Sendo uma variedade cultivada na Sibéria, o tomate Altai Masterpiece é resistente a doenças e condições ambientais adversas. Não produzirá uma colheita precoce, mas encantará os produtores com uma abundância de frutos no final do verão, proporcionando-lhes todos os tipos de conservas de tomate. Esses tomates podem ser cultivados em diversos climas e renderão uma boa colheita tanto na região de Moscou quanto no sul da Rússia.
Características gerais da planta
A variedade de tomate Altai Masterpiece está listada no Registro Estatal de Conquistas de Melhoramento da Rússia desde 2007. Na última década, foi testada por muitos jardineiros em todo o país e se tornou uma cultivar favorita em todos os lugares. Esta variedade é fácil de cuidar e pode ser cultivada tanto em estufas quanto em campo aberto. Adapta-se a mudanças bruscas de temperatura e condições de alta umidade, além de ser resistente a todas as infecções fúngicas.
O arbusto de tomate Altai Masterpiece é indeterminado e pode atingir 2 metros ou mais, mas em campo aberto, os produtores limitam seu crescimento em meados de agosto, beliscando as pontas dos brotos. Durante a estação de crescimento, os arbustos atingem aproximadamente 1,5 metro. Independentemente do método de cultivo, o tomate Altai Masterpiece requer estaqueamento e condução do arbusto em 1 a 3 hastes. Um tomate crescido demais produzirá menos frutos.
O período de frutificação é prolongado. Com tomates de meia-estação, a primeira colheita pode ser obtida por volta do início de agosto, embora nos verões frios de Altai e da Sibéria, os tomates possam começar a amadurecer até meados de agosto. Alguns tomates devem ser colhidos no estágio de maturação escaldado ou leitoso, mas amadurecem bem em caixas à temperatura ambiente. Para acelerar o amadurecimento dos tomates verdes, adicione alguns tomates vermelhos à caixa com eles.

Avaliações de jardineiros que plantam a variedade de tomate Altay Masterpiece há vários anos indicam que sua produtividade oscila pouco, produzindo de forma consistente tanto em anos favoráveis quanto em estações desafiadoras. Cada planta de tomate Altay Masterpiece pode produzir até 5 kg de tomates grandes. Para maximizar a produtividade, a planta pode ser conduzida em 2 a 3 troncos, amarrando o arbusto a uma treliça.
Os frutos da obra-prima de Altai
Cada arbusto produz de 4 a 6 cachos de ovários por estação. Cada cacho produz de 3 a 5 frutos achatados, redondos e com muitas nervuras, pesando entre 200 e 400 g. Com cuidado especial, os jardineiros podem obter frutos recordes, pesando em torno de 500 a 800 g. Alguns tomates desta variedade chegam a pesar 1 kg.
A casca é fina, mas os tomates raramente racham, mesmo em solo excessivamente úmido. Eles se conservam bem quando maduros, mantendo sua aparência comercializável por 1 a 1,5 semanas. Tomates firmes são fáceis de transportar, mesmo quando ainda estão um pouco verdes. Os tomates são de cor vermelho-vivo, tornando-se verde-claro com uma mancha escura na base quando maduros.

As características e a descrição da variedade, segundo avaliações de jardineiros, destacam o sabor do tomate Altai Masterpiece. Sendo uma variedade de tomate para bife, este tomate possui polpa carnuda com pequenas câmaras de sementes localizadas mais próximas às paredes do fruto. A polpa é vermelho-rosada, às vezes mais clara no centro.
Os tomates têm um sabor excelente: contêm aproximadamente 6% de matéria seca e apresentam alto teor de açúcar. O sabor é descrito como doce e ácido, mas a acidez pode aumentar durante as estações frias e chuvosas. Quando amadurecidos artificialmente, os tomates apresentam um sabor agridoce e um aroma distinto e característico.

Como a maioria das variedades de carne bovina, o Altai Masterpiece é um vegetal para salada. É melhor consumido fresco. O amadurecimento gradual dos frutos, colhidos no ponto de maturação técnica, fornecerá aos jardineiros tomates até o final de novembro. Este tomate é delicioso em saladas e pode ser usado para guarnecer aperitivos ou pratos fatiados. Fatiado, é perfeito para sanduíches e hambúrgueres.
Os excedentes de produção são tradicionalmente processados em sucos e molhos. A polpa carnuda produz uma polpa espessa que requer apenas uma fervura rápida. Este suco preserva praticamente todos os nutrientes e vitaminas encontrados nos tomates frescos. A cor vibrante adiciona um toque especial a lecho, salgadinhos enlatados e conservas como caviar de legumes. Tomates inteiros não são adequados para enlatados.
Tecnologia agrícola da variedade
Cultivar tomates de frutos grandes não é diferente de cuidar de outras variedades. No entanto, para obter tomates recordes, certas características específicas devem ser levadas em consideração: fertilizantes e técnicas especiais são necessários para o crescimento e desenvolvimento dos frutos. Sem eles, a planta recompensará o jardineiro com uma colheita abundante, mas medíocre, de tomates pesando cerca de 400 g.
Ao semear as mudas, procure obter mudas com 90 dias de idade no momento do plantio no solo. Dessa forma, os primeiros ovários começarão a se formar dentro de um mês após o transplante.
Para que cresçam bem, os tomates são moldados:
- Antes do desenvolvimento de 1 pincel de floração, remova todos os brotos laterais;
- 1 enteado é deixado acima dele para formar o segundo ramo do arbusto;
- à medida que os brotos crescem, remova todos os brotos de ambos os caules;
- Mais um broto lateral pode ser deixado após a formação do 2º pincel floral no caule principal.
Após a formação do arbusto, todos os outros brotos laterais são removidos conforme aparecem.
Eu cultivo tomates recordes a partir de ovários basais. Flores duplas às vezes se formam em um ou dois cachos de flores, que produzem frutos particularmente grandes. Estes ficam mais próximos do tronco da planta. Para garantir que os tomates maiores cresçam bem, retire a parte superior do cacho assim que um ou dois ovários aparecerem. Esses tomates receberão todos os nutrientes e crescerão mais do que a média da variedade.
Para garantir que os frutos restantes na planta também sejam grandes, fertilize-a de 7 a 10 dias após o transplante (com misturas de nitrogênio ou matéria orgânica) e, em seguida, aplique mais duas adubações. A primeira aplicação é feita quando o primeiro cacho estiver se formando e a segunda, duas semanas depois.











