tempo de maturação e rendimento

A variedade é precoce: produz frutos 3 a 4 anos depois que as mudas criam raízes.

Uma pera de final de temporada. A fruta está pronta para a colheita entre 20 e 30 de setembro. A queda de frutos é baixa, tornando-a uma variedade de alto rendimento. Até 40 kg de frutos podem ser colhidos de uma única árvore. Podem ser armazenados em temperatura ambiente por 25 a 30 dias e a 0 °C por 3 a 4 meses.

Qualidades de degustação e uso de frutas

A polpa da fruta é branco-amarelada, suculenta e amanteigada. O sabor é doce, com um toque de acidez e notas ácidas, obtendo uma nota de degustação de 4,3 de 5.

As frutas são versáteis: são adequadas para consumo fresco e podem ser usadas para preparar sobremesas e conservas de inverno.

Resistência à geada e à seca

A variedade de pera Pamyati Zhegalova apresenta resistência acima da média à geada e à seca. Ela pode suportar flutuações de temperatura, ventos e diversos desastres naturais.

galho com frutas

Imunidade a doenças e insetos

A variedade é imune a fungos, especialmente sarna, e é bastante resistente a outras doenças e insetos parasitas.

Plantando uma pereira

Para garantir que uma árvore cresça bem e produza uma colheita, é necessário seguir as recomendações agrícolas para seu plantio.

Prazos

Em climas temperados, as mudas podem ser plantadas no final de abril ou início de maio ou na primeira quinzena de outubro. Nas regiões do sul, o plantio no outono é preferível, enquanto nas regiões do norte, o plantio na primavera é preferível.

Em climas frios, as mudas plantadas no outono geralmente não se estabelecem bem antes da primeira geada e morrem. Nas regiões do sul, o calor precoce pode danificar as plantas plantadas na primavera.

Mudas em recipientes podem ser plantadas em qualquer época do ano.

Requisitos do solo

O solo deve ser leve, permeável e nutritivo. Solos de chernozem, franco-arenosos e argilosos são considerados os mais adequados. As pereiras não crescem em solos argilosos, pedregosos, arenosos ou excessivamente salinos. O pH do solo deve estar entre 6,5 e 7,2.

buraco para uma pereira

Novas mudas devem ser plantadas no espaço onde antes havia um pomar de árvores antigas, no máximo após cinco anos. Em solo esgotado, as árvores terão dificuldade para se estabelecer e produzirão uma colheita ruim.

Esquemas de layout de plantio

Plante as mudas em locais ensolarados, protegidos de ventos frios e excesso de umidade. O lençol freático deve estar a mais de 2 metros abaixo da superfície do solo. Deixe pelo menos 3 metros de distância entre as pereiras e construções, cercas e árvores que forneçam sombra densa.

Se uma sorveira cresce perto de um jardim, uma pereira deve ser plantada o mais longe possível. Essas árvores são suscetíveis às mesmas pragas e doenças. Uma macieira é considerada a melhor vizinha para uma pereira.

As mudas devem ser espaçadas a pelo menos 4 metros de distância. Isso garantirá que as árvores maduras recebam luz ultravioleta, calor e ar fresco suficientes.

Preparando o local e as mudas

O buraco para a muda é cavado com antecedência: no outono, para o plantio na primavera, ou 2 a 3 semanas antes do plantio no outono. O buraco deve ter 60 a 100 cm de profundidade e 70 a 80 cm de largura.

O buraco é preenchido com antecedência (1-2 semanas antes do plantio) com uma mistura de nutrientes, que é preparada a partir de solo fértil escavado, húmus na quantidade de 10 kg / m2, 2 baldes de areia, 60 g de superfosfato e 30 g de sulfato de potássio. Para solos muito ácidos, adicione 400 g de cal.

cavando um buraco

Para mudas, compre árvores de 1 a 2 anos, zoneadas para a região de plantio. As mudas são compradas no outono e armazenadas em um buraco horizontal especialmente preparado no jardim até a primavera.

Antes do plantio, inspecione as plantas, removendo quaisquer raízes quebradas, secas ou apodrecidas. Apare ligeiramente as raízes excessivamente longas. Mergulhe o sistema radicular por 24 horas em uma solução de Kornevin para promover o estabelecimento e estimular o crescimento das raízes. Como alternativa, polvilhe as raízes com pó de Kornevin.

O processo tecnológico de plantio de árvores

Um buraco grande o suficiente para acomodar todo o sistema radicular da muda é cavado no centro da cova de plantio. Um monte é formado no centro do buraco. A muda é colocada sobre esse monte, e as raízes são espalhadas ao longo das encostas. Uma estaca é cravada a 5-7 cm do monte para suporte.

Plantando uma pereira

O buraco é preenchido com terra, compactando-a camada por camada para eliminar quaisquer bolsas de ar. A muda é amarrada a um suporte. Um monte de 35 a 40 cm de diâmetro é formado ao redor da árvore, elevando a terra em direção ao tronco.

O solo é regado com 2 a 3 baldes de água, solto e coberto com palha. O condutor central é aparado a uma altura de 80 cm.

As sutilezas do cuidado com a variedade Memória de Zhegalov

Se todas as recomendações forem seguidas, a árvore produzirá uma colheita consistentemente alta todos os anos.

Regar e fertilizar

Após o plantio, as árvores são regadas uma vez por semana com dois baldes de água. Uma árvore adulta precisa ser regada três vezes por estação. A primeira rega é feita na primavera, antes da floração, a segunda após a floração e a terceira no outono, antes do início da geada.

Em climas quentes, regue a pereira uma vez por semana e, em seguida, cubra o solo com cobertura morta para reduzir a evaporação da umidade. Uma árvore adulta precisa de 4 baldes de água.

regando uma muda

As pereiras podem ser regadas com aspersores ou despejando água em sulcos cavados ao redor do tronco da árvore. Esses sulcos são cavados a uma profundidade de 15 cm e selados após a rega.

As pereiras precisam de fertilização regular. A primeira fertilização é feita um ano após o plantio.

No início da primavera, a planta é alimentada com ureia, 30 g da qual são diluídos em 10 litros de água, e húmus na proporção de 5 baldes para cada 10 litros de água. Durante a floração, fertilize com 100 g de superfosfato e 60-70 g de sulfato de potássio, diluídos em 10 litros de água.

No outono, o solo fica saturado com fertilizantes complexos; eles devem ser adicionados aos sulcos cavados ao redor de todo o círculo do tronco da árvore, seguidos pela escavação do solo.

Solos ácidos são alcalinizados com 400 g de cal uma vez a cada 4 anos.

Pode ser realizado na primavera alimentação foliar de peras com ureiaDissolva 20 a 30 g de fertilizante em 10 litros de água e borrife bem a copa da pereira. Isso não só promove uma absorção mais rápida dos nutrientes, como também protege a pereira de pragas. Evite borrifar a pereira com ureia no outono, pois isso estimulará o crescimento dos brotos, que não terão tempo de se fortalecer antes do inverno e morrerão.

Aparar

Recomenda-se podar na primavera, antes que a seiva comece a fluir. A temperatura do ar deve estar acima de 8°C. A pera 'Zhegalov' é podada para formar dois tipos de copa: esparsa ou fusiforme.

poda de pera

Para criar uma coroa esparsa e em camadas, dois anos após o plantio, selecione três ramos principais da camada inferior e corte-os em 1/3. O condutor central é cortado a uma altura de 1 m do ramo superior. Os brotos restantes são removidos completamente.

No terceiro ano, forme uma segunda fileira de três ramos. O líder central é podado a uma altura de 1 m dos ramos da segunda fileira. Os ramos restantes são removidos.

Após um ano, forma-se uma terceira fileira de três ramos. As fileiras são espaçadas em 50 cm. O condutor central é aparado para 20 cm acima dos ramos superiores.

Toda primavera, os galhos esqueléticos são aparados em 1/3. Os brotos em excesso são removidos.

Uma coroa fusiforme consiste em ramos de até 1,5 m de comprimento, uniformemente espaçados ao redor do tronco. Para criá-la, os ramos são dobrados horizontalmente e reforçados com arame.

A poda sanitária é realizada no outono, após a queda das folhas. Galhos secos, doentes e danificados são removidos.

Cal

A caiação é feita no outono, antes do início do tempo frio. O tronco e os galhos grandes da árvore são limpos de musgo e casca seca e revestidos com uma mistura de 3 kg de cal, 400 g de sulfato de cobre, 50 g de cola de caseína e 10 litros de água.

caiação de madeira

Afrouxamento e remoção de ervas daninhas do círculo do tronco da árvore

Após regar, solte o solo ao redor do tronco da árvore e remova as ervas daninhas. Soltar o solo melhorará o acesso de oxigênio às raízes. As ervas daninhas podem abrigar insetos que podem prejudicar as peras.

Tratamentos sazonais

Na primavera, antes e depois da floração, as árvores são pulverizadas com calda bordalesa, sulfato de cobre ou soluções fungicidas para proteção contra doenças fúngicas. Soluções inseticidas, como o malatião, são usadas contra insetos. O tratamento é repetido no outono, após a colheita.

Preparando-se para o inverno

Antes que o tempo frio chegue, é necessária uma irrigação para repor a umidade: 8 baldes de água são adicionados ao solo ao redor do tronco da árvore. Isso satura o solo com umidade e ajuda a planta a sobreviver à geada.

O solo ao redor do tronco da árvore é arrancado e coberto com serragem. O tronco da árvore é caiado.

Os troncos das árvores jovens são envoltos em material não tecido embebido em óleo de hortelã-pimenta, óleo diesel ou pó para proteção contra roedores. A árvore é isolada com palha, galhos de abeto ou estopa. No inverno, a neve é ​​removida sob a pereira para proteger as raízes da geada.

mudas jovens

Métodos de reprodução

A pera Pamyat Zhegalova é propagada por estacas, que são enxertadas em porta-enxertos cultivados a partir de sementes, utilizando diversos métodos: enxertia de topo, enxertia de fenda, enxertia sob a casca, cópula, cópula melhorada e brotamento. As estacas também podem ser enxertadas em pereiras adultas de outras variedades.

A 'Memória de Zhegalova' se propaga com sucesso a partir de mudas com raízes próprias, cultivadas a partir de estacas. Esta variedade também pode ser propagada por alporquia.

Como aumentar seu rendimento: dicas e conselhos

Para aumentar a produção de peras, você deve regar a árvore regularmente e adicionar fertilizante ao solo.

Tremoço, trevo, mostarda e colza podem ser plantados entre fileiras de árvores. No outono, as plantas são cortadas e aradas. Na primavera, elas se transformam em um fertilizante rico em nutrientes, enriquecendo o solo com nutrientes sem a necessidade de fertilizantes orgânicos adicionais.

frutas de pera

Plantar várias árvores de variedades polinizadoras perto da árvore "Memória de Zhegalov" aumenta a frutificação. Se o espaço for limitado, mudas de diferentes variedades podem ser enxertadas em uma única planta.

Doenças e pragas enfraquecem as pereiras, levando à baixa frutificação e à queda das frutas existentes. Portanto, é importante realizar tratamentos preventivos em tempo hábil.

Não negligencie a poda das árvores. A remoção oportuna dos galhos em excesso estimula o crescimento dos brotos laterais, onde se formam os botões florais. O desbaste da copa melhora as condições de ventilação e luz, o que, por sua vez, aumenta a frutificação. Além disso, o crescimento de galhos em excesso drena a energia da planta que ela poderia usar para a produção de frutos.

Avaliações de jardineiros sobre a variedade

Vasily, 45, Vladimir: "Em memória de Zhegalov, colho as frutas no final de setembro e as deixo amadurecer em temperatura ambiente. As peras maduras são doces, suculentas e amarelo-limão."

Anton, 57 anos, Kolomna: “Tenho árvores crescendo ao lado de Pamyat” peras Pava e CatedralA polinização e a frutificação são normais, embora a produção seja média, mas os frutos são grandes. Em altas produções, os frutos ficam menores.

Anastasia, 38, Klin: "A pera é bastante produtiva, resistente ao inverno e a doenças. A fruta tem longa vida útil – pode ficar fresca na geladeira até janeiro."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata