Os benefícios e malefícios dos damascos para o corpo humano, propriedades e contra-indicações

Damascos selvagens são encontrados no Cáucaso, China e Cazaquistão, e cultivados em todo o país. Crianças e adultos adoram essas frutas alaranjadas por sua polpa macia, suculência, sabor e aroma. Seja cultivando essas frutas ensolaradas em seus jardins ou comprando-as em lojas ou bazares, os consumidores consideram os benefícios e riscos dos damascos para a saúde.

Composição e valor nutricional dos damascos frescos

Apesar do sabor rico e doce, o damasco é baixo em calorias. A suculência da fruta vem da água, que compõe 83% de sua massa. Seu valor nutricional (BZHU) é rico em carboidratos — 9,2% — e baixo em proteínas — 0,9%. Seu teor de gordura é insignificante — 0,1%. Os benefícios das frutas são proporcionados pelo complexo de vitaminas e minerais, pelo conteúdo de fibras alimentares, esteróis vegetais e ácidos orgânicos.

Vitaminas

A cor laranja indica o teor de queratina da fruta. Convertida em vitamina A no organismo, essa substância, juntamente com o ácido ascórbico, está envolvida em todos os processos bioquímicos do corpo e fortalece o sistema imunológico.

100 g de fruta cobrem um terço da necessidade diária de vitamina A do corpo.

Os damascos contêm vitaminas P, PP, B1, B2, B15, B17, E.

As vitaminas do complexo B são responsáveis ​​pela função muscular e nervosa, pelo bem-estar emocional e minimizam o risco de acidentes vasculares. Os bioflavonoides, que conferem aroma e sabor aos damascos, limpam as paredes dos vasos sanguíneos do colesterol "ruim" e previnem a fragilidade capilar.

O tocoferol possui propriedades antioxidantes, normaliza a função reprodutiva e regenera as células da pele. O ácido nicotínico previne a formação de coágulos sanguíneos.

O ácido ascórbico, na concentração de 10 mg por 100 g, atua no metabolismo, estimula a síntese de colágeno e elastina, fortalece as defesas do organismo e retarda o envelhecimento.

Os benefícios e malefícios dos damascos

Minerais

Os damascos são benéficos devido ao seu alto teor de potássio, que normaliza a função cardíaca. 100 g da fruta contém 259 mg dessa substância. Eles também são ricos em fósforo, cálcio e magnésio. Contêm também quantidades menores de sódio, zinco, cobre, selênio e manganês.

Conteúdo calórico da fruta

O valor energético de 100 gramas de damasco fresco é de 44 kcal. Este valor classifica a fruta como um produto dietético, o que não se pode dizer de damascos secos ou damascos secos. A concentração de açúcares durante a evaporação da água aumenta o teor calórico para 200 e 280 kcal, respectivamente.

Regras básicas para comer

Antes de consumir damascos, siga a ingestão recomendada, pois o alto teor de carboidratos pode levar ao ganho de peso.

Ao escolher um produto em uma rede varejista, é recomendável dar preferência a frutas frescas ou enlatados, que retêm mais elementos benéficos.

damasco maduro

Que tipo de fruta é mais saudável para comer?

Sem dúvida, os damascos mais saudáveis ​​são os frescos. Damascos secos inteiros armazenados em local escuro perdem quantidades mínimas de vitaminas. Ao contrário da crença popular de que damascos congelados retêm todos os seus nutrientes intactos, cientistas provaram o contrário. O congelamento lento causa a formação de cristais de gelo nos espaços intercelulares da polpa, destruindo a estrutura da fruta. Mesmo o congelamento rápido a -25 °C não preserva 100% das propriedades benéficas, com a perda de 20% da vitamina C.

O valor nutricional dos damascos enlatados diminui proporcionalmente à duração e à temperatura do cozimento. As vitaminas mais suscetíveis à destruição são os ácidos ascórbico e nicotínico.

Após o cozimento, seu teor é de 10 a 30% do original. Em compotas, conservas e marmeladas, apenas o teor de fibras permanece inalterado. Além da polpa, os caroços de damasco são utilizados na culinária. O produto é adicionado a assados, sorvetes e saladas. Além dos benéficos ácidos oleico e linoleico, que reduzem o colesterol e neutralizam os radicais livres, os caroços de laranja contêm ácido cianídrico. Portanto, o consumo é limitado a dez damascos para adultos e cinco para crianças.

benefícios dos damascos

Ingestão diária

Não há diretrizes rígidas para o consumo de damasco. A dose diária é calculada com base na ingestão recomendada de frutose. Uma pessoa saudável com peso normal pode consumir com segurança 20 damascos, que contêm 25 gramas de açúcar da fruta. Para pessoas com diabetes ou obesidade, a ingestão diária recomendada é reduzida pela metade.

Os benefícios e malefícios dos damascos para o corpo humano

A composição da fruta, que inclui uma variedade de vitaminas, minerais, ácidos orgânicos e pectinas, torna o damasco benéfico para o corpo humano, independentemente do sexo ou da idade. Os efeitos benéficos da fruta incluem os seguintes:

  • o peristaltismo intestinal é melhorado, a constipação e a flatulência são eliminadas;
  • os resíduos são removidos;
  • o processo de hematopoiese melhora;
  • o lúmen dos vasos sanguíneos aumenta, o colesterol é removido;
  • as funções do tecido nervoso, muscular e ósseo são normalizadas;
  • estados psicoemocionais são estabilizados;
  • a função renal normal é mantida, o excesso de líquido é removido e o inchaço é aliviado;
  • os processos metabólicos são acelerados;
  • alivia os sintomas agudos de doenças respiratórias, facilita a eliminação do escarro ao tossir;
  • o desenvolvimento de tumores cancerígenos é inibido devido ao conteúdo de cianeto na vitamina B

suco de damasco

As propriedades da laranja ajudam a fortalecer as defesas do corpo, prolongar a juventude e normalizar o funcionamento dos órgãos e sistemas internos. Assim como outras frutas ricas em fibras, açúcares naturais e ácidos, o damasco é prejudicial quando consumido em excesso e pode causar doenças crônicas.

Para mulheres

O iodo presente no produto melhora a função da tireoide, responsável pelo equilíbrio hormonal, e a saúde da mulher. Devido ao baixo teor calórico do damasco, a fruta pode ser consumida sem comprometer o corpo e, se necessário, uma dieta de damasco de curto prazo pode ser usada para ajudar a eliminar o excesso de peso.

Devido às suas altas propriedades antioxidantes, as frutas são usadas em cosmetologia para normalizar a pele seca, sensível e envelhecida.

O extrato de damasco em cremes e máscaras melhora a elasticidade graças ao ácido ascórbico. O potássio proporciona hidratação e o retinol reduz a inflamação e a descamação. propriedades úteisO óleo de semente de damasco é usado puro ou misturado a outros óleos essenciais para cuidados com a pele do rosto e do corpo. Ele rejuvenesce a pele, remove a camada superior queratinizada e melhora a aparência.

Para homens

Homens com mais de 40 anos sofrem de problemas cardíacos e vasculares. Os damascos têm um efeito benéfico na função do músculo cardíaco e previnem a formação de placas de colesterol que estreitam os vasos sanguíneos.

O consumo regular de frutas ensolaradas reduz o risco de acidentes vasculares.

A normalização do fluxo sanguíneo, a eliminação da fragilidade capilar e o aumento da nutrição e do fornecimento de oxigênio aos tecidos, incluindo os genitais, reduzem o risco de doenças da próstata e aumentam a libido, a função erétil e a duração da relação sexual.

Para crianças

Um organismo em crescimento precisa desenvolver tecido muscular, o desenvolvimento normal do sistema musculoesquelético, de todos os sistemas e do cérebro.

O damasco, contendo um complexo de vitaminas e minerais, promove o desenvolvimento harmonioso da criança.

Frutas frescas ajudam a aliviar a constipação. Pais usam óleo de semente de damasco para tratar resfriados. Cuidados com a pele de bebês ajudam a aliviar brotoejas e dermatite seborreica.

vitamina para crianças

Para os idosos

Na velhice, os processos bioquímicos e o metabolismo desaceleram. Os damascos aceleram o metabolismo, removendo resíduos e toxinas prejudiciais do corpo. Eles também contribuem para a saúde do coração, dos rins e do intestino.

O consumo de frutas reduz a incidência de resfriados graças às suas propriedades antioxidantes e de fortalecimento imunológico. O alto teor de cálcio previne a osteoporose. O magnésio normaliza a pressão arterial e o fósforo estimula a função cerebral, prevenindo a demência.

Nuances do uso do produto por gestantes e lactantes

A menos que haja contraindicação, os médicos recomendam que gestantes comam damascos frescos, bebam suco de damasco com polpa ou adicionem pedaços da fruta a bebidas lácteas fermentadas. Esses alimentos são saudáveis ​​e não aumentam os níveis de açúcar no sangue, ao contrário de damascos secos, compotas e geleias, desde que a dosagem não seja excedida.

benefícios dos damascos

Benefícios das frutas para gestantes e lactantes:

  • redução dos sintomas de toxicose;
  • aumento da hemoglobina na corrente sanguínea, eliminando a anemia;
  • estabilização do contexto emocional das gestantes;
  • fortalecimento do sistema nervoso;
  • alívio do inchaço;
  • normalização do sono, importante quando a barriga cresce e dificulta a escolha de uma posição adequada na cama;
  • aumento da lactação;
  • alívio da azia;
  • combate à constipação na mãe e no bebê;
  • enriquecimento do leite materno com nutrientes necessários para o pleno desenvolvimento da criança.

O enjoo matinal pode ser aliviado comendo 100 gramas de damascos pela manhã em jejum. Para constipação e flatulência, coma 10 damascos à noite.

Restrições ao consumo de damascos:

  • em caso de diarreia, evite comer frutas em estômago vazio e imediatamente após pratos de carne;
  • Você não deve comer mais do que 8–10 sementes de frutas;
  • Não é recomendado beber água fria com frutas;
  • Em caso de bradicardia, os frutos são consumidos após autorização médica.

Se sua pele estiver seca, suas unhas quebradiças, seu cabelo estiver quebrando e caindo, significa que você está com falta de vitamina A. Nesse caso, os damascos são adicionados ao creme de leite e ao creme de leite azedo, pois o caroteno encontrado em grandes quantidades nas frutas só é absorvido com gorduras.

As frutas têm propriedades benéficas

É possível perder peso com a dieta do damasco?

A dieta do damasco é indicada para quem não consegue abrir mão de doces. Nutricionistas recomendam o consumo de 800 gramas de frutas por dia, durante três dias, divididos em cinco refeições. Outros alimentos são excluídos durante a dieta. Recomenda-se beber água uma hora e meia antes e depois das refeições. Chá verde ou de ervas sem açúcar e água mineral podem ser incluídos no cardápio.

O resultado esperado da perda de peso é uma perda de até 5 kg.

Uma dieta baseada em outros alimentos pode levar à depressão e distúrbios do sono. Os damascos, por outro lado, aumentam os níveis de serotonina, melhoram o humor e normalizam o sono.

Perder o excesso de peso com a ajuda de frutas é contraindicado para gestantes, pacientes com diabetes, gastrite e síndrome do intestino irritável.

damasco para perda de peso

 

Efeitos nocivos dos damascos e contra-indicações

Não é recomendado o consumo de damascos nas seguintes doenças e condições:

  • gastrite, úlcera estomacal, úlcera intestinal;
  • glândula tireoide hipoativa;
  • diabetes;
  • obesidade:
  • hepatite;
  • pancreatite.

Exceder a dose diária recomendada pode causar tontura, arritmia e diarreia. Damascos não são recomendados para pessoas com intolerância individual à fruta.

Os damascos são um alimento delicioso, suculento e saudável que melhora o humor e fornece ao corpo elementos benéficos que participam de diversas reações bioquímicas. Apesar do rico teor de vitaminas e minerais da fruta, recomenda-se seguir as diretrizes de consumo e estar atento a quaisquer contraindicações.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata