- Descrição do problema
- Possíveis razões pelas quais as cerejas jovens murcham
- Erros ao plantar uma muda
- Condições climáticas adversas
- Presença de doenças
- Ticiliose
- Moniliose
- Impacto de pragas
- Cochonilha da Califórnia
- Besouro da casca
- Cuidados inadequados com a muda
- Como evitar o ressecamento
- Dicas de jardineiros
Moradores da região sul e de outras regiões com agricultura desenvolvida podem desfrutar de uma colheita de cerejas deliciosas e saudáveis. No entanto, dificuldades e contratempos podem surgir. Erros nas práticas agrícolas, o desenvolvimento de doenças e condições climáticas desfavoráveis podem fazer com que as cerejeiras murchem após a floração. A árvore requer bons cuidados e prevenção de doenças em tempo hábil para garantir uma produção consistente de frutos e proteção contra pragas e patógenos.
Descrição do problema
Os jardineiros geralmente identificam os problemas que surgem com as cerejas com base nos sinais primários:
- murcha das folhas;
- queda de folhas;
- queda de ovários.
Se as folhas de uma cerejeira começarem a murchar repentinamente, é importante determinar a causa e começar a eliminá-la o mais rápido possível, antes que a cerejeira seque completamente. Caso contrário, você pode não só perder a colheita, como também destruir completamente a planta.
Possíveis razões pelas quais as cerejas jovens murcham
Pode haver várias causas para o murchamento das folhas, cada uma com suas próprias soluções específicas. É especialmente útil para jardineiros iniciantes entendê-las.
Erros ao plantar uma muda
O motivo mais comum para o ressecamento gradual de cerejeiras jovens é o plantio inadequado. A árvore precisa de boa iluminação e luz solar, além de proteção contra correntes de ar e ventos frios.
Ao selecionar e comprar material de plantio, preste atenção não apenas à aparência da parte aérea, mas também à condição do sistema radicular.
Recomenda-se plantar árvores com 1 a 2 anos de idade, pois elas têm a melhor taxa de sobrevivência.

O plantio da cerejeira deve ser feito em tempo hábil. Prepare a cova de plantio com antecedência para permitir que o solo se acomode. O colo da raiz deve estar ligeiramente acima do nível do solo. Plantar em uma cova recém-cavada faz com que a árvore se acomode junto com o solo, o que inibe ainda mais seu crescimento e desenvolvimento. O plantio raso leva à dessecação do sistema radicular. O excesso de fertilizantes minerais na cova de plantio também pode causar o ressecamento da muda.
Condições climáticas adversas
O clima quente e seco faz com que não apenas as mudas jovens sequem, mas também as cerejeiras que já começaram a dar frutos. Assim que começam a florescer, elas passam a consumir mais umidade.
Durante a seca, é necessário regar regularmente e sistematicamente e cavar uma vala rasa ao redor da muda. É uma boa ideia cobrir o solo ao redor do tronco com grama ou serragem. Faça uma camada de cobertura morta com pelo menos 10 cm de espessura.
As cerejeiras são plantas que gostam de calor, por isso é preciso ter atenção especial ao prepará-las para o inverno. Caso contrário, as folhas que brotam na primavera cairão e surgirão rachaduras no tronco. Isso pode ser evitado com as seguintes medidas:
- remover galhos danificados em tempo hábil;
- remover casca morta do tronco;
- No outono, envolva a muda jovem com material não tecido e respirável;
- fertilizar o círculo do tronco da árvore em preparação para o período de inverno;
- caiar o tronco com uma solução de cal ou tinta especialmente desenvolvida para esse fim.

Presença de doenças
O impacto negativo dos patógenos não só leva à redução da produtividade, como também ao murchamento das folhas e à secagem dos brotos. A detecção e o tratamento precoces dos sinais de doenças podem prevenir problemas graves e manter a produtividade alta.
Ticiliose
Uma doença perigosa que, em última análise, causa a morte das cerejeiras. Afeta com mais frequência mudas jovens. Os sinais de danos incluem:
- enrolamento das bordas da lâmina foliar ao longo da nervura;
- os botões floridos murcham depois de uma semana;
- os frutos que se fixaram não amadurecem.
Como resultado, as folhas caem completamente, deixando o tronco nu. As cerejeiras podem ser salvas aplicando um fertilizante de raiz contendo cinzas de madeira, sulfato de potássio ou ureia.
Moniliose
Os sinais desta doença incluem folhas murchas, flores murchas e frutos apodrecidos. As pontas dos brotos parecem queimadas e crescimentos acinzentados são visíveis na casca. A doença é controlada pela remoção de galhos e folhas doentes. As cerejeiras também são tratadas com fungicidas.

Após a floração, é aconselhável tratar a árvore com produtos que contenham cobre. Recomenda-se também a pulverização preventiva nas árvores próximas.
Impacto de pragas
Pragas também causam murcha nas folhas das cerejeiras. A detecção e a erradicação precoces são essenciais para o controle de pragas.
Cochonilha da Califórnia
Esta praga é extremamente difícil de detectar porque se assemelha à casca de uma árvore. O inseto suga a seiva da cerejeira, causando sua morte. Os sinais de infestação por cochonilhas incluem:
- folhas amareladas e caídas prematuramente;
- casca rachada;
- crescimento lento das plantas.
As principais causas do aparecimento da praga são o excesso de fertilizantes nitrogenados no solo e a seca prolongada. É extremamente difícil se livrar de cochonilhas, pois elas são cobertas por uma casca densa e os pesticidas não funcionam nelas. Remova os insetos mecanicamente com uma escova de aço. Em seguida, recomenda-se borrifar os galhos e o tronco com uma solução de sabão em pó.

Besouro da casca
A praga rói a casca e causa uma infecção fúngica na cerejeira. Com o tempo, os insetos se multiplicam rapidamente, tornando quase impossível se livrar deles. Se forem detectados besouros da casca, a casca deve ser raspada imediatamente com um raspador. As plantas afetadas são tratadas com produtos químicos específicos. Em infestações severas, galhos individuais, mesmo aqueles com frutos, devem ser completamente removidos e queimados.
Cuidados inadequados com a muda
O cuidado inadequado com cerejeiras jovens pode causar murcha das folhas. Fertilizar além das doses recomendadas é prejudicial ao crescimento e desenvolvimento da árvore. Problemas também podem ser causados pelas larvas do besouro-da-serra e do grilo-toupeira, que surgem após a aplicação de fertilizantes orgânicos no tronco da árvore.
Como evitar o ressecamento
Quando os primeiros sinais de murcha das folhas e ressecamento dos frutos em uma cerejeira forem detectados, medidas preventivas devem ser tomadas imediatamente:
- cortar e queimar galhos infectados;
- monitorar de forma geral a condição da copa da árvore, realizar podas sanitárias;
- cubra todas as rachaduras do tronco com piche de jardim;
- remover e queimar folhas caídas;
- realizar escavação profunda do solo no círculo do tronco da árvore;
- Após o término da floração, trate a cerejeira com calda bordalesa ou sulfato de cobre.

A pulverização preventiva deve ser feita regularmente, mesmo que a cerejeira pareça saudável. A árvore também precisa de rega regular, cobertura morta ao redor do tronco, caiação do tronco e abrigo para o inverno. Antes da brotação, borrife a planta com sulfato ferroso. Repita o tratamento no outono. Também é uma boa ideia borrifar a cerejeira com Zircon ou o biocomplexo Ecoberin antes de se preparar para o inverno.
Dicas de jardineiros
Jardineiros experientes recomendam não esperar pelos primeiros sinais de doenças ou pragas, mas sim cuidar da saúde da cerejeira com antecedência. Para isso, plante culturas com forte odor (como calêndula e alho) nas proximidades. Plantar tabaco nas proximidades também afasta as pragas.
Antes da frutificação, as cerejeiras devem ser pulverizadas com fungicidas e inseticidas para garantir uma colheita segura e ecologicamente correta. Durante a frutificação, somente produtos biológicos devem ser utilizados quando absolutamente necessário. Vale ressaltar também que cada variedade possui práticas agrícolas e cuidados específicos, que devem ser cuidadosamente analisados previamente. Como escolher uma muda de cerejeira para plantar em seu próprio terreno.











