Com a chegada do clima mais quente, frutas vermelhas tão esperadas aparecem nas prateleiras das lojas. Os moradores estocam cerejas para conservar ou congelar. Em seus jardins, a colheita das cerejas cultivadas em casa começa nos primeiros meses do verão. Antes de colher e comprar a matéria-prima, eles consideram várias opções para conservar as cerejas em casa.
Como colher para armazenamento de longo prazo
As cerejas doces estão entre as primeiras a amadurecer em uma horta. Na colheita, elas são selecionadas levando em consideração o uso pretendido. Para serem consumidas frescas, as cerejas são deixadas até atingirem a maturidade para o consumidor. Isso significa que adquirem uma cor intensa, tornam-se suculentas e macias ao toque.
Para armazenamento de longo prazo, a colheita é feita no estágio técnico de maturação. Principais características:
- as bagas adquirem uma cor uniforme;
- o pecíolo escurece no ponto de fixação ao fruto;
- A densidade das frutas muda em comparação às cerejas verdes.
Os arbustos cultivados em casas de veraneio são colhidos manualmente. A colheita mecânica pode danificar os galhos e reduzir a produtividade.
As cerejas são melhor colhidas pela manhã. É quando a fruta está mais densa, o que determina sua maturação.
Após a colheita, as cerejas são espalhadas em uma camada uniforme sobre uma superfície de pano, classificadas imediatamente, se possível, e então colocadas em baldes ou recipientes para processamento posterior.

Critérios para escolher frutas vermelhas na hora de comprar
A compra no mercado para posterior processamento exige uma seleção cuidadosa da fruta. O principal método é a inspeção visual:
- cor uniforme e rica;
- superfície brilhante;
- sem furos, rachaduras ou áreas secas.
Métodos básicos e períodos de armazenamento em casa
Os métodos de conservação das cerejas dependem inteiramente de como elas serão usadas. As cerejas são ideais para conservas caseiras.
Como manter fresco na geladeira
Cerejas frescas frequentemente começam a apodrecer ou secar quando armazenadas na prateleira inferior da geladeira. Isso ocorre devido ao armazenamento inadequado. As cerejas são frutas suculentas que requerem cuidados especiais após a colheita. Cerejas lavadas são armazenadas em temperaturas entre 0 e +1 grau Celsius. Temperaturas mais baixas causam perda de firmeza e suculência.

Para armazenar, use recipientes de plástico ou vidro. Cubra-os com papel-toalha ou pano para evitar que ressequem. A opção ideal de armazenamento é na prateleira da geladeira, localizada abaixo do freezer.
Atenção! Não cubra recipientes com cerejas com tampas herméticas. Isso impede a entrada de ar e favorece a condensação no recipiente de plástico, o que pode causar apodrecimento.
No congelador
O congelamento é usado para conservar cerejas para o inverno. Consiste em várias etapas:
- As frutas vermelhas selecionadas, lavadas e secas são espalhadas em uma bandeja ou assadeira em uma única camada e colocadas para congelar.
- Após 2 a 3 horas, as frutas são retiradas, colocadas em sacos plásticos com grampos e guardadas para armazenamento permanente.
Dica! Ao congelar cerejas, certifique-se de secá-las completamente após a lavagem. Gotas de água podem congelar nas frutas, deixando-as muito aguadas ao descongelar.
Como secar corretamente
Todas as variedades de cerejas são adequadas para secagem doméstica. São usadas como petiscos de inverno, como frutas secas, ou adicionadas a assados ou sobremesas sem tratamento térmico.

As cerejas secas e curadas são preparadas em um secador elétrico. Ambos os processos envolvem etapas semelhantes de preparação das frutas:
- as bagas são lavadas e secas;
- retire as sementes e corte-as ao meio;
- coloque na geladeira durante a noite.
Para secar, as metades são espalhadas no fundo de um desidratador elétrico e secas até que sua cor característica se desenvolva. Para secar, as cerejas são fervidas em calda de açúcar até ficarem macias e, em seguida, colocadas no desidratador.
O tempo de secagem depende do eletrodoméstico. Alguns proprietários usam fornos para secar, o que pode levar até 20 horas, e a temperatura não deve exceder 65 graus Celsius (145 graus Fahrenheit). Muitas pessoas preferem secar suas roupas ao ar livre, mas esse método exige tempo e paciência.
Conservação
Cerejas em conserva têm sabor e aroma característicos. Cerejas danificadas e incompletas são adequadas para processamento. Somente cerejas inteiras são usadas para compotas.
Geleia
A geleia de cereja é feita com frutas vermelhas, com ou sem caroço. Muitos apreciadores de geleia de cereja afirmam que os caroços preservam o sabor e o aroma únicos das frutas durante todo o inverno.

Para uma receita clássica simples, pegue 2 quilos de cerejas maduras, 2 quilos de açúcar e ácido cítrico.
As cerejas são descaroçadas e polvilhadas com açúcar. A mistura é deixada de um dia para o outro para liberar o suco. Depois disso, a mistura é levada à fervura e cozida em fogo baixo por um tempo na potência mais baixa.
A geleia com caroço é feita com frutas inteiras e intactas. Elas são lavadas e secas. Uma calda de açúcar é feita com açúcar e água, à qual as frutas preparadas são adicionadas. A mistura é fervida até que as frutas amoleçam. Em seguida, a mistura é resfriada e o processo de fervura é repetido.
Purê
Para fazer o purê, as frutas são descaroçadas. Em seguida, são moídas em um moedor de carne ou batidas no liquidificador. O purê de cereja é preparado para inclusão na dieta de crianças pequenas. Uma quantidade mínima de açúcar é adicionada e o purê não é armazenado.
Compota
As compotas de cereja podem ser feitas com um único ingrediente ou com a adição de outras frutas ou bagas.

Para fazer compotas, use apenas frutas vermelhas inteiras e macias. Para 1 quilo de frutas vermelhas, você precisará de cerca de 2 litros de água e 250 gramas de açúcar.
Coloque as cerejas lavadas no fundo de potes de vidro preparados. Faça uma calda doce com água e açúcar. Despeje a calda sobre as frutas. Feche bem os potes e esterilize-os. Cerejas em conserva deste tipo duram cerca de dois anos.
Para cozinhar compotas variadas É comum combinar cerejas com diversas variedades de frutas e bagas:
- cerejas;
- groselhas;
- framboesas;
- metades ou quartos de maçãs;
- metades de ameixas ácidas.
Graças às cerejas, as compotas variadas adquirem uma cor linda e rica.
Geleia
A geleia de cereja é feita com gelatina. Ingredientes:
- cerejas – 1,1 quilogramas;
- gelatina – 30 gramas;
- açúcar – 700 gramas;
- água, ácido cítrico.
A gelatina é despejada em água fria e deixada em repouso até que os cristais se dissolvam completamente ou as lamelas inchem. A fruta é descaroçada, processada em um moedor de carne ou liquidificador e polvilhada com açúcar. Em seguida, é fervida até que os cristais de açúcar desapareçam completamente. Cozinhe por cerca de 15 minutos. Em seguida, adicione a gelatina inchada. Leve a mistura de gelatina para ferver, mas não deixe ferver. Despeje a geleia quente nos recipientes preparados. Ela endurecerá à medida que esfria.

Armazenamento comercial
Existem equipamentos especiais para armazenamento comercial. Além disso, ao armazenar frutas para venda futura, são levados em consideração os requisitos de controle de temperatura e seleção de recipientes.
A temperatura do ar não deve exceder 2 graus Celsius. Se as condições forem atendidas, o armazenamento comercial deve durar de 20 a 30 dias.
- Caixas de madeira são preenchidas com frutas vermelhas e cobertas com sacos especiais de polietileno, feitos de acordo com requisitos específicos.
- Caixas de papelão preservam bem as cerejas durante o transporte. Ao usar recipientes de papelão, é preferível colher as cerejas no ponto de maturação técnica para evitar que frutas maduras demais entrem na pilha, o que pode causar apodrecimento nas cerejas vizinhas.

Dicas úteis
Alimentos enlatados podem ser armazenados em ambientes fechados. Despensas adequadas são aquelas que não são expostas à luz solar e têm uma temperatura mais amena.
Conservas em porões e adegas duram muito mais. No entanto, as seguintes regras básicas de armazenamento devem ser seguidas:
- Os frascos com preparações não devem ser colocados perto de pilhas ou aparelhos elétricos;
- excluir exposição à luz solar;
- elimina o congelamento e o descongelamento repetido.
Cerejas frescas podem ser conservadas em sacos de papel próprios para alimentos. Cerejas secas com talos podem ser colocadas em sacos de papel, seladas e armazenadas na prateleira inferior da geladeira. Este método prolonga a vida de frutas suculentas e saudáveis por vários dias.
Evite armazenar perto de bananas ou maçãs. Essas frutas emitem etileno, que ativa o processo de amolecimento e promove o amadurecimento excessivo.











