- Descrição e Características
- Vantagens e desvantagens
- Histórico de seleção
- Características da variedade
- Resistência à seca e robustez no inverno
- Polinização
- Período de floração
- Tempo de maturação
- Produtividade e frutificação
- Aplicação de frutas vermelhas
- Resistência a doenças e pragas
- Como plantar corretamente
- Prazos recomendados
- Escolhendo um local
- Requisitos para vizinhos
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Polinizadores
- Eu coloquei
- Tyutchevka
- Ovstuzhenka
- Rechitsa
- Regras de cuidado e cultivo
- Formação da coroa
- Escassamente estratificado
- Achatado
- Espesso
- Cobertura superior
- Antes da floração
- Após a floração
- Depois de 2 semanas
- Aplicação foliar no verão
- Modo de rega
- Preparando-se para o inverno
- Poda sanitária
- Doenças e pragas
- Mancha oca
- Mosaico
- Mosca-cereja
- Pulgão da cereja
- Traça da fruta
- traça de tiro
- Colheita e armazenamento
As cerejas doces são populares por seu sabor adocicado e aroma agradável. Uma desvantagem dessa fruta é sua baixa resistência à geada, por isso foi plantada principalmente nas regiões do sul. No entanto, os produtores desenvolveram uma variedade de cereja chamada Revna, que pode suportar temperaturas de inverno de até -30 °C. Abaixo, você encontrará informações sobre como cultivar essa fruta em jardins domésticos.
Descrição e Características
A cerejeira Revna atinge uma altura de 3 a 3,5 metros. Esta é uma grande vantagem, pois os frutos podem ser colhidos sem o uso de equipamentos especializados. A copa da árvore é piramidal e os brotos são retos e vigorosos.
A casca da planta adulta é marrom-bordô. As folhas são verde-escuras, coriáceas, com bordas serrilhadas e ponta pontiaguda. Os frutos são de tamanho médio, arredondados e achatados, de cor vermelho-escuro.
Informações adicionais: A cerejeira mais alta atinge 30 metros de altura.
Vantagens e desvantagens
Cherry Revna tem as seguintes qualidades positivas:
- dá frutos abundantemente;
- os frutos têm uso universal;
- sabor agradável;
- alta transportabilidade;
- resistência à geada da madeira;
- tamanho da coroa;
- imunidade estável.
As desvantagens incluem a necessidade de plantar árvores polinizadoras nas proximidades, bem como a frutificação tardia.

Histórico de seleção
A cereja Revna é um produto de melhoramento genético doméstico. Especialistas desenvolveram a variedade a partir da variedade Bryansk Pink, que se provou bem na Rússia central. O trabalho de melhoramento genético foi realizado no Instituto de Pesquisa de Tremoço de Bryansk, em toda a Rússia. A cereja recebeu o nome do rio de mesmo nome, que corre perto do instituto.
Características da variedade
Os frutos escuros, de cor vinho, são populares por seu sabor adocicado e aroma agradável. Embora a polpa seja firme, o caroço se separa facilmente. Os frutos têm uma variedade de usos.
Resistência à seca e robustez no inverno
Os produtores foram incumbidos de desenvolver uma variedade de cerejeira de alto rendimento e resistente ao inverno, tarefa que conseguiram realizar com sucesso. A árvore pode suportar temperaturas de até -30 °C. A resistência à seca também é alta.
Mas em climas secos e quentes, as árvores precisam ser regadas, caso contrário a qualidade da colheita diminui.
Polinização
A cerejeira Revna é uma variedade parcialmente autofértil. Sem variedades polinizadoras próximas, a produção será significativamente menor do que o esperado. Por esse motivo, a cerejeira é plantada em grupos.

Período de floração
A floração começa em meados de maio. A polinização ocorre por meio de abelhas, que transportam pólen de árvores polinizadoras próximas. Todas as variedades de cerejeira devem ter o mesmo período de floração.
Tempo de maturação
Os frutos amadurecem aproximadamente 2,5 meses após a floração. O clima quente acelera o amadurecimento. Os frutos são colhidos de meados ao final de julho.
Produtividade e frutificação
As primeiras cerejas são colhidas no quinto ano após o plantio. Uma árvore rende de 15 a 20 quilos de cerejas. Os frutos de tamanho médio têm boa aparência comercial e excelente sabor.
Aplicação de frutas vermelhas
Deliciosas cerejas são consumidas principalmente frescas. Também são usadas para fazer compotas, conservas e geleias. Devido ao seu alto teor de açúcar, as frutas podem ser utilizadas na produção de vinho.

Resistência a doenças e pragas
A cerejeira Revna possui um sistema imunológico forte e raramente é suscetível a ataques. Isso pode ocorrer principalmente devido a condições climáticas desfavoráveis ou cuidados inadequados. Pássaros, que adoram se banquetear com os frutos doces, também podem causar danos.
Como plantar corretamente
As cerejeiras podem crescer e dar frutos no mesmo local por muitos anos, por isso o local para elas é cuidadosamente selecionado. A seleção de uma árvore jovem é igualmente meticulosa. As mudas são compradas em um viveiro de jardim ou de vendedores confiáveis no mercado.
Importante! Se o solo da região for argiloso, solte-o com areia e melhore-o com composto.
Prazos recomendados
Recomenda-se plantar cerejeiras na primavera, depois que o solo estiver aquecido, mas antes que os brotos inchem. Quando as árvores estão dormentes, elas suportam mais facilmente o estresse do transplante. Mudas cultivadas em recipientes podem ser plantadas até o final da primavera.
Se o jardineiro não teve tempo de plantar a cerejeira na primavera, ele pode fazê-lo no outono, um mês antes do início da geada.

Escolhendo um local
Um local ensolarado e protegido dos ventos do norte é o escolhido para o plantio das cerejeiras. Uma encosta voltada para o sul é um bom local. Os níveis de água subterrânea devem ser baixos no local onde as cerejeiras são plantadas. As árvores devem ser plantadas a alguma distância de construções anexas e cercas.
Requisitos para vizinhos
Para garantir o desenvolvimento da cerejeira, é necessário plantar culturas adequadas nas proximidades. Ela se desenvolve melhor ao lado de outras variedades de cerejeira, incluindo cerejas ácidas. Macieiras, ameixeiras e pereiras terão um impacto negativo na árvore. O sabugueiro plantado nas proximidades ajudará a prevenir pulgões.
Como selecionar e preparar material de plantio
Para o plantio em jardins, selecione mudas de um ou dois anos. Ao fazer isso, preste atenção aos seguintes fatores:
- o sistema radicular deve estar desenvolvido, sem sinais de danos por microrganismos patogênicos;
- o tronco de uma muda saudável é liso, sem amassados ou danos mecânicos;
- Os brotos devem ser elásticos e firmemente presos ao broto.
O sistema radicular é imerso em um recipiente com água morna por 6 a 8 horas.

Diagrama de plantio
As árvores são plantadas a pelo menos 3 metros de distância, bem como longe das construções anexas. O buraco é cavado com 0,6 a 0,8 metros de profundidade e até 1 metro de diâmetro. As cerejeiras são plantadas da seguinte forma:
- um substrato composto por uma mistura de solo de jardim e composto é despejado em um monte no fundo da vala;
- uma muda é colocada no meio, as raízes são esticadas e cobertas com terra até o colo da raiz;
- despeje 10-12 litros de água.
A área ao redor do tronco da árvore é coberta com palha ou capim seco. Uma estaca é fincada ao lado da muda e o tronco é amarrado a ela.
Polinizadores
Árvores polinizadoras são plantadas perto da cerejeira Revna. Isso promoverá uma melhor frutificação e uma colheita de maior qualidade. Abaixo, uma breve visão geral das variedades polinizadoras mais adequadas.
Eu coloquei
A cerejeira Iput tem a mesma altura de árvore, como a Revna, e tem um período de floração semelhante. Por essas razões, pode ser usada como polinizadora. A cor dos frutos da cerejeira Iput varia do vermelho ao quase preto. São doces no sabor e têm um agradável aroma de cereja.

Tyutchevka
A variedade foi adicionada ao Registro Estadual em 2001. As cerejeiras Tyutchevka são de porte médio, com copa ampla e pouco densa. Os frutos são vermelhos e suculentos, com casca firme, porém fina. Em verões chuvosos, a casca pode rachar. O caroço é difícil de separar da polpa.
Ovstuzhenka
Esta variedade pode ser cultivada em diversas regiões devido à sua alta resistência à geada, atingindo temperaturas de até -45 °C. Floresce na segunda quinzena de maio e frutifica no final de junho no sul e 30 dias depois no norte. Os frutos são de cor vinho escuro, doces e suculentos. Uma árvore adulta pode render até 30 quilos de frutos.
Rechitsa
Esta variedade de cereja é uma boa polinizadora, embora seja autoestéril. Para garantir a frutificação, a Rechitsa requer o plantio de árvores polinizadoras nas proximidades. Os frutos são vermelho-escuros e doces. São fáceis de colher e ficam pendurados por 10 dias sem cair ou rachar.
Atenção! Os períodos de floração da cerejeira Revna e de suas árvores polinizadoras devem coincidir.
Regras de cuidado e cultivo
As cerejeiras exigem cuidados durante toda a estação, incluindo rega, fertilização e poda para moldar e manter a saúde. Para proteção contra doenças e pragas, as árvores são pulverizadas com inseticidas e fungicidas. Para o inverno, os troncos são caiados e envoltos em material não tecido.

Formação da coroa
Para garantir o acesso dos frutos ao sol e ao ar, a copa da cerejeira é moldada desde os primeiros anos de cultivo. Os frutos então crescem grandes e doces. A poda é feita em várias etapas.
Escassamente estratificado
A coroa é formada da seguinte forma:
- no primeiro ano, a 60 centímetros da base do tronco, conte 4-6 brotos, corte tudo acima;
- no 2º ano, são selecionados 3-4 brotos - a base da 1ª camada, cujo comprimento é de 50-65 centímetros;
- no 3º ano, os ramos que crescem em ângulo agudo em relação ao condutor são cortados;
- No 4º ano, primeiro o ramo central é podado e depois os ramos laterais, de modo que fiquem 20 centímetros mais curtos que o condutor.
Nos anos seguintes, é realizada a mesma poda do 4º ano.
Achatado
Este método formação de copa de cerejeira Este método é o mais popular entre os jardineiros. Para isso, corte a parte do broto com mais de 70-80 centímetros de altura. Em seguida, isole o caule principal e dois galhos que crescem em lados opostos e remova o restante.

Na primavera seguinte, mais dois galhos, crescendo um em frente ao outro, são selecionados meio metro acima dos galhos principais. Para estimular o crescimento da árvore, no terceiro ano, o caule principal é podado até o nível de um galho lateral pouco desenvolvido.
Espesso
Uma árvore formada dessa forma espalha seus galhos amplamente. Para isso, no primeiro ano, a muda é podada a 70 centímetros, e os brotos localizados de 0 a 50 centímetros acima do solo são removidos. No início do verão, 5 a 6 brotos desenvolvidos são deixados, e o restante é podado.
Na primavera seguinte, 10 a 12 brotos localizados nas bordas dos galhos são podados e, no verão, os brotos que crescem verticalmente são podados. No terceiro ano, a copa é desbastada: os galhos cruzados de segunda ordem são removidos. O procedimento é repetido nos anos seguintes.
Cobertura superior
À medida que a muda cresce, suas necessidades nutricionais aumentam. Se a árvore for plantada em solo fértil, a fertilização será necessária no terceiro ano. As cerejeiras são fertilizadas com diversos fertilizantes várias vezes por estação.
Antes da floração
Na primavera, as cerejeiras Revna são alimentadas com nitrogênio. Para isso, você pode usar, por exemplo, nitrato de amônio, dissolvendo 15 a 20 gramas em um balde de água. Essa quantidade de fertilizante é aplicada em um metro quadrado do círculo do tronco da árvore.
Após a floração
No verão, as cerejeiras precisam de fósforo e potássio, além de nitrogênio. Para repor esses elementos, as árvores são alimentadas com uma mistura de ureia, superfosfato e sulfato de potássio. Este fertilizante promoverá a formação de vagens de alta qualidade.

Depois de 2 semanas
Durante este período, utiliza-se um fertilizante mineral complexo com alta concentração de fósforo e potássio. Além dos componentes acima, as cerejeiras precisam de magnésio, ferro, cobre, cobalto e boro. Fórmulas prontas estão disponíveis comercialmente e devem ser usadas de acordo com as instruções.
Aplicação foliar no verão
Além da fertilização nas raízes, pode-se utilizar adubação foliar. Para isso, prepare uma solução em agosto com 25 gramas de superfosfato e 10 litros de água. Use 1,5 litro de fertilizante por metro quadrado. Como alternativa, você pode usar uma solução de cinzas feita com uma xícara da substância e 10 litros de água.
Modo de rega
A cerejeira Revna tolera bem a seca. No entanto, durante os verões secos, deve ser regada pelo menos 3 a 4 vezes. A umidade insuficiente pode fazer com que a fruta perca a suculência e o sabor, resultando em ressecamento.
Para evitar a formação de crostas, o círculo do tronco da árvore é afrouxado após cada rega.

Preparando-se para o inverno
No outono, as cerejeiras Revna são alimentadas com potássio e fósforo. Antes do início da geada, elas são regadas para repor a umidade. Em seguida, a área ao redor dos troncos das árvores é polvilhada com uma camada de composto ou turfa. Para proteção contra roedores, os troncos das árvores são envoltos em material não tecido e uma rede especial.
Importante! Para prevenir doenças e pragas, os troncos das cerejeiras devem ser caiados no outono. Além disso, a área ao redor do tronco deve ser limpa de restos vegetais.
Poda sanitária
Além da poda formativa, também é realizada a poda sanitária. Isso envolve a remoção de brotos secos, quebrados, doentes e congelados. Use ferramentas afiadas. Desinfete-as várias vezes durante o procedimento para evitar que microrganismos patogênicos infectem galhos saudáveis.
Doenças e pragas
A cerejeira Revna possui boa imunidade, mas em condições climáticas desfavoráveis pode ser suscetível a doenças e pragas. Cuidados inadequados também podem contribuir para isso.
Mancha oca
As primeiras manchas aparecem nas folhas da cerejeira Redondos e de cor marrom. Sob a influência de microrganismos patogênicos, formam-se buracos. Quando a doença é detectada, as folhas afetadas são arrancadas e queimadas, e as árvores são pulverizadas várias vezes com uma solução de calda bordalesa a 1%.

Mosaico
Esta é uma doença viral que causa o aparecimento de estrias amarelas ao longo das nervuras da cerejeira Revna, seguidas pelo avermelhamento das folhas, que se enrolam e caem. Não há cura para esta doença; a árvore deve ser arrancada e destruída. Para prevenir o mosaico, a cerejeira é pulverizada com produtos que contêm cobre.
Mosca-cereja
Para capturar insetos nocivos, pendure armadilhas adesivas especiais ou coloque recipientes cheios de kvass, geleia líquida ou solução de mel. Se os remédios populares não funcionarem, inseticidas como Actellic ou Calypso são usados.
Pulgão da cereja
Colônias de pulgões podem enfraquecer rapidamente uma árvore, alimentando-se da seiva das folhas. Remédios populares como infusões de sabão, folhas de árvores, cinzas de madeira ou tabaco podem ser usados para se livrar da praga. Se os pulgões se tornarem muito numerosos, vários inseticidas podem ser usados.
Traça da fruta
As lagartas da traça-das-frutas destroem as folhas. O controle envolve a remoção de restos vegetais dos troncos das árvores, a calafetagem dos troncos com cal e a pulverização das árvores com remédios populares, como infusões de calêndula e absinto. Os tratamentos químicos incluem Fitoverm, Agravertin e Vertimek.

traça de tiro
O inseto danifica os brotos dos frutos. Como medida preventiva, revolva o solo sob as árvores na primeira quinzena de junho. Isso é necessário para matar as pupas da traça-da-cereja. Inseticidas são usados para controlar a praga. Durante a brotação, as árvores são pulverizadas com uma solução de Malathion.
Colheita e armazenamento
As cerejas são colhidas pela manhã, depois que o orvalho seca. O clima durante a colheita deve ser quente e seco, caso contrário, a fruta estragará rapidamente. As cerejas são colhidas quando estão totalmente maduras, pois não amadurecem mais.
As bagas são colhidas com ou sem o pedúnculo. No primeiro caso, os frutos podem ser armazenados por muito mais tempo. prazo de validade das cerejas Você pode armazená-los em sacos herméticos ou recipientes plásticos. Os frutos também podem ser congelados e consumidos no inverno, após descongelar uma vez.











