- Histórico de seleção
- Descrição e características da variedade
- Altura de uma árvore adulta
- Período de floração e maturação
- Produtividade
- Transportabilidade
- Resistência à seca
- Resistência à geada
- Aplicações de bagas
- Polinizadores
- Tyutchevka
- Veda
- Eu coloquei
- Qualidades de sabor das frutas
- Vantagens e desvantagens
- Como plantar
- Prazos recomendados
- Escolhendo um local
- Sudeste
- Sulista
- Sudoeste
- Preparando a cova de plantio
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Critérios de seleção
- Preparando-se para o pouso
- Requisitos para vizinhos
- Diagrama de plantio
- Características de cuidado
- Rega
- Cobertura superior
- Protegendo mudas
- Medidas adicionais para proteger mudas de doenças e pragas
- Escavação e afrouxamento no outono
- Coleta e destruição de frutas caídas
- Poda delicada
- Destruição de vegetação rasteira
- Rega regular
- Cobertura superior
- Tratamento preventivo
- Aparar
- Formativo
- Sanitário
- Rejuvenescedor
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas
- Mancha oca
- Podridão cinzenta
- Coccomicose
- Mosca-cereja
- Mosca-serra-cereja
- Gorgulho
- Pulgão preto
- Sarna
- Reprodução da cultura
- Colheita e armazenamento
As cerejas doces são uma das culturas mais populares, mas também são conhecidas por sua natureza exigente. O principal desafio é adaptar a planta a baixas temperaturas, mesmo em climas temperados. A variedade de cereja Bryanochka foi desenvolvida por cultivadores para aumentar a resistência da planta ao inverno. Os jardineiros observam as vantagens dessa variedade, incluindo sua capacidade de suportar geadas severas, boa transportabilidade e excelente sabor.
Histórico de seleção
A variedade de cereja Bryanochka foi desenvolvida há relativamente pouco tempo — foi adicionada ao registro nacional em 2009. Seus criadores são os criadores M. V. Kanshina, L. I. Zueva e A. A. Astakhov.
Descrição e características da variedade
Bryanochka é uma variedade de cereja versátil. Os frutos são igualmente adequados para enlatados e consumidos frescos. Também são usados para fazer conservas doces para o inverno. Os frutos podem ser congelados rapidamente e, em seguida, consumidos frescos durante todo o inverno sem perder o sabor. Os frutos são suculentos e doces.
A variedade Bryanochka, em comparação com outras, é uma planta pouco exigente. Suas exigências de temperatura e clima são menores do que as de outras variedades.
Altura de uma árvore adulta
Esta é uma árvore frutífera de médio porte. Mesmo na maturidade, não ultrapassa 4 metros de altura. Começa a dar frutos plenamente no quarto ou quinto ano, dependendo da qualidade dos cuidados e do clima.
Esta é uma variedade de maturação tardia, com início de maturação apenas em agosto. A copa da árvore é oval e não muito densa, com galhos moderadamente espalhados. Graças às poucas folhas nos galhos, os frutos recebem luz solar suficiente durante o amadurecimento.
Esta variedade é caracterizada por folhas grandes, ovais, ligeiramente pontiagudas e serrilhadas. As folhas são de uma cor verde intensa.
Período de floração e maturação
Na primavera, a árvore produz uma profusão de flores. Cada inflorescência possui três hastes. As flores são brancas como a neve e consistem em cinco pétalas frouxamente separadas umas das outras. As anteras e os pistilos estão localizados próximos uns dos outros. A frutificação depende diretamente da presença de polinizadores.

Para garantir que os ovários se formem nas árvores vizinhas ao mesmo tempo, eles são plantados no mesmo ano.
Uma vez maduras, as bagas adquirem uma cor vermelha intensa. Pesam entre 4 e 7 gramas, dependendo da quantidade de luz solar que a cerejeira recebe. As bagas são largas e em formato de coração, com ponta pontiaguda e base achatada. A polpa é doce e firme. O caroço é pequeno e facilmente separado da polpa.
Produtividade
Se não houver geadas na primavera e no início do verão, e a árvore puder ser protegida de doenças, até 40 quilos de frutas podem ser colhidos de uma árvore madura.
Especialistas agrícolas consideram a frutificação desta variedade média – obtêm-se entre 90 e 300 centavos por hectare.
Transportabilidade
As cerejas Bryanochka têm consistência firme e formato uniforme, o que as ajuda a manter sua aparência comercializável por muito tempo. Se você colocar no máximo 7 quilos de cerejas em um único recipiente, elas não serão amassadas durante o transporte.
Resistência à seca
Esta variedade é considerada resistente à seca e não gosta de lençóis freáticos próximos à superfície. No entanto, durante a floração e o amadurecimento, a árvore precisa ser regada. Recomenda-se regar até sete vezes por estação.

Resistência à geada
A principal vantagem desta variedade é a sua elevada resistência à geada. A planta pode suportar temperaturas de até -30 graus Celsius. Mesmo nessas temperaturas mínimas, a árvore perde menos frutos do que outras variedades. No entanto, se a temperatura cair para -3 graus Celsius durante a floração, a produção pode diminuir.
Aplicações de bagas
As frutas vermelhas são mais saborosas quando consumidas frescas. As cerejas também são usadas para fazer conservas, geleias, compotas e marmeladas. São também muito utilizadas na produção de licores e tinturas.
Polinizadores
Para garantir uma frutificação abundante, a árvore requer a presença de variedades adequadas por perto. Portanto, antes de plantar as mudas, é importante garantir a disponibilidade de polinizadores adequados.
Tyutchevka
É um bom polinizador para Bryanochka. Tyutchevka também tem um período de maturação tardio e é uma árvore de porte médio. A variedade é resistente ao inverno.

Veda
Outro excelente polinizador para a variedade de cereja Bryanochka. Este híbrido resistente à geada amadurece tarde.
Eu coloquei
Esta variedade autoestéril e de amadurecimento precoce tolera geadas sem perdas. É uma boa polinizadora para Bryanochka.
Qualidades de sabor das frutas
A cereja desta variedade é firme, doce e suculenta. Recebeu uma nota máxima de degustação de 4,7. O teor de açúcar é de 12% e o teor de ácido ascórbico é de 16 ml.
Vantagens e desvantagens
As vantagens desta variedade incluem:
- alta produtividade;
- frutificação anual;
- resistência à geada;
- qualidades de sabor.
A desvantagem é que a variedade é autoestéril, então polinizadores são necessários para a frutificação.
Como plantar
Plantar a variedade de cerejeira Bryanochka é o mesmo que plantar outras árvores deste tipo.

Prazos recomendados
Se você planeja plantar mudas em um clima quente, é recomendável fazê-lo no outono para permitir que a árvore se estabeleça antes que o tempo frio chegue. Em regiões com geadas severas, plantar cerejeiras no outono não é recomendado, pois o frio pode matar as mudas. Nesse caso, a primavera é a melhor época para plantar.
Recomenda-se plantar a muda antes que os brotos comecem a inchar.
Escolhendo um local
A planta é melhor plantada em um local plano ou com leve declive e bastante luz solar. O local escolhido deve ser livre de água subterrânea, pois esta variedade não gosta de umidade excessiva. Recomenda-se um local voltado para o sul. Um leve declive com solo argiloso é o ideal – isso permitirá que a umidade penetre livremente e evitará que ela fique estagnada em um ponto.
Sudeste
Plantar uma árvore no sudeste só é recomendado se não houver correntes de ar e a área for bem iluminada. Se o local escolhido contiver objetos que façam sombra à muda, é melhor escolher um local de plantio diferente.

Sulista
A melhor opção é escolher um local de plantio no lado sul do terreno. Isso garantirá que a árvore receba luz suficiente e esteja protegida dos ventos frios.
Sudoeste
Nesse caso, é melhor escolher um local ensolarado e elevado. É importante garantir que a área esteja protegida de correntes de ar e ventos frios.
Preparando a cova de plantio
É costume preparar a cova de plantio com antecedência. Este procedimento é feito no outono, mesmo que o plantio esteja planejado para a primavera.

Se o solo for muito ácido, adicione cal ao buraco. Se o plantio estiver planejado para o outono, prepare o buraco 2 a 3 semanas antes do plantio. Faça um buraco de 70 x 90 centímetros.
Adicione fertilizantes à cova cavada: fosfato, orgânico e potássio. O uso de fertilizantes também é recomendado. Adicione fertilizante ao solo duas semanas antes do plantio das mudas.
Como selecionar e preparar material de plantio
Compre material de plantio apenas em lojas confiáveis. Antes de comprar, inspecione cuidadosamente todas as mudas e selecione apenas as mais fortes. É importante prestar atenção ao sistema radicular — ele deve ser forte, saudável e bem desenvolvido. Recomenda-se procurar marcas de enxerto no tronco — isso indicará a variedade.
Critérios de seleção
Você deve prestar atenção às seguintes características da muda:
- número de filiais;
- só pode haver um condutor; caso contrário, a árvore pode quebrar e morrer no início da frutificação;
- As raízes devem estar levemente úmidas e ter uma aparência saudável.
Durante o transporte, é recomendável envolver as raízes da árvore com um pano úmido e depois envolvê-la em plástico.
Preparando-se para o pouso
É melhor escolher uma muda com no máximo dois anos. As raízes devem ter cerca de 25 centímetros de comprimento.

Pouco antes do plantio, a árvore deve ser mergulhada em água para enriquecê-la com umidade. Para desinfetar a planta, você pode usar uma solução de Fitosporina ou Kornevin.
Coloque a muda no buraco previamente preparado, espalhe as raízes uniformemente e cubra-as com terra. Não deixe espaços vazios entre as raízes. Compacte bem o solo ao redor da muda. Cave uma vala ao redor da árvore e encha-a com dois baldes de água.
Requisitos para vizinhos
Os melhores vizinhos para a variedade Bryanochka incluem:
- outras variedades de cerejas;
- ameixa cereja;
- cerejas;
- ameixas.
A árvore tem uma copa bastante esparsa, então um canteiro de flores pode ser criado sob ela.
Não é recomendado plantar macieiras, pereiras ou groselhas perto de cerejeiras, pois estas têm um sistema radicular forte, o que impede o desenvolvimento dessas plantas.
Diagrama de plantio
Deve haver pelo menos 3 metros de espaço entre as plantas. Recomenda-se plantar várias mudas de uma só vez – elas florescerão ao mesmo tempo e produzirão uma boa colheita.

Características de cuidado
Cuidar adequadamente da sua cerejeira ajudará a mantê-la saudável, e agir na hora certa ajudará a garantir uma boa colheita.
Rega
As cerejeiras não gostam de umidade excessiva. Elas só precisam de regas abundantes, de 4 a 5 vezes ao longo da estação. A única exceção é durante secas prolongadas, quando é necessária uma rega mais frequente.
A primeira rega deve ser feita no início da primavera, antes do início da estação de crescimento. A segunda, durante a floração. A terceira, quando os frutos estão se formando. A quarta, no final do outono. A última rega é a mais importante.
As cerejeiras não toleram excesso de umidade, por isso, durante chuvas prolongadas, o solo ao redor da árvore deve ser coberto.
Para regar, use água sedimentada e não fria.
Cobertura superior
A fertilização deve ser feita simultaneamente à rega. As cerejeiras não precisam de fertilização adicional nos primeiros anos. A fertilização pode começar no terceiro ou quarto ano, seguindo o seguinte cronograma:
- fertilizantes de nitrogênio – durante a estação de crescimento;
- orgânico – durante o período de formação dos ovários;
- complexo – final do outono.
Protegendo mudas
Antes do primeiro inverno, a muda deve ser coberta com sacos de papel ou papelão ondulado. O material deve ser fixado em vários lugares, mas não muito apertado. Essa precaução não só protegerá a árvore jovem da geada, como também evitará que as lebres a mordisquem. Nos anos seguintes, não há necessidade de cobrir a cerejeira, pois ela é bastante resistente à geada.
Medidas adicionais para proteger mudas de doenças e pragas
Para prevenir doenças nas árvores, todas as plantas frutíferas com caroço no jardim devem ser tratadas na primavera com uma solução de calda bordalesa e sulfato de cobre (1%). Quase todos os tipos de danos que podem ocorrer nesta variedade de cerejeira podem ser prevenidos com soluções contendo cobre.
Escavação e afrouxamento no outono
É importante manter a área ao redor das árvores jovens livre de vegetação rasteira. Afrouxar regularmente o solo ao redor da planta e escavá-lo no outono é essencial.
Coleta e destruição de frutas caídas
Frutas caídas podem causar diversas doenças. Por isso, é importante coletar as frutas caídas em tempo hábil todos os anos. Folhas e brotos afetados também devem ser removidos. Todos eles devem ser removidos da área e destruídos.

Poda delicada
A poda deve ser feita com muito cuidado, removendo os brotos apenas quando necessário. É importante não danificar a árvore. Após a poda, trate os cortes com piche de jardim.
Destruição de vegetação rasteira
A cerejeira é uma daquelas árvores que produz um grande número de rebentos nas raízes à medida que cresce. Além disso, quanto mais velha a árvore, mais rebentos ela produzirá. Para removê-los, é melhor usar uma tesoura de poda, cortando os rebentos a uma altura de até 30 centímetros do solo.
Rega regular
As cerejeiras não precisam de rega frequente. A hidratação deve ser adicionada ao solo apenas algumas vezes por ano, seguindo o cronograma descrito acima.
Cobertura superior
A fertilização regular ajudará a aumentar a produtividade da árvore e promoverá um crescimento saudável. No entanto, a fertilização sem cuidado também não é recomendada – ela deve ser feita na hora certa e de forma nutritiva.
Tratamento preventivo
Para garantir que uma planta cresça forte e saudável, o tratamento preventivo é essencial. Isso inclui pulverização na primavera, tratamento do tronco das árvores e vários tipos de poda.

Aparar
Em diferentes estágios de crescimento, uma árvore requer diferentes tipos de poda. Pode ser formativa, sanitária ou rejuvenescedora.
Formativo
Este tipo de poda deve ser realizado a cada primavera, a partir do primeiro ano de crescimento da árvore. A cada ano, uma nova camada de copa deve ser formada, deixando apenas os brotos mais fortes. Todos os outros galhos devem ser podados.
Sanitário
O procedimento envolve a remoção de galhos danificados, mortos ou danificados pela geada. A poda é realizada no outono para ajudar a árvore a sobreviver às geadas do inverno.
Rejuvenescedor
Se uma árvore não for podada por vários anos, sua copa pode ficar muito densa, o que inevitavelmente afetará o rendimento.
A poda rejuvenescedora é essencial para prolongar a vida útil da árvore e aumentar a frutificação.
Preparando-se para o inverno
O inverno é a época em que a árvore precisa descansar e se recarregar para a nova estação de frutificação. Embora a Bryanochka seja considerada uma variedade resistente à geada, ela precisa ser isolada antes que o frio chegue. Agulhas de pinheiro ou estopa podem ser usadas para esse fim.

Se animais selvagens frequentarem a área, o tronco da árvore deve ser coberto com compensado ou placas de fibra dura. Isso protege a casca de danos. Antes do início da geada, a árvore deve ser regada, pois o solo úmido não congela tão rapidamente.
Doenças e pragas
Como qualquer árvore frutífera, a variedade de cerejeira Bryanochka é suscetível a doenças e pragas. Para evitar a morte da planta, medidas de controle são necessárias.
Mancha oca
Esta doença causa o aparecimento de manchas marrons nas folhas, seguidas de buracos. Rachaduras podem surgir nos galhos, com vazamento de goma.
Para curar a doença, todos os brotos afetados devem ser imediatamente removidos e queimados. O solo ao redor do tronco deve ser escavado. Em seguida, a árvore deve ser pulverizada com sulfato de cobre.
Podridão cinzenta
A doença também é conhecida como moniliose. Em climas úmidos, manchas marrons aparecem nas folhas, que acabam ficando cobertas por uma película.
Os brotos devem ser podados 10 centímetros abaixo da área afetada. Para restaurar a saúde da árvore, use um fungicida como Horus, Topsin ou Azozen.
Coccomicose
Manchas marrons aparecem na parte superior das folhas. Com o tempo, elas se transformam em uma única mancha grande, e a própria folha começa a secar. No verão, a árvore pode ficar sem folhas.

Todas as folhas caídas devem ser removidas da área e queimadas. Após 10 dias, a cerejeira deve ser pulverizada com fungicidas, calda bordalesa ou sulfato de cobre.
Mosca-cereja
Uma pequena mosca com asas listradas deposita suas larvas em frutos verdes. Após comerem a polpa, elas se transformam em moscas.
Produtos como Fitoverm e Healthy Garden são adequados para o controle de pragas. A pulverização deve ser feita durante o período de floração, antes que as pétalas comecem a cair.
Mosca-serra-cereja
O besouro deposita ovos nas folhas e as sela. As larvas consomem completamente as folhas, descem até o solo e se enterram nele.
Para prevenção, cave o solo ao redor do tronco na primavera e no outono. Tratamentos como Karate, Karbofos e Aktara também se mostraram eficazes.
Gorgulho
Um besouro vermelho-esverdeado com probóscide. Destrói ovários e frutos, abrindo buracos neles. Prefere passar o inverno no solo abaixo da planta.

Todo ano no outono você deve cavar o solo, fazer cintos de captura e usar inseticidas.
Pulgão preto
Há um grande número de formigas na árvore, as folhas são enroladas e pequenos insetos pretos podem ser encontrados ao redor.
Você pode combater a praga usando preparações como Fitoverm, Iskra e Intavir.
Sarna
Nas folhas e frutos podem-se observar manchas aveludadas de cor castanho-oliva, abundantemente cobertas por esporos de fungos.
Para evitar isso, todas as folhas e frutos caídos devem ser imediatamente removidos e descartados, e o solo ao redor dos troncos das árvores deve ser escavado e solto.
Reprodução da cultura
Para reprodução as cerejas podem ser cultivadas pelo método de enxertia, bem como o cultivo de sementes. Mudas cultivadas a partir de sementes nem sempre retêm as características da variedade original. Por esse motivo, são frequentemente utilizadas como porta-enxertos.

Colheita e armazenamento
Variedades de cereja de maturação tardia são adequadas para armazenamento por mais tempo. Isso requer polpa firme, que Bryanochka possui. Recomenda-se colher os frutos pela manhã, pois é quando a fruta está mais firme.
Se as cerejas não forem conservadas, mas, por exemplo, mantidas na geladeira, elas devem ser colhidas apenas com os talos.
Ao colher, não misture frutas danificadas com inteiras. O caule ao qual a baga está presa indica seu frescor; caules marrons indicam que a fruta não está mais fresca.
Mesmo seguindo todas as regras, as cerejas não devem ser armazenadas por mais de uma semana. Secar, congelar ou enlatar pode ajudar a prolongar essa vida útil.
Em temperatura ambiente, a fermentação começa dentro das frutas, que se deterioram rapidamente. Nesse estágio, não podem mais ser conservadas ou congeladas.











