- Características da kolomikta
- Área de cultivo
- Histórico de seleção
- Descrição botânica
- Floração e frutificação
- Sabor e âmbito de aplicação das bagas
- Actinídios masculinos e femininos: diferenças
- As melhores variedades e cultivares
- Adão
- Setembro
- Abacaxi
- Perfumado
- Vitacola
- Métodos de plantio e propagação
- Ramos de arco
- Estacas
- Estacas lignificadas
- Sementes
- Seleção e preparação do local
- Instruções de plantio passo a passo
- Especificidades do cuidado em campo aberto
- Irrigação e fertilização
- Cobertura morta do solo
- Instalação do suporte
- Aparar
- Abrigo para o inverno
- Doenças e pragas: tratamento e prevenção
- Avaliações da variedade
Actinidia kolomikta é uma trepadeira decídua totalmente resistente às geadas da Sibéria. Esta planta apareceu recentemente em jardins. As bagas de Actinidia têm sabor de kiwi, mas medem apenas 3 centímetros. A planta dá frutos quando plantas masculinas e femininas estão presentes no mesmo canteiro. A frutificação começa já no terceiro ano da videira e dura 30 anos.
Características da kolomikta
Actinidia kolomikta é uma planta trepadeira arbustiva perene. É cultivada como ornamental e frutífera. Pertence ao gênero Actinidia. Esta planta é da mesma família do kiwi. Embora seus frutos não sejam tão grandes, são doces e ricos em vitamina C, e têm casca lisa. No Extremo Oriente, as bagas são chamadas de kishmish (em homenagem à variedade de uva).
Área de cultivo
A planta é nativa do Extremo Oriente. É encontrada na China, Coreia, Japão, no sul do Krai de Khabarovsk e Sakhalin, nas regiões de Amur e Primorsky e nas ilhas do sul das Ilhas Curilas. No início do século XX, Ivan Michurin começou a cultivar actinídias nativas do Extremo Oriente. Sua ideia de cultivar a planta na Rússia central foi adotada por muitos cientistas soviéticos. Actinídias apareceram nos Urais, na região de Moscou, na Rússia central e até mesmo nas regiões do norte. Ela tem sido cultivada como fruta e baga em hortas domésticas desde o final do século passado.
Histórico de seleção
O cientista Ivan Michurin era fascinado pelo cultivo de actinídia. Ele estava convencido de que os frutos desta planta não tinham sabor inferior ao das uvas. Os cultivadores soviéticos desenvolveram novas variedades de actinídia por muitos anos, principalmente de forma facultativa.

Esta cultura recebeu reconhecimento oficial no final do século XX. Até 2012, 28 variedades de Actinidia kolomikta haviam sido desenvolvidas. O trabalho de melhoramento foi conduzido nas Estações Experimentais de Cultivo de Plantas do Extremo Oriente, Zhiguli e Moscou.
Descrição botânica
Esta trepadeira lenhosa atinge uma altura de 3 a 9 metros ou mais, com um tronco de 5 centímetros de diâmetro. Seus brotos entrelaçados se enrolam no sentido anti-horário em qualquer suporte que encontrem. A planta cresce muito rapidamente, atingindo 1,45 metro em uma única estação.
Kolomikta é a mais resistente ao inverno de todas as culturas de actinídios.
Ela pode suportar temperaturas de até -46-50 graus Celsius. A planta pode ser cultivada em climas frios, onde o período sem geadas dura de 3 a 5 meses.
As folhas podem mudar de cor. As plantas jovens são bronzeadas, depois esverdeadas e, no terceiro ano, aparecem manchas rosa-vivo ou brancas. No outono, a folhagem torna-se amarelada, carmesim e vermelho-púrpura. A lâmina foliar é ovoide, com ponta pontiaguda e bordas serrilhadas. A variegação é claramente visível em videiras cultivadas em áreas ensolaradas.

Floração e frutificação
Actinidia kolomikta começa a florescer entre o terceiro e o quinto ano de vida. As flores abrem em maio e junho, durando aproximadamente 19 dias. As flores são pequenas, com cinco pétalas brancas e um rico aroma de limão. Esta planta dióica pode ter flores masculinas e femininas. As flores estaminadas estão agrupadas em inflorescências de três cada. As flores pistiladas estão dispostas individualmente em um longo caule, com um ovário e um estigma multirradicular visível no centro.
Para garantir a fertilização, você precisa de arbustos machos e fêmeas no jardim. As flores femininas têm estames estéreis, enquanto as masculinas não produzem ovários. Se você cultivar uma videira de um gênero no jardim, não conseguirá produzir frutos. A planta requer polinização cruzada.
Os frutos são bagas cilíndricas comestíveis, de coloração esverdeada, avermelhada ou amarelada, com listras verticais na casca. Medem aproximadamente 3 centímetros de tamanho. Os frutos se formam apenas em videiras femininas; as plantas masculinas são necessárias como polinizadoras.
Os frutos amadurecem gradualmente, de agosto ao início de setembro. Contêm numerosas sementes pequenas e escuras. A casca é lisa e os frutos podem ser consumidos inteiros. Uma única planta madura pode render até 30 quilos de frutos.

Sabor e âmbito de aplicação das bagas
Os frutos verdes são azedos e firmes. Os frutos maduros são macios, aromáticos e ligeiramente doces, com sabor semelhante ao do abacaxi ou da maçã. Os frutos maduros caem no chão. As frutas vermelhas contêm mais vitamina C do que limões ou laranjas. Os frutos maduros são colhidos e consumidos frescos. São usados para fazer geleias, sucos, licores, compotas e sobremesas. Os frutos também podem ser secos e curados.
Actinídios masculinos e femininos: diferenças
A planta dará frutos se você plantar arbustos machos e fêmeas no jardim. Para cada 4 a 5 videiras fêmeas, você precisa de um macho. Só é possível determinar o tipo de planta durante a floração.
Cultivares masculinos produzem flores em cachos de três, sem broto no centro, mas com numerosos estames altos. Cultivares femininos produzem flores solitárias, com um ovário visível no centro, um estigma grande em forma de raio e estames curtos e escassos.
A maioria das variedades de actinídios é unissexuada, mas também existem variedades autopolinizadoras. Antes de comprar uma muda, pergunte ao vendedor se a planta precisa de um polinizador.

As melhores variedades e cultivares
Muitas variedades interessantes de actinídios foram desenvolvidas. Todas são divididas em masculinas e femininas. Ao comprar uma muda, é importante entender suas características e padrão de floração.
Adão
Esta forma masculina é adequada para todas as variedades femininas. Esta trepadeira decorativa cresce até 3,95 metros de altura e precisa de suporte. No seu 3º ou 4º ano, as folhas esverdeadas tornam-se brancas no final de maio e rosadas no verão. Quanto mais velha a planta fica e quanto mais luz solar recebe, mais frequentemente as folhas ficam rosadas. As flores são coletadas em corimbos, três em cada, e não produzem frutos. Esta trepadeira é usada para decorar arcos, muros e caramanchões.
Setembro
Variedade feminina. Um polinizador é necessário para o desenvolvimento dos frutos. A videira cresce até 3,95 metros de altura e precisa de suporte. As folhas esverdeadas mudam de cor, tornando-se brancas e, após a floração, carmesim. Os frutos são verde-amarelados, lembrando groselhas. Amadurecem no final do verão.

Os frutos têm um sabor agridoce, que lembra abacaxi e maçã. Os frutos maduros caem sozinhos. A frutificação começa no terceiro ano e dura 30 anos.
Abacaxi
Uma planta fêmea. A videira cresce até 6 metros de altura. Floresce em junho, no seu terceiro ano. Os frutos são esverdeados com um toque avermelhado, medindo 2,5 a 3 centímetros de tamanho. O sabor lembra um pouco o do abacaxi. Amadurecem em agosto.
Perfumado
Cultivar feminina. Começa a frutificar no 3º ou 4º ano de vida. Os frutos amadurecem em agosto. As bagas amareladas têm formato cilíndrico e apresentam leves listras verticais na casca lisa. Os frutos têm sabor adocicado e aroma de moscatel.

Vitacola
Uma planta fêmea. Uma variedade checa. A videira atinge de 2,9 a 4 metros de altura. Os brotos crescem 1 metro por ano. A actinídia floresce em maio e os frutos amadurecem em agosto. Os frutos são grandes, com 4,5 centímetros de tamanho, oblongos, amarelados e adocicados. A frutificação começa já no terceiro ano. As folhas têm cores decorativas; manchas brancas e rosadas começam a aparecer no terceiro ano de vida da planta.
Métodos de plantio e propagação
A Actinidia kolomikta é propagada por sementes, estacas e alporquia. Você pode comprar uma muda pronta de 1 a 2 anos e plantá-la na primavera (abril-maio) em seu jardim.

Ramos de arco
Na primavera, quando as folhas aparecem, o broto lateral inferior é dobrado em direção ao solo e coberto com uma espessa camada de terra. A parte superior deve ficar exposta. Na estação seguinte, o broto enraizado é cortado da videira-mãe e plantado em seu local permanente.
Estacas
Estacas verdes jovens, com 12 centímetros de comprimento, são colhidas em junho. Cada uma deve ter cerca de três brotos, e as folhas são removidas. As estacas são embebidas em água com Kornevin por vários dias, depois inseridas em um recipiente úmido e cobertas com uma garrafa plástica sem fundo. As estacas são arejadas e regadas diariamente. Depois de enraizadas, são transplantadas, juntamente com o solo, para um buraco preparado em seu local permanente. Antes do inverno, as mudas são isoladas com uma espessa camada de cobertura morta.

Estacas lignificadas
As mudas dos brotos do ano anterior são colhidas na primavera ou no início do verão. As mudas de 12 a 15 centímetros de comprimento são colocadas em água com um estimulante de crescimento e, em seguida, plantadas em um substrato úmido de turfa e areia. O recipiente com as mudas deve ser mantido em um ambiente aquecido ou coberto com uma garrafa plástica sem fundo. O solo deve ser regado periodicamente. Assim que as mudas criarem raízes, elas devem ser transplantadas para o local definitivo.
Sementes
Videiras cultivadas a partir de sementes não herdam as características da planta-mãe. É impossível determinar o tipo de planta futura com antecedência. Sementes recém-colhidas são utilizadas para o plantio. A semeadura é feita na primavera, após a estratificação das sementes em areia úmida durante todo o inverno. As mudas podem ser cultivadas em vasos e transferidas para o exterior em maio.

Seleção e preparação do local
Ao escolher um local para plantio, é importante lembrar que o arbusto crescerá no mesmo local por várias décadas. A actinídia é tolerante à sombra, mas só prospera em pleno sol. O sol escaldante pode queimar as folhas da videira, por isso é recomendável proteger a folhagem durante o tempo quente.
A actinídia não se desenvolve em solos argilosos, alcalinos ou excessivamente encharcados. A videira cresce bem em solos franco-argilosos e franco-arenosos.
O solo deve ser fértil, com acidez neutra e solto.
Para plantar uma muda, cave um buraco de 50 centímetros de profundidade e largura. Misture o solo escavado com meio balde de composto, suplementos minerais (superfosfato, sulfato de potássio, nitrato de amônio), turfa e areia. Use 50 gramas de cada fertilizante. Evite usar cal ou substâncias que contenham cloro ao plantar. Deixe 1,5 a 2 metros de espaço livre entre as plantas.

Instruções de plantio passo a passo
Como plantar uma muda de kolomikta actinidia:
- Duas semanas antes do plantio, cave um buraco de 50 centímetros de profundidade e largura e misture o solo com fertilizante.
- Coloque uma pequena camada de pedrinhas no fundo do buraco e depois adicione um monte de solo fértil.
- Coloque a muda no monte e cubra as raízes com terra. O colo da raiz deve ficar acima do nível do solo.
- Após o plantio, compacte levemente o solo ao redor da muda. Despeje 2 baldes de água sob as raízes.
Especificidades do cuidado em campo aberto
Como qualquer planta de jardim, a actinidia kolomikta requer cuidados regulares. Durante a seca, a planta deve ser regada e protegida antes do inverno rigoroso. Para uma melhor frutificação, deve ser alimentada com fertilizantes orgânicos e minerais.

Irrigação e fertilização
A actinídia é uma planta que adora umidade. Se houver um longo período de seca, o arbusto precisa ser regado pelo menos uma vez por semana. Se o nível da água estiver baixo, a videira perderá as folhas. Aplique de 2 a 5 baldes de água sob as raízes.
Para um crescimento normal e boa frutificação, a planta precisa de fertilização. Na primavera e durante o período de frutificação, os actinídios são alimentados com nitrogênio, potássio e fósforo.
No outono, após a colheita dos frutos, adiciona-se potássio e fósforo ao solo para garantir que a cultura sobreviva bem ao inverno. Aplique 35 gramas de cada fertilizante para cada 12 litros de água.
Cobertura morta do solo
O solo ao redor da planta pode ser coberto com agrofibra, capim seco ou serragem. A cobertura morta reduzirá a evaporação da umidade e impedirá o crescimento de ervas daninhas.

Instalação do suporte
A actinídia é plantada imediatamente perto de um suporte (um arco ou caramanchão) que ela irá escalar, ou uma treliça especial é instalada posteriormente, no segundo ano da planta. Durante os primeiros anos, os brotos são conduzidos e amarrados ao suporte. A planta então escala sozinha. A altura ideal do suporte é de 1,9 a 2,45 metros.
Aparar
No segundo ano de vida da planta, no início da primavera, antes que a seiva comece a fluir, deve-se realizar a primeira poda: deixar dois brotos principais e podar todos os outros. Nos outros anos, no final do outono, após a queda das folhas, desbastar a copa. A poda formativa não é recomendada na primavera, pois é quando as videiras apresentam forte fluxo de seiva. Do 7º ao 9º ano, a videira velha é podada e o crescimento é transferido para o broto jovem.

Abrigo para o inverno
A necessidade de abrigo cuidadoso antes do inverno depende do tipo de actinídio e da severidade do inverno. Variedades resistentes e plantas que crescem em climas temperados não precisam de isolamento. Uma espessa camada de turfa ou folhas secas cobre o solo antes do inverno. Em latitudes setentrionais, os brotos são removidos de seus suportes, envoltos em estopa ou fibra agrícola e depositados no solo. No inverno, mais neve é adicionada ao solo.
Doenças e pragas: tratamento e prevenção
A planta raramente adoece. Arbustos enfraquecidos são suscetíveis a ataques de fungos durante o tempo chuvoso e quente. As doenças mais comuns são o oídio (uma camada branca nas folhas) e a filostictose (manchas escuras e buracos nas lâminas foliares). Para prevenção, pulverize a folhagem com fungicidas (Fitosporin-M, Gamair, Topaz, Skor) no início da primavera.
Em climas quentes, as folhas das plantas sofrem com pulgões, lagartas e ácaros. Pulverizar com uma solução de cinzas de sabão e inseticidas (Fitoverm, Actellic) ajuda a repelir insetos. Os gatos adoram se alimentar de seiva de videira e frutas maduras.
Avaliações da variedade
Valéria Antonovna, 48 anos.
Na primeira vez, em vez de duas mudas femininas e uma masculina, comprei três plantas masculinas. Elas floresceram lindamente e estavam perfumadas, mas não produziram frutos. Na primavera seguinte, comprei uma muda florida de três anos e identifiquei o tipo da planta pelas flores. Agora, em agosto, meu jardim produz frutos doces que lembram groselhas e kiwis.











