- Características da variedade
- História de origem
- Descrição botânica
- Habitat
- Polinizadores e frutificação
- Prós e contras: vale a pena plantar?
- Regras de pouso
- Prazos
- Preparando o local e as mudas
- Diagrama e algoritmo passo a passo para operações de plantio
- Cuidados adicionais
- Irrigação
- Cobertura morta do solo
- Formação da coroa
- Cobertura superior
- Proteção contra doenças e pragas
- Abrigo para o inverno
- Tipos varietais
- Variedades
- Verão de Williams
- Williams Vermelho
- Williams Winter
- Moscou selvagem
- Angoulême
- Jardim Moscou
- William Rouge Delbara
- Avaliações de jardineiros
Entre as frutas cultivadas por jardineiros e horticultores, a variedade de pera Duchesse é a mais comum. Esta árvore frutífera fácil de cultivar ganhou popularidade por sua produção consistente, facilidade de cuidado e frutos deliciosos, doces e suculentos. Esta pera frutífera é cultivada em todo o mundo, tanto comercialmente quanto em jardins particulares.
Características da variedade
A variedade de pera Duchesse requer poucos cuidados e atenção, é fácil de cultivar em qualquer clima e tolerante às condições do solo. Os frutos maduros são fáceis de armazenar e transportar por longas distâncias.
História de origem
As primeiras menções à variedade de pera Duchesse datam de meados do século XVIII. Foi nessa época que o criador inglês Wheeler desenvolveu uma nova variedade da fruta. No final do mesmo século, um agricultor inglês chamado Williams apresentou a nova variedade de pera em uma exposição internacional. A variedade recebeu o nome em homenagem a esse agricultor empreendedor, que iniciou a disseminação da nova fruta pelo mundo.
Nos países europeus, a variedade é conhecida como pera Williams; nos países da CEI, a variedade recebeu o belo nome de Duquesa, que significa duquesa.
Este é apenas o começo da história da variedade. Hoje, produtores ao redor do mundo desenvolveram inúmeras variedades de pera Duchesse, diferindo tanto na altura da árvore quanto no sabor do fruto.
Descrição botânica
A pera Duchesse é considerada uma variedade de fruta de sobremesa e versátil. Dependendo da variedade, as árvores crescem de 4 a 20 metros de altura, com copa larga, espalhada ou alongada. A folhagem é densa e numerosa, com folhas grandes, ovais e alongadas, com pontas pontiagudas e bordas serrilhadas, e uma rica tonalidade verde-escura.

A árvore entra na fase de floração antes do aparecimento da folhagem. A planta produz inflorescências contendo de 6 a 8 flores grandes e brancas.
Importante! Durante a floração, as árvores frutíferas toleram bem mudanças bruscas de temperatura na primavera e geadas.
Habitat
As árvores frutíferas da Duchesse têm dificuldade em suportar geadas prolongadas. Nas regiões do norte, as árvores congelam. Em climas temperados e do sul, a pera cresce e se desenvolve rapidamente, produzindo altos rendimentos.
Polinizadores e frutificação
A árvore frutífera não é capaz de se autopolinizar. Portanto, a pera Duchesse precisa de vizinhos polinizadores adequados para dar frutos. Qualquer variedade de pera com período de floração semelhante é adequada para polinização. As árvores começam a dar frutos do quinto ao sexto ano de crescimento. Os frutos maduros são grandes, variando de 150 a 600 g, dependendo da variedade, suculentos e com sabor adocicado, semelhante ao da moscatel.
Importante! As variedades de árvores frutíferas têm épocas de floração diferentes, por isso os polinizadores são selecionados individualmente para cada variedade.
Prós e contras: vale a pena plantar?
Antes de plantar uma árvore frutífera em seu jardim, você precisa entender os prós e os contras da variedade que encontrará ao cultivá-la.
Vantagens:
- Produção anual estável e alta de frutas maduras.
- Os frutos amadurecem ao mesmo tempo.
- Segundo especialistas, as frutas têm um sabor excelente.
- Frutas maduras são usadas tanto cruas quanto processadas.
- A cultura do jardim tolera facilmente as geadas da primavera, mesmo durante o período de floração.
- Fácil de cuidar.
- Armazenamento de longo prazo e possibilidade de transporte de frutas maduras por longas distâncias.

Frutas maduras contêm uma grande quantidade de substâncias e vitaminas necessárias para o corpo.
Imperfeições:
- As árvores não têm a capacidade de se autopolinizar.
- Baixo limiar de resistência à geada.
- Não tolera bem a seca prolongada.
- Imunidade natural fraca a infecções virais e fúngicas, frequentemente atacadas por pragas.
Dica! Com o cuidado oportuno e cuidadoso com as árvores frutíferas, o risco de doenças e pragas é reduzido ao mínimo.
Regras de pouso
Cultivar uma variedade de frutas não requer habilidades ou conhecimentos especiais. Portanto, até mesmo um jardineiro ou agricultor iniciante pode cultivar a variedade de pera Duquesa.

A principal garantia de obtenção de uma colheita abundante e de alta qualidade de frutos maduros é o plantio adequado e os cuidados posteriores com as mudas.
Prazos
O plantio de uma árvore de jardim depende do clima da região. Se o outono for longo e quente, recomenda-se plantar uma pereira no outono.
Ao mesmo tempo, ao plantar mudas na primavera, há um verão inteiro pela frente, durante o qual as árvores criarão raízes e sobreviverão facilmente ao primeiro inverno.
O principal é escolher um local bem iluminado e sem correntes de ar no seu jardim. Um local ligeiramente elevado é considerado ideal para pereiras.

Preparando o local e as mudas
Ao comprar mudas, inspecione cuidadosamente os rizomas e o tronco da árvore. A muda e as raízes devem estar livres de danos, apodrecimento ou crescimento de fungos.
Se as mudas forem plantadas na primavera, o solo no local será preparado no outono.
- Na área escavada, cave um buraco de até 1 m de profundidade e 70-80 cm de diâmetro.
- O solo retirado do buraco é misturado com húmus e fertilizantes minerais, e uma camada de drenagem de pequenas pedras é colocada no fundo do buraco.
- Solo fértil é colocado em um monte em um buraco preparado, regado e deixado até a primavera.
Importante! Mantenha uma distância de 1,5 m entre as mudas e de 2,5 a 3 m entre as fileiras. Quanto mais próximas as árvores frutíferas forem plantadas, maior e melhor será a colheita no final da temporada.

Diagrama e algoritmo passo a passo para operações de plantio
Antes do plantio ao ar livre, as mudas são colocadas em um recipiente com água morna e sedimentada por 6 a 10 horas. Em seguida, os rizomas são tratados com desinfetantes e, se necessário, com estimulantes de crescimento.
- Uma muda é colocada em um buraco pré-preparado.
- As raízes são distribuídas uniformemente por todo o buraco e cobertas com solo fértil.
- Uma estaca de suporte é colocada ao lado da árvore.
- O solo é bem regado e coberto com grama seca ou serragem.
O trabalho de plantio de mudas de pera é realizado em clima calmo e claro.
Cuidados adicionais
Como qualquer outra fruta, as peras precisam ser regadas, fertilizadas, podadas e afofadas no solo.

Irrigação
Regue a árvore no máximo quatro vezes durante toda a estação. Se o verão for chuvoso, reduza a frequência de rega. A irrigação é especialmente importante durante o inchaço dos botões, a floração ativa e o amadurecimento dos frutos.
A última rega é feita no final do outono, antes do início da geada.
Cobertura morta do solo
Antes do inverno, o círculo do tronco da árvore é coberto com uma mistura de turfa e serragem. O círculo do tronco é coberto com uma espessa camada de cobertura morta de até 30 cm de espessura, que não só protege as raízes da árvore do congelamento, como também ajuda a liberar nutrientes no solo.

Formação da coroa
Com a chegada da primavera, antes do início da estação de crescimento, as árvores jovens passam por uma poda formativa. Camadas de 5 a 7 ramos esqueléticos são formadas no tronco principal, e os brotos restantes são removidos. Esse procedimento continua até a árvore atingir o quinto ano de idade. Depois disso, é realizada apenas a poda sanitária ou rejuvenescedora, removendo todos os ramos excedentes, quebrados, danificados e danificados pela geada duas vezes por ano, na primavera e no outono.
Cobertura superior
As árvores frutíferas são alimentadas anualmente com fertilizantes minerais complexos. No outono, a cada 2 ou 3 anos, o solo ao redor da árvore é misturado com fertilizante orgânico.

Proteção contra doenças e pragas
No início da primavera, as árvores frutíferas são tratadas profilaticamente contra infecções fúngicas e pragas. Produtos profissionais à base de cobre são utilizados para esse tratamento.
No outono, as plantas são tratadas com preparações à base de fungicidas.
Abrigo para o inverno
A variedade de pera Duchess é resistente o suficiente para sobreviver aos invernos em latitudes temperadas e meridionais. Portanto, se o solo for coberto com palha e a árvore for bem regada, não precisa de isolamento adicional. Proteja a parte inferior do tronco de roedores e pequenos animais envolvendo-a com redes ou materiais especiais.
Tipos varietais
A pera Duchesse é dividida em duas variedades principais: Duchesse ou Williams de Verão e Duchesse ou Williams de Inverno. Essas variedades diferem na altura da árvore, no período de floração e no tempo de amadurecimento dos frutos. Essas variedades também requerem polinizadores diferentes.

Variedades
Com base na variedade de pêra de verão e inverno Duchess, muitas variedades de culturas de jardim foram cultivadas
Verão de Williams
As árvores desta variedade são pequenas, crescendo até 4 m, com copa extensa. A frutificação começa no 5º ou 6º ano de crescimento. As árvores produzem frutos grandes, com média de 200 g, com excelente sabor. A colheita ocorre na segunda quinzena de agosto.
Williams Vermelho
O híbrido mais decorativo e incomum da variedade Duchesse. Uma árvore de baixo crescimento com casca vermelha e frutos suculentos e doces, de cor vinho. As folhas jovens também apresentam tons avermelhados. A planta começa a dar frutos no quinto ano de cultivo ao ar livre.

Williams Winter
Esta árvore alta cresce até 20 metros, com uma copa alongada e espalhada. Os frutos maduros assemelham-se aos de verão, mas são muito maiores. Alguns exemplares chegam a 600 gramas. A frutificação começa no sexto ou sétimo ano de crescimento. A maturação ocorre em meados de outubro. Por isso, em algumas regiões, a colheita é feita um pouco mais cedo, e os frutos amadurecem nas caixas.
Moscou selvagem
Uma árvore alta, de até 20 m. A floração ocorre em maio e a colheita amadurece em meados do outono. Os frutos maduros são irregulares em tamanho, pesando de 150 a 400 g. Os frutos são suculentos e doces. Uma única árvore pode produzir até 200 kg de frutos maduros.
A Duquesa Selvagem Moscou cresce bem em diversas zonas climáticas e não é exigente quanto à composição do solo.
Angoulême
Esta variedade, que gosta de calor, é cultivada principalmente nas regiões do sul. A frutificação começa do quinto ao sexto ano de crescimento. Uma única árvore rende de 100 a 160 kg de frutos maduros e muito grandes. Os frutos costumam atingir 1.000 g. A maturação ocorre na segunda quinzena de agosto. Os frutos têm uma vida útil de 3 a 5 meses.

Jardim Moscou
Este gigante híbrido cresce até 30 m. Os frutos são grandes, de 800 a 1000 g, suculentos, doces, amarelos com um tom rosa brilhante.
William Rouge Delbara
Esta variedade foi desenvolvida espontaneamente por criadores americanos e é considerada uma mutante da variedade William. Esta cultivar espontânea demonstrou resistência a doenças fúngicas e tolera facilmente geadas curtas e secas. Os frutos são de tamanho médio, com o sabor característico das peras Duchesse.
Avaliações de jardineiros
Victor Sergeevich. Kursk.
Meus pais plantaram a pereira Winter Duchess há cerca de 20 anos. A variedade Lesnaya Krasavitsa serve como polinizadora. Todos os anos, a árvore encanta toda a família com frutos enormes, suculentos e com sabor de mel, que duram muito tempo e se conservam bem praticamente durante todo o inverno. A maior colheita foi no ano passado, com aproximadamente 150 kg de frutos.
Catarina Petrovna. Murom.
Cultivamos uma árvore Duquesa de verão em nossa dacha. Colhemos uma grande colheita de frutas todos os anos. A árvore é fácil de cuidar, mas é frequentemente atacada por todos os tipos de pragas, exigindo tratamento anual.
Valentina Vyacheslavovna. Shatura.
Nossa terra é fértil, com turfeiras por perto. Há dez anos, plantamos diversas variedades de pera Duchesse. Eu não fazia ideia de que elas tinham tempos de frutificação e amadurecimento completamente diferentes. Agora, colhemos de agosto até o final de outubro. Poderíamos ter colhido por mais tempo, mas a neve começa a cair, então a fruta amadurece no porão.











