- Descrição e Características
- Histórico de seleção
- Principais características
- Folhas
- Fugas
- Fruta
- Como plantar corretamente
- Escolhendo um local
- Requisitos do solo
- Preparação do local
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Recomendações para escolha de prazos
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Apoiar
- Preparando-se para o inverno
- Como moldar uma videira
- Métodos de reprodução
- Estacas verdes
- Camadas
- Sementes
- Doenças e pragas
- Podridão cinzenta
- Filostictose
- Besouro-das-folhas
- Mariposa Kishmish
- Colheita e armazenamento
Entre mais de 30 A variedade mais popular de kolomikta é a actinídia, desenvolvido pelo Dr. Shimanovsky. O criador criou uma forma feminina do arbusto — ele cresce rapidamente, resiste às fortes geadas da Sibéria e emoldura lindamente caramanchões, cercas e outras estruturas. A trepadeira produz frutos saborosos e saudáveis, semelhantes em sabor ao kiwi, mas só dá frutos quando um actinídio macho está presente na mesma área.
Descrição e Características
Na natureza, a actinídia Doutor Shimanovsky atinge 30 metros de altura, mas em canteiros, a variedade não ultrapassa 6 a 7 metros. No entanto, a planta ainda precisa de suportes firmes. As trepadeiras de actinídia se distinguem por sua alta resistência à geada, flores com agradável aroma de jasmim, frutos deliciosos e folhas lindamente coloridas.
A planta só produzirá frutos se houver variedades masculinas e femininas presentes no canteiro. O ideal é plantar cinco variedades femininas ao lado de uma muda masculina.
Histórico de seleção
A variedade Kolomikta, Doutor Szymanowski, recebeu o nome de seu criador, que, juntamente com outros cultivadores poloneses, desenvolveu uma planta variegada que pode suportar temperaturas de até -40 °C (-40 °F). Actinidia Szymanowski é às vezes chamada de "Beleza Ártica". No início dos anos 2000, sua variedade foi introduzida no mercado doméstico e se espalhou pela Rússia e países vizinhos.
Principais características
Actinídios fêmeas podem produzir algumas bagas sem polinizadores adicionais.
No entanto, para garantir uma colheita de 100%, você terá que plantar um espécime macho de uma variedade diferente nas proximidades.

Os jardineiros plantam actinídia não apenas por seus frutos saborosos e saudáveis — a variedade cria uma bela moldura para pérgolas e terraços. E, graças à sua capacidade de mudar a cor da folhagem, a planta serve como ornamento decorativo. Além disso, requer pouca manutenção. No entanto, apesar de todas essas vantagens, os frutos maduros são fracos, caem facilmente e amadurecem de forma irregular.
A maior desvantagem é que o aroma da actinídia de Shimanovsky atrai todos os gatos locais, que roem os brotos, aproveitando o suco, que tem um efeito semelhante ao da valeriana.
Folhas
As folhas da actinídia Doutor Shimanovsky são longas e pontiagudas, de formato elíptico, alternadas e duplamente serrilhadas.

A cor externa das folhas começa a mudar na primavera, de verde-claro para um esmeralda profundo. Na segunda quinzena de junho, as pontas das folhas começam a ficar brancas e, em três dias, metade da folha fica branca — sinalizando o início da floração da actinidia kolomikta. Em seguida, as pontas das folhas mudam de branco para carmesim ou prateado.
No outono, as folhas são pintadas em todas as cores do arco-íris, incluindo rosa, marrom, vermelho, roxo, amarelo e outros tons.
Mas essa profusão de cores começa 2 a 3 anos após o plantio da muda.
Fugas
Actinidia szymanowskii produz brotos entrelaçados, semelhantes a videiras. O arbusto é lenhoso; à medida que a planta cresce, o tronco inferior torna-se rígido e espesso, coberto por uma casca dura e marrom. Os brotos fortes se enrolam no sentido anti-horário ao redor do suporte, agarrando-se a ele com gavinhas (lenticelas), que ajudam a planta a se ancorar com segurança. Se não houver nada em que se agarrar, a planta se curva bruscamente em direção ao caule, enrolando-se nele.

Fruta
A Actinidia Doctor Shimanovsky é uma variedade de meia-tardia, que só começa a dar frutos após cinco anos. Na segunda quinzena de junho, quando as pontas das folhas ficam brancas, a planta fica coberta de flores brancas de no máximo 1,5 cm de diâmetro, exalando um forte aroma de jasmim.
Os frutos são ovais, verdes e doces e azedos. O fruto é aromático, lembrando abacaxi, kiwi ou maçã, e a polpa é macia. Os frutos maduros têm cerca de 2,5 cm de comprimento e pesam cerca de 3 g.
Actinidia contém muita vitamina C: 100 g de fruta contém cerca de 1 g de ácido ascórbico (limão contém 10 vezes menos e groselha preta - 3 vezes menos).
As bagas amadurecem no início de setembro, mas devem ser colhidas com cuidado, pois os frutos caem facilmente.

Como plantar corretamente
Ao plantar, é importante levar em consideração as características da actinídia Dr. Shimanovsky para que a planta crie raízes e produza grandes colheitas no futuro.
O local de plantio, o solo e a preparação adequada do local são cruciais. Se feitos corretamente, os actinídios viverão por mais de 50 anos.
Escolhendo um local
O ideal é que as videiras Kolomikta sejam plantadas no lado oeste ou sudoeste do terreno, para que a planta fique na sombra durante a primeira metade do dia. Se a actinídia for constantemente exposta à sombra, não produzirá frutos ou bagas, e o lado ensolarado queimará as folhas, fazendo com que percam seu apelo decorativo e danifiquem o sistema radicular.
Vizinhos ideais para esta cultura incluem ervilhas, groselhas pretas, feijões, ásteres, calêndulas, calêndulas e petúnias. Plantar perto de árvores frutíferas afetará negativamente as raízes, que ficarão sem umidade, e as árvores a absorverão. Muitas pessoas plantam a planta ao longo dos muros de casas particulares, perto de gazebos e cercas para decoração e para proteger a propriedade dos ventos.

A actinídia tem raízes superficiais, portanto você não deve deixar o solo secar.
Requisitos do solo
A actinídia prefere solos soltos, leves, arenosos, levemente ácidos ou neutros. Não é recomendado plantá-la em áreas baixas com solo excessivamente úmido ou em áreas argilosas.
Não deve haver nenhum reservatório ou água subterrânea por perto; os actinídios morrerão em solo encharcado.
Preparação do local
12-14 dias antes do plantio de mudas de actinídia, Doutor Shimanovsky, é necessário preparar o local:
- O solo é escavado e as ervas daninhas são removidas.
- Eles cavam buracos medindo 60 por 60 a uma distância de 1,5 m um do outro.
- Coloque cascalho ou tijolo quebrado (drenagem) no fundo do buraco em uma camada de cerca de 10-13 cm para evitar que a água fique estagnada perto das raízes.
- Solo fértil misturado com húmus (10 kg), superfosfato (100 g), nitrato de amônio (20 g), fertilizantes de potássio (30 g) (ou cinzas (200 g)) é despejado por cima.
- Se o solo for argiloso, adicione areia (balde de 10 litros).
- Um suporte é instalado — uma treliça resistente com pelo menos 2 metros de altura. Para isso, cave postes com 2 metros de distância entre eles e estenda várias fileiras de arame resistente entre eles.
Ao escolher o local para o plantio de actinídios, é importante considerar que as raízes da planta são superficiais e ocupam uma grande área, suprimindo assim outros arbustos. Portanto, não deve haver plantios a menos de 8 m ao redor da cultura.

Como selecionar e preparar material de plantio
As mudas devem ser adquiridas em viveiros e centros especializados, onde cada planta é cuidadosamente inspecionada. É melhor escolher actinídias com 2 a 3 anos de idade e cultivadas em recipientes. Antes de comprar, inspecione as mudas:
- os galhos são flexíveis, não secos;
- folhas sem manchas.
Você precisa retirar os actinídios da embalagem com um pedaço de terra entrelaçado com raízes.
Recomendações para escolha de prazos
No norte e centro da Rússia, a planta é plantada no início da primavera. Se a estação de crescimento ainda não tiver começado, ela se estabelecerá rapidamente e começará a crescer vigorosamente. No outono, a planta não terá tempo de se adaptar às novas condições e poderá morrer com a primeira geada. No entanto, se a actinídia for plantada no outono nas regiões do sul, ela prosperará.
Diagrama de plantio
É melhor plantar várias mudas de uma vez, caso algumas morram. Os actinídios devem ser posicionados de norte a sul, permitindo que as raízes permaneçam na sombra por um período suficiente.
As mudas são primeiro colocadas em uma solução de Heteroauxin ou Kornevin por 30 minutos para estimular a formação de novas raízes.

Em seguida, a muda é colocada no buraco preparado, coberto com terra, deixando o colo da raiz no nível do solo.
O solo é compactado para eliminar vazios.
Regue cada um com 20 litros de água, cubra com serragem ou feno em uma camada de 10 cm, proteja com agrofibra e proteja contra gatos.
Suportes temporários são instalados ao lado das mudas.
Instruções de cuidado
O crescimento e o desenvolvimento da actinídia (Dr. Shimanovsky) dependem de cuidados adequados. Requer rega regular, afrouxamento do solo, fertilização, cuidados preventivos, tratamento de doenças e eliminação de pragas. Durante os dois primeiros anos, proteja a actinídia dos gatos com uma rede para evitar que eles acessem os brotos ainda lenhosos da videira.

Modo de rega
As raízes da actinídia não são profundas, então você precisa regar a videira com frequência e evitar que o solo e as raízes sequem. Se a umidade não for suficiente, a planta perderá as folhas. Borrifar a folhagem também é recomendado. Regue de manhã ou à noite, aplicando aproximadamente 50 litros de água por arbusto.
Cobertura superior
A fertilização oportuna garantirá uma colheita abundante. Na primavera, aplique 100 g de nitroammophoska nos actinídios maduros; no meio do verão, polvilhe 150 g de sulfato de sódio ao redor do tronco; e no início do outono, aplique 170 g de superfosfato. No verão, você também pode fertilizar a planta com 100 g de esterco diluído em 10 litros de água.
Graças à fertilização, a cultura ficará menos suscetível a doenças e se desenvolverá mais rápido.
Apoiar
É melhor fazer o suporte não mais alto que 2 a 3 metros; ele deve ser durável e o mais forte possível. É preferível criar uma estrutura que possa ser facilmente dobrada até o chão junto com a videira para abrigo no inverno ou para tratamento contra doenças ou pragas.

Preparando-se para o inverno
Antes da hibernação, remova os brotos fracos e velhos. Mudas jovens são cobertas com palha nas raízes, removidas do solo e cobertas com agrofibra. Actinídios maduros não precisam de isolamento.
Como moldar uma videira
Esta variedade de actinídia requer modelagem de acordo com as condições individuais. Durante os primeiros 2 a 3 anos, a planta não é podada para permitir um crescimento vigoroso. Em seguida, a cada ano, os brotos são podados pela metade, deixando de 3 a 4 videiras frutíferas. 50% do crescimento anual também é removido. Se a actinídia tiver mais de 7 a 8 anos, os galhos velhos que estão engrossando o arbusto devem ser podados, rejuvenescendo a planta.
Métodos de reprodução
Kolomikta é propagada de várias maneiras, cada uma delas simples e confiável.
Estacas verdes
A propagação por estacas verdes é o método mais popular. No verão, brotos sem casca são cortados e plantados em solo úmido, feito com uma mistura de areia e turfa, em um ângulo de 60°, com a gema central acima do solo. O solo é compactado, regado e os brotos são cobertos com agrofibra, que é removida após 12 a 14 dias. Antes das geadas de outono, as estacas são enterradas em folhas caídas ou cobertas com spunbond. Na primavera, as mudas são transplantadas para seu local permanente.

Camadas
Na primavera, imediatamente após o surgimento das folhas, um longo broto jovem é dobrado em direção ao solo, preso com um grampo e coberto com terra. A área é regada e coberta com cobertura morta. Na primavera seguinte, assim que o broto cria raízes, ele é separado do arbusto e plantado em um local preparado.
Sementes
O método da semente é o mais difícil e raramente utilizado. As sementes lavadas e secas são colocadas em local frio (congelador ou enterradas na neve) por 90 a 100 dias. Em seguida, são plantadas no solo, cobertas com plástico, e regadas. A temperatura da estufa não deve cair abaixo de 23 °C (73 °F), e a mesma deve ser ventilada periodicamente para remover a condensação. As mudas são plantadas em canteiros isolados durante o inverno. Na primavera, são transplantadas para o local definitivo.
Doenças e pragas
A actinídia "Doutor Shimanovsky" raramente sofre de doenças ou pragas se for bem cuidada. No entanto, como todas as plantas, a actinídia tem dificuldade em resistir a doenças sem intervenção humana.
Você precisa prestar atenção ao aparecimento de manchas nas folhas e frutos; mofo e buracos também devem ser um sinal de alerta.
As partes infectadas da cultura são removidas e queimadas, e a planta é tratada com preparações.
Podridão cinzenta
Se uma camada cinza aparecer nos frutos, tronco ou folhas, isso indica mofo cinzento. Esta doença pode destruir rapidamente os actinídios. Para prevenir isso, trate a videira com Fitosporin três vezes a cada 7 dias na primavera, Skor após a floração e uma calda bordalesa a 3% antes do inverno.
Filostictose
A Actinidia "Dr. Shimanovsky" pode ser afetada pela filostictose, caracterizada pelo aparecimento de manchas marrom-avermelhadas nas folhas. A doença é causada por fungos que hibernam em folhas caídas. A doença pode ser prevenida coletando as folhas caídas e tratando a planta com Tersel ou Horus.
Besouro-das-folhas
O besouro-das-folhas é o inseto mais prejudicial aos actinídios, causando danos severos às folhas, deixando apenas as nervuras no final do verão. As pragas também destroem os frutos, que ficam pequenos e caem prematuramente. Para evitar o aparecimento de besouros-das-folhas, pulverize a videira com Karbofos ou Karate no início da primavera e com calda bordalesa no outono.

Mariposa Kishmish
As lagartas da lagarta-medideira de Kishmishevsky perfuram as folhas, arruinando a aparência ornamental do arbusto. A praga pode ser eliminada soltando o solo onde as pupas da lagarta-medideira se escondem. Antes da floração, os actinídios podem ser pulverizados com Iskra ou Kinmiks e, após a queda das flores, com Tersel, Actellic ou Fufanon.
Colheita e armazenamento
As bagas de Actinidia da variedade Doctor Shimanovsky amadurecem no final do verão, mas a colheita deve ser feita várias vezes, pois amadurecem de forma irregular. As bagas podem ser colhidas um pouco mais cedo para evitar que caiam; elas amadurecem rapidamente em temperatura ambiente. Isso reduzirá seu sabor, mas a colheita não será perdida. As bagas de Actinidia são usadas para fazer compotas e geleias, e as bagas são secas e adicionadas a tortas e bolos.











