O tomate Chudo-Grozd F1 é considerado um novato no mercado de sementes. Surgiu há vários anos, mas já conquistou fãs e críticos. O tomate Chudo-Grozd é uma variedade de tomate-cereja, um vegetal pouco apreciado na Rússia.
Características gerais da planta
A variedade híbrida Chudo-Grozd é uma planta indeterminada que atinge uma altura de 1,7 a 1,9 m. Uma das vantagens do tomateiro é a capacidade de formar cachos de flores e frutificar antes do final da estação. Outra vantagem é a sua maturação precoce: os primeiros tomates maduros podem ser colhidos um mês após o transplante das mudas para a estufa, aproximadamente em meados de junho.

Após analisar as características da planta, muitos jardineiros evitam comprar sementes porque, apesar de suas vantagens, consideram os tomates-cereja como vegetais "frívolos", preferindo variedades com frutos médios e grandes. No entanto, o rendimento do híbrido Chudo-Grozd é bastante comparável ao de qualquer variedade de frutos grandes: aproximadamente 3 a 3,5 kg por planta.
Plantas graciosas e de caule fino podem ser plantadas em um padrão denso, 5 a 6 arbustos por 1 m², obtendo um bom retorno por unidade de área em um jardim ou estufa.
Os tomates Chudo-Grozd crescem bem tanto em estufas quanto em campo aberto. Avaliações de jardineiros atestam sua resistência a flutuações de temperatura, falta de luz solar, seca e calor. Em quaisquer condições, toda a planta é coberta por minitomates. Esta variedade moderna é resistente a fungos saprotróficos e é virtualmente imune à requeima, míldio e macrosporiose. Em solos ácidos, pode ser suscetível à podridão apical.
Quais frutas crescem no Miracle Bunch?
O nome da variedade deriva de suas características de frutificação: frutos pequenos e esféricos (até 20 g) reunidos em belos cachos complexos e ramificados. Cada cacho pode conter de 50 a 60 tomates, e seu peso total pode chegar a 1 kg. Os frutos maduros são de um vermelho intenso e amadurecem simultaneamente em todo o cacho, permitindo aos jardineiros colher uma quantidade significativa de tomates de uma só vez.
A casca é muito durável. Os minitomates não racham mesmo em condições adversas e permanecem frescos por muito tempo em temperatura ambiente. Eles são fáceis de transportar e podem ser facilmente transportados da horta para a cidade.

A polpa tem uma cor vermelha intensa. Em condições de estufa, as sementes às vezes não germinam. Tomates amadurecidos na videira têm um sabor rico e doce, além de um aroma característico. A colheita de tomates verdes pode perder um pouco do seu sabor.
Os tomates Chudo-Grozd são versáteis. Esses pequenos tomates podem ser usados para criar saladas deliciosas e bonitas, guarnecer pratos e sanduíches e servir em aperitivos requintados. Esses tomates pequenos e doces são frequentemente chamados de tomates-coquetel, devido ao seu uso como guarnição para bebidas.
Tomates pequenos também podem ser conservados para uso futuro. Conservas variadas de frutas inteiras, incluindo pequenos vegetais de vários tipos, têm um visual elegante e impressionante. O suco exige a colheita de uma grande quantidade desses tomates, portanto, o processamento não é comum. No entanto, o sabor deste produto é excelente. Frutas pequenas são fáceis de secar ou congelar para uso no inverno.
Cultivo de tomates
O processo geral de cultivo de plantas com frutos em miniatura não é diferente do de tomates comuns. Ao escolher variedades de tomate-cereja, lembre-se de que elas foram criadas para climas quentes e secos, portanto, seu sabor é melhor revelado quando cultivadas em locais ensolarados. Os tomates Chudo-Grozd não são exceção: apesar de sua demanda geralmente baixa e da capacidade de dar frutos mesmo em condições desfavoráveis, eles produzirão seus frutos mais deliciosos em um local bem iluminado e ensolarado.

Para evitar que os tomates Chudo-Grozd sejam afetados pela podridão apical nos solos ácidos ou salinos da Rússia central, deve-se adicionar cal (penugem, giz, dolomita ou farinha de osso) ao solo antes da escavação no outono.
Para fornecer outros nutrientes ao preparar o solo para tomates, use matéria orgânica decomposta, cinzas de madeira ou fertilizantes minerais complexos.

Ao cultivar tomates Chudo-Grozd, lembre-se de que os tomates começam a cair dos cachos quando estão totalmente maduros. Para evitar perdas de produção, colha de 1 a 2 vezes por semana durante o período de frutificação ativa. Os cachos, que contêm a maior parte dos frutos maduros, podem ser cortados inteiros, com o talo e tudo. Isso garantirá que os tomates escaldados atinjam a maturação completa sem perder o sabor, e que os tomates maduros permaneçam frescos por vários dias.











Os minitomates Miracle Cluster fazem jus ao nome e à descrição. Plantei-os e não tive problemas com doenças. São muito produtivos e lindos. Vou plantá-los no ano que vem. O sabor é delicioso e agradável. São excelentes para guarnecer saladas e também muito saborosos para conservas.