- A origem da variedade de ameixa Etude
- Vantagens e desvantagens das árvores frutíferas
- Descrição da cultura
- Dimensões da árvore
- Polinizadores e floração
- Tempo de maturação e colheita
- Qualidades de sabor e comercialização posterior de frutas
- Especificações de pouso
- Momento ideal
- Selecionando um local adequado e preparando o buraco
- O que plantar ao lado
- Selecionando e preparando uma muda
- Tecnologia de pouso
- Mais cuidados com a ameixa
- Rega
- Cobertura superior
- Padrões de poda de ameixa
- Cuidando do círculo do tronco da árvore
- Invernada
- Tratamentos preventivos
- Métodos de reprodução
- Avaliações de jardineiros
A variedade de ameixa Etude é um dos híbridos mais promissores. É altamente resistente a doenças e geadas e é famosa por seus frutos grandes. Esta variedade é amplamente cultivada na região central do país, mas também em áreas mais frias. Possui longa vida útil, frutos atraentes e excelente sabor. Esta ameixa agradará tanto a profissionais quanto a qualquer jardineiro.
A origem da variedade de ameixa Etude
Esta variedade é uma variedade de sobremesa. Foi criada através do cruzamento variedades de ameixa Eurasia 21 e Volga BeautyG. A. Kursakov é o criador do híbrido Etude. Em 1983, a variedade foi enviada para testes, onde atendeu às expectativas.
Vantagens e desvantagens das árvores frutíferas
As vantagens das ameixas domésticas incluem alta resistência ao inverno, frutificação precoce, excelente sabor e alto rendimento. A casca e os brotos toleram muito bem temperaturas abaixo de zero e secas severas, além de serem resistentes a diversas doenças. As desvantagens da variedade Etude são pouco compreendidas. Uma possível desvantagem é sua dependência de polinizadores.
Descrição da cultura
Este híbrido é uma uva de mesa, grande e não requer grandes áreas para cultivo. É cultivado na Rússia, Ucrânia e Bielorrússia. É uma das variedades mais doces.

Dimensões da árvore
Possui tamanho acima da média e copa arredondada. A casca é marrom com um tom acinzentado e o tronco é áspero. As folhas são ovoides, verde-escuras, enrugadas e grandes. A ponta do folíolo é ligeiramente pontiaguda e as bordas são onduladas. Os brotos são grossos e retos, de coloração marrom-acastanhada. As flores são redondo-ovais, sem se tocarem.
Polinizadores e floração
A ameixeira Etude floresce aproximadamente de 20 a 31 de maio. É parcialmente autofértil, mas também pode ser polinizada por Volzhskaya Krasavitsa, Zarechnaya Rannaya e Renklod Tambovsky. Às vezes, é polinizada por insetos, como abelhas.

Tempo de maturação e colheita
Os frutos amadurecem simultaneamente, por volta de 20 a 30 de agosto. A árvore é muito precoce e produtiva, começando a dar frutos no quarto ano. O rendimento por árvore é de aproximadamente 20 quilos. A frutificação ocorre anualmente. Devido à sua longa vida útil, os frutos são ideais para transporte em longas distâncias. A vida útil após a colheita é de aproximadamente 60 dias.
Qualidades de sabor e comercialização posterior de frutas
As ameixas amadurecem até pesar de 28 a 30 gramas. Possuem casca lisa e formato redondo e ovoide. A sutura ventral é medianamente profunda, e a casca da fruta é firme e coberta por uma camada cerosa. Os caroços da ameixa são de tamanho médio e se separam facilmente da polpa. A polpa é amarela, suculenta e tem sabor agridoce. Possui aroma agradável e delicado. Especialistas avaliam o sabor do Etude com nota 4,3 de 5. O teor de açúcar na fruta varia de 7,16% a 11,8%. As frutas são usadas para fazer geleias, conservas e, às vezes, sucos.

