Descrição e características da variedade de pera Forel, tecnologia de plantio e cuidados

Jardineiros russos estão demonstrando interesse pela variedade de pera Forel, uma cultura rara com frutos excepcionalmente belos e deliciosos. Esta árvore frutífera é atraente não apenas por suas qualidades decorativas e tamanho compacto, mas também por sua capacidade de tolerar baixas temperaturas.

História do melhoramento genético da pera Forel

Os Estados Unidos, onde a variedade Forel é muito procurada, a Austrália e a Alemanha são os países que afirmam ser os primeiros a desenvolver o híbrido. No entanto, a maioria dos cientistas acredita que a variedade foi desenvolvida na Saxônia por meio da polinização cruzada de peras locais com variedades exóticas.

Onde a variedade cresce?

A variedade Forella é cultivada em países da América Latina (Chile, Argentina) e nos Estados Unidos (Oregon, Washington). A cultura é popular entre os agricultores australianos. Um híbrido produzido na África do Sul também está disponível em lojas. Grandes áreas de pomares de Forella estão localizadas na China.

Descrição e características

A truta, como todas as peras, pertence à família das peras rosas, mas, diferentemente de outras variedades, destaca-se pelo sabor e pela cor originais dos seus frutos.

Dimensões da árvore

Esta árvore frutífera com formato de copa clássico atinge uma altura máxima de 6 metros. O tronco é liso e marrom, enquanto os galhos voltados para cima são marrom-acinzentados. As folhas verde-escuras e brilhantes são caracterizadas por nervuras visíveis que se tornam amareladas à medida que a árvore cresce, além da ausência de dentes nas bordas.

tamanho de pêra

Tudo sobre frutificação

Os jardineiros começam a colher frutos isolados da pera Forel a partir do segundo ano após o plantio. A frutificação em massa ocorre no terceiro ou quarto ano. O peso médio dos frutos uniformes é de 150 g, com alguns exemplares chegando a 190 g. A cor muda à medida que amadurecem. Os frutos lisos e uniformes são verdes quando amadurecem. Mais tarde, adquirem um amarelo intenso. Quando amadurecem, a cor amarela é complementada por um rubor avermelhado de pequenas manchas, às vezes se fundindo em uma única mancha.

A polpa do fruto é branca, suculenta, densa, a casca é fina.

Em climas quentes, a variedade Forel rende até 40 toneladas por hectare. Em climas temperados, o rendimento é de 20 toneladas.

Floração e polinizadores

As flores brancas e rosas da pereira Forel começam a florescer no início de abril e terminam na segunda quinzena do mês. A árvore não é autofértil, portanto, para garantir a polinização adequada, variedades de pera que florescem na mesma época são plantadas nas proximidades. Os melhores polinizadores são:

  • Kucheryanka;
  • Conferência;
  • Arbusto;
  • Parisiense.

peras truta

Se as culturas mencionadas acima não estiverem disponíveis, variedades de pera como Kabardinka, Talgarskaya Krasavitsa e Fevralskaya são adequadas.

Tempo de maturação e colheita

Forel é uma variedade de pera de inverno de maturação tardia. A colheita começa em meados de setembro, antes da maturação completa, caso se deseje transportar ou armazenar a fruta por até seis meses.

Os frutos atingem a maturidade técnica na segunda quinzena de outubro e permanecem frescos em temperatura ambiente por 10 a 14 dias.

A colheita dos frutos é feita em dias ensolarados, utilizando uma escada e um gancho de metal para dobrar os galhos altos. A colheita é feita com o caule preso para evitar deterioração prematura.

Avaliação de degustação e utilização de frutas

Degustadores profissionais avaliaram o sabor doce, azedo e picante da pera truta com 4,3 pontos. A fruta é usada para fazer compotas, conservas, sucos e geleias caseiras. Também é adicionada a saladas e assados. Nos EUA, os consumidores consideram a combinação do sabor picante da truta com o queijo picante picante picante.

degustação de pêra

Esta fruta de baixo teor calórico (47 kcal) é usada em dietética para combater a obesidade. Os componentes da pera saturam o corpo com vitaminas, micronutrientes e macronutrientes. Uma fruta é suficiente para cobrir 10% das necessidades de ácido ascórbico do corpo.

Na medicina popular, a fruta é usada como remédio para diarreia, esclerose múltipla e inflamação. As peras também reduzem a febre. O alto teor de potássio promove a eliminação do excesso de água e sais, o que contribui para a saúde vascular e cardíaca.

Resistência a baixas temperaturas e à seca

A tolerância da pera Forel a temperaturas abaixo de zero (até -20 °C) não elimina a necessidade de proteção contra o inverno e isolamento. Esta cultura sensível sofre perdas parciais de rendimento se for sub-irrigada, e sua tolerância à seca é média.

