Descrição e cultivo da variedade de cereja rosa Bryansk, polinizadores

Desenvolvida pelos cientistas russos A.I. Astakhov e M.V. Kanshina e aprovada para cultivo na Região Central, a variedade de cereja Bryanskaya Rozovaya ganhou popularidade entre os jardineiros devido às suas propriedades benéficas. Esta variedade se distingue por sua alta resistência ao inverno, facilidade de cuidado e frutos de sabor adocicado.

Descrição e Características

Bryanskaya Rozovaya é um híbrido de cereja de maturação tardia. Os frutos atingem a maturidade para o consumidor 2,5 a 3 meses após a abertura das flores. Esta variedade se distingue das demais pela casca amarelo-rosada com manchas visíveis. Os frutos ovais pesam de 4 a 5 g. A polpa suculenta e firme é amarela.

O caroço marrom-claro e ovalado é caracterizado por separação média. Os frutos são facilmente removidos dos talos grossos e de comprimento médio. Os frutos receberam uma pontuação de degustação de 4,1 pontos por seu sabor doce, firmeza e aparência atraente.

Características da variedade

Ao desenvolver a cereja Bryanskaya Rozovaya, os produtores se concentraram em transferir as melhores características de seus progenitores para a nova variedade. O resultado é um híbrido autoestéril, resistente ao inverno e à seca, com rendimento médio.

Altura de uma árvore adulta

A cerejeira Bryansk Pink cresce até uma altura de 2,5 a 3,5 m. Ramos esqueléticos, posicionados em um ângulo agudo em relação ao tronco, e brotos retos e elevados formam uma coroa compacta e amplamente piramidal.

árvore florida

Os botões florais da planta são ovais, com pontas pontiagudas. As folhas verdes e glabras têm bordas elevadas, afinando em direção à ponta, e são margeadas por grandes dentes.

Período de floração e maturação

Pequenas flores brancas em forma de pires, com cinco pétalas, reunidas em cachos de três em umbelas, abrem em meados de maio. A floração dura duas semanas. Os frutos amadurecem nos caules em agosto e, nas regiões do sul, no final de julho.

Produtividade

A variedade de cereja Bryanskaya Rozovaya rende 20 kg por árvore, chegando a 30 kg em cultivo intensivo. Essa baixa produtividade se deve ao pequeno porte da árvore, que começa a dar frutos no quinto ano.

Transportabilidade

A resistência da fruta a rachaduras, a separação a seco do pedúnculo e a densidade da polpa garantem que as cerejas mantenham sua aparência comercializável durante o transporte até os pontos de venda e processamento.

frutas cereja

Resistência à seca e robustez no inverno

A madeira da cerejeira Bryanskaya Rozovaya tolera temperaturas de até -30 °C, e os brotos podem suportar temperaturas de até -25 °C. É altamente resistente à seca.

Polinizadores

Outras variedades de cerejeira com períodos de floração semelhantes são plantadas a pelo menos 4 metros de distância da árvore Bryanskaya Rozovaya para polinizar a cultura autoestéril. Os melhores polinizadores são Revna, Iput, Ovstuzhenka e Tyutchevka.

Ciúme

A cerejeira Revna floresce na segunda dezena de maio. A variedade produz uma produção média (30 kg por árvore) e é resistente à geada até -27 °C. Os frutos, de cor vinho escuro, são doces, com polpa e casca firmes, o que os torna fáceis de transportar.

Eu coloquei

Na região central do país, a Iput floresce em meados de maio, enquanto no sul, floresce de 1 a 2 semanas antes. A produção desta cereja resistente à geada é média. O comitê de degustação avaliou a fruta com 4,4 pontos. Algumas desvantagens observadas incluem rachaduras nos frutos quando expostos à umidade excessiva e dificuldade para separar a polpa do caroço.

Cereja Iput

Ovstuzhenka

A cerejeira Ovstuzhenka, compacta e de baixo crescimento, floresce no início de maio. A variedade produz uma produção modesta de 16 kg por árvore. O fruto tem uma pontuação de degustação de 4,7. Tolera invernos de até -31 °C sem perdas, e sua tolerância à seca é média.

Tyutchevka

Flores de frutos grandes Cereja Tyutchevka A variedade começa a dar frutos somente em meados de maio e no início de agosto. O rendimento máximo é de 40 kg por árvore. A planta é resistente à geada até -25 °C. Os frutos se destacam pela aparência comercializável, polpa firme e nota de degustação de 4,9.

Como plantar

O plantio começa com a seleção do local, considerando a área ao redor, e a preparação da cova. Posteriormente, as mudas de cerejeira são compradas e preparadas para o plantio. Para um crescimento e frutificação bem-sucedidos, é importante seguir o plano de plantio e a tecnologia.

plantando cerejeiras

Escolhendo um local

Escolha um local para as cerejeiras que receba boa luz solar e seja protegido de ventos frios. As cerejeiras não crescem em solos ácidos, arenito ou em áreas baixas onde a umidade e o ar frio permanecem por longos períodos.

A cerejeira rosa de Bryansk prefere solos franco-arenosos e arenosos, leves e úmidos. O pH ideal é de 6,5 a 7,0. A árvore para de crescer e frutificar quando o nível do lençol freático ultrapassa 2 metros. Quando plantada à sombra, a cerejeira alonga-se, a produção diminui e o teor de açúcar dos frutos diminui.

Requisitos para vizinhos

Se a compatibilidade das plantas não for observada, a cerejeira crescerá fraca e suscetível a doenças e pragas. Não é recomendado plantar Bryanskaya Rozovaya perto de árvores com sistemas radiculares fortes, como carvalho, choupo ou tília. Entre as frutas e bagas, maçã, pera, groselha e framboesa criam condições desfavoráveis ​​para as cerejas.

Vizinhos recomendados, desde que mantidos o distanciamento social, são uvas, ameixas, ameixeiras cereja, cerejas e outras variedades de cerejas.

Como escolher e preparar uma muda

Para garantir que o Bryansk Pink cresça de acordo com a descrição da variedade, selecione mudas de fazendas de jardinagem respeitáveis ​​e viveiros especializados, onde, além do material de plantio, recebem recomendações sobre plantio e cuidados.

mudas de cerejeira

Uma muda de cerejeira adequada tem as seguintes características:

  • idade - 1-2 anos;
  • o condutor é mais poderoso que os brotos;
  • os brotos estão em estado dormente;
  • sistema radicular desenvolvido sem danos;
  • Vestígios do rebento são visíveis no tronco.

Se as raízes de uma muda secarem durante o transporte, deixe-as de molho em um balde com água por 5 a 6 horas. Apare as raízes longas ou danificadas.

Como preparar uma cova de plantio

Três a quatro meses antes de plantar a cerejeira Bryansk Pink, cave um buraco cilíndrico de 60 cm de profundidade e 80 cm de largura. Se o solo for pesado e pouco permeável, crie uma camada de drenagem de 10 cm de profundidade no fundo usando restos de materiais de construção ou brita.

Como as cerejeiras preferem solo fértil, a qualidade da camada superficial do solo é melhorada. Adicione o seguinte ao solo do jardim por metro quadrado:

  • 2 baldes de húmus;
  • 200 g de superfosfato;
  • 100 g de sulfato de potássio.

Preparando a cova de plantio

O excesso de nutrientes leva à rápida formação de brotos, que não têm tempo de se desenvolver até o final da estação, por isso é recomendável regular a aplicação de fertilizantes.

Datas e esquema de plantio

É melhor plantar a Bryanskaya Rozovaya na primavera, antes que os brotos inchem. Assim, a cerejeira criará raízes adequadamente e estará bem preparada para o primeiro inverno. Você pode plantar uma árvore jovem no outono, mas o mais tardar no final de setembro, para evitar que o sistema radicular superficial congele.

Se forem plantadas várias plantas, mantenha uma distância de 3–4 m entre elas e 5 m entre as fileiras.

Tecnologia de plantio de cerejeira rosa Bryansk:

  • coloque uma estaca de apoio a 30 cm do centro do buraco;
  • a muda é colocada no topo de um monte construído no fundo do buraco com antecedência;
  • as raízes são espalhadas ao longo das encostas, direcionadas para baixo, eliminando torções;
  • preencha com metade do substrato fertilizado, despeje um balde de água;
  • despeje o solo restante;
  • a superfície é compactada;
  • amarre a muda ao suporte;
  • despeje o segundo balde de água e cobertura morta.

O colo da raiz da muda de cerejeira após o plantio deve ficar 5 cm acima da superfície do solo.

Instruções de cuidado

A estabilidade da frutificação e o teor de açúcar dos frutos dependem não apenas da genética da árvore e do plantio, mas também de práticas agrícolas subsequentes, incluindo irrigação, fertilização e cuidados com o círculo do tronco e a copa da cerejeira.

flores de cerejeira

Cobertura superior

O Bryansk rose é fertilizado duas vezes por estação. Na primavera, 200 g de ureia são adicionados durante o primeiro afrouxamento, após o qual a árvore é regada. A segunda fertilização é feita em agosto, após a frutificação. 350 g de grânulos de superfosfato são colocados nas ranhuras do tronco e umedecidos.

A cada três anos, no outono, antes de cavar, adicione um balde de esterco, húmus ou composto ao solo ao redor do tronco da árvore.

Rega

As cerejeiras Bryansk Pink são irrigadas antes e depois da floração, durante o amadurecimento dos frutos e em preparação para o inverno. Regue a árvore usando três sulcos espaçados de 40 cm. Árvores adultas precisam de quatro baldes de água durante a estação de crescimento e de seis a sete baldes para irrigação de recarga.

As mudas são regadas semanalmente com 10 litros.

Capina e afrouxamento

Para melhorar a aeração e a permeabilidade à umidade, a área do tronco da árvore é solta quando uma crosta se forma no solo, não ultrapassando 10 cm de profundidade. As ervas daninhas que competem com a cerejeira rosa de Bryansk por nutrientes são removidas assim que aparecem.

cerejeira no jardim

Formação da coroa

No início da primavera, antes do crescimento dos brotos, a partir do segundo ano, o esqueleto da árvore é formado. Ao criar uma copa esparsa e estratificada de cerejeira, a primeira camada é formada por três galhos que crescem em direções opostas, a segunda camada é formada por dois galhos que crescem 70 cm acima da primeira camada e, no terceiro ano, por um único galho, espaçados à mesma distância.

No quarto ano, a formação da copa é concluída com a poda dos ramos da terceira fileira, de modo que o ramo líder fique 20 a 25 cm mais alto. Nas fileiras inferiores, os brotos de segunda ordem são encurtados para 70 cm.

Poda sanitária e regulatória

A poda de primavera da cerejeira Bryansk Pink é realizada quando a árvore está dormente. Primeiro, remova quaisquer galhos doentes ou quebrados.

O próximo passo é remover os ramos cruzados que crescem para dentro. Eles são removidos completamente ou cortados até formar um broto voltado para fora, não para dentro.

Remova os brotos que estão localizados em um ângulo de 45°C ou menos em relação ao tronco e crie um ângulo obtuso (olhando para baixo).

São cortados os brotos verticais da cultura nos ramos esqueléticos (brotos aquáticos), os brotos de raiz que esgotam o solo e os brotos abaixo do primeiro nível.

Se um ramo compete com o líder pela liderança, no primeiro ano os ramos de segunda ordem são removidos, e no segundo ano os ramos esqueléticos são removidos.

poda de cerejeiras

Para estimular o crescimento dos ramos frutíferos, o crescimento anual maior que meio metro é encurtado em um terço em direção ao broto externo.

Um galho que cresce verticalmente pode ser deixado sem cortes e colocado em uma posição horizontal amarrando-se uma corda nele, cuja outra extremidade é presa ao tronco ou a uma estaca fincada no chão.

