- Recursos de culinária
- Preparando damascos
- Esterilização de equipamentos de enlatamento
- Fazendo compota
- Selagem hermética
- Como fazer compota de damasco em casa
- Uma receita simples passo a passo para o inverno
- "Cinco minutos" sem sementes
- Com ossos
- Sem esterilização
- Com ácido cítrico
- Compota de Mojito de Damasco
- Com uvas
- Sem açúcar
- Com rum
- Com hortelã
- Com framboesas
- Com cerejas
- Compota concentrada de damasco
- Armazenando compota
Damascos são uma fruta incrivelmente saudável e deliciosa, de cor vibrante, que você vai querer conservar para o inverno. Entre os muitos métodos de conservação, fazer compota de damasco para o inverno é o mais rápido e econômico. É uma ótima alternativa aos refrigerantes e ajuda a desenvolver hábitos alimentares saudáveis nas crianças.
Recursos de culinária
Para fazer uma bebida âmbar, use frutas maduras com polpa firme. Frutas maduras demais se desfazem durante o cozimento, deixando uma turbidez desagradável. Frutas verdes não têm aroma e são excessivamente ácidas.
Recomenda-se não ferver os damascos, mas despejar líquido fervente sobre eles. A destruição de vitaminas em um produto depende do tempo de cozimento e do grau de aquecimento. Quanto mais tempo ele for mantido em temperatura de ebulição, menos propriedades benéficas ele retém. O recipiente ideal para conservas é em potes de 3 litros.
A sequência de ações na preparação da compota:
- Preparação de materiais vegetais.
- Esterilização de recipientes e tampas de vidro.
- Preparação de uma bebida com ou sem esterilização.
- Hermeticamente fechado.
Preparando damascos
Frutas beijadas pelo sol podem ser conservadas inteiras ou ao meio. Separe e descarte as que estiverem moles, machucadas, podres ou com vermes. Remova quaisquer restos de plantas, como folhas, galhos e caules. Enxágue em água corrente e deixe escorrer. Se a receita pedir, corte a fruta e retire os caroços.

Esterilização de equipamentos de enlatamento
Todos os equipamentos a serem utilizados devem ser bem lavados. Recipientes de vidro devem ser secos e esterilizados após a lavagem. Cada dona de casa tem seu método favorito para limpar copos:
- O método mais comum é o aquecimento a vapor. O recipiente é colocado no bico de uma chaleira cheia de água fervente, ou no gargalo (se for uma jarra de 3 litros). Há também um dispositivo especial: um disco com um furo para o gargalo da jarra, que é colocado na panela. O processo é bastante demorado, pois cada recipiente deve ser aquecido por 10 minutos, um de cada vez.
- A esterilização no forno é muito mais rápida. Coloque o máximo de pratos possível no forno frio, de cabeça para baixo ou deitados. O único requisito é que os itens não se toquem. Aqueça a 120 C, deixe descansar por 20 minutos, desligue o fogo e espere esfriar.

- Esterilização no micro-ondas. Despeje 100 ml de água no recipiente, leve ao micro-ondas por 3 minutos, retire, despeje a água e coloque de cabeça para baixo sobre uma toalha seca para esfriar.
- Você pode colocar potes secos e potes com um pouco de água na air fryer. Eles devem ser mantidos a uma temperatura de 120 °C por 15 minutos. COM.
- Recomenda-se tratar as tampas da maneira antiga: fervendo-as.
Fazendo compota
Existem duas maneiras de conservar a bebida para o inverno – com e sem esterilização:
- Preparando compota com esterilização. Coloque os damascos em um pote, despeje a calda fervente sobre eles, deixe descansar por 20 minutos e, em seguida, esterilize pelo mesmo período. Após a selagem, vire os potes de cabeça para baixo, cubra com água morna e deixe esfriar lentamente. A compota também pode ser fervida em uma panela, despejada em potes quentes e fechados com tampas. Utiliza-se o resfriamento a ar.
- Infusão de compota sem esterilização. Coloque as frutas e o açúcar em um recipiente de vidro, encha-o até a borda com água fervente e deixe em infusão por 15 minutos. Como alternativa, faça um xarope de açúcar de acordo com a receita e despeje em um recipiente. Em seguida, escorra o líquido, ferva-o e coloque-o de volta no recipiente mais duas vezes. Feche bem, vire-o de cabeça para baixo e embrulhe-o para esfriar lentamente.

Selagem hermética
Os potes com produtos quentes são colocados em uma bandeja, cobertos com tampas de lata e enrolados com uma chave especial.
A qualidade da vedação é verificada inclinando e virando o frasco: se houver vazamento de líquido ou se você ouvir o frasco sugando ar, será necessário girá-lo novamente.
Como fazer compota de damasco em casa
Primeiro, você precisa comprar a variedade de fruta apropriada. Triumph Severny, Iceberg, Orlovchanin, Krasnoshchyok, Cherny Velvet, Lel, Tsarsky, Ananasny, Rossiyanin, Saratovsky Rubin e Korolevsky têm excelentes qualidades de conserva. Seus frutos firmes não se desfazem durante o processamento.
Uma receita simples passo a passo para o inverno
Se você é iniciante em conservas, vale a pena começar pela maneira mais fácil e rápida de fazer compota para o inverno. Não requer nenhuma pesagem ou medição especial:
- Você precisa consumir damascos na proporção de 0,5 kg por pote e metade da quantidade de açúcar granulado.
- Lave e esterilize um número suficiente de recipientes de vidro (1 kg de material vegetal é dividido em dois potes de 3 litros) e uma panela para água.
- Lave bem as frutas, corte-as, retire as sementes e coloque-as em potes.
- Despeje água fervente sobre ela — você precisará de 2,5 litros por garrafa — e deixe em infusão por 15 minutos.
- Escorra o líquido em um recipiente de aço inoxidável, adicione o açúcar e cozinhe a mistura doce por 10 minutos.
- Despeje a calda de volta no frasco, feche bem e verifique se há vazamentos na vedação.
- Coloque os cilindros de cabeça para baixo, embrulhe-os em recipientes aquecidos e deixe-os por meio dia.

"Cinco minutos" sem sementes
Se você estiver com pressa, esta receita é perfeita. Você precisará dos seguintes ingredientes:
- 0,5 kg de damascos;
- 250 g de açúcar;
- água -2,5 l.
Lave as frutas e retire os caroços. Prepare uma calda de açúcar e adicione as frutas. Ferva por 3 minutos, despeje com cuidado em um recipiente e feche bem.
Com ossos
Os damascos podem ser conservados inteiros para o inverno. Coloque a fruta preparada em potes, enchendo-os até a metade, e despeje a calda fervente sobre eles, na proporção de 100 g de açúcar para cada litro de água. Para conservá-los em um pote de 3 litros, você precisará de:
- 800 g de fruta;
- 250 g de açúcar;
- 2,5 litros de água.
Coloque o produto em um recipiente de esterilização e encha-o com água quente até a altura dos ombros. O tempo de esterilização é de 20 minutos. Feche a tampa, enchendo o recipiente até a borda. Se não houver água suficiente, você pode adicionar água fervente preparada separadamente em uma chaleira.

Sem esterilização
Para preservar ao máximo as vitaminas contidas nos damascos, a compota deve ser preparada pelo método de dupla imersão. Ingredientes:
- 300 g de damascos;
- 200 g de açúcar granulado;
- água.
Frutas podem ser conservadas sem esterilização, seja ao meio ou inteiras. Encha potes de vidro até 1/3 da capacidade com a fruta preparada, adicione adoçante e complete com água fervente. Após 15 minutos, escorra o líquido, deixe ferver e volte a encher os potes. Podem ser fechados hermeticamente.
Com ácido cítrico
O ácido cítrico é um bom conservante; você pode usá-lo para conservar compota de damasco após uma infusão. Para fazer uma bebida de alta qualidade e que se conserve bem, você precisa preparar cuidadosamente o recipiente e os ingredientes. Você precisará dos seguintes ingredientes:
- Damascos - 0,3 kg.
- Açúcar granulado - 0,2 kg.
- Ácido cítrico - 0,5 colher de chá.
- Água - 2,5 l.
Coloque todos os ingredientes em uma garrafa de 3 litros e despeje água fervente sobre ela. Feche bem, vire de cabeça para baixo, cubra com água morna e deixe esfriar completamente.

Compota de Mojito de Damasco
Os amantes de sabores exóticos certamente apreciarão a combinação inusitada de sabores desta bebida. Para conservar um mojito de damasco, são necessários os seguintes ingredientes:
- 300 g de fruta.
- Meio limão.
- Um raminho de hortelã fresca.
- Um copo de açúcar granulado.
- Meia colher de chá de ácido cítrico.
- Vermute - 1 copo.
- Água - 2 l.
Retire os caroços das frutas, coloque-as em um recipiente, adicione folhas de hortelã e meio limão cortado em rodelas. Faça um recheio doce com água, açúcar, ácido cítrico e vermute. Encha o recipiente até a borda e feche bem.
Com uvas
Pratos de frutas são sempre interessantes, oferecendo sabores e aromas multifacetados. Uvas e damascos combinam perfeitamente com bebidas, complementando-se. Para uma lata, você precisará de:
- 300 g de fruta;
- 300 g de frutas vermelhas;
- 250 g de açúcar;
- 2,5 litros de água.
Retire os caroços dos damascos e desengace as uvas. Coloque a mistura de frutas e bagas em uma garrafa de vidro. Prepare a calda para o recheio, deixe as uvas em infusão e deixe esfriar. Escorra o líquido, deixe ferver e retorne ao frasco. Feche bem a tampa, embrulhe e deixe descansar por 12 horas.

Sem açúcar
Para quem tem diabetes leve, esta receita de compota de damasco sem o carboidrato prejudicial é uma boa opção. Apesar da omissão deste ingrediente essencial, a bebida resultante ainda é deliciosa. A infusão é composta de frutas, água e ácido cítrico. Veja como proceder:
- Coloque as frutas sem sementes bem apertadas em potes até preencher metade do volume, adicione ácido cítrico: 0,5 colher de chá em um recipiente de litro, 1 colher de chá sem lâmina em um recipiente de 3 litros.
- Deixe ferver duas vezes com água fervente e feche.
Com rum
Esta compota original com rum e especiarias é ótima para beber quente no inverno. Ela vai te aquecer no final do dia de trabalho e ajudar a prevenir um resfriado. Ingredientes:
- Damascos - 2 kg.
- Rum - 500 g.
- Açúcar granulado - 0,5 kg.
- Canela em pó - 0,5 colher de chá.
- Vanilina - 1 pacote.
- 1 limão.
- Água - 1 l.
Faça uma calda com água, açúcar, rum, canela e baunilha. Corte as frutas ao meio, retire as sementes e coloque-as no líquido fervente, deixando ferver por 10 minutos. Rale as raspas de limão, esprema o suco e misture à bebida quase pronta. Deixe ferver por mais um pouco e, em seguida, despeje em potes e feche bem.

Com hortelã
A compota de damasco e hortelã tem propriedades refrescantes, revigorantes e calmantes. Para um litro de compota, você precisará de:
- 200 g de fruta.
- Algumas folhas de hortelã.
- 100 g de açúcar.
- Ácido cítrico na ponta de uma colher de chá.
Lave a fruta, retire as sementes, coloque-a em um recipiente e cubra com açúcar. Despeje água fervente e deixe descansar. Escorra o líquido, deixe ferver novamente e adicione ácido cítrico. Antes de despejar, adicione hortelã. Em seguida, feche bem.
Com framboesas
Esta bebida de frutas e bagas é incrivelmente aromática, deliciosa e tem uma cor linda. E fica pronta rapidinho. Ingredientes:
- 100 g de damascos sem caroço.
- 100 g de framboesas.
- 100 g de açúcar.
- Água.
Coloque todos os ingredientes em um pote de meio litro e despeje água fervente sobre ele. Após 15 minutos, escorra a água, deixe ferver novamente e despeje novamente. Feche bem, embrulhe e deixe esfriar lentamente.

Com cerejas
Esta bebida doce tem um sabor delicado e praticamente não tem acidez; as crianças vão adorar. Para realçar o aroma, você pode adicionar um pouco de baunilha. Ingredientes:
- Damascos - 2 kg.
- Cerejas - 2 kg.
- Açúcar - 2 kg.
- Água.
Encha um pote esterilizado de 3 litros até 1/3 da sua capacidade com damascos e cerejas inteiros, adicione uma xícara de açúcar. Despeje água fervente sobre o pote duas vezes e feche bem. Cubra bem quente.
Compota concentrada de damasco
Para esta receita, é melhor escolher um recipiente pequeno - meio litro, um litro.
Ingredientes:
- Frutas - 700 g.
- Açúcar - 400 g.
- Água - 1 litro.
Escalde os damascos e deixe esfriar em água fria. Descasque, corte, retire os caroços com cuidado e encha os potes com as metades até a borda. Misture o açúcar e a água, leve para ferver e despeje nos potes. Esterilize por 20 minutos e feche bem.

Armazenando compota
A compota de damasco enlatada para o inverno deve ser armazenada em local fresco e escuro. Se a fruta não tiver caroço, ela se conservará por 2 a 3 anos; caso contrário, deve ser consumida em até 12 meses após o preparo.











