- Descrição e características da espécie
- Os méritos da cultura
- Reprodução
- Cuidado
- Autofertilidade
- Automação da colheita de frutas vermelhas
- Decoratividade única
- Variedades populares
- SEM
- Sabrina
- Helena
- Amarelo
- Preto
- Sílvia
- Pequenino
- Prazer
- Rainha Maria
- Pequena Sílvia
- Encaracolado
- Métodos de reprodução
- Enxerto
- Semeando a semente
- Estacas
- Como plantar
- Seleção e preparação de mudas
- Escolhendo um local
- Como preparar um site
- Disposição da cova de plantio
- Diagrama de plantio
- Recomendações para escolha de prazos
- Regras de cuidado e cultivo
- Rega regular
- Capina
- Cobertura superior
- Correção do solo
- Preparando-se para o inverno
- Proteção contra roedores
- Aparar
- Formação da coroa
- Proteção contra doenças e pragas
- Aplicação em paisagismo
- Clássico
- Cobertura
- Em forma de xícara
Um terreno pequeno limita severamente as opções de plantas dos jardineiros. Para cultivar o máximo possível, eles precisam selecionar plantas compactas, porém produtivas. Cerejeiras colunares e de alto rendimento são ideais para um pequeno jardim. Essas árvores permitem a colheita de frutos saudáveis a um custo mínimo. Os produtores introduzem anualmente novas variedades com características aprimoradas, adequadas para o cultivo em todas as regiões onde a agricultura é desenvolvida.
Descrição e características da espécie
As cerejeiras colunares têm certas características que as distinguem de outras variedades menos adequadas ao cultivo em condições confinadas:
- a árvore cresce apenas em altura e tem dimensões compactas;
- a altura de uma planta adulta não ultrapassa 3 m, sua forma é cilíndrica;
- Como a cerejeira não cresce em largura, a distância entre as árvores vizinhas é mantida mínima, o que economiza significativamente espaço no local;
- É muito conveniente coletar a colheita madura;
- A cerejeira colunar não só produz uma colheita abundante de frutas deliciosas, mas também decora o jardim com sua aparência incomum.
Ao comprar material de plantio, certifique-se de que o broto superior não esteja danificado. Caso contrário, a muda não crescerá nem dará frutos.
Os méritos da cultura
As cerejeiras colunares oferecem uma série de vantagens que as distinguem de outras variedades. Elas também apresentam certas desvantagens, razão pela qual alguns jardineiros ainda plantam variedades clássicas e testadas pelo tempo em seus canteiros.
Reprodução
As cerejeiras colunares são propagadas em ambientes internos por enxertia, sementes e caroços. No entanto, neste último caso, a chance de preservar as qualidades varietais é de apenas 50%.

Cuidado
A árvore é despretensiosa e requer poucos cuidados. No entanto, durante o primeiro ano, a muda precisará de proteção contra o vento e o solo seco. Posteriormente, a cerejeira exigirá rega regular e consistente, fertilização e tratamento preventivo contra doenças e pragas.
Autofertilidade
As variedades de cerejeira colunar incluem tanto as autoférteis quanto aquelas que requerem plantio próximo a polinizadores. Este fator deve ser levado em consideração ao comprar uma muda.
Automação da colheita de frutas vermelhas
As variedades de cereja colunar são frequentemente escolhidas para cultivo não apenas por jardineiros, mas também por agricultores profissionais, pois essas plantas oferecem a oportunidade de automatizar o processo de colheita dos frutos e usar a mecanização para esse propósito.
Decoratividade única
A planta colunar não serve apenas como fonte de frutos saborosos e saudáveis durante o verão, mas também como uma verdadeira decoração para o jardim. Sua aparência incomum é muito utilizada por paisagistas.

