Descrição da variedade de cereja amarela Drogana, plantio e cuidados

A variedade de cereja amarela Drogana foi cultivada na Alemanha. Esta árvore grande e frondosa produz frutos carnudos e amarelos brilhantes, usados ​​em compotas, geleias e alimentos frescos. Esta árvore fácil de cultivar é fácil de cultivar em seu próprio jardim, mas, como qualquer planta, tem suas vantagens e desvantagens, que discutiremos a seguir.

Histórico de seleção

A data exata da domesticação da cultivar não foi determinada. Desde 1947, ela é cultivada no Cáucaso do Norte e na região do Baixo Volga. Antes disso, era cultivada com sucesso na Saxônia e na Ásia Central. Durante o período soviético, as cerejas amarelas eram amplamente cultivadas na Bielorrússia, Moldávia e Armênia. Esta árvore frutífera prospera no clima das regiões de Astrakhan e Volgogrado.

O nome da cerejeira está associado ao sobrenome de seu criador, Drogan, mas a história exata de sua seleção é desconhecida. A árvore frutífera não está incluída no Registro Estadual de Variedades Vegetais da Federação Russa.

Descrição e características da cultura

Cereja de Drogan:

  1. Uma árvore alta (5-6 m) com tronco marrom claro, que ocupa muito espaço no jardim, portanto, ao plantar, esse fato deve ser levado em consideração antes de tudo (os galhos da árvore têm uma tonalidade esverdeada, há uma cobertura azulada).
  2. Possui copa piramidal ou oval (você mesmo pode moldá-la antes do início do período de frutificação).
  3. Distingue-se pelo grande número de folhas e frutos (as folhas são de tamanho médio, ovais, brilhantes, a ponta de cada folha é pontiaguda).
  4. Floresce com flores de tamanho médio que formam pequenas inflorescências (cada inflorescência tem 2-3 flores com corolas em forma de pires e pétalas brancas e tangentes).

ramo com cerejas

Os frutos são grandes, pesando de 6,6 a 8 g. A casca é amarelo-vivo, a polpa é um pouco mais clara e firme. O suco é transparente e o caroço é oblongo e difícil de separar da polpa, ao contrário do caule igualmente alongado. O sabor da cereja é doce, até mesmo açucarado.

Características da variedade

A cerejeira de Drogan se adapta bem a diversas condições climáticas, mas antes do plantio é necessário estudar informações sobre seus métodos de polinização, período de floração, tempo de amadurecimento dos frutos e possíveis pragas; caso contrário, será difícil conseguir uma boa colheita.

tigela de cerejas

Resistência à seca e à geada

As cerejeiras toleram bem o calor e a seca e são regadas como outras árvores frutíferas. Podem ficar sem rega por um mês ou mais. Se chover ocasionalmente no verão, a árvore pode não precisar de rega.

Tolera bem a geada, raramente apresentando sinais de danos causados ​​pela geada nos brotos e botões em fase de geração. Devido à natureza da sua floração, a árvore também é resistente às geadas da primavera.

Polinização

A árvore não se poliniza, então se não houver outras árvores frutíferas no local (dentro de 30-40 metros), elas devem ser plantadas, já que a cultura é autoestéril.

O processo ocorre mais rapidamente quando há cerejeiras amarelas, vermelhas e pretas por perto, que florescem quase ao mesmo tempo que a cerejeira Drogan.

árvores floridasNão deve haver outras árvores frutíferas (peras, maçãs) crescendo nos espaços entre as árvores que estão sendo polinizadas. É melhor plantar as árvores — a polinizadora e a receptora — com no máximo 3 a 4 metros de distância entre elas. Variedades com floração no meio da estação são sempre plantadas ao lado das de floração tardia.

Período de floração

As cerejeiras florescem no final de maio, o que é bem tarde. No entanto, a floração tardia permite que a maioria dos botões fique protegida da geada, o que impacta positivamente na colheita.

Tempo de maturação

Os frutos amadurecem no final de junho ou início de julho, dependendo do ano e da região de cultivo. Amadurecem simultaneamente e permanecem na árvore por muito tempo.

cerejas maduras

Produtividade e frutificação

Os primeiros frutos devem ser esperados quando a árvore atingir 4 a 6 anos de idade. Uma única cerejeira pode produzir até 100 kg de frutos em um bom ano. A produção média é de 50 a 70 kg por árvore.

Aplicações de bagas

As frutas colhidas devem ser consumidas o mais rápido possível; elas não se adaptam bem ao transporte ou armazenamento — apodrecem, ficam bichadas e mofadas. As frutas são consumidas frescas, conservadas em compota, amassadas com açúcar e conservadas para o inverno como geleia.

pote de geleia

Cerejas dessa variedade não podem ser congeladas; sua casca é muito fina, racha rapidamente e perde sua aparência apresentável e, quando descongeladas, as frutas simplesmente derretem.

Resistência a doenças e pragas

A cerejeira de Drogan é resistente a doenças e pragas. No entanto, em verões chuvosos, as árvores ficam suscetíveis ao mofo cinzento e, na seca, à mosca-das-cerejas. Pássaros e roedores também são uma preocupação, portanto, os jardineiros devem considerar o uso de fungicidas, repelentes e armadilhas com antecedência.

Regiões em crescimento

A cerejeira de Drogan se aclimata rapidamente, mas não prospera em todos os climas. É comumente encontrada na Rússia central e central, nos países bálticos, na Bielorrússia, na Ucrânia e na Moldávia.

Central

Variedades de maturação tardia, que crescem principalmente no sul, mas toleram geadas leves, são adequadas para a Rússia central. As variedades de cerejeira Adelina, Poetry e Italianka podem ser plantadas junto com a cerejeira Drogana como polinizadoras.

cultivando cerejas

Zona média

Na Rússia central, a cerejeira Drogana não produz a melhor safra, chegando a 30 kg por árvore. No entanto, considerando que isso é normal para outras árvores, cultivar esta variedade é bastante rentável. O segredo é o plantio adequado (após a geada) e os cuidados até o início da frutificação (poda para moldar a copa e rega).

O clima de inverno aqui é desafiador (geadas de até -32 graus Celsius), então a cerejeira amarela 'Drogana', de floração tardia, é ideal para o clima temperado. Bryanochka e Revna podem ser plantadas nas proximidades.

Estados Bálticos

As cerejeiras são cultivadas nos Países Bálticos desde o século XVIII. O maior número de árvores, de diversas variedades, pode ser encontrado nas hortas dos agricultores da Estônia e da Letônia. As condições de cultivo aqui são únicas, mas, de acordo com o censo de 1970, havia pelo menos 17.500 árvores somente na Estônia.

bagas amarelas

Eram principalmente variedades resistentes ao inverno, mas, gradualmente, os países bálticos começaram a cultivar cerejas, antes nativas do sul. A cereja Drogana, de maturação tardia, é adequada para qualquer região.

No inverno, seu tronco pode ser envolto em roupas quentes, coberto com palha e feno, protegendo-o da geada, e as geadas da primavera não são um problema para ele.

Bielorrússia

A variedade Drogana não é amplamente cultivada na Bielorrússia. As seguintes variedades de cereja são comuns aqui:

  • Prazer;
  • Norte;
  • Rival;
  • Tiutchevka.

Mas em algumas fazendas de jardinagem você também pode encontrar cerejas Drogan.

cereja amarela

Ucrânia

Durante a era soviética, a Ucrânia era responsável por mais da metade de todas as plantações de cerejeiras. Atualmente, as principais variedades de cerejeira cultivadas incluem Sopernitsa, Legenda Mlieva, Valeria, Bagration, Kievlyanka, Frans Iosif e Drogana, entre outras.

Moldávia

No sul da Moldávia, as cerejeiras são especialmente populares entre os jardineiros. Variedades vermelhas, amarelas e pretas são cultivadas aqui. O clima no norte é inadequado para a maioria das variedades, com geadas no final da primavera causando queda das flores. No entanto, a cerejeira Drogana floresce tarde, o que a torna resistente à geada, tornando-a adequada para cultivo, se não em escala industrial, certamente em canteiros isolados.

Polinizadores

A cerejeira amarela de Drogan precisa de polinizadores.

Polinizar:

  1. Bryanochka. Uma variedade de maturação tardia. Seus frutos vermelho-escuros são particularmente doces. Distingue-se pela significativa resistência à geada e possui uma copa esparsa, não sendo muito alta, o que a torna ideal para plantas vizinhas, mesmo quando plantadas próximas umas das outras.
  2. Revnoy. Uma variedade de meia estação, é parcialmente autopolinizadora, mas requer principalmente uma cereja vizinha para participar do processo de polinização, assim como a cereja Drogan. Os frutos pretos são grandes e muito doces.
  3. Bagration. Os frutos carnudos e amarelo-claros desta variedade, cobertos por um tom rosado, competem favoravelmente com a Drogan em sabor e doçura.

As variedades de cereja doce Napoleon, Francis e Krupnoplodnaya são consideradas boas polinizadoras. Se não houver árvores frutíferas perto da Drogan Amarela, ela dará frutos, mas não será possível uma boa colheita.

Napoleão

Existem diversas variedades desta cereja: amarela, rosa e preta. É melhor plantar árvores com frutos amarelos e rosas perto da cereja Drogan. A cereja rosa é grande, com casca fina e brilhante e polpa firme e muito doce.

Cereja Napoleão

Floresce no final de maio e a colheita ocorre no final de junho. As cerejeiras-napoleão são intolerantes à geada, o que as torna inadequadas para o cultivo na Rússia central, nos países bálticos e no norte da Moldávia. As cerejeiras-napoleão amarelas e pretas são mais tolerantes à geada, mas no outono, os jardineiros sempre as preparam para o inverno envolvendo os troncos em tecidos quentes (roupas velhas, cobertores).

A polinização bem-sucedida requer temperaturas do ar estáveis ​​— acima de 10-15 graus Celsius — e ausência de chuva, vento ou calor. Drogana lutea e Napoleon têm características semelhantes.

Francisco

Uma variedade vigorosa de cerejeira cultivada na República Tcheca. Floresce cedo, por isso nem sempre serve como polinizadora para a cerejeira Drogana, de floração tardia. A exceção é quando ambas as variedades são cultivadas nos climas central e norte, onde a floração da cerejeira Francis é atrasada devido ao desenvolvimento tardio dos botões.

Os frutos são grandes, doces e muito suculentos. A árvore é resistente à geada, mas pode não suportar geadas severas, por isso requer proteção adicional do tronco durante o inverno.

De frutos grandes

Cereja de frutos grandes É uma árvore esférica de porte médio. Cultivada na Ucrânia, distingue-se pelos seus frutos excepcionalmente grandes para a sua espécie, com bagas individuais que chegam a 18 g. É uma variedade de meia estação, amadurecendo entre meados e o final de junho.

Cereja de frutos grandes

Ela se desenvolve melhor nas regiões do sul (Krasnodar, Crimeia). Árvores maduras toleram bem temperaturas abaixo de zero, mas mudas jovens podem morrer. Além da variedade amarela Drogana, a variedade cerejeira Francis também pode ser uma polinizadora natural para cerejas de frutos grandes.

Bigarro Oratovsky

Uma variedade produtiva e autoestéril, com maturação tardia. Desenvolve-se bem nas regiões do norte. É quase ideal para polinização com Drogana amarela, pois possui um sabor agradável para sobremesa, parcialmente impregnado com cereja amarela.

Melitopol preto

Uma das melhores variedades de meia-estação, cultivada com sucesso na Ucrânia, Moldávia e Rússia. Produz frutos saborosos e de tamanho médio que amadurecem no final de junho. A variedade apresenta alto rendimento — até 80 kg por árvore. Polinizadores adequados incluem as variedades Drogana Zhetaya, Bigarreau Oratovsky e Krupnoplodnaya.

Francisco José

Esta é uma variedade de meia-tarde. Seus frutos são amarelo-claros com laterais rosadas, grandes, suculentos e muito doces. É cultivada no oeste da Rússia, Moldávia, sul da Ucrânia e Ásia Central. Esta variedade é adequada para cultivo comercial; adapta-se a climas desafiadores, tolerando tanto geadas quanto secas. Para a polinização, são utilizadas cerejas com aproximadamente o mesmo período de maturação — meados ao final de junho.

Francisco José

Vantagens e desvantagens da variedade

As características positivas da variedade amarela Drogana incluem:

  • sabor agradável de frutas, avaliado em 4,3 pontos;
  • resistência à geada;
  • pouco exigente para a qualidade do solo;
  • a capacidade de sobreviver por longos períodos de tempo sem água.

Ao plantar, considere as possíveis desvantagens de cultivar esta variedade específica. Estas são geralmente consideradas:

  • falta de prazo de validade das frutas;
  • impossibilidade de transporte por longas distâncias (aparência comercial perdida, as cerejas estragam em poucas horas).

Serão necessárias duas árvores de variedades diferentes no terreno, já que a cerejeira Drogan é autoestéril e requer polinização.

Como plantar

A época, o método de plantio e a qualidade do solo variam de acordo com a região. Esta variedade de cerejeira não é exigente, mas ainda requer pelo menos condições favoráveis ​​mínimas para o crescimento.

Prazos recomendados

No sul, o plantio é feito no outono e, no norte, na primavera. Isso evita que a árvore morra devido à geada.

A época ideal para o plantio é no final de outubro, no outono, e no final de março, na primavera. Nesse caso, o solo para o plantio deve ser preparado no outono.

plantando uma árvore

Escolhendo um local adequado

Plante em um morro ou monte ensolarado. As cerejeiras não gostam de solo encharcado ou encharcado. As raízes devem estar a pelo menos 2 metros de distância do lençol freático.

Requisitos para vizinhos

Outras árvores frutíferas podem ser plantadas perto desta variedade de cerejeira, mas não macieiras ou pereiras. Elas roubarão todas as abelhas, e a cerejeira ficará sem polinização.

Como selecionar e preparar material de plantio

Mudas de dois a três anos com brotos generativos e sistema radicular bem desenvolvido são adequadas para o plantio. O material de plantio deve ser adquirido de empresas de jardinagem confiáveis.

Antes do plantio, remova todas as folhas da árvore e calce o solo. Isso é necessário para o desenvolvimento normal da muda.

Diagrama de plantio

As cerejeiras são plantadas de acordo com as seguintes regras:

  • na área selecionada, cave um buraco com 0,7 metros de profundidade e 0,8 metros de largura;
  • Para fazer a drenagem, coloque cascalho misturado com cal no fundo do buraco;
  • A farinha de dolomita é colocada sobre o cascalho (necessária para reduzir a acidez do solo);
  • coloque a muda em um buraco, cave uma estaca próxima e amarre o tronco dela a ela (fixá-la ajuda a proteger a árvore de danos);
  • As raízes das árvores são cobertas com solo misturado com composto ou húmus.

A árvore é regada até que a água não penetre mais no solo.

Diagrama de plantio

Instruções de cuidado

A cerejeira de Drogan é despretensiosa no cuidado, mas é impossível esquecer completamente de sua presença na área.

Modo de rega

Imediatamente após o plantio, regue a muda regularmente. Pelo menos dois baldes de água (10 litros) devem ser despejados em cada cova aproximadamente a cada duas semanas. Árvores maduras são regadas de três a quatro vezes durante a primavera e o verão. A primeira vez é em maio, se não chover por um longo período, duas vezes durante o amadurecimento e a colheita dos frutos e uma vez no outono. Um balde de água é suficiente para uma árvore madura.

Cobertura superior

As cerejeiras são alimentadas simultaneamente à rega. Na primavera, a árvore precisa de ureia, superfosfato e sal de potássio. Dissolva 20 gramas de cada em dois baldes de água e regue as plantas com a mistura resultante. Aproximadamente a cada três anos, cave o solo sob a árvore e adicione até 10 kg de húmus.

Poda sanitária

Um a dois anos após o plantio, a árvore jovem é podada pela primeira vez, removendo os galhos velhos e secos. A poda é feita no início da primavera ou do outono. Todos os galhos mais baixos são removidos e os galhos restantes, se houver mais de três ou quatro, são aparados em 20 a 25 cm.

Poda sanitária

Formação da coroa

As cerejeiras Drogan começam a dar frutos aos 4-5, às vezes aos 6 anos de idade, portanto, antes disso, é importante dar forma à sua copa. Para fazer isso:

  • o ramo central e os brotos laterais são cortados em 1/3;
  • A cada ano, uma nova camada é formada para que a coroa não cresça em altura, mas em largura.

A copa de uma árvore adulta não é podada. Apenas os brotos laterais que interferem no seu desenvolvimento são removidos.

Preparando-se para o inverno

No outono, antes da geada, as cerejeiras são regadas generosamente. Isso ajuda a proteger o solo do congelamento. Os troncos das árvores adultas são cobertos com lata, tubos de metal e feltro para telhados. Isso ajuda a protegê-las de roedores.

Escavação

Durante os verões quentes, o solo sob as árvores é cavado, regado e fertilizado. É preciso ter cuidado para não danificar o tronco.

Cobertura morta

A última vez que o solo sob a árvore é escavado é no outono, após o qual húmus é adicionado ao solo (cobertura morta).

Cobertura morta de uma árvore

Isolamento térmico

As mudas jovens são cobertas com estopa, roupas velhas e galhos de abeto. Isso ajuda a protegê-las do frio.

Sorvete de casquinha

Depois que a neve cai, um monte de neve se forma ao redor da cerejeira jovem, cobrindo gradualmente toda a árvore com neve, da base ao topo.

Doenças e pragas

A cerejeira de Drogan é resistente a muitas pragas e doenças, mas os jardineiros devem prestar atenção especial durante o tempo chuvoso, pois há risco de mofo cinzento ou grande infestação de moscas-das-cerejas. Pássaros também podem destruir a colheita.

Fungo Tinder

Um fungo que vive nos troncos das cerejeiras. Aparece como um crescimento marrom fossilizado. Gradualmente, os crescimentos se multiplicam e a árvore morre. O tratamento regular do tronco com uma solução de cal ajuda a prevenir o problema.

Podridão cinzenta

Se os frutos apodrecerem antes de amadurecer e desenvolverem um mofo cinza e fofo, isso é um mau sinal, indicando que a árvore está infectada com mofo cinzento. Os frutos danificados são removidos e a planta é tratada com nitrofeno e sulfato de cobre.

Podridão cinzenta

Mosca-cereja

A mosca-das-cerejas é perigosa porque deposita um grande número de larvas justamente na época da floração das cerejeiras. Essas larvas crescem junto com a fruta e gradualmente a consomem por inteiro. O controle da praga é feito com armadilhas especiais, feitas de fita adesiva revestida com cola.

Chave de tubo

O inseto se alimenta de brotos, flores, frutos e botões florais. Para proteger as cerejeiras do fungo, trate-as com Aktara e preparações de piretróides. A aração periódica do solo e a remoção manual dos besouros são medidas preventivas úteis.

Pássaros

Para se protegerem dos pássaros, grandes fazendas instalam repelentes especiais ou redes de proteção. Em casa, pendurar alguns sacos plásticos ou CDs velhos na cerejeira é suficiente; o barulho espantará os pássaros.

pássaro em uma cerejeira

Colheita e armazenamento

As bagas são colhidas no final de junho e início de julho. Devido à casca fina, os frutos frequentemente racham ainda na videira. Para evitar isso, a rega deve ser interrompida ou reduzida três semanas antes da colheita. As bagas são consumidas frescas, mas também são adequadas para secagem e enlatamento. As cerejas amarelas de Drogan produzem um vinho delicioso.

A colheita não tem um prazo de validade longo – 2 a 3 dias no máximo – e não é bem transportada, por isso os frutos devem ser usados ​​para o fim a que se destinam imediatamente após a colheita ou entregues no ponto de venda o mais rápido possível.

A cereja Drogana é uma das variedades de cereja amarela mais populares. É pouco exigente em condições de cultivo, resistente à geada e tolera bem a seca e doenças. Sua praga mais comum é a mosca-das-cerejas. Sua única desvantagem é a baixa transportabilidade, por isso os frutos são frequentemente processados ​​em vez de vendidos.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata