- Quais são os benefícios da compota de feijoa?
- Selecionando frutas e preparando ingredientes
- Esterilização de potes para conservas
- As melhores receitas de compota de feijoa para o inverno
- Método clássico de preparação
- Bebida picante com orégano
- Compota de maçã com feijoa
- Preparando uma variedade de feijoa
- Uma bebida saudável com pétalas de rosa mosqueta
- Com romã
- Com tangerina
- Com cítricos
- Com frutos de marmelo
- Preparação sem esterilização com ácido cítrico
- Sem açúcar
- Condições e duração de armazenamento
Compotas diferem de geleias por exigirem um processo de preparo simplificado e serem usadas de forma diferente. Contêm muito menos açúcar. Não são indicadas para sobremesa, mas para matar a sede enquanto saboreia uma deliciosa infusão rica em vitaminas. É uma ótima opção quando há abundância de frutas vermelhas e vermelhas — no verão ou no outono. Em outras estações, uma mistura para compota de feijoa, preparada com antecedência para armazenar no inverno, será útil.
Quais são os benefícios da compota de feijoa?
A feijoa combina sabores raros. A polpa da fruta lembra abacaxi, kiwi e morango maduro. Contém açúcar, iodo e alguns ácidos orgânicos. Todas as substâncias valiosas são preservadas ao cozinhar a compota.
A bebida de feijoa tem como sabor e aroma predominantes a fruta fresca.
Devido ao conteúdo de compostos de iodo, comparáveis aos da alga marinha, a compota é útil para a prevenção de doenças da tireoide.
Selecionando frutas e preparando ingredientes
Para a compota, você precisará de frutas maduras, compradas no mercado ou colhidas na sua própria horta. Mas não muito verdes. Frutas murchas ou podres são inadequadas e devem ser descartadas. Retire os talos das goiabas e lave-as. Não é necessário cortá-las; é melhor usá-las inteiras. Você também precisará de água e açúcar cristal.

Esterilização de potes para conservas
Lave os recipientes preparados (potes de meio litro e meio litro) e enxágue-os com água fervente para prepará-los para conservar a compota. Potes maiores não são recomendados, pois a compota aberta precisará ser consumida rapidamente para evitar que se estrague. No entanto, se necessário, potes de 2 e 3 litros podem ser usados.
As melhores receitas de compota de feijoa para o inverno
Frutas vermelhas frescas e brilhantes podem ser usadas para fazer diversas compotas diferentes, com seu sabor rico e característico. Se você prefere uma compota clássica, de maçã, rosa mosqueta, romã ou cítrica, fica a seu critério. Você também pode improvisar e criar novas receitas para esta bebida refrescante e revigorante.

Método clássico de preparação
Para esta receita você vai precisar de:
- frutas vermelhas – 250 gramas;
- açúcar granulado – 180 gramas;
- água – 3 litros.
As proporções podem ser ajustadas para atingir a quantidade desejada. Encha um frasco limpo e esterilizado até cerca de um terço com frutas vermelhas. Em seguida, adicione açúcar (ajuste a quantidade se necessário). Ferva a água e despeje o conteúdo.
O frasco, devidamente fechado, é virado de cabeça para baixo e enrolado em um cobertor ou toalha. A compota está pronta.

Bebida picante com orégano
O orégano é amplamente utilizado na culinária. Por que não adicioná-lo à compota? Você só precisará de algumas colheres de sopa (cerca de 40 gramas) para cada 500 gramas de frutas vermelhas. Primeiro, deixe a erva em infusão em um pouco de calda de açúcar, coe após 30 minutos e despeje na solução principal. O sabor resultante é rico e picante, um verdadeiro "coquetel exótico".
Compota de maçã com feijoa
Para fazer a compota, você precisará de maçãs maduras e firmes, descascadas, sem sementes, lavadas e fatiadas. Os ingredientes são escaldados (tratados com água fervente). Por fim, a fruta é completamente coberta com água e selada com tampas de lata.

Preparando uma variedade de feijoa
Qualquer fruta madura ou bagas são adequadas para a mistura. Quanto mais ousados forem os seus experimentos, mais inesperado será o resultado. Por exemplo, marmelo, romã ou feijoa, com seus sabores azedos e adstringentes. Você precisará (os ingredientes são fornecidos em gramas):
- marmelo – 50 (1 fruto pequeno);
- romã – 50;
- feijoa – 200;
- açúcar granulado – 200;
- água – 500 mililitros.
Uma bebida saudável com pétalas de rosa mosqueta
As propriedades benéficas da rosa selvagem e da rosa mosqueta dispensam maiores propagandas. Ao combinar pétalas e frutas exóticas em uma única garrafa, você obtém uma bebida com um sabor incomum e refinado.

Para um frasco de vidro de 3 litros você precisará de:
- 50 pétalas de rosa;
- 250-300 gramas de frutas vermelhas.
Despeje os ingredientes em um recipiente esterilizado e deixe em infusão em água fervente por 15 minutos. Em seguida, escorra a água, faça uma calda (serão necessários aproximadamente 500 gramas de açúcar), encha o recipiente e feche bem com as tampas.
Com romã
As sementes de romã devem estar maduras, mas não podres ou estragadas. Para cada 300 gramas de fruta, você precisará aproximadamente da mesma quantidade de sementes de romã descascadas. Adicione açúcar a gosto, mas não menos que 2 xícaras.

Com tangerina
A tangerina, doce como mel e levemente ácida, complementa perfeitamente o rico sabor natural da fruta. Os ingredientes são colocados em um recipiente, escaldados com água fervente e, em seguida, cobertos com calda.
Com cítricos
Limões e laranjas combinam bem com compotas de feijoa, realçando a acidez e adicionando um toque sutilmente agridoce. Use fatias de feijoa descascadas e sem fibras. Uma fruta cítrica de tamanho médio é suficiente para 200 a 300 gramas de feijoa. Não economize no açúcar; recomenda-se pelo menos uma xícara.
Com frutos de marmelo
O marmelo azedo é uma adição bem-vinda à compota de feijoa. Para 200 gramas de fruta verde, você precisará de 50 gramas de maçã azeda e adstringente.
Preparação sem esterilização com ácido cítrico
Uma pitada de ácido cítrico adiciona um toque de acidez, eliminando a necessidade de cozimento demorado. Coloque as frutas em potes, adicione açúcar, um pouco de limão e despeje água fervente sobre elas. A compota está pronta. Só falta selar e armazenar.

Sem açúcar
Para pessoas que, por qualquer motivo, evitam consumir açúcar, é permitido preparar o produto sem esse componente. Os ingredientes restantes são os mesmos da receita clássica. A compota final tem um sabor agradável, ligeiramente ácido, mas fresco.
Condições e duração de armazenamento
Fechada, a compota "vive" por 48 horas. Em lata, mantém seu sabor facilmente por 6 a 8 meses. O melhor lugar para armazená-la é uma despensa, adega ou qualquer espaço fresco e fechado, longe da luz solar direta e com temperatura estável.











