- Descrição e Características
- Histórico de seleção
- Principais características da variedade
- Resistência à seca e robustez no inverno
- Polinizadores
- húngaro
- Em memória de Timiryazev
- Vermelho de maturação precoce
- Período de floração
- Tempo de maturação
- Produtividade e frutificação
- Resistência a doenças e pragas
- Como plantar corretamente
- Requisitos para a localização
- Preparando o local e a cova
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Recomendações para escolha de prazos
- Vizinhos aceitáveis e inaceitáveis
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Preparando-se para o inverno
- Aparar
- Formativo
- Regulatório
- Solidário
- Sanitário
- Cuidando do círculo do tronco da árvore
- Prós e contras da variedade
- Doenças e pragas
- Podridão de frutas
- Coccomicose
- Traça-da-maçã
- Bicho-da-seda
- Bolsos
- Ferrugem
- Brilho leitoso
- Fluxo gengival
- Pulgão
- Mosca-serra
- Colheita e armazenamento
- Dicas de jardineiros experientes
Uma variedade de frutas é muito popular. Uma delas é a ameixa Yakhontovaya, cujo nome significa literalmente "preciosa" ou "amada". Essa variedade apresenta muitas vantagens, incluindo resistência à seca e à geada, resistência a doenças, excelente sabor e alta produtividade em todos os climas. Vamos analisar as características da ameixa Yakhontovaya, bem como as orientações de plantio e cuidados.
Descrição e Características
A ameixeira-yakhontovaya é uma árvore frutífera vigorosa e de rápido crescimento. Sua altura média é de cinco metros e meio. Sua característica distintiva é uma copa compacta, de densidade média, com formato esférico e ligeiramente elevado. Esta árvore é caracterizada por brotos eretos com casca lisa e marrom. A ameixeira-yakhontovaya possui folhas alongadas, pontiagudas e elípticas, de cor verde-claro. Sua superfície opaca, ligeiramente enrugada e sem pelos, apresenta uma nervura central ligeiramente curvada.
A ameixa Yakhontovaya é uma drupa grande, pesando até trinta gramas. É amarela com um tom avermelhado e uma camada branca cerosa. A casca fina esconde uma polpa amarela e macia. É muito suculenta e tem um sabor rico, agridoce, dominado por uma acidez agradável devido ao seu teor de vitamina C.
As principais características da variedade de ameixa Yakhontovaya são:
- alta frutificação precoce - os primeiros frutos aparecem 3-4 anos após o plantio da árvore;
- transportabilidade;
- maturação média-tardia - em meados ou final de agosto;
- o rendimento de uma árvore é de 50-70 frutos;
- forte imunidade a doenças comuns de árvores frutíferas;
- uso universal de frutas.

Histórico de seleção
A ameixa Yakhontovaya é uma variedade nacional relativamente nova, desenvolvida em 2002 e adicionada ao Registro Estadual em 2008. Melhoristas do Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Pesquisa em Viveiros de Moscou trabalharam na criação do híbrido, usando duas variedades — Eurasia 21 e Smolinka — como base. A ameixa Yakhontovaya é mais comum na região central do país.
Principais características da variedade
Ao decidir plantar uma ameixa Yakhontovaya, você deve se familiarizar com as principais características da variedade híbrida: sua resistência à geada, à seca, a doenças e pragas, como ela poliniza e quando floresce e dá frutos.

Resistência à seca e robustez no inverno
A ameixa Yakhontovaya tem tolerância moderada à seca. Tanto o excesso quanto a falta de umidade são igualmente prejudiciais à planta. Ela tolera bem geadas, desde que seja protegida antes do inverno.
Polinizadores
A ameixa yachon é parcialmente autofértil, mas requer polinizadores para aumentar a produtividade. Vamos considerar quais variedades de ameixa são mais adequadas para esse propósito.
húngaro
Entre todas as variedades de ameixa, a ameixa húngara é particularmente popular, distinguindo-se pelo seu excelente sabor, longa vida útil e alto rendimento. Também é adequada para a produção de ameixas secas. Seus frutos são azul-violeta escuros com flor branca. Várias subespécies da ameixa húngara são conhecidas: Moscou, Voronezh, Italiana, Michurin, Korneevskaya e outras.

