Como alimentar uma pereira? Época e métodos de aplicação de fertilizantes

Como devo alimentar minha pereira para um bom crescimento e desenvolvimento? Todo jardineiro se preocupa com a saúde do seu jardim e deseja uma boa colheita. Para isso, é importante monitorar a qualidade, a quantidade e o momento da aplicação do fertilizante. Durante cada estágio do seu desenvolvimento vegetativo, as peras absorvem ativamente micronutrientes específicos.

Preciso fertilizar minha pereira?

Uma das regras básicas para cuidar de uma pereira é a fertilização regular e adequada. Todos os anos, a árvore precisa de minerais para estimular o crescimento, aumentar a produtividade e garantir a saúde.

Estimulação do crescimento

Para estimular o crescimento, é importante fertilizar a planta no início da estação. Fertilizantes contendo nitrogênio são adequados para esse fim. Eles são responsáveis ​​pelo crescimento e desenvolvimento dos brotos laterais.

Aumento da produtividade das colheitas

Para promover a formação de brotos frutíferos adicionais e fortes, as peras são fertilizadas com potássio e fósforo. Esses minerais não apenas fortalecem e mantêm a frutificação nos galhos, como também aumentam a produtividade e estimulam o desenvolvimento vigoroso dos frutos.

O fertilizante é a chave para um jardim saudável

A fertilização adequada e oportuna de pereiras previne doenças fúngicas e ataques de insetos. O segredo é seguir a dosagem e o momento corretos.

cuidados com pereirasImportante! A falta de nutrientes dificultará a frutificação e a produção de ovários. O excesso de mineralização pode levar à morte da pereira.

Com o que você alimenta as árvores frutíferas?

Peras e outras frutas são alimentadas com fertilizantes orgânicos e minerais. Cada composição tem seu próprio efeito benéfico para a planta.

Orgânicos

Muitos jardineiros preferem usar fertilizantes orgânicos. Eles não são menos ricos em minerais do que os fertilizantes artificiais.

Ureia

A mistura é rica em nitrogênio, que estimula o crescimento da folhagem da pereira. Adequado para adubação foliar, é rapidamente absorvido pelas folhas, dissolve-se bem na água e protege contra doenças fúngicas.

fertilizante de ureia

Farinha de osso

O pó é feito de ossos secos de animais e peixes. Contém a maior quantidade de fósforo. A mistura se dissolve bem em água e é rapidamente absorvida pela pera. Além do componente principal, a composição inclui:

  • ferro;
  • cálcio;
  • zinco;
  • cobalto;
  • iodo;
  • magnésio;
  • potássio.

farinha de osso

Cinzas de madeira

Cinzas peneiradas de fogão são usadas para fertilizar pereiras. Elas contêm altos teores de cálcio, fósforo, magnésio e manganês. Polvilhe o pó ao redor do tronco da árvore a uma taxa de 200 g por metro quadrado.

Importante! Cinzas e fertilizantes nitrogenados não devem ser usados ​​simultaneamente, pois seus componentes neutralizam os efeitos do nitrogênio.

Excrementos de pássaros

Fertilizante fresco pode matar uma árvore, queimando completamente o sistema radicular. Para aplicá-lo em uma pereira, seque o esterco, misture 100 g com 10 litros de água e regue.

Estrume bem curtido é usado para fertilizar pereiras. O esterco fresco contém sementes de ervas daninhas e promove o crescimento de bactérias e fungos nocivos. O composto leva três anos para amadurecer.

fertilização com esterco

Minerais

Os nutrientes são aplicados duas vezes por ano: uma vez no início da primavera e outra após a colheita. A quantidade e a composição dos fertilizantes variam ligeiramente.

Superfosfato

Um fertilizante fosfatado comum. Contém sulfato de cálcio. É aplicado na primavera, antes da frutificação. É econômico e fornece às peras o fósforo necessário.

Magnésio

A deficiência de minerais retarda o crescimento da árvore. Se uma pereira produz poucos brotos anuais e a folhagem é rala e murcha, é necessário adicionar magnésio. Jardineiros usam sulfato de magnésio em pó. Eles o diluem em água e borrifam na planta.

fertilizante de magnésio

Fósforo

Estimula o desenvolvimento dos frutos na árvore. Sem fósforo suficiente, as peras na árvore não ganham peso adequadamente e alguns frutos caem. O elemento é absorvido em ambiente úmido. O fósforo é aplicado durante a irrigação.

Potássio

Este elemento estimula o desenvolvimento dos brotos frutíferos nos galhos. O sal de potássio é usado na primavera e antes do inverno. O potássio não está disponível na forma pura; todas as formulações contêm cloro, o que afeta negativamente o desenvolvimento da pereira.

Importante! Os componentes minerais devem ser adicionados rigorosamente de acordo com as instruções.

componentes minerais

Diretrizes para aplicação de nutrientes

A fertilização é realizada por dois métodos: radicular e foliar. A fertilização radicular envolve regar a pereira com uma solução na área ao redor do tronco da árvore ou espalhar fertilizantes secos na área. A fertilização foliar envolve pulverizar a folhagem da pereira com uma solução mineral. Os nutrientes são absorvidos pelos estômatos das folhas.

Sob a raiz

A fertilização radicular é absorvida mais lentamente do que a fertilização foliar. Fertilizantes orgânicos, difíceis de dissolver em água, são adequados para esse tipo de aplicação. Fertilizantes em pó são aplicados na raiz. A aplicação desses fertilizantes durante o inverno garante que a árvore receba nutrientes durante todo o inverno.

Por folha

A adubação foliar é usada como suplemento ao fertilizante principal. Para isso, complexos minerais são dissolvidos em água e pulverizados nas folhas. Isso é feito em meados do verão. Isso ajuda a fortalecer os ovários nos ramos e a formar frutos saudáveis.

alimentando peras

Tempo e tecnologia de processamento de madeira

Componentes separados são usados ​​em dosagens diferentes para cada estágio da estação de crescimento. Fertilize a planta durante a formação dos brotos, a floração, a frutificação e o amadurecimento da pera.

Antes da floração

Durante a formação dos brotos, são utilizados fertilizantes nitrogenados. Eles ajudam a formar massa verde e a desenvolver novos brotos frutíferos. As seguintes formulações são utilizadas:

  • Ureia. Misture 50 g da mistura seca com 10 litros de água. Regue a área da raiz.
  • Excrementos de pássaros. Misture 500 g da mistura com 1 balde de água. Regue a árvore.
  • Salitre. Dissolva 40 g de pó em 10 litros de água e aplique na área do tronco da árvore.

processamento de perasImportante! Cada componente deve ser adicionado separadamente; eles não devem ser misturados.

Durante a floração

Na primavera, durante a floração, cave um sulco de 20 cm de profundidade a 60 cm do tronco. Fertilize o sulco com os seguintes ingredientes.

  • Ureia. 300 g da mistura para cada 10 litros de água.
  • Superfosfato. 100 g de pó para 1 balde de água.
  • Verbasco. 5 kg misturados com 10 litros de água.

Após a floração

Quando os brotos dos frutos começam a se formar, a árvore precisa de nutrientes suficientes para fixá-los aos galhos. Para isso, são utilizados os seguintes:

  • Nitroammofoska. 50 g de pó para cada 10 litros de água.
  • Adubo verde. Plante em uma vala a uma profundidade de 15 cm.
  • Solução de boro 15%.
  • Solução de ureia a 1%.

fertilização pós-floração

Os fertilizantes são aplicados em climas ensolarados, quentes e secos. Nessas condições, eles são absorvidos mais rapidamente.

Durante o período de formação dos ovários e amadurecimento dos frutos

Para evitar que as peras percam frutos durante o período de frutificação, a fertilização adicional é realizada no verão. Em junho e julho, são aplicadas pulverizações foliares para estimular a frutificação. Em agosto, quando os frutos estão amadurecendo, o tratamento é repetido. Para isso, utilize:

  • Solução de nitrato de potássio 1%.
  • Solução de boro 5%.
  • Solução de manganês 2%.

Após a colheita

No outono, após a colheita, é necessário repor os minerais do solo. A pereira os utilizou durante a estação para formar novos brotos e frutos. Esse processo começa quando as folhas apicais ficam amarelas e começam a cair. As seguintes soluções são usadas para isso:

  • superfosfato;
  • sal de potássio;
  • cinzas de madeira.

Todos os componentes são distribuídos ao redor do tronco da árvore, que é então coberto com cobertura morta para o inverno. A fertilização no outono aumenta a resistência da planta ao inverno e promove a recuperação na primavera.

fertilizando perasImportante! Antes de aplicar o fertilizante, regue o solo generosamente.

As nuances da alimentação de mudas e pereiras velhas

Mudas jovens recebem uma dose generosa de fertilizante no momento do plantio. Não há necessidade de fertilizá-las até que comecem a dar frutos. A quantidade de fertilizante aplicada é suficiente para 2 a 3 anos.

Quanto mais velha a pereira fica, mais ela precisa de nutrientes adicionais. Para isso, dobre a quantidade de fertilizante aplicada, mas aplique-o apenas uma vez a cada dois anos.

Erros comuns

Ao fertilizar pereiras, jardineiros iniciantes cometem vários erros:

  • O uso de compostos inadequados não nutre a planta, mas causa sua morte.
  • Um aumento não intencional na dosagem pode matar a árvore.
  • Quantidade insuficiente de fertilizante afeta a formação dos ovários.
  • A aplicação de nitrogênio no outono é proibida, pois aumenta o crescimento ativo dos brotos no inverno.
  • Compostos que contêm cloro retardam o desenvolvimento da árvore.
harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata