- Histórico de seleção
- Descrição e características da variedade
- Altura de uma árvore adulta
- Período de floração e maturação
- Produtividade
- Transportabilidade
- Resistência à seca
- Resistência à geada
- Aplicações de bagas
- Polinizadores
- Qualidades de sabor das frutas
- Vantagens e desvantagens
- Como plantar
- Prazos recomendados
- Escolhendo um local
- Preparando a cova de plantio
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Requisitos para vizinhos
- Diagrama de plantio
- Características de cuidado
- Rega
- Fosso
- Mangueira com pulverizador
- Método de gotejamento
- Cobertura superior
- Aparar
- Formativo
- Sanitário
- Desbaste
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas
- Queimadura monilial
- Coccomicose
- Pulgão da cereja
- Mosca-cereja
- Clusterosporíase
- Oídio
- Gorgulho
- Reprodução da cultura
- Colheita e armazenamento
Jardineiros que cultivam cerejas estão ansiosos para colher suas safras o mais cedo possível. Por isso, são atraídos pelas variedades de amadurecimento mais precoce. Uma das que cresce mais rápido é a variedade de cereja Veda.
Histórico de seleção
I. V. Michurin começou a trabalhar em variedades de cerejeira resistentes à geada no final do século XIX. Na década de 1930, 13 variedades desse tipo já haviam sido desenvolvidas. Elas compartilhavam desvantagens comuns: baixa produtividade e frutos muito pequenos. Os esforços subsequentes de melhoramento genético continuaram.
Na Rússia, M.V. Kanshina é atualmente a líder reconhecida no melhoramento genético de cerejeiras. Ela desenvolveu 14 variedades de cerejeiras resistentes ao inverno, uma das quais é a Veda. Este trabalho continua no Instituto Russo de Tremoço.
Veda foi incluída no Registro Estadual em 2009. Foi zoneada para a Região Central.
Descrição e características da variedade
Esta árvore é conhecida por seu rápido crescimento. Os brotos são verde-oliva, retos e sem pelos. As grandes folhas verdes são ovadas com bordas serrilhadas. Sua superfície é fosca e lisa, com aparência coriácea e levemente brilhante. O pecíolo é espesso.
Os frutos em formato de coração são de tamanho médio. A casca é fina e lisa, com manchas escuras quase imperceptíveis por baixo.

Altura de uma árvore adulta
A cerejeira-veda tem uma copa compacta e densa. A árvore atinge 2,5 metros de altura. Sua baixa estatura permite a colheita não apenas das partes inferiores, mas também do topo. Os galhos principais são posicionados em ângulos retos em relação ao tronco.
Período de floração e maturação
A Veda floresce em maio ou junho. Essas datas são para a Rússia central. Isso ajuda a prevenir os efeitos das geadas da primavera, como o congelamento das inflorescências.
A veda amadurece tarde, em julho. Em algumas regiões, esse período de frutificação é considerado uma vantagem. Chuvas fortes costumam ocorrer no final de junho ou início de julho. Isso pode causar rachaduras nas frutas. Esta variedade começa a produzir colheitas após o fim da estação chuvosa.
Produtividade
A cerejeira Veda começa a dar frutos a partir do quarto ano após o plantio.

O rendimento é de 77 centavos por hectare.
Transportabilidade
Os frutos Veda são caracterizados pela alta transportabilidade.
Resistência à seca
A planta não tolera seca prolongada e requer rega.
Resistência à geada
Veda tem resistência à geada acima da média, o que a torna adequada para cultivo no clima da Rússia.
Aplicações de bagas
A cereja Veda é considerada uma fruta versátil. É perfeita para comer fresca, fazer conservas ou sucos.
Uma das características dessa variedade é a facilidade de separar o caroço e a polpa, o que a torna adequada para recheio de tortas.