Em memória de Timiryazev
A variedade de ameixa "Pamiat Timiryazeva" é uma planta semelhante a uma árvore, desenvolvida por cultivadores em meados do século XX. Seus frutos grandes são amarelos com pequenas manchas subcutâneas, uma leve camada cerosa e um tom avermelhado na face voltada para o sol. Esta é uma variedade de maturação tardia, amadurecendo no final de agosto ou início de setembro.
Vermelho de maturação precoce
A variedade de ameixa Skorospelka é comum na Rússia central. Caracteriza-se por alta resistência à seca e à geada. Os frutos são redondos e de cor roxo-framboesa. A floração começa em maio e os frutos maduros podem ser colhidos na segunda quinzena de agosto.

Período de floração
A ameixa Yakhontovaya é uma variedade de maturação precoce. Seu período de floração começa no final de abril e vai até o início de maio.
Tempo de maturação
Você pode aproveitar as ameixas Yakhontovaya maduras durante todo o mês de agosto.
Produtividade e frutificação
Esta variedade híbrida é caracterizada por uma frutificação regular e consistente. Cada árvore adulta produz de vinte a trinta quilos de ameixas. Nos anos de pico, a ameixa Yakhontovaya pode render até cinquenta quilos.

Resistência a doenças e pragas
A ameixa Yakhontovaya é minimamente suscetível a doenças e aos efeitos de insetos nocivos. No entanto, em condições desfavoráveis, a ameixeira Yakhontovaya pode sofrer com infestações de pragas. Para evitar isso, é necessário pulverizar periodicamente os troncos, galhos e folhas da árvore.
Como plantar corretamente
Antes de plantar a ameixa Yakhontovaya, é importante escolher o local certo, preparar o solo fértil, selecionar mudas de alta qualidade e realizar a preparação preliminar. Também é importante observar o momento ideal e saber quais plantas vizinhas são favoráveis a esta variedade de ameixa e quais são indesejáveis.

Requisitos para a localização
O local mais favorável para o plantio da ameixeira Yakhontovaya é uma área ligeiramente elevada. Deve ser bem drenada e receber luz solar durante a maior parte do dia. Uma sombra leve é aceitável pela manhã e à noite. O plantio da ameixeira Yakhontovaya em terras baixas é fortemente desaconselhado devido ao longo período de derretimento da neve na primavera e à estagnação do ar frio.
A proximidade das águas subterrâneas também prejudica a ameixa Yakhontovaya; a distância até a superfície do solo não deve ser maior que um metro e meio.
É importante fornecer proteção contra o vento. Para isso, recomenda-se uma cerca viva, uma cerca ou construções anexas no lado norte.

A ameixa yakhont prefere solos argilosos ou arenosos — ambos são férteis. Não é recomendado plantar esta árvore frutífera em áreas onde árvores antigas foram recentemente arrancadas, pois o solo nessas áreas está esgotado e pode até estar contaminado.
Preparando o local e a cova
A área escolhida para o plantio da ameixa Yakhontovaya deve ser limpa de ervas daninhas e solta.
Você deve começar a preparar a cova duas semanas antes do plantio planejado. A largura ideal é de 80 cm e a profundidade de 60 cm.
O solo do fundo deve ser escavado e regado generosamente. Em seguida, preencha o buraco até a metade com uma mistura de solo fértil, húmus e composto — isso garantirá que a ameixeira receba nutrientes suficientes pelos primeiros 3 a 4 anos após o plantio.

Como selecionar e preparar material de plantio
Use mudas de ameixa Yakhontovaya fortes e saudáveis, com até meio metro de altura. Os brotos devem ter pelo menos dois milímetros e meio de espessura.
Material de plantio de alta qualidade deve ser adquirido apenas de fontes confiáveis – centros de jardinagem e viveiros especializados.
Cada muda deve ser cuidadosamente inspecionada em busca de sinais de mofo ou outros danos. Se as raízes estiverem muito secas, deixe-as de molho em água fria por alguns minutos primeiro.

Diagrama de plantio
A ameixa yakhont crescerá bem e dará frutos de forma confiável se um padrão de plantio específico for seguido. Os buracos de plantio das árvores devem ter um espaçamento mínimo de três metros:
- Primeiro, você precisa preparar o solo para a ameixa Yakhontovaya: adicione húmus, 200 g de superfosfato e 80 g de sal de potássio ao solo fértil e misture bem os ingredientes.
- Despeje o substrato nutritivo em um buraco de plantio previamente preparado.
- Compacte levemente o solo e espere que ele se assente.
- Adicione a quantidade necessária de terra ao buraco e coloque a muda no centro.
- As raízes da árvore precisam ser esticadas e depois cobertas com terra.
- Por fim, compacte o solo e regue a planta com água morna.

Recomendações para escolha de prazos
Existem duas opções para plantar a ameixa Yakhontovaya: na primavera e no outono. Na primavera, é melhor plantar esta variedade frutífera em março ou abril, antes que os botões comecem a abrir. As temperaturas não devem cair abaixo de 5 °C (41 °F). As épocas de plantio recomendadas podem variar ligeiramente dependendo da região.
Para a zona central, a época ideal é o final de abril, para o sul - o final de março, e para os Urais - o início de maio.
O plantio de outono da ameixa Yakhontovaya é ideal para as regiões quentes do sul do país. É realizado em setembro ou outubro, quando a temperatura média diurna gira em torno de 10 graus Celsius.

Vizinhos aceitáveis e inaceitáveis
A ameixa Yakhontovaya prospera perto de qualquer variedade de maçã, groselha e framboesa. Entretanto, o desenvolvimento desta fruteira perto de cerejas, cerejas doces e peras é problemático.
Instruções de cuidado
O cuidado adequado das ameixeiras Yakhontovaya envolve garantir o nível de umidade necessário, fertilização eficaz, poda regular e procedimentos preparatórios para o inverno.
Modo de rega
A Yakhontovaya requer rega de três a cinco vezes por estação, dependendo das condições climáticas. A planta requer regas mais intensas se os períodos de floração ou colheita ocorrerem durante a seca.

A quantidade de água depende da idade da planta. Uma planta jovem requer cinco baldes padrão, enquanto uma planta adulta requer o dobro dessa quantidade.
Cobertura superior
Recomenda-se fertilizar a planta duas vezes por ano: na primavera e no verão. Para a fertilização da primavera, prepare uma solução composta por 10 litros de água e partes iguais de sal de potássio, superfosfato e ureia (20 gramas cada). No verão, fertilize a ameixa Yakhontovaya com uma solução semelhante, omitindo a ureia e adicionando cinzas de madeira.

Preparando-se para o inverno
A preparação das ameixeiras Yakhontovaya para o inverno que se aproxima começa no final do outono. Em tempo seco, o solo deve ser umedecido primeiro; em tempo chuvoso, esta etapa pode ser ignorada.
Em seguida, você precisa executar as seguintes etapas:
- Suba no tronco da árvore.
- Adicione uma camada de dez centímetros de composto.
- Se a planta for jovem, cubra-a com agrofibra ou estopa.
- Crie um abrigo adicional para proteção contra roedores - com feltro ou tela.

Aparar
Existem quatro opções para poda da ameixa Yakhontovaya, dependendo de sua finalidade: formativa, regulatória, sanitária e de manutenção.
Formativo
Durante os primeiros anos de vida, a árvore precisa de poda formativa. Esta poda é realizada na primavera. Isso ajuda a moldar a coroa da ameixeira Yakhontovaya no formato desejado — em forma de taça, piramidal ou com poucas camadas.
Regulatório
Este tipo de poda é adequado para árvores de qualquer idade. Seu objetivo é clarear e afinar a copa para equilibrar o crescimento e a frutificação da ameixeira.

Durante esse procedimento, brotos verticais e horizontais que crescem incorretamente, bem como aqueles localizados dentro da coroa, são cortados sequencialmente.
Solidário
A poda de manutenção ajuda a manter as ameixeiras com uma aparência atraente. Alguns galhos velhos são removidos e gradualmente substituídos por novos.
Sanitário
O objetivo da poda sanitária é restaurar a saúde da árvore. Este procedimento é realizado duas vezes por ano — no início da primavera e no final do outono. Galhos quebrados e secos, bem como brotos afetados por fungos e outras doenças, são removidos.

Cuidando do círculo do tronco da árvore
O tronco da ameixeira Yakhontovaya deve ser bem solto e umedecido para garantir nutrição adequada às raízes. Os brotos e ervas daninhas devem ser removidos várias vezes durante a estação.
Prós e contras da variedade
A ameixa híbrida Yakhontovaya tem as seguintes vantagens:
- propriedades de sabor decentes das frutas;
- aparência estética;
- frutificação intensiva;
- resistência à geada;
- resistência à maioria das doenças das árvores de jardim.
A única desvantagem da variedade é que ela não é totalmente autofértil, mas apenas parcialmente.
Doenças e pragas
A ameixa yachont possui imunidade forte o suficiente para resistir à maioria das doenças e pragas de frutas. No entanto, em circunstâncias desfavoráveis, a planta pode ser atacada por elas.
Podridão de frutas
Os sinais de podridão dos frutos incluem o aparecimento de pequenas manchas escuras nas ameixas, que com o tempo se tornam maiores e mais extensas. Todos os frutos afetados devem ser removidos e, em seguida, as folhas da árvore devem ser tratadas com calda bordalesa.

Coccomicose
Esta doença se manifesta como manchas roxas que recobrem os frutos, brotos e folhas da planta. O tratamento envolve a pulverização de toda a árvore com uma solução de oxicloreto de cobre. Como medida preventiva, recomenda-se remover todos os brotos das raízes, podar os brotos e pulverizar a planta com fungicidas.
Traça-da-maçã
Entre as pragas de insetos, a lagarta da traça-da-maçã, que se alimenta dos frutos da ameixa Yakhontovaya, é particularmente perigosa. Os espécimes afetados perdem sua aparência estética e acabam caindo dos galhos. Para eliminar a praga, a solução "Clorofos" é aplicada nos galhos da ameixa.

Bicho-da-seda
A presença de bichos-da-seda é indicada pela presença de ninhos de teia nos galhos. Para combater as lagartas, que se alimentam dos brotos e da folhagem da ameixa Yakhontovaya, use uma solução do preparado "Entobacterin". A prevenção oportuna garante a proteção da planta. Para isso, cave o solo sob a árvore a cada outono, descarte as folhas caídas e pulverize.
Bolsos
Este nome se refere a uma doença fúngica que afeta as ameixas, fazendo com que cresçam e se tornem extremamente alongadas. Os sinais característicos da doença também incluem a ausência de caroço e uma camada cinza-esbranquiçada.

Para eliminar a doença, remova todos os frutos infectados e pode os brotos infectados. Se a infestação for extensa, borrife a planta com Nitrafen (antes da brotação) ou oxicloreto de cobre (após a brotação).
Ferrugem
Esta doença reduz a resistência da ameixeira Yakhontovaya à geada e a enfraquece em geral. Os sintomas incluem o aparecimento de pequenas manchas marrons angulares entre as nervuras das folhas. A ferrugem é causada pelo fungo Tranzschelia prunispinosae. Micronutrientes, fertilizantes de fósforo e potássio e calda bordalesa podem ajudar a proteger a planta.

Brilho leitoso
Esta doença afeta não apenas as ameixas, mas também outras culturas de frutas com caroço. O brilho leitoso é um sério inimigo das plantas de jardim e é difícil de curar. Existem dois tipos: brilho leitoso parasitário e não parasitário.
A doença não parasitária ocorre como resultado de invernos frios, congelamento de plantações de jardim e outras condições desfavoráveis de cultivo.
Seus sinais são:
- um brilho metálico que aparece ao longo das bordas das lâminas das folhas e gradualmente as cobre completamente;
- estrutura dura e quebradiça da lâmina foliar.

O agente causador do brilho leitoso parasitário é um fungo que secreta toxinas no tecido vegetal.
Características desta variedade:
- manchas marrons no corte de tamanhos grandes e pequenos;
- manchas metálicas nas lâminas das folhas;
- descascamento de casca de árvore em tiras;
- gomose ativa;
- disseminação de fungos com basidiósporos ao longo dos brotos e em rachaduras na casca das árvores.
Como resultado, a planta enfraquece e seca.
O tratamento para brilho leitoso varia dependendo do tipo de brilho.

Para combater o brilho não parasitário ou falso leitoso, são utilizados métodos como afrouxamento regular do solo, normalização da rega, cobertura morta do solo e aplicação de fertilizantes à base de potássio e fósforo.
Para se livrar da forma parasitária, você precisa:
- corte e queime todos os galhos afetados;
- retire a casca onde há partículas de micélio;
- corte os brotos até a camada de madeira saudável.
Para desinfetar cortes, são utilizadas soluções de sulfato de cobre ou ferro, tintas de dispersão aquosa ou acrílicas e Trichodermin.

Fluxo gengival
A gomose, também conhecida como gomose, não é uma doença em si. É um dos sintomas de uma infecção fúngica na árvore. Também pode ser causada por condições desfavoráveis de cultivo. Sua característica é o aparecimento de um líquido marrom pegajoso no tronco.
Para corrigir o problema, você precisa:
- corte as partes afetadas;
- desinfetar com preparações antibacterianas ou fungicidas;
- trate as feridas com massa antibacteriana de jardim.

Pulgão
Para o controle de pulgões, recomenda-se o uso de produtos como Karbofos, Fury, Akarin, Aktara e Confidor. Atrair joaninhas, inimigas dos pulgões, para o jardim é uma solução eficaz. Para isso, você pode plantar calêndula entre as árvores e nos canteiros.
Mosca-serra
Outro inimigo da ameixa Yakhontovaya é a mosca-serra. Este inseto representa uma ameaça à fruta. Em caso de infestação em massa, pode destruir até 70% da colheita da ameixa Yakhontovaya.
O controle de pragas pode ser feito por meio de métodos químicos e vegetais. A primeira opção envolve pulverizar as ameixeiras Yakhontovaya com "Karbofos", "Benzofosfato" ou "Metaphos".
O segundo método é mais suave. Para irrigação da ameixa Yakhontovaya, são utilizadas infusões:
- absinto;
- agulhas de pinheiro ou abeto;
- folhas de bardana;
- heléboro.

Soluções de bicarbonato de sódio e cinzas de madeira são eficazes.
Colheita e armazenamento
A colheita da ameixa Yakhontovaya começa em agosto. O tempo seco é essencial, pois garante que a fruta mantenha sua aparência comercial por mais tempo. Como as ameixas amadurecem de forma irregular, a colheita é realizada em duas ou três etapas. Isso evita danos ou queda dos frutos.
Nas instalações para armazenamento da colheita de ameixa Yakhontova, devem ser observadas condições especiais:
- nível de temperatura até +2 °C;
- umidade não inferior a 85%.
Você pode armazenar os frutos da ameixa Yakhontovaya em caixas de madeira ou sacos plásticos lacrados.

Dicas de jardineiros experientes
Para garantir que a ameixa Yakhontovaya dê frutos abundantes, jardineiros experientes recomendam escolher o local e o solo com cuidado e seguir estas regras:
- Todos os anos, no início da primavera, apare os galhos que atingem uma espessura de 1-1,5 cm.
- Como polinizadores, utilizam variedades de ameixa que se distinguem por altas qualidades agronômicas e de consumo - Vengerka Moskovskaya, Rannyaya Zarechnaya, Eurasia 21, Startovaya, Volzhskaya Krasavitsa, Renklod.
- Para garantir o sucesso do inverno da ameixa Yakhontovaya, cubra-a com casca de árvore.
- Realize tratamentos regulares de proteção da ameixa Yakhontovaya contra doenças e pragas de insetos.











