- A história do melhoramento genético da pera Severianka
- O que há de especial nessa variedade?
- Dimensões da árvore
- Tudo sobre frutificação
- Floração e polinizadores
- Período de maturação e colheita
- Âmbito de aplicação das frutas
- Imunidade a doenças
- Resistência ao inverno e à seca
- Variedades de cultura e descrição
- Bochechas vermelhas
- Yakovleva
- Verão
- Plantio, cultivo e cuidados
- Layouts e dimensões de covas de plantio
- Distância entre árvores
- Época e tecnologia das operações de plantio
- Rega sazonal
- Cobertura superior
- Rejuvenescimento e formação de coroa
- Podas e tratamentos sanitários
- Cuidando do círculo do tronco da árvore
- Preciso cobri-lo para o inverno?
- Métodos de reprodução
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade
A humanidade aprendeu a cultivar peras há mais de 3.000 anos. Desde então, inúmeras variedades híbridas foram desenvolvidas, tanto comercialmente quanto em jardins particulares. Mas mesmo com tamanha variedade, a pera Severyanka continua sendo uma cultivar muito procurada. Sua resistência a baixas temperaturas e geadas a torna adequada para o cultivo nos climas rigorosos das regiões do norte.
A história do melhoramento genético da pera Severianka
A variedade híbrida de pera Severyanka foi desenvolvida em meados do século passado por criadores do Instituto de Pesquisa Michurin. A pera Koperechka Michurinskaya e a variedade Lyubimitsa Klappa também participaram do desenvolvimento. Após muitos anos de trabalho, em 1965, a pera Severyanka foi adicionada ao registro estadual de fruticulturas, com recomendação para cultivo em latitudes temperadas e setentrionais.
Por muito tempo, a pera Severyanka foi considerada a principal fruta cultivada comercialmente. Mas com o advento de híbridos mais modernos, a variedade caiu em desuso. Atualmente, a pera Severyanka só pode ser encontrada em jardins e pomares particulares. É especialmente apreciada nos Urais, na Sibéria e no Extremo Oriente.
O que há de especial nessa variedade?
Antes de cultivar uma árvore frutífera, é necessário entender todas as vantagens e desvantagens da variedade, bem como se familiarizar com todas as características da cultura do jardim.
Vantagens da variedade:
- Devido à sua resistência a baixas temperaturas, a Severyanka é cultivada em qualquer zona climática.
- Se uma árvore congela durante o inverno, ela se recupera rapidamente na primavera.
- Frutificação e amadurecimento precoce dos frutos.
- Altas taxas de rendimento.
- O pequeno tamanho da árvore permite o cultivo de frutas em pequenas áreas.
Além disso, as vantagens da variedade incluem a possibilidade de autopolinização parcial.

Imperfeições:
- Peras desta variedade preferem solo muito úmido. A umidade insuficiente afeta negativamente o sabor da fruta.
- A colheita de frutas maduras cai.
- As frutas não são adequadas para transporte de longa distância ou armazenamento de longo prazo.
- Para aumentar a produtividade, a variedade Severianka necessita de polinizadores.
Nota: As peras contêm uma grande quantidade de vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano.
Dimensões da árvore
As pereiras crescem lentamente, atingindo sua altura máxima de 5 a 6 metros somente aos 14 ou 15 anos. As plantas jovens são de tamanho médio, com uma copa larga, espalhada e arredondada. Os brotos laterais e os galhos crescem rapidamente, mas não formam uma copa densa. As lâminas foliares são ovais, pontiagudas nas pontas e serrilhadas nas bordas, e são verde-escuras.
A casca da árvore é lisa e cinza-prateada.
Dependendo das condições climáticas e da tecnologia agrícola, a vida útil de uma fruta varia de 30 a 65 anos.
Tudo sobre frutificação
As árvores começam a dar frutos do segundo ao quarto ano de crescimento em campo aberto. A produtividade aumenta a cada ano. Uma árvore de sete anos pode produzir até 20-25 kg de frutos maduros. Árvores maduras podem produzir até 100 kg de frutos.

Os frutos maduros são de tamanho pequeno a médio, pesando até 120 g. A casca é densa, espessa e de cor verde-amarelada, às vezes com um leve tom rosado.
A polpa da fruta é crocante, com sabor suculento, doce e azedo e um gosto residual levemente ácido.
Importante! A variedade Severianka é uma das poucas que não precisa de repouso para dar frutos. A árvore floresce e produz frutos todos os anos.
Floração e polinizadores
Embora a variedade Severianka seja capaz de autopolinização, ela ocorre apenas parcialmente e representa não mais que 35% da massa total dos ovários.
Para aumentar a produção de frutos, as árvores frutíferas precisam de vizinhas polinizadoras. Qualquer variedade de pereira com períodos de floração semelhantes pode desempenhar esse papel.

O rododendro-do-norte floresce no final de abril, antes do surgimento das folhas. Grandes inflorescências surgem na árvore, que florescem em flores brancas.
Período de maturação e colheita
Os frutos amadurecem completamente em meados de agosto. Devem ser colhidos rapidamente, caso contrário, cairão. Peras maduras podem ser armazenadas por no máximo duas semanas, após as quais a polpa escurece e se torna intragável.
Para prolongar a vida útil da fruta, a colheita começa de 6 a 8 dias antes do amadurecimento completo. Após a colheita, a fruta é armazenada em local fresco e escuro, onde se conserva por 1,5 a 2 meses.
Observação: quando totalmente maduros, os frutos caem completamente das árvores em 1 a 2 dias.

Âmbito de aplicação das frutas
A pera Severianka é uma variedade universal; a fruta é consumida tanto crua quanto processada.
As frutas são usadas para fazer sobremesas, adicionar a assados e saladas. Cozinheiros domésticos experientes também fazem geleias, compotas, conservas, desidratam e congelam.
Imunidade a doenças
Ao desenvolver uma variedade híbrida de frutas, também foi levado em consideração o aumento da imunidade natural a infecções fúngicas e pragas.
Severyanka é resistente à maioria das doenças virais e fúngicas e raramente é atacada por pragas.
Importante! Após invernos rigorosos e frios, as árvores costumam ficar suscetíveis a infecções bacterianas. A folhagem e os brotos jovens são os primeiros a serem afetados.
Resistência ao inverno e à seca
As árvores frutíferas desta variedade toleram bem invernos frios e rigorosos. Mesmo que a planta congele, ela se recupera rapidamente na primavera e começa a crescer e se desenvolver.

A variedade não é particularmente resistente à seca. Secas prolongadas afetam negativamente o amadurecimento e o sabor dos frutos.
Variedades de cultura e descrição
Alta resistência a geadas severas e doenças, excelente produtividade e frutificação rápida. Essas qualidades da pera Severyanka tornaram-se o principal incentivo para os produtores continuarem desenvolvendo novas variedades híbridas.
Bochechas vermelhas
Esta variedade híbrida de frutas é cultivada com sucesso em climas temperados e setentrionais. As árvores são resistentes à geada e praticamente imunes a ataques de fungos e bactérias. Os frutos são de tamanho médio, com um tom vermelho vivo e polpa suculenta, doce e ácida.

Yakovleva
Uma variedade de alto rendimento. A frutificação começa no 3º ou 4º ano de crescimento. Os frutos são de tamanho médio, verde-amarelados, com polpa crocante e sabor suculento e doce. Amadurecem nos primeiros dez dias de agosto.
Verão
Árvores de médio porte com copa ampla e espalhada. A produtividade é alta, com frutificação a partir do segundo ou terceiro ano de crescimento. Os frutos são de tamanho médio, pesando de 80 a 90 gramas, e são de cor amarelo-esverdeada, ocasionalmente com um leve tom rosado. A colheita ocorre na primeira quinzena de agosto. Os frutos têm polpa crocante, suculenta e doce, de cor creme.
Plantio, cultivo e cuidados
Para cultivar Severyanka, selecione terrenos secos, planos, bem iluminados e protegidos do vento. O nível do lençol freático deve estar pelo menos 2 a 2,5 metros acima do nível do solo.
Infelizmente, mudas de pera Severyanka não são vendidas em viveiros, então você terá que procurar material de plantio de jardineiros experientes. Ao escolher uma muda, inspecione cuidadosamente o rizoma em busca de infecções fúngicas e danos.
Layouts e dimensões de covas de plantio
A pereira é plantada em solo solto e fértil, com teor de acidez neutro.
A área para plantio de mudas é preparada de 3 a 4 semanas antes do início do trabalho.
- Na área escavada e solta, cave um buraco com pelo menos 80 cm de profundidade e largura.
- Uma camada de drenagem de pequenas pedras ou brita é colocada no fundo do buraco.
- A próxima camada é de húmus misturado com solo e fertilizantes minerais. Um pequeno monte é formado com a mistura de solo.
- O buraco é completamente umedecido e deixado até o plantio começar.

Antes de plantar a muda, coloque uma estaca no centro do buraco para sustentar a árvore. A estaca é removida assim que a planta estiver firmemente enraizada no solo.
Distância entre árvores
A distância entre as mudas depende do tamanho da árvore adulta. A largura da copa da Severyanka chega a 6 m, portanto, a distância entre covas e fileiras deve ser de pelo menos 5 m.
Época e tecnologia das operações de plantio
As mudas são plantadas em campo aberto, de acordo com o clima da região. Em latitudes temperadas e ao sul, as árvores são plantadas no outono. Em climas do norte, o plantio ocorre no início da primavera para que as mudas tenham tempo de se estabelecer e criar raízes antes das geadas do inverno.

Antes do plantio, coloque as mudas em um recipiente com uma mistura de água e argila e deixe descansar por 6 a 8 horas. Após a imersão dos rizomas, trate-os com uma solução antibacteriana.
- Uma muda é colocada em um buraco preparado com solo fértil e fertilizante.
- As raízes da planta estão distribuídas uniformemente no buraco.
- Ao preencher as raízes com terra, preste atenção à ausência de vazios.
- O solo sob a muda é compactado e completamente umedecido, e a árvore é amarrada a uma estaca.
Importante! Se for plantar uma muda no outono, cubra a área ao redor do tronco da árvore com uma camada espessa de húmus ou esterco para evitar queimaduras nas raízes devido ao frio.
Rega sazonal
A umidade insuficiente do solo afeta a qualidade e a quantidade da colheita. Na ausência de precipitação, a irrigação é realizada semanalmente, aplicando água suficiente nas raízes para garantir a umidade adequada.
As árvores geralmente são regadas uma vez por mês. As árvores frutíferas são regadas generosamente no outono, antes da primeira geada.
Cobertura superior
Árvores frutíferas precisam de nutrição e nutrientes adicionais. No início da estação de crescimento, as pereiras são alimentadas com fertilizantes minerais complexos. No outono, húmus é adicionado ao solo. Fertilizantes orgânicos são aplicados uma vez a cada 3-4 anos, antes da dormência de inverno.

Rejuvenescimento e formação de coroa
A primeira poda da pereira é realizada imediatamente após o plantio da muda e, a partir de então, anualmente. Na primavera, fileiras de 4 a 6 ramos esqueléticos são formadas no tronco principal, e os brotos restantes são podados.
Árvores maduras e velhas passam por poda de rejuvenescimento. Galhos velhos, secos e curvados para dentro são aparados. Quanto mais galhos desnecessários forem podados, melhor os novos brotos crescerão.
Podas e tratamentos sanitários
Durante a poda sanitária, todos os galhos quebrados, danificados, danificados pela geada e com crescimento anormal são removidos, e os cortes são tratados com piche de jardim. A poda sanitária é realizada no final do outono.
Cuidando do círculo do tronco da árvore
O cuidado adequado com a área do tronco da árvore envolve soltar o solo, remover ervas daninhas e aplicar cobertura morta no solo.

É melhor soltar o solo e remover as ervas daninhas após a rega. O solo solto retém a umidade e enriquece os rizomas com oxigênio.
A cobertura morta é realizada no outono. Uma espessa camada de húmus, turfa e serragem é espalhada ao redor do tronco da árvore. O tronco é então coberto com folhas secas ou galhos de abeto.
Preciso cobri-lo para o inverno?
A variedade de pera Severyanka é uma fruta resistente à geada e não requer isolamento adicional durante o inverno se todas as instruções de cuidado forem seguidas.
Métodos de reprodução
Variedades híbridas de árvores frutíferas são propagadas vegetativamente por enxertia e estacas.
Quando propagada por sementes, as características varietais da planta mãe não são transmitidas.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Kirill Andreevich 43 anos. Nijnekamsk.
Nossos invernos são rigorosos e os verões nem sempre são quentes. Até recentemente, eu considerava cultivar uma pereira um sonho impossível. Acontece que eu estava enganado. Um vizinho não só me explicou que era possível, como também me deu uma muda de uma variedade de pera resistente à geada, a Severyanka. Tenho uma linda pereira crescendo em minha propriedade há quatro anos, e ela até deu frutos no ano passado. Ela requer cuidados mínimos; não congela no inverno e os galhos congelados morrem rapidamente.
Larisa Sergeevna, 39 anos. Região de Moscou.
A árvore Severyanka cresce em nossa dacha há mais de 20 anos. Em todos esses anos, nunca ficamos sem colheita de frutas. A árvore é resistente a todas as pragas e doenças e nunca causou problemas.
Igor Viktorovich 50 anos. Ijevsk.
Alguns amigos criadores recomendaram que eu plantasse um pinheiro-do-norte. Disseram que o pinheiro-do-norte de Krasnoshchyokaya é perfeito para o nosso clima. Encontrei uma muda com muita dificuldade há três anos. A árvore ainda não deu frutos, mas está hibernando muito bem.