Imunidade a doenças

A árvore tem um sistema imunológico fraco, o que resulta em baixa sobrevivência após o plantio e baixa resistência a doenças fúngicas e ataques de pragas.

doença da peraAs pereiras são suscetíveis à sarna, podridão dos frutos e cancro negro. Também são suscetíveis à queimadura bacteriana durante a floração. Os pulgões são a praga mais significativa.

Características do plantio de culturas

A sensibilidade da árvore às condições de crescimento exige que os jardineiros adotem uma abordagem responsável na escolha do local, de vizinhos adequados e no cumprimento das regras de plantio.

Selecionando um site

As pereiras não toleram ventos frios, sombra ou sombra parcial. Terras baixas com acúmulo de massas de ar frio e áreas com águas subterrâneas rasas são inadequadas para a planta. Escolha um local plano, protegido dos ventos do norte por estruturas ou escudos. A exposição uniforme à luz ao longo do dia é essencial.

A pereira Forel requer solo fértil e bem drenado, que forneça oxigênio e retenção de umidade nas raízes. Se o solo não atender a esses requisitos, ele deve ser arado, fertilizado e, em solos pesados, diluído com areia.

plantando uma pereira

Planos de layout

Para realçar o apelo decorativo de um canteiro, a pereira Forel é plantada em linhas paralelas e arqueadas, mantendo uma distância de 4 m entre as árvores e 5 m entre as fileiras. Se o canteiro tiver formato regular, utilizam-se padrões retangulares, quadrados ou xadrez.

Com um arranjo escalonado, as mudas da segunda fileira são colocadas entre as árvores da primeira na mesma distância.

Ao plantar em áreas planas, o padrão mais usado é o quadrado, onde a distância entre as árvores em uma fileira e entre as fileiras é a mesma: 4 m.

Distância entre árvores

É inaceitável plantar uma pereira a menos de 4 metros de uma árvore vizinha. As copas entrelaçadas não receberão luz suficiente e as raízes sofrerão com deficiências de nutrientes. Não manter a distância recomendada aumenta o risco de doenças e pragas.

distância entre plantações de peras

Bairro favorável

As pereiras não toleram sorveiras, pois a árvore é infestada pela traça-da-sorveira, cujas lagartas comem os frutos. O zimbro não deve ser plantado nas proximidades, pois infecta a árvore frutífera com esporos de ferrugem. Pêssego, ameixeira, lilás e jasmim têm um efeito depressor sobre o híbrido.

Pereiras, macieiras, pinheiros, abetos e carvalhos prosperam lado a lado. Os tomates protegem a plantação da traça-da-maçã, e a tanásia protege contra muitos tipos de pragas.

Para terrenos menores e para realçar o apelo decorativo do jardim, prímulas, calêndulas, margaridas e morangos são plantados sob pereiras. Roseiras, que compartilham as mesmas doenças e pragas, não devem ser cultivadas perto de pereiras.

Época e tecnologia de plantio de mudas

Para a pera Forel, a época ideal de plantio é em meados de abril, quando a temperatura média diária do ar permanece entre 12–15°C, ou no outono, no final da estação de crescimento, 1,5–2 meses antes da geada.

plantando uma muda de pera

Prepare uma cova cilíndrica para plantio no outono, cavando um buraco de 80 cm de diâmetro e 60 cm de profundidade. Misture a terra vegetal com dois baldes de composto, esterco podre e húmus. Adicione 1 kg de cinzas e 100 g de sal de potássio à mistura. Crie uma camada de drenagem de 10 a 15 cm no fundo, usando tijolos quebrados, brita e pedras.

Antes do plantio, as mudas são mantidas em uma solução de Kornevin com a adição de partes iguais de solo e cinzas.

Tecnologia de plantio da pera Forel:

  • ao longo das bordas do buraco assentado, faça entalhes com uma pá e coloque uma estaca de apoio;
  • uma elevação é construída na parte inferior;
  • coloque a muda em um monte preparado, espalhando as raízes ao longo das encostas;
  • despeje um balde de água;
  • preencha com substrato preparado, sacudindo a árvore periodicamente para que não se formem vazios nas raízes;
  • compactar o solo, fazer um sulco ao redor do tronco, no qual despejam outro balde de água;
  • amarre a pêra a uma estaca por cima e por baixo;
  • A área ao redor do tronco da árvore é coberta com cobertura morta.

plantando uma pereiraA árvore é plantada de modo que o colo da raiz fique 2–3 cm acima da superfície após o término do evento.

Especificidades do cuidado

Seguir recomendações de irrigação, fertilização, poda e tratamento aumenta a resistência da pera a doenças e pragas e aumenta a produtividade.

Rega

Para garantir que a umidade chegue às raízes, o solo sob a árvore é revolvido regularmente. Na primavera, a pereira Forel precisa apenas de duas regas: a primeira antes do surgimento dos brotos e a segunda quando os frutos começam a se formar.

No verão, a rega depende do clima e da precipitação. Em média, as pereiras precisam ser regadas uma vez por mês. No outono, a plantação é regada uma vez em preparação para o inverno (5 a 6 baldes).

Quando a pereira tiver menos de dois anos, despeje um balde de água nos sulcos ao redor do tronco. Uma planta adulta precisa de 30 litros. Uma muda de primeiro ano deve ser regada semanalmente ou a cada 3-4 dias durante as secas de verão.

regando uma pera

Fertilização

A matéria orgânica adicionada à pereira Forel durante o plantio é suficiente para os três primeiros anos. A exceção é a fertilização da árvore com uma infusão de verbasco ou excrementos de pássaros em abril, quando a planta precisa de maior teor de nitrogênio no solo. Os fertilizantes orgânicos podem ser substituídos por ureia (200 mg por 10 litros).

Em maio, a árvore é regada com uma solução de nitroammofoska (50 g por 10 l). Duas semanas depois, a pereira é fertilizada com 30 g de sal de potássio por 1 metro quadrado de solo.

Quando os frutos estão cheios, a cultura é irrigada com uma solução composta de 50 g de superfosfato e 30 g de sal de potássio, dissolvidos em um balde de água.

Para aumentar a resistência ao inverno, ao se preparar para o inverno, adiciona-se cinza ao círculo do tronco da árvore (200 g por 1 m²).

Aparar

Imediatamente após o plantio, o tronco e os brotos laterais da árvore são encurtados em um quarto. No segundo ano, a primeira fileira é formada pela seleção de dois a três galhos fortes, apontando em direções diferentes e equidistantes do solo.

No ano seguinte, os ramos de segunda ordem do primeiro estrato são encurtados em um terço, os brotos jovens são removidos e um ramo esquelético é deixado um metro acima dos ramos inferiores. A cada dois anos seguintes, mais um ramo esquelético é adicionado. O primeiro é posicionado um metro acima do anterior e o último, 60 cm acima. Isso completa a formação do esqueleto esparso da pereira Forel.

poda de pera

Anualmente, o condutor da árvore é encurtado para que os ramos laterais da última fileira fiquem 20 cm mais curtos. A poda sanitária é realizada anualmente no início da primavera ou do outono, após o término da estação de crescimento. Brotos doentes, quebrados ou malformados, bem como galhos que obstruem a copa, são removidos.

Prevenção de doenças

Em condições de alta umidade e temperaturas de verão, a podridão dos frutos e a sarna são os fatores mais prejudiciais à pereira Forel. Para prevenir doenças fúngicas, trate a planta no início da estação de crescimento, durante a brotação e após a floração com Gaupsin e Fitoverm, que são seguros para humanos. Como alternativa, use os mais tóxicos Topaz, Skor e HOM. Calda bordalesa e sulfato de cobre, que são populares, têm se mostrado eficazes.

Pulgões e besouros-das-flores, os insetos mais incômodos das pereiras, podem ser eliminados pulverizando a planta com Agravertin ou Karbofos. O tempo de aplicação é o mesmo dos tratamentos preventivos.

processamento de peras

Para evitar a infestação de esporos de fungos e ataques de pragas, é recomendável tomar as seguintes medidas preventivas:

  • eliminar resíduos biológicos no círculo do tronco da árvore;
  • caiar o tronco e os galhos mais baixos no outono e na primavera;
  • plante verduras picantes para atrair inimigos naturais de insetos-praga;
  • na primavera, cintas de captura são coladas ao tronco da cultura;
  • Eles penduram casas e alimentadores de pássaros.

Uma maneira comprovada de repelir pragas é plantar plantas com propriedades inseticidas (cebola, mostarda, alho).

Avaliações de jardineiros sobre a variedade

Você pode aprender sobre as vantagens e desvantagens da cultura nas avaliações dos jardineiros.

Natalia Semenovna, 49 anos, Minsk

Das três variedades de pera cultivadas na horta, as crianças gostam especialmente da pera Forel. A filha mais velha inclui a fruta em sua dieta. Ela diz que a aparência e o sabor único com notas de canela melhoram seu humor e tornam as restrições alimentares mais fáceis de suportar.

Margarita, 37 anos, região de Moscou

Moro na região de Moscou e há muito tempo queria plantar uma pereira diferente de todas as outras no meu jardim. Escolhi a variedade Forel e me arrependi. A árvore estava doente, murchou gradualmente e finalmente morreu completamente. Acho que a causa foi o material de plantio defeituoso, que demorou muito para chegar pelo correio, pois eu não o havia plantado corretamente.

Mikhail Ilyich, 58 anos, Nikolaev

Comprei a truteira por acaso. A muda demorou muito para criar raízes, mas finalmente criou raízes. Três anos depois, colhemos nossa primeira safra, que toda a família adorou. Agora, rego a truta a cada estação, a fertilizo e borrifo com calda bordalesa e Fitoverm para prevenção. Quero continuar encantando minha família com seus frutos vibrantes, doces e azedos.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata