- História da origem do híbrido
- As melhores variedades
- Para a Sibéria e os Urais
- Para a região de Moscou e Rússia Central
- Para regiões do sul
- Recursos do Duke: Prós e Contras
- Aparência e características
- Crescimento anual e expectativa de vida
- Descrição da colheita
- Variedades de polinizadores
- Quais são os benefícios das cerejas?
- Plantando uma colheita
- Selecionando uma muda
- Preparando o local e a cova de plantio
- Época e tecnologia de plantio
- Regras para cuidar de duques
- Frequência de rega
- A necessidade de escavação e cobertura morta
- Poda e modelagem de copa
- Cobertura superior
- Doenças e pragas
- Preparando-se para o inverno
Um híbrido de cereja e cereja doce conhecido como Cereja Milagrosa se distingue por sua maior resistência à geada, frutificação precoce e frutos grandes e doces. A árvore pode crescer em qualquer solo, mas com os devidos cuidados e fertilização oportuna, produz uma colheita estável. Em latitudes setentrionais, a Cereja Milagrosa requer isolamento antes do inverno. Em climas setentrionais, a árvore requer rega periódica durante o tempo seco e quente.
História da origem do híbrido
A Cerejeira Milagrosa é uma cultivar híbrida desenvolvida pela botânica ucraniana Lilia Taranenko na Estação de Pesquisa Hortícola de Donetsk em 1980. Esta cerejeira-cereja é melhor cultivada em regiões de clima quente. O híbrido foi obtido pelo cruzamento Cerejas Griot de Ostheim Com cereja Valery ChkalovNa URSS, a primeira cultura híbrida, Krasa Severa, foi desenvolvida por Ivan Michurin. Ao longo dos últimos 100 anos, os botânicos têm cruzado continuamente cerejas com cerejas doces.
O resultado dessa seleção é chamado de cerejeira Duke. Os primeiros híbridos desse tipo surgiram na Inglaterra já no século XVII. O nome vem da expressão "May Duke" (Duque de Maio). Este híbrido combina as melhores qualidades de ambas as cerejeiras, floresce em maio e começa a dar frutos na terceira estação.
A aparência da árvore assemelha-se à de uma cerejeira. Possui galhos grossos, folhas grandes, brotos grandes e frutos grandes, doces e achatados. O padrão de ramificação de uma árvore jovem também é semelhante ao de uma cerejeira: os galhos crescem em um ângulo agudo, dando à copa a aparência de uma pirâmide estreita..
Esta variedade herda muitas qualidades benéficas da cerejeira. Por exemplo, apresenta resistência média à geada, tolerância à seca, hábito de crescimento mais contido e forte fixação no solo. Além disso, os frutos desta cerejeira híbrida assemelham-se a cerejas grandes e têm aroma de cereja.

As melhores variedades
Um grande número de híbridos foi desenvolvido a partir do cruzamento de cerejas e cerejas doces. As novas cerejas Duke possuem uma série de qualidades benéficas: comparadas às cerejas doces, são mais resistentes à geada, mas seus frutos são mais doces que os da cereja doce. As cerejas doces podem ser cultivadas em uma variedade de climas.
Para a Sibéria e os Urais
Em regiões com invernos longos e rigorosos, recomenda-se o cultivo de híbridos resistentes à geada. As melhores variedades Duke para a Sibéria e os Urais incluem: Krasa Severa, Spartanka, Kormilitsa e Dorodnaya.
Para a região de Moscou e Rússia Central
Na Rússia central, o inverno dura três meses e as temperaturas às vezes caem abaixo de 20 graus Celsius. Os híbridos adequados para cultivo nesta região incluem Rubinovka, Saratovskaya Malyshka, Shpanka Donetskaya, Nochka, Dorodnaya, Kormilitsa, Melitopolskaya Radoshka e Prevoskhodnaya Venyaminova.

Para regiões do sul
Em climas quentes, qualquer variedade Duke é cultivada: Donetsk Giant, Yaroslavny's Daughter, Nochka, Krepkaya, Khodosa e Ivanovna. Chudo-Vishnya é um híbrido popular cultivado nas latitudes meridionais.
Recursos do Duke: Prós e Contras
Na aparência, mudas de 1 a 2 anos lembram cerejas. À medida que amadurecem, a árvore apresenta características tanto de cerejas quanto de cerejas.
Qualidades positivas da cereja híbrida:
- frutificação precoce;
- frutas grandes e doces;
- resistência a doenças e baixas temperaturas.
Desvantagens do cultivo da híbrida Miracle Cherry:
- a necessidade de árvores polinizadoras;
- resistência média à geada;
- a necessidade de formação de coroa.

Aparência e características
A cerejeira-milagrosa geralmente atinge até 3 metros de altura. Sua copa é piramidal quando jovem, tornando-se posteriormente ampla e espalhada, como a de uma cerejeira. Os galhos são lisos, grossos e retos, com casca acastanhada. Brotos grandes se formam na base dos brotos anuais e nos ramos mais novos.
As folhas são grandes, verde-escuras, alongadas e ovais, com ponta pontiaguda e borda duplamente serrilhada. Flores grandes, brancas ou rosa-claro, em pecíolos curtos, são coletadas em inflorescências.
Cada cacho contém de 5 a 7 cerejas. As flores desabrocham em maio e os frutos podem ser colhidos em junho. Os frutos da cereja híbrida são grandes, pesando de 8 a 10 gramas, e de cor vermelho-escura. O caroço é pequeno e se separa facilmente da polpa. Os frutos da cereja híbrida são doces e suculentos.
Crescimento anual e expectativa de vida
Antes de frutificar, a cerejeira híbrida Miracle Cherry cresce muito rapidamente. O crescimento anual é de 25 a 50 centímetros. A altura máxima da árvore é de 5 a 6 metros. Durante a época de frutificação, o crescimento desacelera. A árvore vive de 15 a 25 anos.

Descrição da colheita
Os botões florais da cerejeira híbrida Miracle Cherry começam a se formar na segunda estação após o plantio. Isso significa que uma pequena colheita de frutas doces pode ser obtida no segundo ou terceiro ano. A híbrida floresce em maio e, um mês depois, frutos semelhantes a cerejas amadurecem na árvore. O pico de produção ocorre entre 7 e 10 anos de idade.
Os frutos são grandes, de cor cereja escura, redondos e ligeiramente achatados nas laterais, pesando de 9 a 10 gramas cada. A polpa é doce e suculenta. Uma única árvore madura da Cereja Milagrosa híbrida pode render de 10 a 16 quilos de frutos.
Variedades de polinizadores
Uma característica distintiva deste duque é a autoesterilidade. Apenas cerejeiras são adequadas como polinizadoras para o híbrido Chudo-Vishnya. Este híbrido pode não aceitar pólen de flores de cerejeira ou de outros duques. As seguintes variedades de cerejeira são consideradas as melhores polinizadoras para Chudo-Vishnya: Annushka, Donchanka, Sestrenka e Priusadebnaya. As flores são polinizadas por insetos.

É importante lembrar de não pulverizar as plantas com inseticidas ou fungicidas químicos durante o período de floração. Esses produtos podem matar os insetos polinizadores e reduzir a qualidade do pólen.
Quais são os benefícios das cerejas?
Os frutos da cereja híbrida Miracle Cherry são ricos em vitaminas (A, E, PP, C, B) e oligoelementos. O suco da fruta fortalece o sistema cardiovascular: previne coágulos sanguíneos, normaliza a pressão arterial e melhora a elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos. Comer cerejas aumenta a imunidade, melhora a função gastrointestinal e acalma os nervos.
Plantando uma colheita
As cerejas doces podem ser cultivadas em todas as regiões da Rússia. Ao escolher uma cerejeira Duke para plantar, considere sua resistência à geada e as temperaturas de inverno da sua região.

Selecionando uma muda
Antes de plantar, compre uma muda de cultivar de 1 a 2 anos em um viveiro. A árvore jovem deve ter um sistema radicular saudável. A saúde das raízes pode ser determinada pela cor branca da superfície de corte. O tronco da Cerejeira Milagrosa deve ser reto e uniforme, sem danos, com 60 centímetros de comprimento e galhos encurtados em um terço. Antes do plantio, mergulhe o rizoma da muda de cerejeira híbrida em uma solução de Kornevin por 23 horas.
Preparando o local e a cova de plantio
As cerejeiras doces prosperam em solos neutros ou ligeiramente ácidos, argilosos ou arenosos. O local de plantio deve ser ensolarado e bem protegido do vento. O híbrido prospera em solo leve e fértil. É resistente à seca e não tolera lençóis freáticos muito próximos à superfície. Não é recomendado plantar a árvore em áreas baixas, onde a umidade se acumula.

Duas a quatro semanas antes do plantio, cave um buraco de 65 centímetros de profundidade e 75 centímetros de largura. Deixe uma distância de 3 a 5 metros da árvore vizinha. Se o solo for muito ácido, adicione um pouco de cal. Solo argiloso e pobre deve ser corrigido com turfa, areia e húmus (1 balde). Adicione 50 gramas de superfosfato e sulfato de potássio e 320 gramas de cinzas de madeira.
Época e tecnologia de plantio
É melhor plantar as mudas no início da primavera, antes que os brotos se abram. O plantio da cerejeira milagrosa no outono é recomendado para regiões com invernos amenos. Um monte de solo fértil é adicionado ao buraco. Em seguida, a muda da cerejeira milagrosa é colocada no buraco, as raízes são espalhadas e o restante do solo é adicionado. O colo da raiz da cerejeira deve estar acima do solo. Compacte levemente o solo ao redor da árvore e despeje dois baldes de água sob as raízes.
Regras para cuidar de duques
Para garantir uma colheita anual consistente de frutas, a árvore requer cuidados regulares. A Cerejeira Milagrosa é uma árvore fácil de cultivar que requer atenção mínima.

Frequência de rega
Durante o primeiro mês após o plantio, as mudas jovens de cerejeira-milagrosa precisam ser regadas semanalmente. Um a dois baldes de água devem ser despejados sob cada árvore. Árvores maduras devem ser regadas apenas em clima seco e quente. Use água macia e sedimentada. As cerejeiras-milagrosas devem ser regadas na primavera, durante a floração, e no início do verão, quando os frutos estão se formando. Dois a três baldes de água devem ser despejados sob cada árvore madura. A rega deve ser feita uma vez por semana.
A necessidade de escavação e cobertura morta
Após a rega, a área ao redor do tronco da cerejeira milagrosa deve ser escavada para remover qualquer crosta e permitir a oxigenação do solo. As ervas daninhas devem ser removidas. O solo ao redor da árvore pode ser coberto com serragem para proteger as raízes do superaquecimento e reduzir a evaporação da umidade.

Poda e modelagem de copa
A primeira poda é feita após o plantio de uma muda jovem. Seus ramos e ápice central são encurtados em um terço. No segundo ano, os brotos laterais são podados em alguns centímetros. Nos anos seguintes, 5 a 7 ramos esqueléticos são deixados, e os brotos excedentes são podados para evitar que a copa fique muito densa.
Os cortes são imediatamente tratados com uma solução de sulfato de cobre e cobertos com piche de jardim. No outono, após a queda das folhas, os galhos doentes e quebrados são removidos.
A cada cinco anos, a cerejeira Milagrosa passa por uma poda de rejuvenescimento. Todos os galhos velhos são podados, deixando apenas os brotos novos na árvore. É importante lembrar que os galhos das cerejeiras híbridas tendem a crescer para cima e, para mantê-los na horizontal, é necessário pendurar um pequeno peso.
Cobertura superior
Se matéria orgânica suficiente tiver sido adicionada ao solo no plantio, a primeira fertilização só poderá ser feita no segundo ano. Na primavera, a árvore em crescimento é fertilizada com nitrogênio para estimular o crescimento dos brotos e da folhagem. Plantas maduras podem ser alimentadas com potássio e fósforo antes da floração. Os fertilizantes minerais são diluídos em água na proporção de 50 gramas por 10 litros de líquido.

Doenças e pragas
A Cerejeira Milagrosa é uma planta resistente a doenças. Em clima frio e chuvoso, uma árvore que cresce em solo pobre pode se tornar suscetível a doenças. Doenças comuns da Cerejeira Milagrosa híbrida incluem mancha marrom (manchas redondas e amarronzadas nas folhas), mofo cinzento (frutos podres cobertos por pequenos crescimentos acinzentados), gomose (crescimentos vítreos nos troncos) e mancha furada (buracos nas lâminas das folhas).
Como medida preventiva, na primavera, o tronco é caiado com cal, e os galhos nus e o solo são pulverizados com uma solução de ureia. No início do verão, a folhagem é pulverizada com uma solução fungicida (Fitosporin M, Kuprozan, Nitrafen), calda bordalesa e sulfato de cobre.
No verão, as cerejeiras são frequentemente atacadas por pragas como pulgões, gorgulhos e lagartas. Tratamentos preventivos com inseticidas (Actellic, Fitoverm, Akarin) podem ajudar a controlar esses insetos. As árvores são pulverizadas antes ou depois da floração.
Preparando-se para o inverno
As cerejeiras híbridas são caracterizadas por uma tolerância moderada ao frio, mas temperaturas extremamente baixas podem matá-las. A cerejeira Duke deve ser isolada para o inverno. Antes da geada, a área do tronco deve ser coberta com turfa e húmus, feno ou palha. Uma camada de cobertura morta pode ser coberta com galhos de abeto, e o tronco pode ser envolto em agrofibra ou estopa. Durante o inverno, a árvore deve ser regularmente coberta com neve.