Preparando-se para o inverno

Antes do início do inverno, para aumentar a resistência ao inverno do Bryansk Pink, são realizadas medidas preparatórias:

  • As cerejeiras são regadas generosamente (60–70 l), evitando que as raízes congelem;
  • afrouxe o solo em 8–10 cm;
  • adicionar superfosfato e sulfato de potássio;
  • branquear o tronco e os ramos esqueléticos;
  • cubra o círculo do tronco da árvore com uma camada de 5 centímetros de esterco e turfa.

As árvores jovens são cobertas com estopa ou agrofibra. Para proteger a cerejeira Bryanskaya Rozovaya de roedores, uma estrutura de malha de plástico ou metal é construída ao redor da árvore. Para reter a neve, galhos de abeto e galhos são colocados ao redor da árvore.

Doenças e pragas

Para manter a saúde da cerejeira Bryansk Pink e garantir uma colheita completa, são realizados tratamentos contra doenças e pragas e medidas preventivas.

doenças da cereja

Os insetos parasitas mais comuns que danificam as cerejeiras são a mosca-das-cerejas, a traça-das-frutas, os pulgões e as moscas-serra. Apesar de sua alta imunidade, as cerejeiras são suscetíveis à clasterosporiose e à moniliose se as práticas agrícolas adequadas não forem seguidas.

Mosca-cereja

Um inseto de 4 mm de comprimento, com asas transparentes decoradas com listras pretas, corpo preto e grandes olhos verdes, deposita ovos em frutos de cereja recém-formados. As larvas brancas eclodem e fazem com que os frutos apodreçam e caiam.

A mosca-cereja é controlada usando cintos de captura e armadilhas de garrafas plásticas com xarope adicionado e amarradas aos galhos das árvores.

Tratamentos químicos eficazes incluem Phases, Actellik, Iskra e Molniya. O primeiro tratamento é realizado 10 dias após o início da atividade das moscas, e o segundo, duas semanas depois. Desenterrar o tronco da árvore no outono e na primavera também reduz o número de insetos.

Traça da fruta

Não é a mariposa em si que danifica a cerejeira rosa de Bryansk, mas suas lagartas marrons de 3 cm de comprimento. Usando suas patas abdominais, elas mantêm uma posição não natural, camuflando-se como partes da árvore, e se movem puxando os quartos traseiros em direção à frente. As lagartas consomem os brotos, os brotos dos frutos e as folhas da árvore.

As pragas são reduzidas pela remoção de ervas daninhas e pela soltura do solo ao redor dos troncos das árvores e entre as fileiras. Tratamentos eficazes incluem Fufanon-Nova, Alatar, Samurai e Fitoverm.

Mosca-serra viscosa

As cerejeiras são danificadas por larvas de moscas-serra, que se assemelham a lesmas pretas ou sanguessugas de até 10 cm de comprimento. Os insetos comem as folhas, retardando a fotossíntese, enfraquecendo a imunidade da árvore e reduzindo a produtividade. As pragas são coletadas mecanicamente e tratadas com Mospilan, Aktara e Confidor. Durante o período de frutificação, as cerejeiras são pulverizadas com infusão de camomila. Para preparar a infusão, adicione 400 g de flores secas a 10 litros de água quente e deixe em infusão por 24 horas.

Para atrair insetos predadores, plante ervas, calêndulas, capuchinhas e calêndulas ao redor dos troncos das árvores. Borrife cinzas de madeira nas folhas úmidas após a chuva; as pragas se queimarão ao entrar em contato com elas.

Mosca-serra social

As larvas verdes, de cabeça preta e medindo 10 mm de comprimento da mosca-serra social alimentam-se da parte inferior das folhas da cerejeira em grupos de até 12 antes da primeira muda. Após a muda, dispersam-se individualmente, formando um ninho comunitário de folhas contaminadas com resíduos e enredadas em teias. Migram para o solo no início de agosto, onde hibernam. Os insetos adultos emergem do solo no início de maio.

Quando larvas parasitas aparecem, a cultura é tratada com arseniato de cálcio, Karbofos e Actellic.

Drupa mosca-serra

Pulgão

Quando os botões das cerejeiras se abrem, larvas verde-escuras emergem dos ovos do pulgão preto de 2 mm e se alimentam da seiva das folhas.

A árvore enfraquece e não sobrevive tão bem ao inverno. Recomenda-se pulverizar a Bryanskaya Rozovaya com uma solução de Nitrofen a 3% antes que a seiva comece a fluir e, em seguida, com Karbofos após duas semanas. Durante ataques generalizados de pulgões, pulverizar a planta com Intavir ajuda.

Para reduzir o número de tratamentos químicos, jardineiros experientes derrubam insetos da cerejeira com um jato forte de água, destroem formigueiros próximos, soltam o solo e capinam a área do tronco da árvore.

Clusterosporíase

A mancha de tiro começa com o aparecimento de pequenas manchas vermelhas nos brotos das cerejeiras. A goma exposta muda de cor, de vermelho para preto. Manchas semelhantes aparecem nas folhas e pecíolos. Com o tempo, o tecido afetado apodrece ou seca, caindo e formando buracos. Rachaduras se formam primeiro na casca e, posteriormente, úlceras se desenvolvem. As manchas nos frutos aumentam e se fundem, e os frutos secam.

As áreas afetadas da cerejeira são removidas e queimadas, e os cancros no tronco são tratados com sulfato de cobre e piche de jardim. No início da estação de crescimento e novamente após duas semanas, a planta é pulverizada com calda bordalesa ou uma solução de cloreto de potássio a 10%.

Mancha foliar de Clasterosporium

Moniliose

A doença se manifesta pelo murchamento de galhos e folhas e pelo apodrecimento dos frutos, ocorrendo mais frequentemente em árvores em nascentes úmidas com baixas temperaturas. A infecção pelos conídios da Monilia cinerea começa nos pistilos, através dos quais os fungos penetram na casca, bloqueando os vasos de água da cerejeira. Frutos com danos mecânicos são os primeiros a serem afetados. Manchas escuras com esporos aparecem neles, os frutos secam e caem.

Frutos afetados e galhos secos são removidos e queimados. A árvore é tratada com Horus, Fitoflavina, Topsin ou calda bordalesa.

Para evitar a monoliose, a irrigação e a fertilização são regulamentadas, e o espessamento da copa e danos mecânicos não são permitidos.

Colheita e armazenamento

Em julho e agosto, as cerejas Bryansk Pink são colhidas junto com os talos para prolongar sua vida útil.

Frutas vermelhas secas e resfriadas rapidamente permanecem frescas por duas semanas na prateleira do freezer e até sete dias na gaveta de legumes. Frutas vermelhas não lavadas devem ser armazenadas em sacos de papel ou recipientes com tampas frouxas.

Frutas vermelhas congeladas são adequadas para consumo por 8 meses, secas no forno - 1 ano.

Frutas vermelhas congeladas

Áreas de aplicação

As cerejas doces Bryansk Pink são usadas na medicina popular como tônico geral e antipirético. O suco da fruta é usado para tratar traqueíte e bronquite, estimular a digestão e tratar constipação e cálculos renais. Flores e folhas de cerejeira são aplicadas em feridas purulentas para promover a cicatrização rápida.

Em cosmetologia, o extrato da fruta cereja é incluído em cremes e máscaras para clarear sardas e manchas da idade no rosto.

As bagas de Bryansk rosa contêm 14,2 mg de vitamina C por 100 g de produto, proporcionando propriedades antioxidantes que fortalecem as defesas imunológicas do corpo.

As frutas doces são geralmente consumidas frescas, mas para aumentar sua vida útil, elas são secas, congeladas ou em conserva.

Na culinária, as cerejas são usadas para decorar bolos. Também são usadas para fazer compotas, conservas, sucos e adicionadas a saladas e sobremesas de queijo. Frutas vermelhas picadas são usadas para fazer recheios de bolinhos, tortas e panquecas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata