Descrição e características da variedade de cereja Valery Chkalov, plantio e cuidados

Os produtores desenvolveram inúmeras variedades de cerejeira, variando em tamanho de árvore, cor dos frutos, rendimento e tempo de maturação. Mas, até hoje, muitos jardineiros e horticultores preferem frutas antigas e testadas, cultivadas em seus pomares e hortas há mais de meio século. A cerejeira com o nome surpreendente e heroico de Valery Chkalov é uma dessas variedades.

Descrição e Características

A variedade de cereja Valery Chkalov foi desenvolvida por criadores soviéticos no início da década de 1950. A fruta foi submetida a testes estatais, que duraram mais de 20 anos. Somente em 1974 a nova variedade de cereja foi adicionada ao registro oficial de fruticulturas, com recomendação para cultivo no Distrito Federal do Cáucaso do Norte e nas regiões do sul do país.

A cereja doce, heroicamente chamada de Valery Chkalov, é considerada uma variedade de maturação precoce. Esta fruta requer cuidados adicionais, mas o excelente sabor e a alta produtividade compensam quaisquer dificuldades e deficiências de cultivo.

Como é?

Os frutos maduros são grandes, pesando até 8 g, de cor cereja escura, com polpa suculenta e sabor agridoce. Esta variedade é considerada uma variedade de sobremesa e é recomendada para uso universal. Os frutos são consumidos frescos e processados.

Importante! As cerejas Valery Chkalov contêm praticamente todas as vitaminas B, A e C, minerais e aminoácidos essenciais.

Características

As árvores frutíferas crescem e se desenvolvem rapidamente, deliciando-se a cada ano com frutas deliciosas e nutritivas. No entanto, as culturas de frutas vermelhas têm características e requisitos próprios que devem ser atendidos para garantir uma colheita abundante e de alta qualidade.

frutas cereja

Altura de uma árvore adulta

As árvores desta variedade crescem de 5 a 6 m, com uma copa piramidal, larga e espalhada, e poderosos ramos esqueléticos de tons marrons, crescendo em ângulo reto com o tronco principal da planta.

As lâminas das folhas são grandes, com até 19 cm de comprimento, ovais, com dentes nas bordas e ponta afiada, de cor verde escura.

Período de floração e maturação

As árvores entram na fase de floração no início de maio. Inflorescências emergem nos galhos, revelando grandes flores brancas. Após a floração, bagas se formam nas inflorescências. A primeira colheita de frutos maduros surge em meados de junho.

Importante! A variedade de cereja Valery Chkalov não é autopolinizadora; ela requer vizinhos polinizadores adequados para dar frutos.

Produtividade e frutificação

As cerejeiras começam a dar frutos entre o quarto e o quinto ano de crescimento ao ar livre. O pico de produção ocorre quando as plantas têm 10 anos. É nessa idade que as cerejeiras produzem sua maior produção de frutas.

Produtividade e frutificação

A variedade é considerada de alto rendimento. Uma única árvore rende até 65 kg de frutos maduros e saudáveis.

O rendimento máximo de uma cerejeira da variedade Valery Chkalov foi de mais de 170 kg.

Transportabilidade

Após a colheita, os frutos com polpa densa mantêm bem sua aparência comercializável e podem ser transportados por longas distâncias.

Resistência à seca

A seca prolongada afeta negativamente a produção e o sabor dos frutos. As cerejeiras são irrigadas com base nas mesmas práticas agrícolas utilizadas para as fruteiras.

Resistência à geada

A variedade de cereja Valery Chkalov não tolera geadas severas ou oscilações bruscas de temperatura. As geadas de primavera são especialmente prejudiciais para esta fruticultura, pois fazem com que as árvores percam seus brotos.

cereja resistente à geada

A temperatura mínima de inverno que a planta pode sobreviver é de -23 graus.

Importante! A preparação adequada e oportuna para a dormência de inverno ajudará a manter a saúde e a frutificação da planta.

Vantagens e desvantagens da variedade

Para cultivar a cerejeira de Valery Chkalov, é essencial entender completamente todas as vantagens e desvantagens da cultivar.

Vantagens:

  1. Variedade de alto rendimento.
  2. As bagas amadurecem no início do verão.
  3. Resistência relativa a baixas temperaturas.
  4. Sabor excelente e frutos de tamanho grande.
  5. Frutificação estável e anual.

Ao cultivar árvores de frutas vermelhas em climas frios, o rendimento da variedade é reduzido pela metade.

A principal desvantagem da cerejeira Valery Chkalov é sua baixa resistência a doenças e pragas. No entanto, com tratamentos preventivos adequados e oportunos, o risco de danos causados ​​por fungos e insetos é significativamente reduzido.

Como plantar corretamente

A chave para uma grande colheita é o plantio adequado das mudas, a escolha do local certo e o cumprimento dos prazos.

esquema de pouso

Escolhendo um local

As cerejeiras precisam de luz. Devem ser plantadas em áreas bem iluminadas e ensolaradas, protegidas dos ventos e correntes de ar do norte. O lençol freático deve estar pelo menos 3 metros acima da superfície do solo, e as árvores devem estar localizadas a 4 a 6 metros de distância de construções.

Não é recomendado plantar árvores frutíferas em terras baixas ou solos pantanosos. Os melhores lugares para cultivar cerejeiras são em altitudes ligeiramente elevadas.

Como selecionar e preparar mudas

A velocidade de desenvolvimento das árvores, o rendimento e a resistência à geada e às doenças dependem da qualidade do material de plantio selecionado.

  1. Plantas com 1 a 2 anos de idade e 90 a 110 cm de altura criam raízes melhor. Árvores jovens toleram melhor o estresse do transplante para terreno aberto.
  2. O tronco da muda é liso, de coloração uniforme, sem danos ou lesões evidentes por doenças, pragas ou podridão.
  3. É necessária a presença de ramos com brotos ou folhas verdes.
  4. As raízes estão bem hidratadas e livres de crescimentos, nós e danos. Se houver sinais de mofo ou podridão não identificáveis ​​no rizoma, a muda não é adequada para o cultivo.
  5. As culturas de frutas varietais sempre deixam uma marca de enxerto na parte inferior do condutor.

cereja jovem

Dica! Antes de plantar em terreno aberto, coloque as árvores em recipientes com água morna e sedimentada por 10 a 15 horas e, em seguida, trate as raízes com uma solução fraca de permanganato de potássio.

Prazos recomendados

O cronograma de plantio é calculado levando em consideração as características climáticas da região de cultivo.

No sul, as cerejeiras são plantadas em terreno aberto no outono, depois que as folhas caem.

Em climas temperados, recomenda-se plantar árvores na primavera, antes do início da estação de crescimento. Durante o verão, as mudas criarão raízes e se desenvolverão, permitindo-lhes sobreviver ao inverno sem problemas.

Como preparar um site

A preparação do terreno para o plantio de frutas começa de 4 a 6 semanas antes do trabalho planejado.

campo de uvas

A cerejeira prefere solo fértil e solto, com acidez e umidade neutras.

  1. O solo é cavado até uma profundidade de 30-35 cm, as ervas daninhas são removidas e o solo é solto.
  2. Húmus, matéria orgânica e fertilizantes minerais são adicionados ao solo.
  3. Solos pesados ​​e argilosos são diluídos com areia e húmus, e a acidez é reduzida com cal.
  4. Na área preparada, são cavados buracos de plantio com pelo menos 70 cm de profundidade e largura.
  5. A distância entre os plantios é de 2 a 2,5 m, entre fileiras de 4 a 5 m.
  6. Uma camada espessa de drenagem é colocada no fundo do buraco, solo fértil é despejado por cima e regado.

Importante! Se a umidade do solo for alta e os níveis de água subterrânea estiverem próximos, devem ser criadas valas de drenagem ou aterros artificiais de solo fértil.

Requisitos para vizinhos

Valery Chkalov recomenda plantar outras variedades de frutas ou cerejas perto das cerejeiras. Belos canteiros e jardins de flores são criados sob árvores altas, juntamente com alho, ervas, cebolas ou arbustos de groselha.

Para evitar que árvores frutíferas sejam infectadas por doenças e pragas, é proibido cultivar plantas da família das solanáceas, girassóis, framboesas e groselhas perto de cerejeiras.

A rotação de culturas aumenta a resistência das plantas a fatores ambientais negativos.

cerejas maduras

Diagrama de plantio

Assim que chega a hora de plantar as mudas e o terreno está totalmente preparado, as árvores são transferidas para um terreno aberto.

  1. Um monte de solo fértil é criado no buraco e uma estaca de suporte é instalada.
  2. A muda é colocada no meio do buraco, distribuindo as raízes uniformemente.
  3. Os rizomas são cuidadosamente cobertos com solo, tomando cuidado para não criar espaços vazios. O espaço vazio entre as raízes e o solo cria condições favoráveis ​​ao crescimento de fungos, vírus e parasitas.
  4. O solo sob a muda é compactado e generosamente umedecido com 2 a 3 baldes de água.
  5. A muda é amarrada a uma estaca.

Após o plantio, o círculo do tronco da árvore é coberto com húmus ou grama seca.

Polinizadores

A variedade de cereja Valery Chkalov não é autopolinizadora. Para garantir uma colheita produtiva, cerejas doces ou ginjas com períodos de floração semelhantes são plantadas nas proximidades.

Polinizadores adequadamente selecionados ajudam a aumentar a produtividade e melhorar o sabor dos frutos.

Amadurecimento precoce

Devido ao seu amadurecimento precoce e alto rendimento, esta variedade é frequentemente cultivada comercialmente. Suas principais características incluem resistência moderada à geada e à seca, e uma única árvore rende até 100 kg de frutos grandes, vermelhos e de sabor doce.

cerejas de amadurecimento precoce

Zhabule

Uma variedade de cereja antiga e comprovada, com amadurecimento precoce, adicionada ao registro de frutíferas no final da década de 1940. Esta cereja de frutos vermelhos produz bagas de até 6 g, com sabor adocicado e polpa firme. Não se autopoliniza, mas com os devidos cuidados, uma única árvore pode produzir até 140 kg de bagas maduras.

Abrilka

A variedade de cereja Aprelka começa a amadurecer já em meados de maio. Os frutos são pequenos, pesando de 3 a 3,5 gramas, de cor vermelho-escura e sabor adocicado. Não são muito tolerantes a baixas temperaturas. Uma única árvore rende até 80 kg de frutas.

Início de junho

Uma variedade de cereja de frutos grandes e amadurecimento precoce. Os frutos pesam até 8 g, com polpa suculenta e doce, e coloração vermelho-escura. Não se autopoliniza, possui excelente resistência à geada e raramente é afetada por doenças e pragas. Uma única planta rende até 60 kg de frutos.

Bigarreau Burlat

É considerada a principal variedade para cultivo comercial. Uma única planta rende até 80 kg de frutos maduros, pesando até 7 g, com polpa firme e doce. Esta variedade não é autopolinizadora, é resistente à geada e possui imunidade natural a algumas doenças e pragas.

Bigarreau Burlat

Instruções de cuidado

O cuidado adequado e oportuno com as frutas é a chave para uma colheita de alta qualidade e uma planta saudável.

Modo de rega

As cerejeiras não toleram bem a umidade excessiva do solo. Em climas temperados, as árvores devem ser regadas no máximo uma vez por mês. Durante chuvas prolongadas, a rega deve ser evitada completamente.

Nas regiões do sul, o trabalho de irrigação é especialmente importante durante o período de floração e frutificação.

Regue as árvores de manhã ou à noite, despejando até 8 baldes de água sob cada planta.

Fertilizante

A partir do segundo ano de crescimento, as plantas frutíferas precisam de adubação e fertilização adicionais. Para isso, fertilizantes orgânicos e complexos minerais balanceados são usados ​​alternadamente.

Durante o período de floração e formação dos ovários, é realizada fertilização adicional com fósforo e potássio.

Dica! Fertilizantes nitrogenados são usados ​​apenas no início da primavera para estimular o crescimento da massa verde na árvore.

ramo com cerejas

Formação da coroa

A formação da copa da cerejeira ocorre no início da primavera ou no final do outono. A cada ano, uma nova camada de ramos esqueléticos é formada na árvore principal, composta por 3 a 5 dos brotos mais fortes.

Após 5 anos de crescimento, a formação da árvore é concluída e são realizadas podas sanitárias e de desbaste.

Poda sanitária

Com a chegada da primavera e antes das férias de inverno, cerejeiras passam por poda sanitária Ramos secos, danificados pela geada, quebrados, doentes ou infestados por pragas são removidos. Remova também todos os brotos e ramos com mais de 5 anos que pararam de dar frutos.

Após a poda, as áreas cortadas são tratadas com piche de jardim ou agentes antibacterianos profissionais.

Preparando-se para o inverno

Para garantir que as frutas sobrevivam facilmente ao inverno, não congelem e não percam a capacidade de dar frutos, medidas adicionais são tomadas no final do outono.

Rega abundante

Regar a árvore abundantemente antes das geadas do inverno permitirá que o sistema radicular da planta sobreviva e congele.

Até 100 litros de água morna e sedimentada são despejados sob cada cerejeira.

Amontoando o tronco

Soltar o solo e amontoar os troncos das árvores ajuda a reter umidade e nutrientes essenciais. A amontoação também ajuda as raízes das plantas a sobreviverem a geadas severas.

Cobertura morta

Para isolar o sistema radicular e nutri-lo durante o inverno, o solo ao redor do tronco da árvore é coberto com uma espessa camada de húmus e coberto com folhas secas ou galhos de abeto por cima.

cobertura morta de uvas

Círculo de tronco de árvore

Antes da dormência de inverno de uma árvore, a área ao redor do tronco é limpa de folhas mortas e ervas daninhas, e o solo é solto. Isso protege as árvores da propagação de doenças e pragas. A partir da primavera, a área ao redor do tronco é limpa de ervas daninhas, solta e coberta com palha, conforme necessário.

Processamento de molas

No início da primavera, antes do início da estação de crescimento, realize podas sanitárias, fertilização e pulverização preventiva das fruteiras para evitar a propagação de infecções fúngicas e insetos nocivos.

Doenças e pragas

A variedade de cereja Valery Chkalov tem uma imunidade natural fraca a doenças e pragas; sem cuidados adequados e oportunos, as árvores frequentemente ficam doentes e infestadas de parasitas.

Doenças da cereja

Clusterosporíase

Manchas vermelhas aparecem nas folhas da cerejeira, que crescem e se desenvolvem em buracos. A folhagem da árvore seca, enrola-se e cai completamente. Para tratamento e prevenção, recomenda-se o tratamento com sulfato de cobre e fungicidas.

Coccomicose

Doença fúngica que afeta as folhas das árvores. Manchas rosadas aparecem nas lâminas foliares, que depois escurecem, levando à perda completa da folhagem da cerejeira. Sulfato de cobre e produtos à base de fungicidas são usados ​​para prevenção e tratamento.

Sarna

Manifesta-se como manchas marrons nas lâminas das folhas. As folhas se enrolam e secam, os frutos param de amadurecer e os frutos maduros racham.

Para tratamento e prevenção, as árvores são pulverizadas com soluções à base de fungicidas e cobre.

Danos nas folhas

Moniliose

O mofo cinzento afeta a folhagem, os galhos, os frutos e a casca da planta. Os galhos escurecem e secam, enquanto os frutos ficam cobertos por uma camada cinza e apodrecem. A doença se espalha rapidamente, exigindo tratamento e prevenção imediatos. São utilizados fungicidas profissionais à base de cobre.

Fluxo gengival

O fluxo de goma acompanha muitas infecções fúngicas e virais em fruteiras. Manifesta-se como feridas na casca, das quais escorre uma substância amarelada e viscosa.

Preparações contendo cobre são usadas para tratamento, aplicadas nas feridas das plantas. Em seguida, as áreas danificadas são cobertas com piche de jardim.

Mariposa cigana

A lagarta grande consome tudo em seu caminho. Para controlar a praga, borrife as cerejeiras com inseticidas durante e após a floração.

Pulgão

Pulgões são as pragas mais comuns das fruteiras. Esses insetos se alimentam da seiva das folhas e frutos das cerejeiras. Se não forem tratados, as árvores enfraquecem e morrem gradualmente.

pulgões em um galho

Para combater pulgões, são utilizados inseticidas profissionais, infusões de alho, decocções de cebola ou soluções de cinzas.

Mariposa da cereja

O inseto destrói folhas, flores e brotos de frutas, o que contribui para a deterioração da frutificação.

No início da primavera, para prevenir e exterminar pragas, as árvores são tratadas com preparações à base de inseticidas.

Mosca-cereja

Antes do fruto aparecer, a mosca-das-cerejas se alimenta da seiva da árvore e deposita suas larvas nos frutos. Uma vez dentro do fruto, as larvas se desenvolvem e infectam os frutos.

Para exterminar a mosca-da-cereja e prevenir ataques de pragas, as árvores e o solo são pulverizados com produtos profissionais de controle de pragas no início da primavera.

Gorgulho

Um besouro bastante grande que se alimenta de folhas verdes e deposita seus ovos em frutas.

Produtos à base de inseticidas são usados ​​para controlar gorgulhos.

Gorgulho em uma folha

Características regionais

O rendimento e o sabor das cerejas de Valery Chkalov dependem diretamente das condições climáticas de cultivo.

Zona média

A fruticultura é resistente aos invernos da zona média; na ausência de chuvas fortes, os frutos amadurecem grandes e suculentos.

Kuban

As maiores colheitas da variedade de cereja Valery Chkalov foram registradas na região de Krasnodar.

Regiões do sul

Com irrigação oportuna, esta variedade de cereja cresce e dá frutos bem em todas as regiões do sul.

colheita de cerejas

Urais e Sibéria

Embora esta frutífera seja amante do calor, também é cultivada com sucesso nas regiões do sul da Sibéria e dos Urais. As mudas jovens também são isoladas com materiais especiais para o inverno.

Importante! Dependendo da região de cultivo, o tempo de colheita pode variar de 10 a 14 dias.

Colheita e armazenamento

Escadas são usadas para colher cerejas maduras. Para prolongar sua vida útil, a fruta é colhida primeiro pelo pedúnculo. As frutas colhidas são dispostas em uma superfície plana sob uma cobertura e classificadas, separando as frutas firmes das macias, que são então processadas.

As frutas são colocadas em caixas ou recipientes e enviadas para armazenamento em geladeira ou câmaras especiais.

O prazo de validade das frutas vermelhas em temperatura ambiente não é superior a 3 dias, na geladeira, até 10 dias.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata