- Características da fabricação de geleias
- Trabalho preparatório
- Preparando o ingrediente principal
- Regras e prazo de validade para geleia
- Geleia de Ameixa: 10 Receitas
- Uma receita simples de cinco minutos para o inverno
- Com ossos
- Sem sementes
- Com nozes e conhaque
- Com abóbora
- Com nozes
- Em ordem a torta de maçã
- Sem açúcar
- Com canela
- Com maçãs
As ameixas húngaras são chamadas de ameixas secas devido à sua cor e à sua fruta seca. As ameixas são usadas para fazer compotas, conservas, geleias e marmeladas. A geleia de ameixa caseira ajudará a preservar a colheita e proporcionará à sua família uma sobremesa para o inverno.
Características da fabricação de geleias
Para as conservas, são colhidas ameixas maduras, que já adquiriram sua doçura. As ameixas maduras demais se transformam em uma massa pastosa quando cozidas e são usadas para fazer geleias e conservas.
Para manter as ameixas inteiras, fure-as com palitos de madeira. Faça um corte longitudinal na fruta e retire os caroços. Use uma faca afiada e de lâmina fina para cortar.
Regras para preparar a calda:
- a água é colocada em uma panela e levada para ferver;
- o açúcar granulado é despejado em água fervente em porções, mexendo sempre, e não deixando queimar;
- A calda é aquecida até ferver.

Trabalho preparatório
Utensílios de cozinha, utensílios de cozinha para mexer e embalar o produto final, potes pequenos e tampas são lavados com detergente e enxaguados com água fervente. Os potes são esterilizados por vapor ou ar. As tampas são secas sobre uma toalha limpa.
Preparando o ingrediente principal
Frutas sem buracos de minhoca ou podridão são selecionadas, galhos e folhas são arrancados e lavados. Para evitar que as frutas estourem durante o cozimento, elas são escaldadas em água quente por 5 minutos e furadas em vários lugares. Frutas grandes são cortadas ao meio.

Regras e prazo de validade para geleia
O produto final é colocado em potes esterilizados ainda quente. A geleia, cozida com bastante açúcar até engrossar, é selada com tampas de metal e armazenada em casa, ou coberta com tampas de plástico e armazenada na adega. A geleia, cozida com uma pequena quantidade de açúcar, é selada com tampas de metal e armazenada na geladeira ou na adega.
Geleia de Ameixa: 10 Receitas
A geleia de inverno é feita com frutas frescas, tanto com ou sem caroço. Também pode ser feita com ameixas secas, depois de deixadas de molho em água. A água do molho não é descartada; a geleia é cozida diretamente nela, adicionando açúcar.

Para adicionar variedade ao sabor, adicione canela e cacau, nozes e conhaque, raspas de limão e noz-moscada e cozinhe com maçãs e abóbora.
A variedade de receitas permite que você faça uma escolha e prepare uma sobremesa de inverno ao seu gosto.
Uma receita simples de cinco minutos para o inverno
A geleia de ameixa seca de cinco minutos preserva o aroma e o sabor das frutas vermelhas frescas, tem uma consistência cremosa e é fácil de preparar. É servida como sobremesa com chá ou adicionada a sorvetes ou mingaus de leite.
Ameixas, sem caroço ou em fatias, são colocadas em camadas em uma tigela, polvilhadas com açúcar granulado e deixadas por 24 horas.

As frutas são cuidadosamente misturadas com uma espátula de madeira, levadas à fervura e fervidas por 1 minuto, retirando a espuma.
A peça de trabalho é removida do calor e resfriada. A massa da fruta é fervida 5 vezes por um minuto, com intervalos.
Receita:
- frutas sem sementes – 1 kg;
- açúcar – 0,5 kg.
Com ossos
Geleia de ameixa pode ser feita com os caroços. Ela tem um sabor agradável de amêndoa, mas não dura muito devido ao cianeto presente nos caroços. A geleia é espessa, e as ameixas inteiras são usadas para decorar assados e sobremesas caseiras.

Prepare a calda e deixe esfriar a 80 Coloque as frutas em uma tigela e despeje a calda sobre elas. Deixe descansar por 4 horas. Leve ao fogo baixo, deixe ferver, mas sem deixar ferver, e cozinhe por 5 a 7 minutos. Deixe descansar por 6 a 7 horas. Cozinhe até ficar macio, em 2 porções.
Para verificar se a mistura está pronta, coloque uma gota em um pires; ela não deve escorrer. O produto final é embalado em potes esterilizados com tampas de plástico e armazenado na geladeira.
Receita:
- frutas – 1 kg;
- açúcar – 1,5 kg;
- água – 2 copos.
Sem sementes
A geleia de ameixa pode ser feita sem caroço. A geleia resultante é espessa e pode ser usada em recheios de tortas caseiras.
Coloque as ameixas sem caroço em uma tigela. Ferva a calda, despeje sobre as ameixas e deixe descansar por 12 horas. Escorra a calda, ferva por 5 minutos, despeje sobre as ameixas novamente e deixe descansar por mais 12 horas.
Cozinhe a geleia por 30 a 40 minutos em fogo baixo, mexendo delicadamente e retirando a espuma. As ameixas na geleia pronta ficam translúcidas.
Receita:
- frutas sem sementes – 1 kg;
- açúcar – 1,3 ÷ 1,4 kg (dependendo da doçura da fruta);
- água – 2 copos.
Com nozes e conhaque
A geleia de ameixa pode ser preparada com nozes e finalizada com conhaque. Ela impressionará pelo seu sabor requintado e aroma único.

Polvilhe os pedaços fatiados com metade do açúcar cristal e deixe descansar por uma hora. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, mexendo e retirando a espuma que se formar.
As nozes são picadas e deixadas de molho em água para extrair o amargor. Após uma hora, a água é escorrida.
Adicione o restante do açúcar e das nozes à geleia, mexa, deixe ferver por meia hora e coloque quente em potes.
Receita:
- metades de frutas – 1 kg;
- açúcar – 0,75 kg;
- nozes descascadas – 100 g.
Com abóbora
A geleia de ameixa pode ser feita com abóbora e especiarias para um sabor picante. Os aromas picantes evocam um verão quente.
As frutas são descaroçadas e cortadas em gomos. A abóbora é cortada em cubos ou tiras. As ameixas e a abóbora são colocadas em uma tigela, cobertas com açúcar e deixadas em infusão por 3 horas.
Ferva a mistura duas vezes por 10 minutos e deixe descansar por 6 a 8 horas em local fresco.
Adicione temperos à mistura, deixe em infusão por uma hora e ferva por 5 minutos.
Receita:
- frutas – 1 kg;
- abóbora – 1 kg;
- açúcar – 0,75 kg;
- especiarias: noz-moscada, canela em pó, vanilina - 1 g cada.

Com nozes
A adição de nozes torradas é um bom complemento ao sabor da ameixa.
Coloque as metades de ameixa no fundo de uma tigela, cubra com açúcar cristal e deixe descansar por 2 horas. Cozinhe por 30 minutos, mexendo e retirando a espuma.
Pique as nozes com uma faca e toste-as em uma frigideira seca até que cheirem a nozes torradas. Adicione as nozes à geleia e cozinhe por mais 20 minutos.
Receita:
- frutas – 2 kg;
- açúcar – 1,5 kg;
- nozes descascadas – 250 g.
Em ordem a torta de maçã
Esta deliciosa geleia de ameixa com adição de cacau surpreenderá até os convidados mais exigentes com suas notas de chocolate.
Bata as ameixas no liquidificador. Despeje o açúcar no liquidificador em fio, mexendo até dissolver completamente. Cozinhe as ameixas por 30 minutos, mexendo e retirando a espuma.
Adicione a manteiga e o cacau em pó, mexa e cozinhe em fogo baixo por mais 1/4 de hora. Transfira a mistura de frutas e chocolate para potes com tampas de metal ou vidro e guarde em local fresco.
Receita:
- frutas sem sementes – 1,5 kg;
- açúcar – 0,4 kg;
- cacau – 2 colheres de sopa;
- manteiga – 100 g.

Sem açúcar
Você pode fazer geleia de ameixa sem açúcar. Coloque os gomos de ameixa em uma tigela, pressione levemente com uma escumadeira e deixe descansar para liberar o suco.
Adicione água e cozinhe em fogo baixo em 3-4 etapas por 15 minutos, deixando descansar por 6 horas.
Coloque em potes esterilizados com tampas de metal e guarde na geladeira.
Receita:
- frutas – 2 kg;
- água – ¾ xícara.

Com canela
A canela adicionará um sabor picante à geleia.
Coloque as metades de ameixa em uma tigela, polvilhe com açúcar e deixe cozinhar em fogo baixo até que o suco se solte. Cozinhe-as em duas porções de 15 minutos, deixando-as descansar por 5 horas. Adicione a canela e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos.
Receita:
- frutas – 2 kg;
- açúcar – 800 g;
- canela – ¼ colher de chá.

Com maçãs
A geleia feita com adição de maçãs tem fatias transparentes da fruta e um xarope âmbar escuro.
As ameixas são cortadas em fatias. As maçãs são escolhidas firmes para não virarem purê, descascadas e cortadas em fatias.
Coloque o açúcar cristal, as ameixas e as maçãs em camadas em uma tigela e deixe em local fresco durante a noite. Cozinhe por 5 minutos, três vezes com intervalos, por até 4 horas. Adicione raspas de baunilha ou limão para dar sabor.
Receita:
- ameixas – 0,5 kg;
- maçãs – 0,6 kg;
- açúcar – 0,5 kg.