Especificações de pouso
Plantio e cuidados não serão um problema neste caso. É melhor escolher um local alto; a ameixa Etude requer sol pleno.
Momento ideal
A melhor época para plantar esta variedade é o outono. Este é o fim da estação de crescimento. Então a planta terá tempo para ganhar força e se estabelecer antes da primavera.
Selecionando um local adequado e preparando o buraco
Para começar, escolha uma área bem iluminada e protegida de fortes rajadas de vento. Essa área deve evitar a estagnação do ar frio. Esta variedade prefere solo úmido com pH neutro.O solo não deve ser muito pesado, mas um alto teor de areia não permitirá que as raízes se fixem. Se a área for muito instável, adicione argila.

Prepare a cova de plantio com antecedência. A cova deve ter 65 a 75 centímetros de largura e 55 a 65 centímetros de profundidade. A camada inferior de solo infértil é removida. Uma camada fértil de solo e húmus é colocada no fundo da cova. Misturas especiais, disponíveis em qualquer floricultura, também são utilizadas. Um quilo de cinzas de madeira também é adicionado à cova como fertilizante. Isso aumentará a produtividade. Cal é adicionada ao solo ácido.
O que plantar ao lado
Evite plantar árvores muito altas perto da ameixeira Etude, pois este híbrido requer sol pleno para produzir frutos suculentos e doces. Plante outras variedades de ameixa perto da árvore, pois este híbrido não é totalmente autopolinizador. Os melhores polinizadores para a ameixeira Etude são a Zarechnaya rannyaya (precoce) e a Volzhskaya krasavitsa (bela Volga). Se houver várias dessas árvores na mesma área, plante-as a aproximadamente 4 a 5 metros de distância. Isso evitará que as árvores interfiram umas nas outras.
Selecionando e preparando uma muda
A muda deve estar intacta; antes do plantio, ela deve ser esticada e as raízes cuidadosamente espalhadas. Tome cuidado para garantir que não estejam quebradas.

Tecnologia de pouso
Primeiro, prepare um buraco de plantio; suas dimensões devem ser aproximadamente as seguintes:
- comprimento 70 centímetros;
- largura 50 centímetros;
- profundidade 60 centímetros.
No fundo do buraco, forme um monte de fertilizante e mistura de solo. A mistura contém solo, minerais e matéria orgânica. As raízes da muda são espalhadas e cuidadosamente inseridas no buraco, prestando atenção à sua posição. Em seguida, pressione levemente a muda para cobrir as raízes uniformemente e preencha o buraco com cuidado. O buraco é coberto com uma camada de solo fértil e firmemente compactado para evitar bolsas de ar. Em seguida, coloque um pedaço de pau perto da árvore para apoiar a muda. Regue a área de plantio com água em temperatura ambiente.
Durante o primeiro ano de vida, a planta não é fertilizada, pois precisa de tempo para criar raízes.
Mais cuidados com a ameixa
Após o plantio, o híbrido requer cuidados especiais. É preciso levar em conta os horários de rega, fertilização e poda. Os jardineiros tentam levar tudo isso em consideração. Com os devidos cuidados, a árvore dará frutos em até quatro anos após o plantio.

Rega
Regue de 1 a 2 vezes por semana. Se a estação estiver seca, aumente a rega para 3 vezes por semana. Climas secos não afetam negativamente a árvore; o sol deixará os frutos mais doces. A árvore deve receber pelo menos 20 litros de água por semana.
Cobertura superior
No início, a ameixeira não é fertilizada; no segundo ano, ela é suplementada com composto. Para aumentar a imunidade da ameixeira, misturas de nutrientes contendo substâncias benéficas são adicionadas como fertilizante. Essas misturas estão disponíveis no mercado. Adicionar vitaminas dará à ameixeira Etude uma aparência atraente.
Fertilizantes nitrogenados também são adicionados no segundo ano de vida, o que é benéfico para todas as árvores frutíferas jovens. No terceiro ano, no final de abril, fertilizantes nitrogenados são adicionados ao solo e, no final do ano, após a colheita dos frutos, fertilizantes com fósforo e potássio são usados. Existem três tipos de fertilizantes: adubação de base, adubação do solo na forma líquida ou seca e adubação foliar.Fertilizantes são aplicados ao redor dos troncos das árvores. 5 a 8 quilos de matéria orgânica são aplicados por metro quadrado.

Padrões de poda de ameixa
A poda é realizada na primavera e no outono. Este trabalho é realizado no segundo ano após o plantio. A copa da ameixeira é formada em camadas, uma após a outra. A copa é composta por 6 a 8 ramos saudáveis que adquirirão o formato desejado.
Brotos secos e doentes são removidos imediatamente e queimados para evitar doenças fúngicas e infecção de outras árvores.
Cuidando do círculo do tronco da árvore
O trabalho começa no início da primavera. Primeiro, limpe a área ao redor do tronco da árvore, removendo a neve. Isso permite que o solo aqueça e seque rapidamente. Evite atrasar a estação de crescimento; isso não afeta a taxa de floração, mas impacta negativamente as funções fisiológicas da árvore. Temperaturas positivas e luz solar estimulam o despertar da seiva na árvore.
A soltura do solo ao redor da ameixeira é feita depois que o solo seca. Isso ajudará a preservar os nutrientes e reter a umidade. São as raízes jovens que são plantadas, não as grossas, pois são elas que nutrem a árvore.
A árvore é desbastada de acordo com a contaminação e compactação do solo. Ao mesmo tempo, a área é imediatamente limpa de ervas daninhas. Essa limpeza é feita várias vezes durante o verão. Os brotos ao redor da planta são removidos cavando-os e cortando-os abaixo do nível do solo. Durante a estação de crescimento, a árvore é adicionalmente fertilizada com substâncias orgânicas e minerais.

Invernada
A variedade Etude tolera bem temperaturas abaixo de zero e não é afetada por geadas de primavera, por isso suas flores não caem. A árvore não requer isolamento adicional. A vida útil da fruta também não é afetada.
Tratamentos preventivos
A variedade de ameixa Etude é resistente a doenças, mas há exceções. Sarna e outras doenças semelhantes devem ser tratadas precocemente, enquanto a árvore ainda pode ser salva. O controle é feito por pulverização com uma solução de sulfato de cobre a 1% ou fungicidas.
A manutenção preventiva é realizada na primavera e após a estação de crescimento. Apenas o tronco é tratado; evita-se pulverizar os brotos dos frutos, pois isso os matará. As ameixeiras não são suscetíveis a insetos ou doenças, portanto, não requerem cuidados especiais.
Métodos de reprodução
A ameixa é propagada vegetativamente:
- enxerto;
- estacas;
- brotos de raiz.
A propagação por sementes não é utilizada, mas sim para produzir porta-enxertos. As estacas são enxertadas na planta. Sementes selecionadas e saudáveis são usadas para o cultivo de porta-enxertos; eles são plantados no final do outono ou na primavera, após a geada. Na primavera seguinte, as mudas são enxertadas nessas sementes.

A propagação por estacas é considerada o melhor método. Este método é mais confiável, pois apresenta uma alta taxa de sobrevivência. Vários fatores influenciam o sucesso da propagação, incluindo o equipamento, a qualidade do material de plantio, o fertilizante, o momento da propagação e a condição das plantas. Também é crucial que as estacas estejam em boas condições antes da enxertia. Se houver muita neve na área, as estacas devem ser armazenadas sob uma camada de neve.
Avaliações de jardineiros
Dmitry Fedorenko: "Já faz algum tempo que quero plantar uma ameixeira no meu jardim. Um vizinho recomendou fortemente o plantio da variedade Etude no outono. Segui as instruções. Depois de quatro anos, a ameixeira deu os primeiros frutos. É uma boa variedade e não requer muitos cuidados. Os frutos são doces e suculentos. Estou satisfeito com os resultados."
Marina Matveychuk: "Decidi adicionar uma nova planta ao meu jardim. Uma vizinha estava plantando mudas, então me deu duas. Eu as fertilizei, reguei regularmente e valeu a pena. A ameixeira está livre de doenças e eu mantenho os tratamentos em dia. Os frutos são grandes, perfeitos para conservas."
Ivan Kirilov: "Vi boas avaliações sobre este híbrido e decidi plantar uma ameixeira. Houve alguns problemas no início. Não percebi que precisava de polinizadores adicionais, mas ainda assim consegui uma colheita no terceiro ano. Eu mesmo não a como, mas meus netos estão felizes."