Polinizadores
Esta árvore não é autopolinizadora. Para garantir que Veda possa encantar o jardineiro com uma colheita abundante, plantas polinizadoras devem ser plantadas nas proximidades. As seguintes variedades podem ser usadas para esse propósito:
- Michurinka;
- Eu coloquei;
- Tiutchevka;
- Leningrado negro;
- Brianochka;
- Ciúmes.
A variedade Veda produz os maiores rendimentos com as variedades desta lista. A polinização pode ocorrer com ou sem insetos, impulsionada pelo vento.
Qualidades de sabor das frutas
Segundo especialistas, o sabor das frutas vermelhas merece uma classificação de 4,6 de 5.
As bagas de Veda têm as seguintes características:
- o peso de uma baga, em média, é de 5,1 gramas;
- os frutos maiores podem pesar até 7 gramas;
- a cor é uniforme, vermelho escuro;
- a casca da baga é macia e lisa;
- A cereja Veda produz suco vermelho escuro;
- As frutas contêm 11,5% de açúcar.

O pedúnculo da Veda é de comprimento médio. Quando colhido, separa-se facilmente do ramo e da baga. A quebra permanece seca. As bagas da Veda não são danificadas durante a colheita, o que facilita seu armazenamento de alta qualidade.
Vantagens e desvantagens
As vantagens desta variedade são:
- Colheita abundante.
- Excelente sabor de frutas.
- Amadurecimento precoce do Veda.
- O amadurecimento tardio dos frutos permite uma colheita de maior qualidade.
- A resistência à geada permite que a cereja Veda seja cultivada na Rússia central.
A desvantagem é a autoesterilidade desta variedade de cereja. Como a solução exige o plantio de uma ou mais árvores adicionais, isso ocupará parte do espaço do jardim e poderá gerar um excedente de frutas se as frutas forem cultivadas para uso doméstico.
Como plantar
Ao plantar, regue generosamente as mudas de Veda. Cada uma precisará de dois baldes de água.
O colo da raiz deve estar localizado a uma altura de 5 centímetros do solo.
Uma estaca é colocada ali perto e a muda é amarrada a ela.

Prazos recomendados
As cerejeiras podem ser plantadas na primavera ou no outono. Ambos os períodos representam um período de dormência para o sistema radicular da cerejeira. No entanto, o plantio da cerejeira Veda na primavera é considerado mais eficaz. Isso ocorre porque as mudas podem não ter tempo suficiente para estabelecer raízes no outono.
Nas regiões do sul do país, o plantio de mudas de Veda é permitido até meados de outubro.
Escolhendo um local
Um pomar de cerejeiras é construído para durar muitos anos. Portanto, o local deve ser escolhido com cuidado. Áreas baixas, onde a umidade se acumula, são inadequadas para a cerejeira-Veda.
O melhor relevo para o local de pouso são encostas suaves com boa luz solar.
Ao escolher um local para plantar a cerejeira-veda, considere o nível do lençol freático. Ele não deve ultrapassar um metro e meio de profundidade.
Se não for possível evitar condições de alta umidade, valas de drenagem podem ser usadas para drenar a umidade.
A melhor composição de solo para o local é franco-arenosa e solta. Solos argilosos ou ácidos não são adequados para a cerejeira-veda. É melhor adicionar a quantidade necessária de areia ao primeiro e cal ao segundo (500 gramas por metro quadrado).
Preparando a cova de plantio
A preparação do local começa com no máximo três semanas de antecedência.

