Descrição da variedade de cereja Iput, características de plantio e cuidados

Graças à pesquisa e ao trabalho árduo dos cientistas, as cerejeiras agora são cultivadas em qualquer clima. Variedades híbridas desta frutífera, desenvolvidas por meio de melhoramento genético seletivo, desenvolveram resistência à geada e imunidade natural à maioria das doenças e pragas. A variedade de cerejeira Iput é cultivada com sucesso em climas temperados e do norte há mais de 20 anos. Ela ganhou grande popularidade entre jardineiros e agricultores devido à sua alta produtividade e excelente sabor.

Histórico de seleção

Cientistas e criadores do Instituto de Pesquisa de Tremoço de Bryansk deram ao mundo inúmeras variedades novas e exclusivas de frutas e bagas.

O final do século passado se mostrou particularmente frutífero, quando a união dos renomados cientistas Astakhov e Kanshina, como resultado de longos experimentos, obteve variedades de cereja resistentes à geada, criadas para cultivo em climas temperados e frios.

Um desses desenvolvimentos é a variedade de cereja Iput, de alto rendimento e resistente à geada, que recebeu esse nome em homenagem ao rio que corre na região de Bryansk.

Em 1993, a nova safra de frutas foi incluída nos registros estaduais.

Descrição e Características

Uma cerejeira híbrida adulta atinge de 3,5 a 5 m de altura, com uma copa piramidal densa e larga. Os brotos eretos são fortes e de cor oliva.

As lâminas das folhas são ovais, grandes, com bordas serrilhadas e topo pontiagudo, de cor verde-escura.

frutos maduros

Durante o período de floração, inflorescências surgem nos ramos do buquê, abrindo-se em grandes flores brancas. Cada inflorescência produz de 3 a 5 ovários de bagas.

Os frutos são grandes, pesando de 6 a 9 gramas, em formato de coração, com casca brilhante, brilhante e de cor vinho escuro. Quando maduros, os frutos ficam quase pretos.

O caroço é pequeno e difícil de separar da polpa. A cereja Iput é uma variedade de maturação precoce, com os primeiros frutos aparecendo em meados de junho.

Características da variedade

Para cultivar uma cerejeira saudável, você precisa se familiarizar com as características da variedade, o que ajudará você a cuidar da safra de frutas e garantir uma colheita grande e de alta qualidade.

Resistência à seca

A variedade de cereja Iput não é considerada resistente à seca. Embora a árvore certamente possa sobreviver a secas de curta duração, a seca prolongada afeta negativamente a produtividade, o sabor e a comercialização.

Resistência à geada

No entanto, invernos frios não são um problema para as árvores frutíferas. As árvores de frutas vermelhas sobrevivem facilmente a temperaturas de até -35-37 graus Celsius. Em termos de tolerância a baixas temperaturas, a variedade de cereja Iput é considerada a melhor.

árvore no local

Produtividade e frutificação

A planta entra na fase de frutificação ativa entre o quarto e o quinto ano de crescimento ao ar livre. A floração começa no início de maio e os frutos maduros aparecem em meados de junho.

Com os devidos cuidados e na hora certa, uma única árvore pode render até 30-35 kg de frutos maduros, e esse não é o limite. A maior produção registrada de cerejas Iput foi de 65 kg por planta.

A frutificação e o rendimento das cerejas dependem diretamente das condições climáticas da região de cultivo.

A árvore não precisa de descanso da frutificação, por isso uma colheita de frutas saborosas e saudáveis ​​é colhida anualmente.

Importante! A autopolinização da cerejeira Iput não é possível. Para garantir uma colheita produtiva, são necessárias variedades polinizadoras corretas.

Qualidades de sabor

Os frutos maduros se distinguem não apenas pelo tamanho, mas também pelo excelente sabor. A polpa é firme, porém suculenta, com uma tonalidade vermelho-escura. Especialistas classificaram esta variedade como uma variedade de sobremesa, com sabor doce e um gosto residual ligeiramente amargo.

Variedade de cereja Iput

As cerejas contêm substâncias benéficas e vitaminas necessárias para um estilo de vida saudável.

Resistência a doenças

Doenças fúngicas e pragas não representam uma ameaça às árvores frutíferas com os cuidados adequados e oportunos. O desenvolvimento de doenças graves ocorre quando os níveis de umidade do solo são comprometidos e as árvores são podadas de forma inadequada.

A maioria das pragas é espalhada por ervas daninhas, o que também ocorre devido a violações das regras de cuidado com as plantas.

Aplicações de bagas

Especialistas reconhecem a versatilidade desta fruta por seu uso. Ela é recomendada para consumo fresco e processado.

As cerejas são usadas para fazer deliciosas conservas, geleias, compotas e compotas, além de serem adicionadas a sobremesas, assados ​​e laticínios. Também são secas, congeladas, enlatadas e usadas para fazer sucos, néctares, vinhos caseiros e licores.

Observação: as bagas de Iput são ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico do corpo e ajuda a tratar muitas doenças.

Polinizadores

Infelizmente, obter uma colheita abundante e de alta qualidade de frutas saborosas e saudáveis ​​só é possível com a presença de polinizadores adequados.

flor de cerejeira

Bryansk rosa

Uma variedade produtiva de fruta com bagas grandes, amarelo-rosadas e saborosas.

A planta requer os polinizadores certos; neste caso, uma única árvore pode produzir até 30-35 kg de frutos maduros. A árvore pequena e compacta é fácil de cuidar e praticamente não requer poda.

Ciúme

Uma cereja vermelha de meia estação. Esta variedade é resistente a baixas temperaturas e a algumas doenças e pragas. Os frutos são de tamanho médio, com polpa suculenta, doce e ácida. Uma única árvore rende até 30 kg de frutos.

Ovstuzhenka

Cereja de frutos grandes, com excelente resistência à geada e imunidade natural a doenças e pragas. Os frutos pesam até 7 g, são vermelho-escuros e têm polpa suculenta e doce. A frutificação começa no 4º ou 5º ano de crescimento. Uma única planta rende de 15 a 20 kg de frutos maduros. Esta variedade não é autopolinizadora.

cereja Ovstuzhenka

Tyutchevka

Uma das variedades de cerejeira mais populares entre os jardineiros. Esta árvore frutífera requer poucos cuidados e tolera facilmente geadas e secas de curta duração. Seus frutos de polpa firme e sabor agridoce são adequados para transporte, o que a torna frequentemente cultivada comercialmente. Uma única árvore rende de 15 a 20 kg de frutos.

Veda

Uma variedade de maturação tardia com frutos grandes, vermelho-escuros e suculentos. A planta é altamente resistente à geada e produtiva. Uma única árvore rende até 30 kg de frutos.

Qualquer variedade de cereja ou cereja azeda com períodos de floração semelhantes são adequados como polinizadores para a variedade Iput.

cerejas em um prato

Como plantar

Para cultivar uma árvore saudável e frutífera, é necessário selecionar cuidadosamente o material de plantio, o local e a época de plantio das mudas.

Como escolher uma muda

Recomenda-se comprar material de plantio para o cultivo de variedades em centros de jardinagem ou viveiros especializados.

  1. Plantas de 2 a 3 anos toleram melhor o transplante.
  2. A altura da muda é de pelo menos 100 cm.
  3. O tronco é liso, sem danos óbvios ou infestação de pragas ou doenças, com 3 a 5 ramos esqueléticos.
  4. A muda deve ter brotos ou folhas verdes.
  5. As raízes estão completamente umedecidas, sem danos, crescimentos, sinais de podridão e fungos.

Importante! As plantas varietais sempre deixam uma marca de enxerto na base do caule principal.

Escolhendo um local

Áreas de terra secas, ensolaradas e sem correntes de ar são escolhidas para o plantio de cerejas.

Em terras baixas e solos pantanosos, as mudas apodrecem e morrem rapidamente. O nível do lençol freático não deve ultrapassar 2 metros acima da superfície do solo.

muda com raízes

Requisitos para vizinhos

O cumprimento das regras de rotação de culturas garante a proteção das plantas contra doenças e pragas.

Outras variedades de frutas ou cerejeiras são plantadas ao lado das cerejeiras. Belos canteiros de flores são criados sob as árvores, e cebolas, alho e ervas são plantados.

Não é recomendado cultivar arbustos de framboesa ou groselha, batatas, tomates, peras e macieiras perto de cerejeiras.

Que tipo de solo é necessário?

A cultura da fruta gosta de solos leves, soltos e férteis, com ácidos neutros e umidade.

Se o local tiver solo predominantemente argiloso e pesado, adicione areia de rio misturada com húmus e turfa. Solos com alta acidez são tratados com cal ou cinzas.

Quatro a seis semanas antes do plantio planejado das mudas, a área é completamente escavada, as ervas daninhas são removidas e fertilizantes orgânicos e minerais são adicionados ao solo.

muda no chão

Diagrama de plantio

Antes do plantio, as raízes das mudas são mergulhadas em uma mistura de água e argila por 10 a 12 horas e depois tratadas com uma solução antibacteriana de manganês.

  1. Covas de plantio são cavadas em uma área preparada com solo fértil.
  2. A profundidade e a largura dos buracos devem ser de pelo menos 80 cm, a distância entre os plantios deve ser de 1,5 a 2 m, e entre as fileiras de 2,5 a 3 m.
  3. Uma camada espessa de drenagem feita de pedra quebrada, brita ou argila expandida é colocada no fundo do buraco.
  4. Um monte de solo fértil é despejado sobre a camada de drenagem e uma estaca de suporte é colocada.
  5. A muda é colocada no centro do monte, as raízes são espalhadas uniformemente no buraco e cobertas com terra.
  6. A árvore plantada é amarrada a uma estaca, o solo é compactado e regado generosamente.

Dica! Após plantar uma cerejeira, cubra a área ao redor do tronco com turfa e serragem úmida.

Datas de plantio

Em regiões com climas temperados e frios, recomenda-se planejar o plantio para o início da primavera, antes do início da estação de crescimento. Isso dará às mudas tempo suficiente para criar raízes e se desenvolver antes do inverno.

plantando cerejeiras

Nas regiões do sul, as cerejeiras são plantadas em campo aberto no outono, 4 a 6 semanas antes da primeira geada possível.

Atividades de cuidado

Embora a variedade de cerejeira Iput seja uma árvore despretensiosa, ela ainda requer cuidados pontuais, que incluem rega, fertilização e poda.

Capina

As ervas daninhas geralmente carregam esporos de fungos, vírus e pragas indesejadas. Portanto, a remoção de ervas daninhas ao redor dos troncos das árvores é essencial. Esse trabalho é realizado quando a área fica coberta de ervas daninhas.

Afrouxamento

A soltura do solo é realizada em conjunto com a irrigação e a fertilização. Um solo solto e leve permite que as raízes das árvores obtenham mais rapidamente a umidade, o oxigênio e os nutrientes necessários.

Rega

O excesso de umidade afeta negativamente o rendimento, a aparência e o sabor dos frutos. Chuvas prolongadas e regas frequentes fazem com que os frutos rachem e caiam.

regando uma muda

Em climas temperados, as cerejeiras são regadas no máximo uma vez por mês. Nas regiões do sul, no entanto, a rega é feita com mais frequência, assim que a camada superficial do solo seca.

A rega é especialmente importante durante o período de floração e a formação dos ovários das bagas.

Cobertura superior

Qualquer cultura frutífera requer fertilizante de alta qualidade, e a cereja Iput não é exceção.

A cultura de frutas é alimentada várias vezes por estação, alternando fertilizantes minerais e orgânicos.

Poda sanitária

Para promover crescimento, desenvolvimento e produção de frutos mais rápidos, as cerejeiras passam por podas sanitárias a cada primavera e outono. Galhos mortos, danificados, doentes e congelados são completamente removidos. Quaisquer brotos que estejam crescendo incorretamente também são podados.

Importante! Após a poda, para evitar doenças e pragas, trate as áreas cortadas com piche.

poda de galhos

Formação da coroa

A formação correta e oportuna da coroa aumentará o rendimento e o sabor dos frutos.

A poda formativa é realizada anualmente até a árvore atingir 5 anos de idade.

A cada ano, uma fileira de 5 a 7 ramos de andaime é deixada no condutor principal. Vários brotos também são podados, deixando de 3 a 4 brotos por ano.

Após a árvore estar completamente formada, são realizadas apenas a poda sanitária e o desbaste da copa crescida.

Proteção contra doenças e pragas

O cuidado inadequado com árvores frutíferas muitas vezes leva a doenças fúngicas e virais, e os ataques de pragas se tornam mais frequentes.

Coccomicose

Infecções fúngicas aparecem como manchas marrons nas folhas das árvores. Se medidas preventivas e de tratamento não forem tomadas prontamente, as folhas secam, enrolam e caem. Recomenda-se o uso de fungicidas à base de cobre para pulverizar as árvores.

Moniliose

O fungo ataca a árvore durante a floração e a frutificação, impactando negativamente a produção de frutos. Se folhas, flores e galhos ficarem marrons, é necessário tratamento imediato e medidas preventivas. Tratamentos especiais à base de fungicidas podem ajudar a combater a moniliose.

Moniliose das cerejas

Clusterosporíase

Se manchas vermelho-púrpura aparecerem nas folhas de uma cerejeira, é necessário agir imediatamente para combater a doença fúngica. As manchas se expandem gradualmente, formando grandes buracos. As folhas secam e caem. Brotos, brotos, frutos e o tronco da árvore também são suscetíveis ao fungo.

Para prevenção e tratamento, são utilizados fungicidas profissionais contendo cobre.

Mosca-cereja

A praga surge no início da primavera, alimentando-se da seiva das folhas jovens e depositando ovos nas bagas. Os frutos afetados pela mosca-das-cerejas apodrecem e caem das árvores.

Para a prevenção e tratamento das cerejas, são utilizados agentes protetores profissionais à base de inseticidas.

Pulgão

Uma pequena praga que se alimenta da seiva das plantas. Como resultado, folhas, brotos, ovários e frutos secam e apodrecem.

Se a cerejeira for afetada por pulgões, ela será tratada com preparações contendo inseticidas.

Enrolador de folhas

Uma pequena borboleta, que representa uma ameaça particular na fase de lagarta. Essas pragas se alimentam de brotos, inflorescências e ovários.

Para tratamento e prevenção, as árvores são pulverizadas com preparações à base de inseticidas.

borboleta americana

O maior perigo para as árvores frutíferas é representado pela praga na fase de lagarta, que come tanto as lâminas das folhas quanto os frutos da cereja.

Para combater e tratar a doença, são usados ​​pesticidas, as plantas danificadas são cobertas com uma solução de cal e os galhos e folhas afetados são queimados.

Proteção de pássaros

Além de pragas e doenças, pássaros, atraídos pelas cores brilhantes dos frutos, causam danos significativos à cultura.

pássaro em uma cerejeira

Ultrassom

As cerejeiras podem ser protegidas com dispositivos ultrassônicos. Quando os pássaros se aproximam, um sensor ultravioleta é ativado e o dispositivo emite um som ultrassônico desagradável.

Recipientes com água

Grandes recipientes são enchidos com água e colocados perto das árvores. Quando o sol os atinge, a água brilha e reflete a luz, fazendo com que os pássaros se assustem e voem para longe.

Discos antigos

Objetos que brilham ao sol afastam pássaros vorazes das árvores. Para preservar a colheita de frutas, discos velhos e brilhantes são pendurados na planta.

Cobrindo com uma rede

Durante o período de amadurecimento dos frutos, para proteger a colheita dos pássaros, as árvores são cobertas com uma rede fina através da qual os pássaros não conseguem alcançar os frutos.

cobrindo cerejas com rede

Preparando-se para o inverno

Com a chegada do outono, a variedade de cereja Iput é preparada para a dormência de inverno.

  1. As árvores são regadas generosamente.
  2. O solo é misturado com fertilizantes orgânicos e minerais.
  3. O círculo do tronco da árvore é solto e coberto com uma camada espessa de húmus ou composto.
  4. As árvores jovens são cobertas com uma fibra especial; as plantas adultas sobrevivem bem aos invernos sozinhas.
  5. Assim que a primeira neve aparece, grandes montes de neve se formam sob as árvores.

Dica! Se as árvores foram afetadas por doenças ou pragas, faça a pulverização preventiva das fruteiras no final do outono.

Colheita e armazenamento

As cerejas Iput são colhidas no final de junho e início de julho. Os frutos amadurecem simultaneamente, facilitando a colheita.

Para prolongar a vida útil das frutas vermelhas, elas são colhidas com os talos. Isso garante que a fruta permaneça inteira e seca.

Após a colheita, os frutos são selecionados e classificados. Os frutos inteiros são colocados em recipientes preparados e armazenados em câmaras refrigeradas. Os frutos danificados e moles são processados ​​imediatamente.

Em temperatura ambiente, as cerejas podem ser armazenadas por até 3 dias; na gaveta inferior da geladeira, por até 7 dias. Em unidades de armazenamento especialmente equipadas, as frutas mantêm sua aparência comercializável por até 3 semanas.

Dica! Para aproveitar o sabor das cerejas maduras por mais tempo, seque-as ou congele-as.

frutos maduros

Vantagens e desvantagens da variedade

Após uma descrição detalhada das características da variedade de cereja Iput, podemos tirar conclusões sobre todas as vantagens e desvantagens desta fruta.

Vantagens:

  1. A variedade tolera facilmente invernos frios.
  2. Os frutos maduros são colhidos no final de junho.
  3. Imunidade a doenças e pragas.
  4. O tamanho pequeno das árvores facilita o cuidado e a colheita.
  5. Finalidade universal das frutas.
  6. Excelente sabor de frutas vermelhas.
  7. Frutificação estável.

As desvantagens da variedade incluem a falta de polinização independente e a quebra dos frutos durante chuvas fortes e regas.

Até mesmo um jardineiro ou produtor de vegetais novato pode cuidar e cultivar a cerejeira Iput.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata