- Descrição do clima da Rússia Central
- As melhores variedades
- Resistente ao inverno
- Veda
- Bryansk rosa
- Eu coloquei
- Odrinka
- Ciúme
- Pérola rosa
- Fatezh
- Frutos amarelos
- Drogana Amarela
- Leningrado Amarelo
- Âmbar de Oriol
- Homestead amarelo
- Chermashnaya
- De baixo crescimento e anão
- Autofértil e precocemente fértil
- Doce
- Época e métodos de cultivo de uma árvore
- Cuidados com cerejeiras
- Fertilização e rega
- Formação de copa e poda
- Controle de pragas e doenças
- Preparando-se para o inverno
- Dicas de jardineiros
Quais variedades de cerejeira são adequadas para a Rússia Central? Esta questão preocupa muitos jardineiros que desejam cultivar esta cultura em suas hortas. Ao contrário das cerejeiras, estas são mais termofílicas e não toleram invernos extremamente frios. Graças aos esforços dos melhoristas, novas variedades "mais resistentes" foram desenvolvidas. As cerejeiras híbridas são menos exigentes em condições climáticas favoráveis e produzem frutos de forma consistente, independentemente das temperaturas do inverno.
Descrição do clima da Rússia Central
Este é o nome convencional para a parte europeia da Rússia. O clima aqui é moderadamente continental. O inverno começa na segunda quinzena de novembro e dura até quase meados de março. Janeiro é considerado o mês mais frio. Durante este mês, os termômetros podem cair até -29 graus Celsius. As temperaturas médias no inverno variam de -2 a -14 graus Celsius. Nesta região, todos os meses de inverno são com neve e geada.
A neve só começa a derreter em meados de março. O clima mais quente da primavera costuma ser seguido por ondas de frio prolongadas com nevascas e geadas. Somente em meados de maio o clima quente retorna, com temperaturas chegando a 10-15 graus Celsius. No entanto, mesmo nesta época do ano, ondas de frio recorrentes são possíveis.
O clima quente e agradável prevalece durante todo o verão na Rússia central. As temperaturas no verão variam de 22 a 25 graus Celsius. O clima é influenciado por anticiclones, que trazem temperaturas de até 30 graus Celsius, e ciclones com chuva e trovoadas.
Com a chegada de setembro, o verão gradualmente se transforma em outono. O clima esfria gradualmente, com temperaturas noturnas caindo abaixo de zero e chuvas mais intensas. A partir da segunda quinzena de outubro, o clima piora ainda mais. O vento fica frio e úmido, com granizo frequente. Em novembro, as temperaturas caem abaixo de zero. No final do mês, toda a região da Rússia Central está coberta de neve.

As melhores variedades
O clima da Rússia central permite o cultivo de diversas variedades de cerejeira. A maioria das árvores é autoestéril, portanto, para obter um alto rendimento, diversas variedades de cerejeira precisam ser plantadas no jardim.
Resistente ao inverno
Na parte europeia da Rússia, é aconselhável cultivar variedades resistentes à geada, cujas copas sejam resistentes a rachaduras causadas pela geada e cujos botões florais dificilmente congelem durante o inverno. É melhor plantar árvores que floresçam mais perto de junho, para que suas flores não sejam afetadas pelas geadas da primavera.
Veda
Um híbrido doméstico criado especificamente para a região central. Esta árvore de 2,5 metros de altura é resistente à geada. Floresce em meados de maio e é resistente a geadas recorrentes. A colheita começa no final de julho.

Esta é uma variedade de mesa com cerejas escuras, doces e de tamanho médio. Uma única árvore adulta pode render quase 23 quilos de cerejas. Esta variedade é autoestéril. Para estimular a formação de frutos, árvores polinizadoras (Bryanochka) devem ser plantadas nas proximidades.
Bryansk rosa
Floresce em meados de maio e frutifica no final de julho e agosto. Cada árvore rende 25 quilos. Os frutos são doces e de tamanho médio (cada um pesando até 5,45 gramas). A polpa é suculenta e crocante. A casca dos frutos maduros tem uma tonalidade rosa-amarelada. Esta planta é autofértil.

Eu coloquei
Uma cerejeira resistente ao frio, com frutos grandes e muito doces, quase pretos quando maduros. Uma árvore adulta atinge 3,45 metros de altura. Floresce em maio e os frutos amadurecem no final de junho. Cada árvore adulta pode produzir até 45 quilos. A variedade é autoestéril.
Odrinka
Uma variedade resistente ao frio. Floresce em maio e amadurece em julho. Os frutos (cada um pesando 5,45 gramas) são de cor cereja escura, adocicados e têm polpa suculenta e crocante. A árvore é autoestéril e requer polinizadores.
Ciúme
Uma planta resistente ao inverno que começa a dar frutos no quinto ano. Floresce em meados de maio e os frutos são colhidos no início de julho. Os frutos são de cor vinho escuro, ligeiramente doces, crocantes e suculentos. Cada fruto pesa 4,67 gramas. Cada árvore adulta pode produzir de 14 a 20 quilos de frutos. É parcialmente autofértil.

Pérola rosa
A colheita de frutos doces, grandes e rosa-alaranjados pode ser feita já na primeira semana de julho. Os primeiros frutos amadurecem quando a árvore tem cinco anos. Esta variedade autoestéril apresenta excelente resistência ao inverno de seus botões florais.
Fatezh
A árvore amadurece meio-precocemente. Os frutos são de tamanho médio, de sabor doce e de cor vermelho-amarelada. A árvore apresenta resistência acima da média ao inverno. É autoestéril.
Frutos amarelos
Em um canteiro próximo a uma floresta, é melhor plantar cerejas de frutos amarelos. Os pássaros não se incomodam com as frutas amarelas, preferindo as vermelhas. Essas variedades produzem colheitas muito maiores.

Drogana Amarela
Um híbrido precoce desenvolvido na Alemanha. Os primeiros frutos aparecem no terceiro ano de vida. Floresce na primavera, em maio. A colheita pode ser feita na primeira semana de julho. Os polinizadores devem ser plantados perto da árvore. As cerejas são doces, com casca dourada e grandes. Um único fruto pode pesar até 8 gramas. Esta é uma variedade de cereja de frutos grandes adequada para a parte europeia do país. Outras variedades de frutos grandes (como a Bull's Heart) são mais termofílicas.
Leningrado Amarelo
Uma cultura produtiva e resistente ao inverno. Os frutos amadurecem em agosto. As cerejas têm uma cor âmbar-dourada e polpa doce e suculenta. Cada fruto pesa 3,45 gramas. As árvores têm boa imunidade e raramente são afetadas por doenças ou insetos.
Âmbar de Oriol
Uma árvore alta que começa a dar frutos no quarto ano, produzindo até 35 quilos de bagas por ano. Esta variedade floresce em meados de maio. A colheita pode ser feita no final de junho. As bagas são suculentas, aromáticas e amarelo-âmbar. Cada baga pesa 5,45 gramas.

Homestead amarelo
Uma cultura precoce e autofértil que não requer polinizadores. Os frutos são suculentos e crocantes, pesando 5,45 gramas cada. A cerejeira floresce pela primeira vez em seu sexto ano. É uma cultura resistente ao inverno, que tolera bem invernos rigorosos.
Chermashnaya
Uma árvore alta que produz os primeiros frutos no terceiro ou quarto ano. Esta variedade de cereja amadurece em julho. Os frutos são de tamanho médio (4,45 gramas), de cor amarelada e têm um sabor doce, delicado e semelhante ao de uma sobremesa.
De baixo crescimento e anão
Em um pequeno terreno de jardim, é aconselhável plantar árvores baixas e anãs. Elas são mais fáceis de colher, produzindo uma colheita quase tão abundante quanto a de árvores mais altas. As cerejeiras colunares e anãs frutificam mais cedo. Variedades populares incluem Helena, Sylvia, Original, Weeping, Valeria e as variedades canadenses Compact Lambert e Compact Stella.

Autofértil e precocemente fértil
Variedades autoférteis são aquelas cujas flores podem ser polinizadas pelo próprio pólen. As variedades autopolinizadoras produzem aproximadamente 42% do número total de flores. Essas variedades não requerem polinização cruzada e não dependem de abelhas. As melhores variedades são consideradas Narodnaya Syubarova, Priusadebnaya Zheltaya e Danna. Variedades parcialmente autoférteis incluem Ovstuzhenka e Revna.
Ao escolher uma variedade, os jardineiros prestam atenção ao ano em que os primeiros frutos aparecem e quando amadurecem. Árvores precoces são aquelas que começam a dar frutos no terceiro ano (Chernaya rannyaya, Zorka, Leningradskaya rozovaya).
Doce
Para muitos jardineiros, o principal critério na escolha de uma variedade é o teor de açúcar dos frutos. As cerejas mais doces (cerca de 13-14% de açúcar) são consideradas Yaroslavna e Ostozhenka. A variedade Tyutchevka tem um pouco menos de açúcar (11%).

Época e métodos de cultivo de uma árvore
Ao escolher uma cerejeira para plantar em seu jardim, considere as características da variedade e o clima da sua região. É melhor plantar a árvore em um local ensolarado e protegido do vento. As cerejeiras preferem solo fértil e neutro e não toleram alagamentos. Se o solo estiver muito ácido, adicione farinha de dolomita e cinzas de madeira. Solos excessivamente argilosos podem ser corrigidos com areia e turfa.
As cerejeiras são plantadas no início da primavera, após o derretimento da neve, ou no outono (antes de outubro). As mudas são compradas em viveiros. Para o plantio, é melhor comprar árvores jovens de 1 a 2 anos de idade, com sistema radicular saudável e fibroso, e brotos úmidos ou ligeiramente abertos. Mudas cultivadas em recipientes também estão disponíveis.

O buraco é cavado um mês antes do plantio. Deve estar a 3 metros da próxima árvore. O tamanho do buraco é de 70 x 80 centímetros. O solo é misturado com areia, cinzas de madeira (305 gramas), esterco bem curtido (um balde), turfa e minerais (105 gramas de superfosfato e sulfato de potássio cada).
O solo fertilizado é devolvido ao buraco para formar um monte. Uma estaca pode ser inserida para suporte, se desejado. Em seguida, a muda é colocada em cima e coberta com o solo restante até o colo da raiz. O solo é compactado e dois baldes de água são despejados sob a raiz.
A área do tronco da árvore pode ser coberta com turfa ou serragem. Imediatamente após o plantio, o tronco central deve ser encurtado em 40 a 50 centímetros.
Cuidados com cerejeiras
Com os devidos cuidados e fertilização na hora certa, as cerejeiras darão frutos regularmente por 15 a 25 anos. As variedades híbridas são consideradas resistentes ao inverno, mas é melhor isolar as árvores antes que a geada se instale.

Fertilização e rega
O fertilizante adicionado ao buraco durante o plantio da árvore deve durar de 2 a 3 anos. As árvores jovens podem ser alimentadas no início da primavera com uma solução de ureia (35 gramas para cada 10 litros de água). As árvores frutíferas são fertilizadas com superfosfato e sulfato de potássio (50 gramas para cada 12 litros de água) antes da floração. Após a colheita, a cerejeira é novamente alimentada com potássio e fósforo. Para o inverno, a área ao redor do tronco é coberta com húmus.
As cerejeiras são regadas apenas durante períodos de seca e períodos prolongados sem chuva. Cuide da árvore durante a floração e a formação dos frutos, aplicando de 2 a 3 baldes de água sob as raízes, 1 a 2 vezes por semana. Reduza a rega durante o período de maturação. O excesso de umidade pode causar rachaduras nas cerejeiras. Antes do início do tempo frio no final do outono, faça uma irrigação para repor a umidade.
Formação de copa e poda
Os galhos da cerejeira se estendem para cima. Esse crescimento pode ser controlado por meio de poda, que deve ser feita apenas no início da primavera (antes do surgimento dos brotos).
No segundo ano após o plantio, todos os ramos esqueléticos são encurtados em um terço do seu comprimento. A formação da copa é concluída antes do início da frutificação. Aos 4-5 anos de idade, as pontas dos ramos são deixadas intactas; as bagas crescerão nelas. Nos anos seguintes, apenas os ramos que crescem para dentro, doentes e mortos, que engrossam a copa, são podados.

Controle de pragas e doenças
As cerejeiras adoecem se não tiverem fertilizantes suficientes ou sofrerem com excesso de umidade e ataques de insetos. Tratar o tronco da árvore com uma solução de ureia no início da primavera matará os insetos que sobreviveram ao inverno e reporá as reservas de nitrogênio. Você também pode enxaguar o tronco com uma solução de sulfato ferroso ou cal. Antes da floração, a folhagem pode ser pulverizada com inseticidas (Fitoverm, Karbofos, Iskra-Bio, Akarin) como medida preventiva.
As cerejeiras podem ser suscetíveis à mancha marrom nas folhas, podridão dos frutos, mancha foliar por clasterosporium (manchas e buracos nas lâminas foliares) e doença do mosaico (círculos amarelo-claros nas folhas). Para prevenir essas doenças, a folhagem pode ser pulverizada no início da primavera com uma solução de calda bordalesa, sulfato de cobre ou nitrofeno.
Soluções de sulfato de potássio, ureia e cinzas de madeira ajudam a prevenir a secagem repentina de folhas e brotos (murcha de Verticillium). Se manchas verde-amarronzadas (crosta) aparecerem nos frutos, a folhagem pode ser pulverizada com uma solução de Kuprozan. Se for detectado fluxo de goma, a área deve ser limpa, tratada com sulfato de cobre e coberta com piche de jardim..

Preparando-se para o inverno
As árvores jovens são mais frequentemente danificadas pela geada. As árvores mais velhas sobrevivem melhor aos invernos. Antes do início da geada no final do outono, as cerejeiras são isoladas. Primeiro, remova todas as folhas caídas, solte o solo ao redor do tronco, despeje de 5 a 6 baldes de água sob as raízes e aplique fertilizante. Em seguida, coloque uma camada espessa de cobertura morta ao redor do tronco, como húmus com turfa ou serragem. O tronco é caiado com cal e envolto em estopa. No inverno, a neve deve ser adicionada regularmente à área ao redor do tronco.
Dicas de jardineiros
5 dicas de jardineiros experientes:
- Galhos secos ou em excesso podem ser aparados antes ou depois do término do fluxo de seiva.
- Os fertilizantes nitrogenados são aplicados somente no início da primavera.
- Antes do inverno e no início da primavera, o tronco deve ser caiado com cal.
- No outono, todas as folhas caídas devem ser removidas de baixo da árvore.
- Na primavera, com os primeiros raios de sol, a cobertura e o isolamento são removidos para que a árvore não fique embaçada.











