- A história da cultivar de cereja Shokoladnitsa
- Descrição e características da variedade
- Parâmetros da árvore
- Crescimento anual e expectativa de vida
- Tudo sobre frutificação
- Começar
- Variedades floridas e polinizadoras
- Tempo de maturação
- Avaliação de degustação
- Coleta e implementação posterior
- Suscetibilidade a doenças e pragas
- Coccomicose
- Moniliose
- Pulgão
- Gorgulho
- Mosca-cereja
- Enrolador de folhas
- Resistência à seca e robustez no inverno
- Condições de crescimento
- Iluminação da área
- Composição ideal do solo
- Vizinhos favoráveis e desfavoráveis
- Temperatura e umidade
- Como plantar uma cultura em um terreno
- Prazos
- Selecionando um local e preparando uma cova de plantio
- Algoritmo de operações de pouso
- Nós organizamos o cuidado
- Rega
- Cobertura superior
- Poda formativa
- Soltando o solo e cuidando do círculo do tronco da árvore
- Tratamentos preventivos
- Preparando-se para o inverno
- Como propagar cerejeiras
- Sementes
- Por estacas
- Problemas e soluções emergentes
A variedade de cereja Shokoladnitsa é muito popular entre os jardineiros. Esta planta é adequada para cultivo em regiões com uma ampla variedade de climas. As árvores se distinguem por sua copa extensa e impressionante produção de frutos. Esta variedade é apreciada pelos jardineiros por seu sabor e aroma deslumbrantes. As cerejas são consideradas versáteis, consumidas frescas ou processadas.
A história da cultivar de cereja Shokoladnitsa
Esta variedade foi desenvolvida há mais de 20 anos por especialistas do Instituto Russo de Pesquisa de Melhoramento de Fruticultura. Eles cruzaram duas variedades anãs — a cereja preta Shirpotreb e a cereja Lyubskaya. Em 1996, a variedade foi adicionada ao Registro Estatal da Rússia.
Esta é uma cereja comum, destinada ao cultivo nas regiões Central da Terra Negra e Central da Rússia.
Descrição e características da variedade
As cerejas são caracterizadas por um sabor excelente, e é por isso que são tão populares entre os jardineiros.
Parâmetros da árvore
A árvore tem galhos retos e marrons que chegam a 2,5 metros de altura. A planta tem uma copa esparsa, semelhante a uma pirâmide invertida. As folhas têm textura opaca e tonalidade verde-escura. As flores brancas estão dispostas em três cachos.

Crescimento anual e expectativa de vida
O crescimento anual é pequeno, então a recuperação é bastante lenta após cada poda. A vida útil da árvore é de 17 a 20 anos. No entanto, após 15 anos, a produtividade diminui significativamente.
Tudo sobre frutificação
A árvore produz uma colheita abundante, que se distingue pelo seu excelente sabor. As cerejas têm uma tonalidade marrom-escura, daí o nome da variedade.
Começar
A frutificação começa na segunda quinzena de junho. Os frutos são de tamanho médio e pesam aproximadamente 4 gramas. As bagas lembram cerejas. As sementes são redondas e representam no máximo 10% do peso total do fruto.

Variedades floridas e polinizadoras
Esta variedade de cerejeira floresce na primeira quinzena de maio. Produz bons frutos quando plantada próxima às cerejeiras Vladimirskaya e Sklyanka, bem como às cerejeiras Griot. Essas árvores são as polinizadoras da planta.
Tempo de maturação
A primeira colheita é feita por volta dos 20 anos de junho. Os primeiros frutos só podem ser colhidos 3 a 4 anos após o plantio da muda em seu local definitivo. A cultura se caracteriza por excelente produtividade.
Uma árvore madura produz cerca de 10 quilos de frutas deliciosas, o que é considerado um excelente indicador de uma cultura de baixo crescimento.
Avaliação de degustação
Este indicador varia de 3,8 a 4 pontos. As sementes são bem pequenas, pesando no máximo 0,28 gramas.

Coleta e implementação posterior
As cerejas Shokoladnitsa começam a dar frutos 3 a 4 anos após o plantio. São consideradas autoférteis e, portanto, produzem uma colheita consistente. As cerejas podem ser armazenadas na geladeira por até 1 semana. Os frutos são consumidos frescos ou usados em sobremesas e conservas.
Suscetibilidade a doenças e pragas
Durante o período de crescimento das cerejeiras, você pode encontrar diversas doenças e ataques de pragas.
Coccomicose
À medida que a doença progride, você pode notar o ressecamento das folhas e o murchamento dos frutos. A infecção fúngica danifica galhos e flores, reduzindo a resistência da árvore a altas e baixas temperaturas. No inverno, o patógeno se esconde nas folhas. Portanto, o primeiro passo é remover os restos vegetais debaixo da árvore.

Para combater a doença, recomenda-se tratar a cerejeira com fungicidas. O primeiro tratamento é feito na primavera, usando uma calda bordalesa a 3%. O segundo tratamento é realizado após a queda das flores. Para isso, use oxicloreto de cobre a 0,4% ou Topsin-M a 0,1%. Skor também é adequado.
Moniliose
A doença afeta folhagens, flores e galhos. Como resultado, há risco de ressecamento e até morte completa da planta. Fungicidas ajudam a combater a doença. Para que o tratamento seja eficaz, todas as áreas infectadas devem ser destruídas. O fungo sobrevive nessas áreas e pode resistir até mesmo às condições mais desfavoráveis. Ele prospera especialmente em alta umidade. Em clima úmido, numerosos esporos são produzidos e liberados no ar.
Para se livrar da doença, remova sistematicamente os frutos infectados e pode os galhos. Recomenda-se também podar os tecidos saudáveis a uma distância de 10 centímetros. Antes do surgimento de novos brotos, borrife as cerejeiras e o solo com sulfato ferroso a 3% ou calda bordalesa.

Pulgão
As cerejeiras são às vezes atacadas por pequenos insetos brancos. Os pulgões nidificam na parte inferior das folhas. Identificar as pragas nos estágios iniciais é bastante difícil. O principal sinal é o aparecimento de formigas nos frutos e caules. Estas são as principais transmissoras dos pulgões.
As pragas sugam os elementos benéficos da árvore e causam um enfraquecimento severo da planta. Para combater o problema, primeiro elimine as formigas. Para isso, encontre seus ninhos e encharque-os com querosene ou água fervente.
Tratar a árvore com 3% de Nitrofeno ajudará a matar pulgões. Use 200 mililitros da solução por balde de água. Essa quantidade é suficiente para uma árvore.

Gorgulho
Esses insetos danificam não apenas a plantação, mas também a própria árvore. Os gorgulhos hibernam no solo. São besouros que se instalam nas flores e depositam ovos após a formação do ovário.
Primeiro, as pragas destroem brotos, botões florais e flores. Depois, comem os frutos e as folhas.
Para combater gorgulhos, recomenda-se preparar uma decocção de folhas de tomate. Despeje 1 quilo de folhas de tomate em 10 litros de água e adicione 50 gramas de sabão em pó. Deixe em infusão por várias horas. Deixe esfriar e borrife a árvore. Você precisará de 3 litros de decocção por planta.
Para evitar a atividade de insetos, revolva o solo regularmente. Também vale a pena remover brotos mortos e cascas velhas. Se esses métodos não funcionarem, use uma forma concentrada de Karbofos. Para isso, adicione 70 gramas do produto a 10 litros de água. Você também pode preparar uma solução de Triclormetafós-3 nas mesmas proporções. Repita o tratamento após 10 dias.

Mosca-cereja
Este inseto é pequeno, medindo até 5 milímetros. A mosca-das-cerejas ataca a árvore durante o período de maturação. No início da primavera, as moscas depositam seus ovos na casca. Como resultado, os frutos secam e morrem. O primeiro sintoma da infestação é o escurecimento repentino e o apodrecimento dos frutos. Também são observados afinamento e morte do caule.
Soluções inseticidas podem ajudar a controlar a mosca-das-cerejas. Produtos como Iskra, Karate e Molniya são usados para esse fim. Trate as árvores durante o pico da temporada de moscas. As temperaturas devem ser mantidas entre 18 e 20 graus Celsius.
Enrolador de folhas
Esses insetos são mariposas de até 10 milímetros de tamanho. Existem diferentes tipos de pragas, cada uma com diferentes tipos de danos:
- rosa - alimenta-se de folhas;
- espinheiro - faz com que as folhas sequem;
- variegado-dourado - provoca enrolamento das folhas.

O método mais simples para eliminar os enroladores de folhas é tratar a árvore com inseticidas. Bitoxibacilina ou Lepidocida são usados para esse fim. Esses produtos são recomendados para uso após o término do período de floração.
Para infestações significativas de lagarta-do-mato, use piretroides. Entre eles, Accord e Ivanhoe. Use 3 mililitros do produto por balde de água. Use 5 litros de solução por árvore.
Resistência à seca e robustez no inverno
A principal vantagem desta variedade é a sua alta resistência a baixas temperaturas e ao estresse hídrico. Por isso, é amplamente cultivada em diversas regiões, embora tenha sido originalmente cultivada na Rússia central.

Condições de crescimento
Para obter uma árvore forte e com bons rendimentos, é necessário proporcionar a ela as condições adequadas de crescimento.
Iluminação da área
Esta cerejeira é recomendada para plantio em áreas abertas e ensolaradas. Se houver grandes edifícios ou árvores altas por perto, a Shokoladnitsa deve ser colocada no lado sul.
Composição ideal do solo
Esta cerejeira prospera em solo solto e bem arejado. Solo argiloso ou arenoso é o mais indicado. Nutrientes adicionados durante o plantio ajudarão a aumentar sua fertilidade.

O solo deve ser neutro ou ligeiramente alcalino. Se for muito ácido, recomenda-se o uso de cinzas de madeira ou farinha de dolomita.
Vizinhos favoráveis e desfavoráveis
A Shokoladnitsa é considerada autofértil. No entanto, para aumentar a produtividade, recomenda-se plantar outras variedades de cerejeira nas proximidades, como Vladimirskaya, Griot e Sklyanka. As árvores devem estar espaçadas de 2 a 3 metros uma da outra.
Especialistas desaconselham a colocação de Shokoladnitsa perto de coníferas e macieiras. Isso suprime as flores de cerejeira.
Temperatura e umidade
A árvore deve ser plantada na primeira quinzena de abril, quando não há mais risco de geada. A árvore de chocolate não gosta de solo muito úmido, por isso pode ser cultivada com segurança em regiões áridas.

Como plantar uma cultura em um terreno
Para plantar esta variedade de cerejeira, é importante seguir algumas recomendações. Isso garantirá que a árvore crie raízes rapidamente.
Prazos
Você pode plantar a cerejeira Shokoladnitsa na primavera ou no outono. No sul, o outono é a melhor época. Em climas temperados, o plantio deve começar em meados de abril. As mudas devem estar saudáveis, com galhos firmes e elásticos e raízes bem desenvolvidas. Uma altura adequada é de 70 centímetros.
Selecionando um local e preparando uma cova de plantio
Para o plantio, escolha um local livre de terras baixas e declives acentuados. A área deve ser aberta e bem iluminada. Mesmo uma leve sombra afeta negativamente a qualidade e a produtividade dos frutos. Recomenda-se plantar cerejeiras no lado sul ou sudoeste do local. As árvores jovens devem ser protegidas dos ventos frios.

Após demarcar a área, prepare uma cova para o plantio. Para solo fértil, escolha um tamanho de 70 x 70 centímetros. A profundidade da cova pode ser de 40 a 60 centímetros. Para solo pobre, aumente a profundidade em 50%.
Algoritmo de operações de pouso
Para plantar uma cerejeira, você deve seguir estes passos:
- Cave um buraco. Mova 20 centímetros da camada superficial do solo para a borda do buraco.
- Misture fertilizantes minerais e orgânicos. Para isso, pegue 100 gramas de superfosfato, 2 a 3 baldes de composto, 80 gramas de sulfato de potássio e 1 quilo de cinzas de madeira.
- Solte o fundo em 8-10 centímetros e adicione 10 litros de água.
- Após a absorção do líquido, adicione alternadamente a mistura de fertilizante e o solo da camada superior. Preencha o buraco até no máximo 2/3 da capacidade. Em seguida, misture tudo bem e compacte levemente.
- É uma boa ideia fincar uma estaca no centro da muda. Para isso, use uma estaca com 5 a 7 centímetros de diâmetro e 130 a 150 centímetros de comprimento.
- Faça uma pequena colina ao redor do suporte.
- Corte os galhos danificados da muda.
- Coloque uma ripa sobre o buraco. Incline a árvore contra o suporte de modo que o local do enxerto fique de 5 a 8 centímetros acima da superfície do solo.
- Espalhe cuidadosamente as raízes e cubra com terra. Compacte periodicamente.
- Quando as raízes estiverem cobertas com terra em 15 centímetros, a árvore deve ser regada generosamente e o buraco deve ser completamente preenchido.
- Crie uma camada de cobertura morta de turfa ou húmus. A espessura deve ser de 10 centímetros.
- Amarre cuidadosamente a cerejeira ao suporte.

Nós organizamos o cuidado
Para que uma árvore se desenvolva normalmente, ela precisa receber cuidados abrangentes e de alta qualidade.
Rega
Para regar, faça dois pequenos sulcos. Para o primeiro, coloque-os a 0,5 metro do tronco, e para o segundo, coloque-os a 0,5 metro do primeiro. Despeje 30 a 40 litros de água sob a árvore. Assim que a água for absorvida, solte o solo e cubra com turfa. São necessárias quatro regas profundas durante a estação. Elas são feitas durante o período de formação dos frutos, no final de junho, duas semanas antes do amadurecimento completo das cerejas e um mês antes da geada prevista.
Cobertura superior
Fertilizantes nitrogenados e minerais são usados para melhorar a composição do solo. Esterco bovino e composto são considerados ideais. As cerejeiras devem ser alimentadas duas vezes ao ano. Na primavera, são aplicados nitrato de amônio e superfosfato. No outono, a árvore precisa de fósforo, potássio e calcário.

Poda formativa
As árvores jovens são podadas anualmente. Este procedimento é necessário para a formação adequada da copa. É realizado na primavera, antes do surgimento dos brotos. Após a poda, os tocos são tratados com piche de jardim. É importante garantir que a copa mantenha um formato piramidal. Galhos mortos também devem ser removidos.
Soltando o solo e cuidando do círculo do tronco da árvore
Se a árvore ainda for jovem, o solo deve ser revolvido uma vez por semana. Isso fornecerá às raízes em desenvolvimento a quantidade necessária de ar. É importante manter as ervas daninhas longe da árvore.
Tratamentos preventivos
A cerejeira Shokoladnitsa frequentemente sofre de infecções fúngicas. Para evitar isso, inspecione regularmente a árvore em busca de galhos e folhas infectados. Se uma infecção for detectada, as áreas afetadas devem ser removidas e a árvore tratada com preparações especiais.

Preparando-se para o inverno
Para preparar uma árvore para o inverno, você deve fazer o seguinte:
- remover e queimar folhas caídas;
- desenterrar o círculo do tronco da árvore;
- realizar irrigação com carga de umidade - levar 60-80 litros de água para cada árvore;
- cobrir o círculo do tronco da árvore com húmus;
- caiar o tronco;
- enrole a árvore com galhos de abeto ou material não tecido.
Como propagar cerejeiras
As cerejeiras podem ser propagadas de diversas maneiras. A mais fácil é usando mudas, que podem ser compradas em lojas de jardinagem. No entanto, existem outros métodos.
Sementes
As cerejeiras devem ser propagadas por sementes no outono. Para isso, separe os caroços da polpa e coloque-os em uma solução de permanganato de potássio. Em seguida, polvilhe-os com serragem ou musgo úmido. Em outubro, transplante as sementes para os canteiros. Espere que os brotos apareçam na primavera. Recomenda-se desbastá-los nessa época.

Por estacas
Para implementar este método, prepare as mudas no início de julho. Use galhos que tenham começado a endurecer na base. Eles devem ser podados a 30 centímetros. Para acelerar a formação das raízes, trate os galhos com um ativador de crescimento. As mudas são plantadas no solo a uma profundidade de 2 a 3 centímetros.
Problemas e soluções emergentes
Ao cultivar cerejas, existe o risco dos seguintes problemas:
- baixo rendimento;
- baixa taxa de sobrevivência das mudas;
- ausência de frutos;
- um pequeno número de ovários;
- infecção por doenças ou ataques de pragas.
Cuidar regularmente de suas mudas ajudará a evitar esses problemas. Isso inclui regar, fertilizar e controlar pragas.
A cerejeira Shokoladnitsa possui excelente sabor e alta produtividade. Para garantir uma planta robusta, siga as instruções adequadas de plantio e cuidados.











