- Descrição e Características
- Histórico de seleção
- Principais características da variedade
- Resistência à seca e robustez no inverno
- Polinizadores
- Eurásia-21
- Beleza do Volga
- Período de floração
- Tempo de maturação
- Produtividade e frutificação
- Resistência a doenças e pragas
- Como plantar corretamente
- Requisitos para a localização
- Preparando o local e a cova
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Recomendações para escolha de prazos
- Vizinhos aceitáveis e inaceitáveis
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Preparando-se para o inverno
- Aparar
- Formativo
- Regulatório
- Solidário
- Sanitário
- Cuidando do círculo do tronco da árvore
- Proteção contra doenças e pragas
- Prós e contras da variedade
- Colheita e armazenamento
- Dicas de jardineiros experientes
A ameixa Startovaya é uma excelente escolha para jardineiros que buscam uma árvore resistente e fácil de cultivar. A árvore requer cuidados mínimos, e a colheita de ameixas doces, grandes e de cor vinho escuro pode ser feita já no final de julho. Esta variedade de sobremesa é cultivada tanto para uso doméstico quanto comercial. As ameixas são consumidas frescas, usadas para fazer geleias e compotas. Em condições adequadas, a fruta pode ser armazenada por 1 a 1,5 mês após a colheita.
Descrição e Características
O Start plum tem uma série de características úteis:
- floresce tarde - em maio, quando a ameaça de geadas recorrentes já passou;
- amadurece cedo - no final de julho;
- entra no período de frutificação 3-4 anos após o plantio;
- frutas maduras ficam penduradas na árvore por muito tempo e não caem;
- peso da ameixa - 55-65 gramas;
- uma árvore adulta pode produzir até 25-35 quilos de frutos;
- a polpa é suculenta, doce, de textura densa;
- as ameixas têm boa vida útil e podem ser transportadas por longas distâncias;
- a variedade é autofértil, mas para aumentar o rendimento, os polinizadores (Volga Beauty, Eurasia) precisam ser plantados nas proximidades;
- a planta não necessita de tratamentos preventivos e é imune a doenças e pragas;
- caracterizada por alta resistência ao inverno e à seca;
- A variedade tem um sabor maravilhoso para sobremesa e é cultivada para consumo fresco e processamento.
Como é a ameixa Start:
- árvore de altura média, com copa larga, oval e densa;
- as folhas são verdes, ovoides, com bordas serrilhadas e ponta pontiaguda;
- a superfície da lâmina foliar é enrugada, fosca;
- as flores são grandes, lembram sinos, de cor branca;
- os frutos são grandes, redondos, com uma faixa vertical, o peso de um é de 55-65 gramas;
- a casca é de espessura média, de cor bordô, com revestimento ceroso;
- a polpa é suculenta, amarelada, doce e azeda;
- O caroço é grande, oval e se separa facilmente da polpa.
Histórico de seleção
A ameixa Startovaya foi desenvolvida há relativamente pouco tempo (em 2000) no Instituto de Pesquisa Genética Ivan Michurin, de toda a Rússia. Uma equipe de criadores (Kursakov, Nikiforova, Pisanova e Bogdanov) trabalhou no desenvolvimento da nova variedade.

Para a travessia eles usaram ameixa Eurásia-21 e beleza do VolgaA nova variedade foi adicionada ao Registro Estadual em 2006. A ameixa Startovaya é zoneada para a região da Terra Negra Central e pode ser cultivada em toda a Rússia central.
Principais características da variedade
A ameixa Startovaya adapta-se bem ao clima da Rússia central. Com práticas de cultivo adequadas, raramente adoece e produz frutos regularmente por 10 a 20 anos.
Resistência à seca e robustez no inverno
Esta variedade tolera bem os invernos em climas continentais temperados. A árvore não precisa de isolamento antes do início da geada. Nas regiões do norte, os botões florais podem congelar de 55% a 65% durante o inverno.
A ameixa Startovaya requer rega adicional apenas durante períodos de seca prolongada. A árvore deve receber o máximo de umidade no início da estação de crescimento. No verão, quando os frutos estão amadurecendo, a rega deve ser reduzida ao mínimo; caso contrário, o excesso de umidade pode causar rachaduras nos frutos.
Polinizadores
A ameixeira Startovaya, embora autofértil, produz poucos ovários. Para aumentar a produtividade no jardim, várias árvores polinizadoras devem ser plantadas nas proximidades.
Eurásia-21
Esta variedade pode ser polinizadora da Startovaya. A Eurasia-21 tem uma árvore alta e frutos pequenos (pesando 30 gramas). Floresce ao mesmo tempo que a Startovaya.

Beleza do Volga
Outro polinizador da 'Startovaya'. Esta variedade tem uma árvore vigorosa com uma copa ereta e esférica. Os frutos são grandes, pesando de 45 a 55 gramas. Floresce de 10 a 25 de maio, o mesmo período da 'Startovaya'.
Período de floração
A ameixa Startovaya floresce em maio. Dependendo da região de cultivo, as flores abrem logo no início do mês ou na segunda dezena de maio.
Tempo de maturação
A ameixa Startovaya amadurece no final de julho. Em climas frios, a colheita é adiada em 1 a 2 semanas. Nessas regiões, as ameixas amadurecem em agosto.
Produtividade e frutificação
A árvore começa a dar frutos três a quatro anos após o plantio. No entanto, as colheitas iniciais não são particularmente altas. O pico de produção ocorre aos dez anos de idade. Uma árvore adulta produz em média de 25 a 35 quilos de frutos. Esta variedade não é conhecida por sua alta produtividade.
Resistência a doenças e pragas
A árvore tem boa imunidade. Doenças gengivais e mofo cinzento são extremamente raras. As ameixeiras raramente adoecem e são altamente resistentes a ataques de insetos. Ocasionalmente, são atacadas pela traça-da-cereja e pela traça-da-ameixa.

Como plantar corretamente
A ameixa Startovaya é melhor plantada em uma região com clima continental temperado e invernos amenos. Para o plantio, prepare uma muda de 1 a 2 anos ou compre uma árvore jovem.
O plantio é realizado no início da primavera ou do outono, um mês antes do início da geada.
Requisitos para a localização
Esta variedade de ameixa prefere solos argilosos, bem fertilizados e com pH neutro. Escolha um local ensolarado, protegido de ventos frios e inundações durante chuvas ou inundações.
Preparando o local e a cova
Um mês antes do plantio, prepare o local. Primeiro, cave um buraco de 80 centímetros de profundidade e 50 centímetros de diâmetro. Solo excessivamente argiloso pode ser corrigido com turfa e areia. Misture solo pobre em nutrientes com um balde de composto, 300 gramas de cinza de madeira, sulfato de potássio, superfosfato e ureia (65 gramas de cada). Um pouco de cal pode ser adicionado ao solo ácido.
Como selecionar e preparar material de plantio
Para plantar, você precisa comprar uma árvore com raízes próprias ou uma cultivada em um porta-enxerto. É melhor comprar mudas em viveiros. Árvores cultivadas a partir de estacas, brotos de raízes e mergulhia são comumente encontradas. É melhor comprar uma árvore com raízes próprias, pois elas têm um sistema imunológico mais forte. Para o plantio, escolha uma árvore jovem, de 1 a 2 anos de idade. A árvore deve ter de 0,60 a 1,40 metros de altura e raízes saudáveis e desenvolvidas, com 20 a 30 centímetros de comprimento. Antes do plantio, mergulhe as raízes da árvore em uma solução nutritiva por 24 horas.

Diagrama de plantio
A árvore é plantada em um buraco previamente cavado. Deixe de 3 a 4 metros de espaço entre a árvore e a árvore vizinha. Uma estaca é colocada no fundo do buraco para suporte. Em seguida, preencha-o com 2/3 de solo fertilizado. Coloque a árvore no topo do monte. Espalhe as raízes em um círculo.
Em seguida, cubra a árvore com o restante do solo. O colo da raiz deve ficar 5 centímetros acima do nível do solo. Compacte bem o solo ao redor da árvore. Por fim, despeje de 3 a 4 baldes de água sob as raízes.
Recomendações para escolha de prazos
As ameixeiras podem ser plantadas no início da primavera, antes da abertura dos brotos, ou no outono, após a queda das folhas, um mês antes da geada. A árvore enraíza-se melhor se plantada no outono. No entanto, este método só é adequado para climas quentes. Nas regiões do norte, é melhor plantar a ameixeira na primavera, após o derretimento da neve e a temperatura do solo atingir 8 a 10 graus Celsius. As mudas plantadas em abril terão tempo para desenvolver seu sistema radicular durante o verão e se preparar para o inverno.
Vizinhos aceitáveis e inaceitáveis
É melhor plantar árvores polinizadoras perto da ameixeira Startovaya: Volzhskaya Krasavitsa e Eurasia-21. Outras variedades de ameixeira também podem ser plantadas se a época de floração coincidir com a da ameixeira Startovaya. A árvore prospera ao lado de macieiras, framboesas e groselhas. Não é recomendado plantar peras, cerejas, cerejas doces ou nozes perto da ameixeira.
Instruções de cuidado
A ameixeira Startovaya é fácil de cuidar. A árvore cresce sem intervenção humana. Com cuidados regulares, fertilização na hora certa e manutenção da copa, a ameixeira produzirá uma colheita muito maior.

Modo de rega
A árvore é regada durante períodos de seca prolongada. Adicione de 4 a 6 baldes de água às raízes uma vez por semana. No início da primavera e no final do outono, a árvore precisa de uma recarga hídrica: se a estação for seca, adicione de 7 a 10 baldes de água à área ao redor do tronco. Em julho, durante o período de maturação, a rega pode ser reduzida ao mínimo.
Cobertura superior
A árvore responde bem a nutrientes orgânicos e minerais. Fertilize três vezes por estação. No outono, antes do inverno, o círculo do tronco é coberto com húmus. Na primavera, a matéria orgânica é adicionada ao solo. Antes da floração, fertilize a árvore com uma solução de sulfato de potássio e superfosfato (50 gramas para cada 12 litros de água). A folhagem pode ser pulverizada com uma solução de ureia ou ácido bórico. Imediatamente após a colheita, a árvore deve ser fertilizada com potássio e fósforo.
Preparando-se para o inverno
Em regiões com invernos amenos, as ameixeiras não precisam ser isoladas antes da chegada do frio. Em climas mais frios, a preparação para o inverno é essencial. O tronco da árvore deve ser caiado e a área ao redor dele deve ser coberta com turfa e húmus. A árvore pode ser embrulhada em estopa.

Durante uma nevasca, adicione mais neve ao tronco da árvore. Um monte de neve profunda protegerá a árvore da geada. A neve ao redor do tronco deve ser constantemente compactada para evitar que ratos tenham acesso à ameixeira.
Aparar
A copa da árvore é podada durante toda a sua vida. A poda adequada ajuda a prolongar o período de frutificação e a aumentar a produtividade. A poda é feita no início da primavera, antes que a seiva comece a fluir, ou no final do outono, após a queda das folhas. As feridas são desinfetadas com sulfato de cobre e seladas com piche de jardim. Em regiões com invernos rigorosos, as árvores geralmente são deixadas intocadas no outono.
Formativo
A copa da árvore é moldada em forma de tigela. A poda formativa é realizada durante os primeiros 3 a 4 anos. No segundo ano após o plantio, o tronco central e os ramos laterais são encurtados em 10 a 20 centímetros. Restam dois a três brotos de cada lado. Os ramos que crescem mais abaixo no tronco são removidos. No ano seguinte, o tronco central é encurtado novamente. Os ramos que engrossam a copa, crescem para baixo ou crescem verticalmente para cima são podados.

Regulatório
Durante o período de frutificação, evite tocar nas pontas dos galhos, pois os botões florais estão se formando neles. O tronco principal da árvore é podado para conter seu crescimento. Todos os anos, os brotos que interferem na luz e na ventilação são podados.
Solidário
A copa de uma árvore adulta requer monitoramento constante. O tronco principal deve ser cortado em um terço para controlar seu crescimento. O crescimento deste ano pode ser encurtado em 10 a 15 centímetros.
Os galhos que engrossam a copa são removidos anualmente. Os galhos velhos e sem frutos são substituídos por brotos laterais.
Sanitário
Durante a poda sanitária, galhos doentes, secos e quebrados são removidos. A poda sanitária pode ser realizada na primavera e no outono.
Cuidando do círculo do tronco da árvore
Durante todo o período de crescimento, mantenha a área ao redor do tronco da árvore limpa. Ervas daninhas devem ser mantidas longe da árvore. Folhas caídas, frutos podres e galhos mortos devem ser removidos a cada outono, pois os restos vegetais podem abrigar fungos e pragas de insetos.
Na primavera, a área do tronco da árvore pode ser desinfetada com uma solução de sulfato de cobre. No verão, após a rega, o solo deve ser solto para garantir a oxigenação adequada das raízes.
Proteção contra doenças e pragas
A ameixeira Startovaya apresenta boa resistência a doenças. A árvore raramente é afetada por podridão dos frutos, ferrugem, sarna e clasterosporiose. No início da primavera, é aconselhável caiar o tronco com cal e pulverizar os galhos com uma solução fraca de calda bordalesa como medida preventiva.

As ameixeiras raramente são atacadas por pragas de insetos. Se moscas-serra, gorgulhos, lagartas ou pulgões forem detectados, a folhagem pode ser pulverizada com uma solução inseticida (Aktara, Confidor, Iskra).
Prós e contras da variedade
Aspectos positivos do Start plum:
- sabor da sobremesa e apresentação das frutas;
- maturação precoce;
- frutificação rápida;
- resistência a doenças e pragas de insetos;
- boa resistência ao inverno;
- frutificação regular.
Desvantagens da variedade:
- rendimento relativamente baixo;
- resistência média à geada;
- necessidade de polinizadores.
Colheita e armazenamento
As ameixas são colhidas em julho, quando estão tecnicamente ou totalmente maduras. As frutas são colhidas manualmente ao meio-dia, em clima seco e sem vento. As frutas colhidas são colocadas em caixas de plástico ou madeira.

As ameixas são armazenadas em local fresco, a temperaturas que variam de +1 a 0 a -2 graus Celsius. Nessas condições, a fruta pode durar de 1 a 1,5 mês. As ameixas são cultivadas para consumo próprio ou para venda. A fruta é usada para fazer geleias, compotas e sucos. As ameixas podem ser congeladas ou secar no forno.
Dicas de jardineiros experientes
Algumas recomendações de jardineiros experientes:
- a árvore tem boa imunidade, não são necessários tratamentos preventivos;
- Caso sejam detectados sinais de infecção ou pragas, é necessário realizar pulverizações terapêuticas com produtos químicos;
- O único problema são os roedores; para se proteger deles, armadilhas são colocadas, iscas envenenadas são colocadas e o tronco é enrolado em uma rede.