As mudas de cerejeira Veda são menores e têm um sistema radicular mais fraco do que outras variedades de cerejeira. Para plantar o arbusto, prepare um buraco de 50 centímetros de profundidade. A largura e a profundidade também devem ser de 50 centímetros.
Antes do plantio, você precisa aplicar fertilizante. A composição do fertilizante depende do tipo de solo. Se você estiver plantando a cerejeira-veda em solo preto, misture húmus com terra na proporção de 1:10. Se estiver plantando em solo menos fértil, você pode preparar um fertilizante mais concentrado: 1 parte de húmus para 7 partes de terra.
Adicione 150 gramas de superfosfato duplo, 50 gramas de sulfato de potássio e 0,4 kg de cinzas em cada buraco.
Terra fertilizada é despejada no fundo do buraco para formar um pequeno cone. Ao plantar a cerejeira-veda, as raízes são espalhadas e cobertas com terra.
Como selecionar e preparar material de plantio
As mudas devem ser adquiridas em viveiros ou jardins botânicos. Estes fornecerão um certificado com informações detalhadas sobre a planta. No momento da compra, inspecione as mudas para garantir que estejam livres de doenças ou danos. É melhor escolher mudas de cerejeira-veda com 1 a 2 anos de idade.
Cada árvore deve ter pelo menos três raízes esqueléticas. A copa deve ter três ramos esqueléticos com pelo menos meio metro de comprimento. Há uma curva a 10 centímetros do colo da raiz. Foi aqui que a planta foi enxertada.
As mudas de cerejeira-veda devem ser deixadas de molho em água por 6 a 8 horas antes do plantio. O ideal é deixá-las de molho durante a noite e plantá-las no solo pela manhã. Adicionar um estimulante de crescimento à água garante 100% de sobrevivência.

Recomenda-se renovar o sistema radicular. Para isso, apare as raízes. Deixe as partes grossas e remova os brotos a 1 centímetro de distância delas.
Requisitos para vizinhos
É útil plantar sálvia, calêndula, endro e calêndula nas proximidades. Essas plantas podem repelir pragas de insetos da cerejeira-veda.
Evite plantar milho ou girassóis nas proximidades. Eles podem esgotar o solo. Além disso, ao criarem sombra, roubam a luz solar da cerejeira-de-passarinho.
Esta planta é autoestéril. Os frutos não se desenvolvem sem a presença de outras variedades. É necessário plantar a cerejeira Veda ao lado de Tyutchevka, Michurinka, Leningradskaya Chernaya e outras variedades.
Às vezes, não há espaço no terreno para o plantio de polinizadores. Nesse caso, você pode usar a cerejeira-veda como porta-enxerto para as variedades listadas acima. A polinização ocorrerá normalmente. No entanto, é importante lembrar que esse método só funciona para árvores jovens. Para árvores já estabelecidas, é impossível garantir a sobrevivência do rebento.
Diagrama de plantio
Essas árvores não são altas, mas sua copa é ampla, formada por galhos horizontais. Portanto, ao plantar, deve-se deixar espaço suficiente entre as plantas para permitir que as árvores vizinhas cresçam livremente. Portanto, as mudas de cerejeira-veda devem ser espaçadas de 2,6 a 3 metros. Isso garantirá que os frutos amadureçam uniformemente em todos os galhos, ao longo de toda a altura da árvore.

Características de cuidado
A planta precisa de cuidados de qualidade.
Rega
Após o plantio, regue semanalmente. Cada muda precisará de 30 litros de água.
Uma cerejeira Veda adulta que atingiu a idade de frutificação precisa ser regada três vezes durante a estação:
- na fase do cone verde;
- quando ocorre o ovário;
- no final da frutificação.
Cada vez, uma planta precisará de 5 litros de água.
Fosso
Esses sulcos são cavados em círculo, ao longo do perímetro da copa da árvore. Sua profundidade deve ser de 15 centímetros.
Mangueira com pulverizador
O uso dessas mangueiras garante que a água seja distribuída uniformemente pelo solo, tronco e diversas partes da copa da cerejeira. Recomenda-se regar à noite.

Método de gotejamento
Para fazer isso, enrole uma fita adesiva em espiral ao redor do tronco da árvore. Este método de rega umedece completamente a zona radicular da cerejeira, evitando que o solo grude quando seca.
Cobertura superior
Durante o primeiro ano, as cerejeiras não precisam de fertilização adicional. A cada primavera, regue com uma solução de salitre (60 g para cada 10 litros de água). Duas semanas depois, regue com uma solução de ureia (2 colheres de sopa para cada 10 litros de água). No outono, fertilize com uma solução de fósforo e potássio (2 colheres de sopa para cada 10 litros de água).
Aparar
À medida que a cerejeira cresce, é importante tomar medidas para moldar a copa da cerejeira e garantir um crescimento abundante e uniforme dos frutos. A poda pode afetar o sabor dos frutos, eliminando o amargor e garantindo alto teor de açúcar.
A remoção dos galhos garante melhor ventilação e exposição uniforme das cerejas ao sol.
Para árvores frutíferas, a fertilização é feita 5 vezes ao ano:
- No final de março, é utilizado salitre.
- Antes da floração - superfosfato, depois - nitrophoska.
- Após a colheita, são utilizados superfosfato e sulfato de potássio.
Antes do início do inverno, as cerejeiras são fertilizadas com húmus.

Formativo
O objetivo da poda é formar uma coroa de três camadas.
Primeiro ano
A distância entre os níveis de cerejeiras deve ser de pelo menos meio metro.
Segundo
Os três galhos mais fortes são deixados na fileira inferior. O broto central é removido a uma distância de um metro da fileira inferior.
Terceiro
Forma-se uma segunda fileira de três brotos. O tronco é cortado a uma altura de um metro.
Quarto
Durante esta estação, a terceira camada é formada, deixando os três ramos de cerejeira mais fortes.
Quinto
Os galhos de 4 a 5 anos são podados, usando brotos laterais jovens.
Sanitário
A poda da cerejeira para a saúde começa em meados de março e continua até que a seiva comece a fluir ativamente. Isso envolve primeiro aparar os galhos principais que cresceram excessivamente. É importante prestar atenção aos galhos da cerejeira que impedem a iluminação uniforme dos frutos em maturação.

Quando os brotos começarem a crescer, você poderá ver quais galhos foram congelados. Eles devem ser removidos, mas a área cortada deve ser coberta com piche para ajudar a cicatrizar mais rápido.
Desbaste
Remova galhos velhos e doentes da cerejeira.
Preparando-se para o inverno
No inverno, recomenda-se cobrir as plantas jovens com agrofibra ou pulverizá-las com uma solução Novosil, que aumenta a imunidade da planta.
Quando as folhas caem, é realizada a rega pré-inverno, necessária para ajudar a cerejeira a sobreviver ao inverno.
Doenças e pragas
Os seguintes meios são usados para combater doenças e pragas.
Queimadura monilial
Com esta doença, brotos, folhas e ovários gradualmente ficam marrons. Depois de algum tempo, eles secam. Os galhos doentes devem ser podados e queimados. HOM ou Horus são tratamentos eficazes. Todas as árvores do jardim devem ser tratadas, não apenas as doentes.
Para prevenir a ocorrência da doença, recomenda-se realizar pulverizações preventivas com fungicidas.

Este tipo de pulverização é realizado antes da floração e no outono, após a colheita. Calda bordalesa, Mikosan-V, Skor e outros produtos similares podem ser usados.
Se um broto for cortado, o corte deve ser desinfetado. Isso reduzirá o risco de infecção.
Coccomicose
No estágio de cone verde, pulverize com sulfato de cobre. Após a floração, use calda bordalesa.
Pulgão da cereja
Antes e depois da floração, use Aktara e Actellic.
Mosca-cereja
Após a floração, use Iskra ou Aktara. Repita o tratamento após uma semana.

Clusterosporíase
Para o tratamento, é necessário remover os ramos doentes, tratar com calda bordalesa antes e depois da floração e novamente após duas semanas.
Oídio
Neste caso, trate com Skor ou Topaz antes da floração. Após a floração, use Hom. No outono, pulverize com calda bordalesa.
Gorgulho
Pulverize com Fufanon no estágio de cone verde.
Reprodução da cultura
No cultivo, são utilizadas mudas, que são vendidas em viveiros ou jardins botânicos.
Colheita e armazenamento
A colheita ocorre no final de julho. As cerejas Veda conservam-se bem e mantêm sua aparência comercializável por muito tempo.











