O tomate Slavyansky Masterpiece foi desenvolvido por criadores russos. Destina-se ao plantio em jardins particulares e casas de veraneio, tanto em campo aberto quanto em estufas. No entanto, como esse tipo de tomate cresce bastante alto, exigindo escoramento em treliças ou suportes, os agricultores preferem cultivá-lo em estufas.
Dados técnicos da planta e do seu fruto
As características e a descrição desta variedade de tomate serão comparadas às do tomate Slavyanin, criado para estufas por criadores siberianos. As descrições do catálogo do tomate Slavyansky Masterpiece incluem os seguintes parâmetros:
- A estação de crescimento dura até 120 dias. A colheita começa em junho e termina em meados de setembro. A Slavyanin tem uma estação de crescimento de 100 a 115 dias.
- Os arbustos da obra-prima eslava têm 140-150 cm de altura, enquanto os arbustos da obra-prima eslava chegam a 1,3 m.
- A descrição das variedades pode ser continuada comparando seus frutos. O tomate Slavyansky Masterpiece tem um peso médio de baga de 0,15 a 0,18 kg, enquanto seu equivalente pesa em média 120 g.
- A variedade Slavyansky Masterpiece tem frutos redondos, ligeiramente achatados na parte superior e inferior, de cor vermelha. A variedade Slavyanin produz bagas que crescem em forma de cilindros alongados.

Avaliações de jardineiros indicam que, quando cultivados em estufas, os frutos individuais da variedade Slavyansky Masterpiece podem pesar de 350 a 400 g. O rendimento desse tipo de tomate chega a 7 a 8 kg de bagas por arbusto. Para o Slavyanin, esse valor é de 4 a 5 kg de bagas por arbusto.
Ambas as variedades são resistentes a diversas infecções fúngicas e bacterianas. Os tomates são usados em saladas, extrato de tomate e conservas. Como ambas as variedades têm casca grossa, resistente a danos mecânicos, podem ser transportadas por longas distâncias. Por isso, os varejistas compram essas frutas de agricultores para venda em mercados.

Como cultivar uma obra-prima eslava no seu próprio quintal?
As sementes são semeadas em caixas cheias de terra misturada com turfa e areia. Assim que os brotos emergirem e desenvolverem 2 a 3 folhas, as plantas devem ser repicadas. O endurecimento é feito usando métodos padrão. As mudas transplantadas para a estufa devem ter pelo menos 50 dias de idade antes de serem transferidas para o solo permanente.

Antes do transplante, as mudas são endurecidas por 15 dias. Durante a primeira semana após o transplante, recomenda-se cobrir as mudas contra ondas de frio repentinas. Os arbustos são formados em 1 a 2 hastes. O formato de plantio é de 0,5 x 0,6 m.
Tomates deste tipo requerem rega abundante e afrouxamento do solo. Durante os verões quentes, isso deve ser feito diariamente, enquanto nos verões frios, a rega e o afrouxamento são feitos uma vez a cada 3 ou 4 dias.

As plantas são fertilizadas duas vezes durante a estação de crescimento. Inicialmente, são aplicados fertilizantes orgânicos e nitrogenados, seguidos de misturas de fósforo e potássio, quando os brotos começam a se formar. A fertilização deve ser feita de manhã cedo ou à noite. Se o tempo estiver nublado, a fertilização deve ser adiada para outro dia.
Para evitar que os galhos quebrem com o peso dos frutos, recomenda-se amarrá-los em suportes fortes.

É importante inspecionar regularmente as folhas, caules e frutos em busca de sinais de doenças. Se o arbusto estiver infectado, recomenda-se remover todas as folhas e frutos doentes e tratar o caule e as folhas saudáveis com um produto químico adequado. A ventilação regular da estufa é suficiente para prevenir algumas doenças.
Se surgirem sinais de infestação de pragas no jardim, trate os tomateiros com produtos químicos que matam insetos e suas larvas. Soltar o solo eliminará as pragas que vivem nas raízes do tomateiro, e adicionar cinzas moídas ao solo sob as plantas suprime a proliferação de lesmas.










