- Descrição botânica
- Propriedades benéficas e contra-indicações
- Plantando e cultivando em casa
- Métodos e tecnologia para plantio de feijoa
- Sementes
- Estacas
- Brotos de raiz
- Como cuidar de uma planta exótica
- Um lugar adequado
- Temperatura e humidade do ar
- Composição do solo necessária
- Fertilizantes
- Regras de rega
- Transferir
- Poda e modelagem de copa
- Polinização
- Doenças e pragas, seu controle
- Características do plantio e cultivo em campo aberto
- Técnicas agrícolas para uma boa colheita
- Reprodução da cultura
- Variedades e tipos populares na Rússia
O cultivo e o cuidado da feijoa em ambientes internos devem atender às necessidades específicas da planta. A planta prefere regiões do sul e atinge uma altura de 6 metros. No entanto, com os devidos cuidados, pode ser cultivada como planta de interior. Mover o vaso para fora durante o verão pode render uma boa colheita.
Descrição botânica
Esta planta, que cresce como um arbusto ou árvore alta, atinge 4 metros de altura. Pertence à família Myrtaceae e ao gênero Feijoa. É uma planta perene com folhas verdes densas. As folhas são opostas e venosas. As folhas são cobertas por uma fina cera na face superior e por uma pubescência acinzentada na face inferior. Os galhos são cobertos por uma casca marrom-acinzentada.
A feijoa floresce por um longo período, cerca de 20 dias. As flores são brancas, tornando-se carmesim em direção ao centro. O núcleo contém mais de 70 estames. A polinização por insetos é necessária para a formação dos ovários.
Os frutos são bagas verdes, suculentas e de tamanho médio, com sementes. O sabor lembra abacaxi, morango ou kiwi. A polpa interna é translúcida e gelatinosa. A parte externa tem uma casca verde e irregular.
Propriedades benéficas e contra-indicações
A feijoa é rica em nutrientes. Ela contém taninos, vitaminas C e B, gorduras saudáveis, oligoelementos e alto teor de iodo. A fruta tem efeitos terapêuticos e benéficos para os seres humanos:
- antioxidante;
- repõe a deficiência de iodo;
- ajuda a combater resfriados;
- fortalece as paredes dos vasos sanguíneos;
- estimula o sistema imunológico;
- limpa os vasos sanguíneos do colesterol.

As folhas de feijoa também são ricas em microelementos e podem ser preparadas como chá.
Este produto praticamente não tem contraindicações. É hipoalergênico e não causa alergias. A feijoa não deve ser consumida por pessoas com intolerância individual aos seus ingredientes, propensão a alergias a frutos do mar ou com excesso de iodo no organismo.
Plantando e cultivando em casa
A feijoa é uma árvore alta e grande. Pode parecer difícil cultivá-la dentro de casa. Muitos jardineiros experientes praticam esse método de cultivo. Com condições favoráveis e cuidados adequados, a feijoa assume a aparência de um pequeno arbusto dentro de casa.
Métodos e tecnologia para plantio de feijoa
Os arbustos de feijoa podem ser plantados de diversas maneiras: por sementes, estacas ou brotos de raiz. Cada método tem suas próprias características.

Sementes
As sementes são extraídas de frutos frescos de feijoa. As sementes secas mantêm sua viabilidade apenas durante o primeiro ano. A época ideal para o plantio é janeiro ou início do verão. O procedimento é o seguinte:
- A fruta da feijoa é cortada ao meio e as sementes são removidas com uma colher.
- Eles são colocados sobre um algodão ou um pedaço de papel e deixados em um local escuro por 5 dias para secar.
- Prepare um recipiente com solo adequado.
- Sementes secas são espalhadas na superfície do vaso.
- Eles regam.
- Cubra com filme plástico ou vidro.
- Após o aparecimento de 4 folhas verdadeiras, as mudas são transplantadas para recipientes separados.
Importante! Não cubra as sementes com terra durante a germinação, pois elas são pequenas e sua germinação não será visível.
Estacas
No outono, corte estacas de até 10 cm de comprimento. Corte todas as folhas, exceto as duas apicais. Coloque as estacas em uma solução de Kornevin por 14 horas. Em seguida, transplante-as para um vaso com solo umedecido. Cubra com um saco plástico transparente e deixe em local aquecido até que enraízem. Areje as estacas por meia hora, uma vez ao dia.
Brotos de raiz
Plantar feijoa a partir de brotos de raiz é mais fácil do que outros métodos. Ao replantar uma planta adulta, apare as raízes laterais e transfira-a para um novo vaso. Cubra o novo vaso com plástico ou vidro, borrife água periodicamente e ventile-o.

Como cuidar de uma planta exótica
Quando as condições ideais são criadas, a feijoa é cultivada como planta de interior. A escolha do local, a rega e a fertilização, além do replantio oportuno, são fatores importantes.
Um lugar adequado
A planta prefere luz solar constante e filtrada. Se o vaso for colocado no lado sul, deve ficar na sombra à tarde. Uma folha de papel ou uma tela escura resolverão o problema. Se a feijoa for colocada no lado norte, deve receber iluminação adicional com fitolâmpadas especiais.
Importante! Durante o inverno, forneça iluminação adicional para evitar a queda de folhas.

Temperatura e humidade do ar
Embora seja uma planta tropical, ela tolera bem temperaturas abaixo de zero. No verão, recomenda-se levá-la para o exterior ou para uma varanda aberta. No inverno e na primavera, certifique-se de que as temperaturas estejam entre 12 e 20 °C.
Mantenha a umidade do ar em 80%. Borrife o arbusto diariamente com água de um borrifador. A rega e a manutenção adequadas ajudarão a garantir uma colheita produtiva e uma floração abundante.
Composição do solo necessária
A feijoa é fácil de cultivar no solo. Você pode comprar uma mistura de solo pronta em lojas com o rótulo "Para plantas com flores". Você também pode preparar a sua própria. Para isso, misture:
- solo foliar 1 parte;
- turfa 1 parte;
- húmus ou composto 1 parte;
- turfa;
- areia de rio.

Misture todos os ingredientes. Coloque-os em uma assadeira e leve ao forno a 150 °C por 20 minutos. Isso é necessário para desinfetar a mistura e eliminar bactérias nocivas.
Importante! Coloque pedrinhas no fundo do vaso para criar drenagem.
Fertilizantes
A fertilização da planta é especialmente importante durante o período de floração e crescimento. A feijoa é alimentada com fertilizantes orgânicos ou minerais a cada duas semanas. Antes da fertilização, a planta é bem regada. Ela absorve bem:
- superfosfato;
- sal de potássio;
- fertilizantes nitrogenados;
- Solução de verbasco a 1%;
- cinzas de madeira.

Todos os compostos são aplicados um de cada vez. Não devem ser misturados, pois isso pode causar estresse adicional à planta.
Regras de rega
Durante o tempo quente, as feijoas precisam ser regadas generosamente. Coloque o vaso em uma tigela funda para coletar o excesso de água. Não é necessário despejá-la; a planta irá absorvê-la gradualmente pelo solo. Observe se o solo está ressecado; só então regue.
Muito líquido pode causar infecção e apodrecimento das raízes.
Durante o inverno, a planta entra em um período de dormência, então a rega é reduzida drasticamente. Regue a planta conforme o solo seca. Use água preparada para este procedimento. Deixe-a descansar por vários dias ou filtre-a.

Transferir
Durante os três primeiros anos de vida, a árvore jovem é replantada a cada estação, em maio ou abril. O vaso é aumentado em 8 a 10 cm de diâmetro. Um recipiente de cerâmica ou argila é adequado.
As feijoas maduras devem ser replantadas a cada três anos. Evite enterrar as raízes muito profundamente, pois isso atrapalha o desenvolvimento normal da planta.
As feijoas são replantadas transferindo-as de um vaso para outro. É preciso ter cuidado para garantir que o torrão não seja danificado durante a transferência. Se forem detectadas doenças ou apodrecimento, a terra deve ser raspada das raízes, as áreas danificadas removidas e tratadas com permanganato de potássio antes do replantio.
Poda e modelagem de copa
A formação da copa em uma árvore jovem começa quando ela atinge 15-20 cm de altura. O broto principal é pinçado. Ele produz dois novos brotos, que também são podados. Esses brotos produzirão mais dois brotos, que também são removidos. Esse processo continua por 3 a 4 anos. Isso ajudará a manter o tamanho compacto da árvore.
Quando a goiaba começa a florescer, a formação de copas cessa. A condição dos galhos é monitorada e os doentes, secos e velhos são removidos.
Importante! Se não for podada, a feijoa pode atingir um metro de altura ou mais.

Polinização
A feijoa precisa de polinização para produzir frutos. Isso pode ser alcançado cultivando a planta ao ar livre. A polinização ocorre quando a árvore entra em contato com insetos polinizadores. É praticamente impossível produzir frutos dentro de casa.
Doenças e pragas, seu controle
Se a cultura não for mantida adequadamente, sua imunidade enfraquece e ela se torna suscetível a infecções fúngicas e pragas. As doenças observadas incluem:
- oídio;
- ferrugem;
- podridão cinzenta.
Para controlar doenças, os arbustos de feijoa são pulverizados com fungicidas. A planta é suscetível às seguintes pragas:
- cochonilha;
- ácaro vermelho;
- inseto escama falsa.

Para controlá-los, a folhagem da feijoa é pulverizada com inseticidas específicos para plantas lenhosas. Os insetos morrem em 2 a 3 dias. Repita o tratamento se necessário.
Características do plantio e cultivo em campo aberto
Para cultivar feijoa ao ar livre, você precisa criar condições ideais e cuidar bem da planta. Esta árvore pode ser plantada na região e no centro de Moscou. Ela precisa estar bem coberta durante o inverno para que possa se recuperar na primavera. O sul é a melhor região para ela. Certas condições devem ser atendidas:
- Escolha um local com boa iluminação e sem correntes de ar, com sombra à tarde.
- O solo deve ser fértil e ter acidez de 6,5.
- Você não deve plantar arbustos por perto, pois suas raízes ficarão entrelaçadas.
- Forneça água suficiente quando o solo no círculo do tronco da árvore secar.
- Realizar adubação regular, a cada 2 semanas, com pelo menos 40 litros de solução fertilizante.
- Realizar podas formativas e sanitárias.
- Colha as frutas em tempo hábil.

Técnicas agrícolas para uma boa colheita
A feijoa começa a dar os primeiros frutos 3 a 4 anos após o plantio em campo aberto. A floração dura mais de 20 dias, após os quais os ovários se formam. Os frutos amadurecem entre meados e o final da estação. É importante criar condições que permitam à feijoa fixar os frutos ao galho e evitar que caiam prematuramente. Para isso, você precisa:
- Fertilize a árvore com fósforo e potássio.
- Monitore a saúde da planta.
- Regue a plantação regularmente.
- Remova galhos danificados e secos.
- Solte a área ao redor do tronco da árvore e remova as ervas daninhas.
Importante! Tratar a madeira com sulfato de cobre ajuda a livrar a planta de insetos nocivos.

Reprodução da cultura
Existem várias maneiras de propagar a feijoa:
- por estacas;
- sementes;
- brotos basais.
Variedades e tipos populares na Rússia
As variedades de feijoa mais populares na Rússia são:
- Besson;
- André;
- Coolidge;
- Luz;
- Primogênito;
- Aroma precoce;
- Superba;
Dependendo da variedade, a feijoa pode ser cultivada nas regiões centro e sul. Há também variedades criadas para cultivo nas regiões norte.