Variedades populares
A diversidade de variedades e o excelente sabor da colheita contribuem para a crescente popularidade das cerejas colunares. Algumas delas são particularmente apreciadas pelos jardineiros.
SEM
Esta variedade atua como polinizadora universal e pode ser plantada com qualquer outra cerejeira, aumentando a produtividade. Os frutos são doces e pequenos. É uma variedade de maturação precoce. O ciclo de vida da planta dura 15 anos.
Sabrina
A Sabrina não é adequada para cultivo em regiões de clima rigoroso devido à sua baixa resistência à geada. A árvore atinge 3 m de altura e seu diâmetro pode ultrapassar 1 m. É altamente resistente a doenças e quase imune a ataques de insetos. Os frutos são doces e suculentos, e a produtividade é alta.
Helena
Esta árvore compacta, com no máximo 3 m de altura e 1 m de largura, produz uma colheita abundante de frutos vermelho-rubi, pesando aproximadamente 13 g. Possuem sabor rico e polpa firme. Cada cerejeira produz até 14 kg de frutos por estação. O ciclo de vida da planta dura 25 anos. Possui boa resistência à geada, tornando-a adequada para o cultivo em climas temperados.

Amarelo
Esta nova variedade, apresentada aos jardineiros, ainda é uma raridade, e obter uma muda está se mostrando um desafio. Uma planta adulta rende até 15 kg de frutos. Os frutos são grandes, suculentos e firmes. Uma vantagem significativa desta variedade são seus frutos amarelos, que não atraem pássaros, permitindo que eles permaneçam na árvore por mais tempo. A cerejeira tem uma vida útil de 20 anos.
Preto
Esta variedade é resistente a flutuações de temperatura, mas ainda requer proteção adicional durante o inverno. A árvore atinge uma altura de aproximadamente 2 m, com uma largura de copa de no máximo 50 cm. As cerejas grandes desenvolvem uma cor rubi e um belo brilho quando maduras. O sabor é rico e agradável.
Sílvia
Uma variedade precoce, é menos suscetível aos efeitos negativos de insetos e microrganismos. Durante o inverno, a cerejeira precisa de abrigo e proteção contra as oscilações de temperatura. A produtividade é alta. Os frutos são adequados para transporte e armazenamento de longo prazo, o que os torna frequentemente cultivados comercialmente.

Pequenino
A cerejeira atinge uma altura máxima de 2 metros, com um diâmetro de copa de 0,8 metro. Suas características distintivas incluem um aroma forte e um sabor equilibrado, doce e azedo. Esta variedade é adequada para cultivo nas condições da Sibéria, mas requer proteção adequada no inverno. O fruto é adequado para consumo in natura e para todos os tipos de processamento.
Prazer
Uma árvore adulta atinge até 2,5 m de altura, com uma largura de copa de aproximadamente 1 m. A produção é estável. Esta variedade semiprecoce é altamente resistente a doenças fúngicas e pragas. Os frutos de cerejeira pesam aproximadamente 15 g e adquirem uma bela cor escarlate quando maduros. Possuem sabor adocicado e polpa firme. A árvore começa a dar frutos no segundo ano após o plantio.
Rainha Maria
Esta variedade não é adequada para cultivo em climas rigorosos. Mesmo em climas temperados, a planta requer proteção no inverno. Essa desvantagem é compensada pelo excelente sabor dos frutos e pelas colheitas abundantes. As características incluem o rico aroma dos frutos maduros e sua cor vibrante.

Pequena Sílvia
Esta variedade difere da cerejeira Sylvia comum pelo seu tamanho diminuto. Sua altura não ultrapassa 2 m e a largura da copa é de 0,5 m. A colheita ocorre perto do final de junho. As características dos frutos são semelhantes às da Sylvia comum.
Encaracolado
Esta nova cerejeira para jardineiros domésticos difere de suas similares porque sua copa tende a se ramificar, formando uma coluna exuberante e bela. Esta árvore não só produz uma colheita gratificante de cerejas, como também serve como um verdadeiro ornamento de jardim. O fruto é altamente palatável. Pode ser transportado por longas distâncias e usado para processamento.
Métodos de reprodução
Os jardineiros nem sempre conseguem obter uma muda da variedade desejada de cerejeira colunar, então eles usam vários métodos de propagação comprovados para cultivar árvores jovens eles mesmos.
Enxerto
Na propagação de cerejeiras por enxertia, são selecionadas mudas de dois anos como porta-enxertos. O rebento deve ser cultivado junto a vários brotos de porta-enxerto.

Semeando a semente
Este método é usado principalmente por melhoristas para desenvolver novas variedades, pois a chance de preservar as qualidades varietais é limitada a 50%. Para plantar cerejas, uma mistura de solo rico em nutrientes e areia é preparada na proporção de 1:1, e os caroços são semeados nela. As plantas germinadas são deixadas em ambientes fechados até maio, quando então são transplantadas para o canteiro. As árvores são enviadas para seu local de crescimento permanente somente depois de um ano, quando já estão mais fortes.
Estacas
As mudas para propagação são retiradas de uma árvore saudável e madura, tratadas com um estimulante de enraizamento e plantadas em solo solto para o enraizamento. Após duas semanas, as mudas começam a desenvolver um sistema radicular. Elas precisarão de abrigo adequado durante o inverno e, no ano seguinte, as mudas são transplantadas para o local permanente.
Como plantar
Plantar cerejeiras colunares em um terreno tem certas peculiaridades e é um pouco diferente de um procedimento semelhante para variedades comuns.

Seleção e preparação de mudas
A primeira coisa a se observar ao escolher uma muda de cerejeira colunar é a gema apical. Se ela estiver danificada, a árvore não crescerá para cima e você poderá nunca obter uma colheita. O sistema radicular da planta deve estar bem desenvolvido e livre de fungos ou outras doenças. A muda não deve ser danificada mecanicamente.
Escolhendo um local
Um local bem iluminado, protegido de ventos fortes e correntes de ar, é ideal para o plantio de cerejeiras. Solo solto e rico em nutrientes é preferível. Evite plantar árvores em áreas baixas ou perto de lençóis freáticos.
Como preparar um site
Na área onde você planeja plantar cerejeiras, remova todas as ervas daninhas com antecedência, prepare o solo e aplique fertilizante. Se o plantio estiver planejado para a primavera, é melhor fertilizar o canteiro no outono. Para isso, adicione não apenas matéria orgânica, mas também superfosfato, que terá tempo de se decompor e enriquecer o solo com micronutrientes essenciais antes do início do clima quente.
Disposição da cova de plantio
Para plantar uma cerejeira colunar, cave um buraco de 70 x 70 cm. Coloque uma mistura de composto e esterco com 0,25-0,3 cm de espessura no fundo. Adicione uma camada de 10 cm de areia por cima, seguida de uma camada de fertilizante orgânico ou multicomponente. Para proteger as raízes do excesso de água, você pode primeiro colocar uma camada de drenagem de tijolos quebrados ou pequenas pedras bem no fundo.

Diagrama de plantio
A muda é colocada na cova de plantio preparada, as raízes são cuidadosamente espalhadas, uma estaca de madeira é inserida para suporte e a cova é preenchida com mistura de solo nutritiva. Em seguida, a árvore é amarrada ao suporte e regada generosamente. De 20 a 30 litros de água são despejados sob cada planta.
Deixe pelo menos 2,5 m de distância entre as cerejeiras colunares. Caso contrário, elas simplesmente farão sombra umas às outras, impedindo o desenvolvimento normal.
Recomendações para escolha de prazos
As cerejeiras podem ser plantadas na primavera ou no outono. Na região de Moscou e em climas temperados, o plantio na primavera é preferível, pois as mudas geralmente não têm tempo de criar raízes antes que o frio chegue e congelem durante o inverno.
O plantio de primavera ocorre antes que a seiva comece a fluir ativamente, quando a ameaça de geadas noturnas severas já passou. Isso normalmente ocorre em abril.
Regras de cuidado e cultivo
As cerejeiras colunares produzem uma boa colheita se forem bem cuidadas. Esse processo possui uma série de nuances úteis tanto para jardineiros iniciantes quanto experientes.

Rega regular
Ao regar, é importante não deixar o solo secar. No entanto, o excesso de água também afeta negativamente a saúde da cerejeira. Durante os primeiros anos, a planta precisa de rega diária a uma taxa de 4 litros por árvore. Assim que a frutificação começar, reduza a frequência de rega e aumente a quantidade de água. Ajuste a quantidade de água aplicada de acordo com as condições climáticas. O excesso de água no solo promove o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Capina
Após cada rega ou chuva forte, o solo ao redor do tronco da cerejeira deve ser capinado, removendo as ervas daninhas.
Cobertura superior
As cerejeiras colunares são fertilizadas três vezes durante a estação de crescimento. A primeira aplicação é feita imediatamente após o derretimento da neve. São utilizados fertilizantes contendo nitrogênio, fósforo e potássio. Em seguida, o solo é regado. A segunda aplicação é feita no verão, com ureia. A aplicação final é feita no outono. O sulfeto de potássio é mais indicado durante esse período. Os fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados exclusivamente na primavera.
Correção do solo
A composição do solo nem sempre é adequada. Se o solo for argiloso, deve-se adicionar areia ao plantar as cerejas. Se o solo for arenoso, deve-se adicionar argila. Cinzas de madeira ou farinha de dolomita podem ser usadas para desoxidar o solo.

Preparando-se para o inverno
Para proteger a copa das cerejeiras colunares do frio do inverno, envolva-as em estopa, fibra de poliéster ou elastano. A estrutura resultante é fixada com corda ou arame. Evite usar polietileno ou outros materiais que não permitam a respiração.
Proteção contra roedores
Lebres e outros roedores podem destruir mudas de cerejeira. Para protegê-las, os jardineiros amarram galhos de abeto ao redor do tronco.
Aparar
As cerejeiras colunares devem ser podadas imediatamente, removendo galhos secos e brotos que apresentem sinais de doenças. A poda decorativa e a modelagem são opcionais.
Formação da coroa
A modelagem da copa das árvores colunares é opcional. Por padrão, elas crescem verticalmente, formando uma bela coluna com frutos vibrantes. Para realçar suas qualidades decorativas, os jardineiros desenvolveram diversas técnicas de modelagem e as utilizam de acordo com suas preferências e ideias de design.

Proteção contra doenças e pragas
Para prevenir danos causados por doenças e pragas, recomenda-se realizar tratamentos preventivos em cerejeiras colunares em tempo hábil. Na primavera, antes da brotação, as árvores são pulverizadas com calda bordalesa. O tratamento é repetido em maio para prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Assim que os brotos começarem a se formar na cerejeira, trate-a com sulfato ferroso e, no outono, trate o solo ao redor da árvore com uma solução de ureia. Este trabalho deve ser concluído antes da queda das folhas. Antes que o tempo frio chegue, remova e queime quaisquer detritos e folhas da área.
Aplicação em paisagismo
As variedades de cerejeira colunar são cultivadas não apenas para colheita, mas também para decoração paisagística. Para isso, as árvores são podadas para atingir a aparência desejada.
Clássico
O método clássico de moldar a copa de uma cerejeira colunar é beliscar os brotos, o que estimula sua rápida formação e crescimento.

Cobertura
Este projeto é ideal para terrenos pequenos. As árvores são plantadas próximas umas das outras e seus galhos laterais são podados em 10 cm a cada estação. A desvantagem desse método é que colheitas abundantes só podem ser obtidas nos primeiros cinco anos. Posteriormente, as copas das plantas começam a se entrelaçar e a produtividade cai drasticamente. A sebe é principalmente decorativa.
Em forma de xícara
Com algum esforço, um jardineiro pode moldar uma cerejeira colunar em uma copa incomum, em formato de taça. Para isso, é preciso podar a parte superior do tronco e os brotos anualmente. A árvore começa a crescer mais larga, em vez de mais alta. Essa técnica é adequada apenas para variedades anãs.









